A DIMENSÃO COLETIVA DO TRABALHO DOCENTE EM ESCOLAS DA REDE MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DE BELO HORIZONTE

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Boy, Lídia Campos Gomes
Data de Publicação: 2023
Outros Autores: Duarte, Adriana Maria Cancella
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Educação em Revista
Texto Completo: https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/21151
Resumo: Este artigo apresenta a síntese dos resultados de uma pesquisa sobre o trabalho coletivo entre docentes de uma rede pública municipal. A análise recai sobre estudos efetuados a respeito da dimensão coletiva do trabalho, que abarca a pluralidade conceitual desse termo, assim como a forma de trabalho colaborativo e os tipos de colaboração entre docentes. O material empírico foi obtido por meio de estudo documental e entrevistas realizadas com docentes em duas escolas municipais de Belo Horizonte. Os resultados revelam distintas formas de se conceber e de se nomear o trabalho coletivo entre os docentes das escolas investigadas, cabendo ressaltar que foi possível constatar diferentes formas de colaboração, com objetivos diversos e consequências distintas. No contexto analisado, cada vez mais as práticas coletivas se tornam mais escassas e se traduzem em discussões de aspectos práticos, imediatos e de curto prazo que envolvem o trabalho docente.
id UFMG-5_79e209f4c25e6f020b5f9b1226f61d59
oai_identifier_str oai:periodicos.ufmg.br:article/21151
network_acronym_str UFMG-5
network_name_str Educação em Revista
repository_id_str
spelling A DIMENSÃO COLETIVA DO TRABALHO DOCENTE EM ESCOLAS DA REDE MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DE BELO HORIZONTETrabalho docenteTrabalho coletivoTrabalho colaborativoRede Municipal de Educação de Belo HorizonteEste artigo apresenta a síntese dos resultados de uma pesquisa sobre o trabalho coletivo entre docentes de uma rede pública municipal. A análise recai sobre estudos efetuados a respeito da dimensão coletiva do trabalho, que abarca a pluralidade conceitual desse termo, assim como a forma de trabalho colaborativo e os tipos de colaboração entre docentes. O material empírico foi obtido por meio de estudo documental e entrevistas realizadas com docentes em duas escolas municipais de Belo Horizonte. Os resultados revelam distintas formas de se conceber e de se nomear o trabalho coletivo entre os docentes das escolas investigadas, cabendo ressaltar que foi possível constatar diferentes formas de colaboração, com objetivos diversos e consequências distintas. No contexto analisado, cada vez mais as práticas coletivas se tornam mais escassas e se traduzem em discussões de aspectos práticos, imediatos e de curto prazo que envolvem o trabalho docente.Educação em Revista 2023-05-29info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionPeer reviewedRevisado por paresAvaliado por ParesArtigoapplication/pdfapplication/pdfapplication/mswordapplication/mswordhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/21151Educação em Revista ; v. 30 n. 4 (2014)1982-66210102-4698reponame:Educação em Revistainstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGporhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/21151/17047https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/21151/17048https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/21151/17049https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/21151/17050Copyright (c) 2014 Educação em Revistahttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessBoy, Lídia Campos GomesDuarte, Adriana Maria Cancella2023-05-29T15:53:47Zoai:periodicos.ufmg.br:article/21151Revistahttps://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevistaPUBhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/oai||sergiocirino99@yahoo.com|| revista@fae.ufmg.br1982-66210102-4698opendoar:2023-05-29T15:53:47Educação em Revista - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
dc.title.none.fl_str_mv A DIMENSÃO COLETIVA DO TRABALHO DOCENTE EM ESCOLAS DA REDE MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DE BELO HORIZONTE
title A DIMENSÃO COLETIVA DO TRABALHO DOCENTE EM ESCOLAS DA REDE MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DE BELO HORIZONTE
spellingShingle A DIMENSÃO COLETIVA DO TRABALHO DOCENTE EM ESCOLAS DA REDE MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DE BELO HORIZONTE
Boy, Lídia Campos Gomes
Trabalho docente
Trabalho coletivo
Trabalho colaborativo
Rede Municipal de Educação de Belo Horizonte
title_short A DIMENSÃO COLETIVA DO TRABALHO DOCENTE EM ESCOLAS DA REDE MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DE BELO HORIZONTE
title_full A DIMENSÃO COLETIVA DO TRABALHO DOCENTE EM ESCOLAS DA REDE MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DE BELO HORIZONTE
title_fullStr A DIMENSÃO COLETIVA DO TRABALHO DOCENTE EM ESCOLAS DA REDE MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DE BELO HORIZONTE
title_full_unstemmed A DIMENSÃO COLETIVA DO TRABALHO DOCENTE EM ESCOLAS DA REDE MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DE BELO HORIZONTE
title_sort A DIMENSÃO COLETIVA DO TRABALHO DOCENTE EM ESCOLAS DA REDE MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DE BELO HORIZONTE
author Boy, Lídia Campos Gomes
author_facet Boy, Lídia Campos Gomes
Duarte, Adriana Maria Cancella
author_role author
author2 Duarte, Adriana Maria Cancella
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Boy, Lídia Campos Gomes
Duarte, Adriana Maria Cancella
dc.subject.por.fl_str_mv Trabalho docente
Trabalho coletivo
Trabalho colaborativo
Rede Municipal de Educação de Belo Horizonte
topic Trabalho docente
Trabalho coletivo
Trabalho colaborativo
Rede Municipal de Educação de Belo Horizonte
description Este artigo apresenta a síntese dos resultados de uma pesquisa sobre o trabalho coletivo entre docentes de uma rede pública municipal. A análise recai sobre estudos efetuados a respeito da dimensão coletiva do trabalho, que abarca a pluralidade conceitual desse termo, assim como a forma de trabalho colaborativo e os tipos de colaboração entre docentes. O material empírico foi obtido por meio de estudo documental e entrevistas realizadas com docentes em duas escolas municipais de Belo Horizonte. Os resultados revelam distintas formas de se conceber e de se nomear o trabalho coletivo entre os docentes das escolas investigadas, cabendo ressaltar que foi possível constatar diferentes formas de colaboração, com objetivos diversos e consequências distintas. No contexto analisado, cada vez mais as práticas coletivas se tornam mais escassas e se traduzem em discussões de aspectos práticos, imediatos e de curto prazo que envolvem o trabalho docente.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-05-29
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Peer reviewed
Revisado por pares
Avaliado por Pares
Artigo
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/21151
url https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/21151
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/21151/17047
https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/21151/17048
https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/21151/17049
https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/21151/17050
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2014 Educação em Revista
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2014 Educação em Revista
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
application/msword
application/msword
dc.publisher.none.fl_str_mv Educação em Revista
publisher.none.fl_str_mv Educação em Revista
dc.source.none.fl_str_mv Educação em Revista ; v. 30 n. 4 (2014)
1982-6621
0102-4698
reponame:Educação em Revista
instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron:UFMG
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron_str UFMG
institution UFMG
reponame_str Educação em Revista
collection Educação em Revista
repository.name.fl_str_mv Educação em Revista - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
repository.mail.fl_str_mv ||sergiocirino99@yahoo.com|| revista@fae.ufmg.br
_version_ 1799711121295278080