A DIMENSÃO COLETIVA DO TRABALHO DOCENTE EM ESCOLAS DA REDE MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DE BELO HORIZONTE
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Educação em Revista |
Texto Completo: | https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/21151 |
Resumo: | Este artigo apresenta a síntese dos resultados de uma pesquisa sobre o trabalho coletivo entre docentes de uma rede pública municipal. A análise recai sobre estudos efetuados a respeito da dimensão coletiva do trabalho, que abarca a pluralidade conceitual desse termo, assim como a forma de trabalho colaborativo e os tipos de colaboração entre docentes. O material empírico foi obtido por meio de estudo documental e entrevistas realizadas com docentes em duas escolas municipais de Belo Horizonte. Os resultados revelam distintas formas de se conceber e de se nomear o trabalho coletivo entre os docentes das escolas investigadas, cabendo ressaltar que foi possível constatar diferentes formas de colaboração, com objetivos diversos e consequências distintas. No contexto analisado, cada vez mais as práticas coletivas se tornam mais escassas e se traduzem em discussões de aspectos práticos, imediatos e de curto prazo que envolvem o trabalho docente. |
id |
UFMG-5_79e209f4c25e6f020b5f9b1226f61d59 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.ufmg.br:article/21151 |
network_acronym_str |
UFMG-5 |
network_name_str |
Educação em Revista |
repository_id_str |
|
spelling |
A DIMENSÃO COLETIVA DO TRABALHO DOCENTE EM ESCOLAS DA REDE MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DE BELO HORIZONTETrabalho docenteTrabalho coletivoTrabalho colaborativoRede Municipal de Educação de Belo HorizonteEste artigo apresenta a síntese dos resultados de uma pesquisa sobre o trabalho coletivo entre docentes de uma rede pública municipal. A análise recai sobre estudos efetuados a respeito da dimensão coletiva do trabalho, que abarca a pluralidade conceitual desse termo, assim como a forma de trabalho colaborativo e os tipos de colaboração entre docentes. O material empírico foi obtido por meio de estudo documental e entrevistas realizadas com docentes em duas escolas municipais de Belo Horizonte. Os resultados revelam distintas formas de se conceber e de se nomear o trabalho coletivo entre os docentes das escolas investigadas, cabendo ressaltar que foi possível constatar diferentes formas de colaboração, com objetivos diversos e consequências distintas. No contexto analisado, cada vez mais as práticas coletivas se tornam mais escassas e se traduzem em discussões de aspectos práticos, imediatos e de curto prazo que envolvem o trabalho docente.Educação em Revista 2023-05-29info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionPeer reviewedRevisado por paresAvaliado por ParesArtigoapplication/pdfapplication/pdfapplication/mswordapplication/mswordhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/21151Educação em Revista ; v. 30 n. 4 (2014)1982-66210102-4698reponame:Educação em Revistainstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGporhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/21151/17047https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/21151/17048https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/21151/17049https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/21151/17050Copyright (c) 2014 Educação em Revistahttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessBoy, Lídia Campos GomesDuarte, Adriana Maria Cancella2023-05-29T15:53:47Zoai:periodicos.ufmg.br:article/21151Revistahttps://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevistaPUBhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/oai||sergiocirino99@yahoo.com|| revista@fae.ufmg.br1982-66210102-4698opendoar:2023-05-29T15:53:47Educação em Revista - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A DIMENSÃO COLETIVA DO TRABALHO DOCENTE EM ESCOLAS DA REDE MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DE BELO HORIZONTE |
title |
A DIMENSÃO COLETIVA DO TRABALHO DOCENTE EM ESCOLAS DA REDE MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DE BELO HORIZONTE |
spellingShingle |
A DIMENSÃO COLETIVA DO TRABALHO DOCENTE EM ESCOLAS DA REDE MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DE BELO HORIZONTE Boy, Lídia Campos Gomes Trabalho docente Trabalho coletivo Trabalho colaborativo Rede Municipal de Educação de Belo Horizonte |
title_short |
A DIMENSÃO COLETIVA DO TRABALHO DOCENTE EM ESCOLAS DA REDE MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DE BELO HORIZONTE |
title_full |
A DIMENSÃO COLETIVA DO TRABALHO DOCENTE EM ESCOLAS DA REDE MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DE BELO HORIZONTE |
title_fullStr |
A DIMENSÃO COLETIVA DO TRABALHO DOCENTE EM ESCOLAS DA REDE MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DE BELO HORIZONTE |
title_full_unstemmed |
A DIMENSÃO COLETIVA DO TRABALHO DOCENTE EM ESCOLAS DA REDE MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DE BELO HORIZONTE |
title_sort |
A DIMENSÃO COLETIVA DO TRABALHO DOCENTE EM ESCOLAS DA REDE MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DE BELO HORIZONTE |
author |
Boy, Lídia Campos Gomes |
author_facet |
Boy, Lídia Campos Gomes Duarte, Adriana Maria Cancella |
author_role |
author |
author2 |
Duarte, Adriana Maria Cancella |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Boy, Lídia Campos Gomes Duarte, Adriana Maria Cancella |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Trabalho docente Trabalho coletivo Trabalho colaborativo Rede Municipal de Educação de Belo Horizonte |
topic |
Trabalho docente Trabalho coletivo Trabalho colaborativo Rede Municipal de Educação de Belo Horizonte |
description |
Este artigo apresenta a síntese dos resultados de uma pesquisa sobre o trabalho coletivo entre docentes de uma rede pública municipal. A análise recai sobre estudos efetuados a respeito da dimensão coletiva do trabalho, que abarca a pluralidade conceitual desse termo, assim como a forma de trabalho colaborativo e os tipos de colaboração entre docentes. O material empírico foi obtido por meio de estudo documental e entrevistas realizadas com docentes em duas escolas municipais de Belo Horizonte. Os resultados revelam distintas formas de se conceber e de se nomear o trabalho coletivo entre os docentes das escolas investigadas, cabendo ressaltar que foi possível constatar diferentes formas de colaboração, com objetivos diversos e consequências distintas. No contexto analisado, cada vez mais as práticas coletivas se tornam mais escassas e se traduzem em discussões de aspectos práticos, imediatos e de curto prazo que envolvem o trabalho docente. |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023-05-29 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Peer reviewed Revisado por pares Avaliado por Pares Artigo |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/21151 |
url |
https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/21151 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/21151/17047 https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/21151/17048 https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/21151/17049 https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/21151/17050 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2014 Educação em Revista https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2014 Educação em Revista https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf application/pdf application/msword application/msword |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Educação em Revista |
publisher.none.fl_str_mv |
Educação em Revista |
dc.source.none.fl_str_mv |
Educação em Revista ; v. 30 n. 4 (2014) 1982-6621 0102-4698 reponame:Educação em Revista instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) instacron:UFMG |
instname_str |
Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
instacron_str |
UFMG |
institution |
UFMG |
reponame_str |
Educação em Revista |
collection |
Educação em Revista |
repository.name.fl_str_mv |
Educação em Revista - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
repository.mail.fl_str_mv |
||sergiocirino99@yahoo.com|| revista@fae.ufmg.br |
_version_ |
1799711121295278080 |