O Processo de aquisição da leitura no contexto escolar por alfabetizandos considerados portadores de dificuldades de aprendizagem

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sara Mourao Monteiro
Data de Publicação: 2007
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFMG
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1843/FAEC-855MM7
Resumo: Esta tese inscreve-se no campo das pesquisas sobre as dificuldades de aprendizagem na alfabetização. Seu tema é o processo de aquisição da leitura no contexto escolar por alfabetizandos considerados portadores de dificuldades de aprendizagem. O problema, delineado a partir das primeiras observações no trabalho de campo, foi assim formulado: quais dificuldades os alunos apresentam na leitura de sílabas, em contexto didático-pedagógico em que se procura desenvolver o processo de aprendizagem da leitura? E qual a pertinência desse contexto para a aprendizagem dos alunos? Dessa forma, pretendeu-se buscar elementos para compreensão das dificuldades na aprendizagem da leitura da sílaba por um grupo de alunos do 2º ano do 1º ciclo em uma escola pública da Rede Municipal de ensino de Belo Horizonte e do contexto didático-pedagógico no qual se buscou favorecer a superação dessas dificuldades. Neste estudo, tratou-se de três subtemas (as estratégias de enfrentamento das dificuldades de aprendizagem nas escolas públicas; o processo de aquisição da leitura de sílaba de alunos considerados portadores de dificuldades de aprendizagem; e o contexto didático-pedagógico em que se procura desenvolver o processo de aprendizagem da leitura) para os quais se concluiu que: (i) as estratégias de enfrentamento das dificuldades de aprendizagem dos alunos em alfabetização criadas pelas políticas educacionais e no interior das escolas públicas tendem a reforçar a representação de muitos professores sobre a incapacidade de aprendizagem da língua escrita pelos alunos de classe popular; (ii) a leitura de sílaba cuja estrutura não corresponde ao padrão- canônico é guiada pela análise da estrutura interna da sílaba, tendo como referência a representação que as crianças têm do que constitui a sílaba escrita: do ponto de vista quantitativo composta de duas letras; do ponto de vista qualitativo, composta de uma consoante e uma vogal; e, por fim, que (iii) o atual contexto social da alfabetização requer definições no campo didático-pedagógico capazes de contribuir, junto aos professores/alfabetizadores que atuam nas escolas, para a construção de práticas de alfabetização conexas com a complexidade que caracteriza o processo de aprendizagem da língua escrita pelas crianças na sociedade contemporânea.
id UFMG_d55ebe3a6d88321e33ea4c5c165df6c5
oai_identifier_str oai:repositorio.ufmg.br:1843/FAEC-855MM7
network_acronym_str UFMG
network_name_str Repositório Institucional da UFMG
repository_id_str
spelling Maria Lucia CastanheiraDelaine Cafiero BicalhoMagdah Becker SoaresMaria Bernardete AbeurreCecilia Maria Aldigueri GoulartSara Mourao Monteiro2019-08-12T06:09:40Z2019-08-12T06:09:40Z2007-08-24http://hdl.handle.net/1843/FAEC-855MM7Esta tese inscreve-se no campo das pesquisas sobre as dificuldades de aprendizagem na alfabetização. Seu tema é o processo de aquisição da leitura no contexto escolar por alfabetizandos considerados portadores de dificuldades de aprendizagem. O problema, delineado a partir das primeiras observações no trabalho de campo, foi assim formulado: quais dificuldades os alunos apresentam na leitura de sílabas, em contexto didático-pedagógico em que se procura desenvolver o processo de aprendizagem da leitura? E qual a pertinência desse contexto para a aprendizagem dos alunos? Dessa forma, pretendeu-se buscar elementos para compreensão das dificuldades na aprendizagem da leitura da sílaba por um grupo de alunos do 2º ano do 1º ciclo em uma escola pública da Rede Municipal de ensino de Belo Horizonte e do contexto didático-pedagógico no qual se buscou favorecer a superação dessas dificuldades. Neste estudo, tratou-se de três subtemas (as estratégias de enfrentamento das dificuldades de aprendizagem nas escolas públicas; o processo de aquisição da leitura de sílaba de alunos considerados portadores de dificuldades de aprendizagem; e o contexto didático-pedagógico em que se procura desenvolver o processo de aprendizagem da leitura) para os quais se concluiu que: (i) as estratégias de enfrentamento das dificuldades de aprendizagem dos alunos em alfabetização criadas pelas políticas educacionais e no interior das escolas públicas tendem a reforçar a representação de muitos professores sobre a incapacidade de aprendizagem da língua escrita pelos alunos de classe popular; (ii) a leitura de sílaba cuja estrutura não corresponde ao padrão- canônico é guiada pela análise da estrutura interna da sílaba, tendo como referência a representação que as crianças têm do que constitui a sílaba escrita: do ponto de vista quantitativo composta de duas letras; do ponto de vista qualitativo, composta de uma consoante e uma vogal; e, por fim, que (iii) o atual contexto social da alfabetização requer definições no campo didático-pedagógico capazes de contribuir, junto aos professores/alfabetizadores que atuam nas escolas, para a construção de práticas de alfabetização conexas com a complexidade que caracteriza o processo de aprendizagem da língua escrita pelas crianças na sociedade contemporânea.This thesis is part of the research field about learning difficulties during the literacy process. Its theme is the process of reading acquisition in the school context for literacy learners that possess learning difficulties. The problem, here presented was taken from the first observations made in the field: which difficulties the students present when reading the division of words through stress, in the didactic-pedagogic methodology that tries to develop the process of learning reading skills? What is its relevance in this context for the students learning process? Through these questions, we searched to find elements to understand the students difficulties in learning the reading skills for word division in a group of Second graders from a Public Elementary School in the Municipal Network of Belo Horizonte and in the didactic-pedagogic methodology that is trying to overcome these difficulties. In this study, we faced the learning difficulty strategies in public schools; the process of acquiring word division skills in students with learning disability; the didactic-pedagogic methodology that searches the development of reading skills process which can be concluded that: (i) the strategies to face the students difficulties in learning created by the educational policies and in the public schools of the countryside reinforce the teachers feeling about how many students from poor background are unable to learn the skills of the written language; (ii) the reading of a word division which structure does not correspond to a canonic standard, is guided by the analysis of the internal structure of a word , with this in mind we took as a reference the meaning of what children understand for as being a word division: a two letter compound formed of a vowel and a consonant; and, finally(iii) the current social context in the literacy learning requires definitions in the didactic pedagogic methodology capable of contributing, together with the teachers/literacy guides that work in schools, to build practical acts that can be connected to the complex environment that characterizes the learning process of written language skills by children in the society.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGLeitura (Ensino de primeiro grau)EducaçãoAlfabetizaçãoAprendizagem DificuldadesLeiturapedagógico da alfabetizaçãoDificuldade de aprendizagemAlfabetizaçãoContexto didático-O Processo de aquisição da leitura no contexto escolar por alfabetizandos considerados portadores de dificuldades de aprendizageminfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALtese_sara_versao_final.pdfapplication/pdf784192https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/FAEC-855MM7/1/tese_sara_versao_final.pdf3c2be8b277a5597cf5ebc491f09ff9abMD51TEXTtese_sara_versao_final.pdf.txttese_sara_versao_final.pdf.txtExtracted texttext/plain341106https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/FAEC-855MM7/2/tese_sara_versao_final.pdf.txta17eb82dceb80bc86bba2263216b619dMD521843/FAEC-855MM72019-11-14 09:38:02.408oai:repositorio.ufmg.br:1843/FAEC-855MM7Repositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T12:38:02Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv O Processo de aquisição da leitura no contexto escolar por alfabetizandos considerados portadores de dificuldades de aprendizagem
title O Processo de aquisição da leitura no contexto escolar por alfabetizandos considerados portadores de dificuldades de aprendizagem
spellingShingle O Processo de aquisição da leitura no contexto escolar por alfabetizandos considerados portadores de dificuldades de aprendizagem
Sara Mourao Monteiro
Leitura
pedagógico da alfabetização
Dificuldade de aprendizagem
Alfabetização
Contexto didático-
Leitura (Ensino de primeiro grau)
Educação
Alfabetização
Aprendizagem Dificuldades
title_short O Processo de aquisição da leitura no contexto escolar por alfabetizandos considerados portadores de dificuldades de aprendizagem
title_full O Processo de aquisição da leitura no contexto escolar por alfabetizandos considerados portadores de dificuldades de aprendizagem
title_fullStr O Processo de aquisição da leitura no contexto escolar por alfabetizandos considerados portadores de dificuldades de aprendizagem
title_full_unstemmed O Processo de aquisição da leitura no contexto escolar por alfabetizandos considerados portadores de dificuldades de aprendizagem
title_sort O Processo de aquisição da leitura no contexto escolar por alfabetizandos considerados portadores de dificuldades de aprendizagem
author Sara Mourao Monteiro
author_facet Sara Mourao Monteiro
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Maria Lucia Castanheira
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Delaine Cafiero Bicalho
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Magdah Becker Soares
dc.contributor.referee3.fl_str_mv Maria Bernardete Abeurre
dc.contributor.referee4.fl_str_mv Cecilia Maria Aldigueri Goulart
dc.contributor.author.fl_str_mv Sara Mourao Monteiro
contributor_str_mv Maria Lucia Castanheira
Delaine Cafiero Bicalho
Magdah Becker Soares
Maria Bernardete Abeurre
Cecilia Maria Aldigueri Goulart
dc.subject.por.fl_str_mv Leitura
pedagógico da alfabetização
Dificuldade de aprendizagem
Alfabetização
Contexto didático-
topic Leitura
pedagógico da alfabetização
Dificuldade de aprendizagem
Alfabetização
Contexto didático-
Leitura (Ensino de primeiro grau)
Educação
Alfabetização
Aprendizagem Dificuldades
dc.subject.other.pt_BR.fl_str_mv Leitura (Ensino de primeiro grau)
Educação
Alfabetização
Aprendizagem Dificuldades
description Esta tese inscreve-se no campo das pesquisas sobre as dificuldades de aprendizagem na alfabetização. Seu tema é o processo de aquisição da leitura no contexto escolar por alfabetizandos considerados portadores de dificuldades de aprendizagem. O problema, delineado a partir das primeiras observações no trabalho de campo, foi assim formulado: quais dificuldades os alunos apresentam na leitura de sílabas, em contexto didático-pedagógico em que se procura desenvolver o processo de aprendizagem da leitura? E qual a pertinência desse contexto para a aprendizagem dos alunos? Dessa forma, pretendeu-se buscar elementos para compreensão das dificuldades na aprendizagem da leitura da sílaba por um grupo de alunos do 2º ano do 1º ciclo em uma escola pública da Rede Municipal de ensino de Belo Horizonte e do contexto didático-pedagógico no qual se buscou favorecer a superação dessas dificuldades. Neste estudo, tratou-se de três subtemas (as estratégias de enfrentamento das dificuldades de aprendizagem nas escolas públicas; o processo de aquisição da leitura de sílaba de alunos considerados portadores de dificuldades de aprendizagem; e o contexto didático-pedagógico em que se procura desenvolver o processo de aprendizagem da leitura) para os quais se concluiu que: (i) as estratégias de enfrentamento das dificuldades de aprendizagem dos alunos em alfabetização criadas pelas políticas educacionais e no interior das escolas públicas tendem a reforçar a representação de muitos professores sobre a incapacidade de aprendizagem da língua escrita pelos alunos de classe popular; (ii) a leitura de sílaba cuja estrutura não corresponde ao padrão- canônico é guiada pela análise da estrutura interna da sílaba, tendo como referência a representação que as crianças têm do que constitui a sílaba escrita: do ponto de vista quantitativo composta de duas letras; do ponto de vista qualitativo, composta de uma consoante e uma vogal; e, por fim, que (iii) o atual contexto social da alfabetização requer definições no campo didático-pedagógico capazes de contribuir, junto aos professores/alfabetizadores que atuam nas escolas, para a construção de práticas de alfabetização conexas com a complexidade que caracteriza o processo de aprendizagem da língua escrita pelas crianças na sociedade contemporânea.
publishDate 2007
dc.date.issued.fl_str_mv 2007-08-24
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-08-12T06:09:40Z
dc.date.available.fl_str_mv 2019-08-12T06:09:40Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1843/FAEC-855MM7
url http://hdl.handle.net/1843/FAEC-855MM7
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFMG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFMG
instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron:UFMG
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron_str UFMG
institution UFMG
reponame_str Repositório Institucional da UFMG
collection Repositório Institucional da UFMG
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/FAEC-855MM7/1/tese_sara_versao_final.pdf
https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/FAEC-855MM7/2/tese_sara_versao_final.pdf.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv 3c2be8b277a5597cf5ebc491f09ff9ab
a17eb82dceb80bc86bba2263216b619d
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801676970219536384