A formação profissional de policiais de investigação criminal (delegados e detetives): estudos dos currículos da Academia de Polícia Civil de Minas Gerais de 1985 a 2002

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Emerson Abreu Bastos
Data de Publicação: 2008
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFMG
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1843/VCSA-826QZG
Resumo: A presente dissertação teve como objeto de estudo a formação dos policiais civis (a polícia judiciária) do Estado de Minas Gerais, no período entre 1985 e 2002. O objetivo do estudo foi identificar nas propostas curriculares as orientações políticas, com vistas a criação de uma nova imagem do policial. Nesse contexto, buscou-se discutir como os currículos, nesse período, refletiam as disputas político-pedagógicas, entre os que defendiam a formaçãocientífica do polícia, os partidários de que se aprende ser polícia na prática e aqueles que advogavam a idéia de uma formação crítica. Uma das hipóteses de trabalho desta pesquisa tinha como base uma idéia instigante formulada por Roberto Kant de Lima, que destacava o caráter inquisitorial da polícia brasileira no momento da produção do inquérito policial. Para esse autor, esse caráter tem sustentação no próprio Código do Processo Criminal. Diante dessa posição, decidimos verificar se as propostas curriculares refletiam de algumaforma esse caráter. A pesquisa teve como referencial teórico sobre o currículo Michel Apple, 1989; J. Gimeno Sacristàn, 2000, e sobre a formação profissional M. Tardiff, 2002 e Perrenoud, 1999. A metodologia centrou-se na análise de documentos, de projetos curriculares, de manuais de curso. A pesquisa caminhou nos seguintes sentidos: a) análise o tipo do material produzido, b) comparação entre os currículos e destes com a legislação que os orienta, c) reflexão sobre a composição das grades curriculares, identificando o peso dasdisciplinas, os seus significados, os seus pressupostos e a imagem de policial que se pretendia, teoricamente, formar. Não foram ouvidos nem descritos os docentes, e, como o período estudado findava em 2002, não foi feito observação em sala de aula, ou seja, não foi considerado o currículo em ação. Dentre os resultados, destaca-se o quanto as disciplinas centrais do curso de formação de delegados e detetives reforçam o caráter inquisitório da investigação criminal em detrimento de procedimentos mais democráticos.
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Uma das hipóteses de trabalho desta pesquisa tinha como base uma idéia instigante formulada por Roberto Kant de Lima, que destacava o caráter inquisitorial da polícia brasileira no momento da produção do inquérito policial. Para esse autor, esse caráter tem sustentação no próprio Código do Processo Criminal. Diante dessa posição, decidimos verificar se as propostas curriculares refletiam de algumaforma esse caráter. A pesquisa teve como referencial teórico sobre o currículo Michel Apple, 1989; J. Gimeno Sacristàn, 2000, e sobre a formação profissional M. Tardiff, 2002 e Perrenoud, 1999. A metodologia centrou-se na análise de documentos, de projetos curriculares, de manuais de curso. A pesquisa caminhou nos seguintes sentidos: a) análise o tipo do material produzido, b) comparação entre os currículos e destes com a legislação que os orienta, c) reflexão sobre a composição das grades curriculares, identificando o peso dasdisciplinas, os seus significados, os seus pressupostos e a imagem de policial que se pretendia, teoricamente, formar. Não foram ouvidos nem descritos os docentes, e, como o período estudado findava em 2002, não foi feito observação em sala de aula, ou seja, não foi considerado o currículo em ação. Dentre os resultados, destaca-se o quanto as disciplinas centrais do curso de formação de delegados e detetives reforçam o caráter inquisitório da investigação criminal em detrimento de procedimentos mais democráticos.The present paper had as study object the formation of the civil policemen (the judiciary policy) of the State of Minas Gerais, in the period between 1985 and 2002. The objective of the study was to identify in the curricular proposals the orientation politics, with sights the creation of a new image of the policeman. In this context, one searched as the resumes, in this period, reflected the disputes, between that they defended the scientific formation polices of it, the partisans politician-pedagogical of whom if it learns to be polices in the practical one and those that they acted as a lawyer the idea of a formation criticizes. Of certain form, one of the hypotheses of work of this research had as base a instigante idea formulated by Robert Kant de Lima who detached the inquisitorial character of the Brazilian policy at the moment of the production of the police inquest. For this author, this character has sustentation in the proper Code of the Criminal proceeding. Ahead of this position, we decide to verify if the curricular proposals reflected of some form this character. The research had as referencial theoreticians of the resume (Michel Apple, 1989; J. Gimeno Sacristàn, 2000), and of the professional formation (M Tardiff, 2002 and Perrenoud, 1999). The methodology was centered in the analysis of documents, curricular projects, manuals of course. In the research, it walked in following the sensible ones: ) it analyzed the type of the produced material, b) compared enters the resumes between itself and these with the legislation guides that them, c) had analyzed the composition of the curricular gratings, identifying the weight of them discipline, its meanings, its estimated and the image of policeman whom if it intended, theoretically, to form. The described professors had not been heard nor, and, as the studied period findava, in 2002, were not made comment in classroom, that is, the resume in action was not considered. Amongst the results, it is distinguished how much you discipline them central offices of the course of formation of commission agents and detectives strengthen the inquisitorial character of the criminal inquiry in detriment of more democratic procedures.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGCurrículosEducaçãoPolicia Ensino profissionalPolícia CivilEducação e Saberes ProfissionaisFormação ProfissionalFormação do policial CivilCurrículoCurso de Formação PolicialA formação profissional de policiais de investigação criminal (delegados e detetives): estudos dos currículos da Academia de Polícia Civil de Minas Gerais de 1985 a 2002info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINAL1000000752.pdfapplication/pdf567187https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/VCSA-826QZG/1/1000000752.pdf0f3c53bae3caf6918b6000aae93727bcMD51TEXT1000000752.pdf.txt1000000752.pdf.txtExtracted texttext/plain248214https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/VCSA-826QZG/2/1000000752.pdf.txtab97f1eec52e45059c1e8bf1eb7e71caMD521843/VCSA-826QZG2019-11-14 08:49:48.772oai:repositorio.ufmg.br:1843/VCSA-826QZGRepositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T11:49:48Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
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