Facebook e a plataformização do jornalismo : uma cartografia das disputas, parcerias e controvérsias entre 2014 e 2019

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Amanda Chevtchouk Jurno
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFMG
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1843/33955
https://orcid.org/0000-0002-2192-8161
Resumo: O objetivo desta tese de doutorado é analisar o processo de "plataformização" do jornalismo pelo Facebook, com foco nas disputas e controvérsias em torno das parcerias comerciais, tecnológicas e editoriais estabelecidas entre a plataforma e instituições jornalísticas. Por plataformização entende-se o processo de imbricamento e mútua moldagem entre a lógica das plataformas online e diferentes setores sociais. No caso do jornalismo, o Facebook se oferece como infraestrutura que promete soluções e demanda ajustes nas práticas e lógicas de funcionamento das instituições. Nosso estudo se concentra entre os meses de janeiro de 2014 e julho de 2019. Neste período, identificamos dois momentos principais deste processo de plataformização: o primeiro está centrado na implementação da ferramenta Instant Articles, através da qual, desde 2015, a plataforma procura se estabelecer como infraestrutura para a produção, circulação e monetização do conteúdo jornalístico; o segundo se organiza em torno do Facebook Journalism Project, iniciativa lançada em 2017 a fim de estreitar os laços e fomentar o setor jornalístico através de iniciativas como financiamento de projetos, treinamentos, e parcerias com agências de fact-checking. A pesquisa também se dedica a analisar dois momentos de crise: a seleção de conteúdo no Trending Topics e a exclusão da fotografia “The Terror of War”. Tomadas como “controvérsias algorítmicas”, estas situações ocorridas em 2016 nos permitem compreender como um crescente questionamento da suposta neutralidade das agências do Facebook foi decisivo nos ajustes propostos para a plataformização do jornalismo. Nosso referencial teórico é composto por conceitos vinculados aos Science and Technology Studies, mais especificamente aos Estudos de Plataforma, aos Estudos Críticos de Algoritmos e à Teoria Ator-Rede. A cartografia de controvérsias e o modelo “the connective approach” (VAN DIJCK, 2013a) são nossas principais inspirações metodológicas. Dentre os autores com os quais dialogamos estão Van Dijck et al. (2018), Helmond (2015), Helmond et al. (2018), Bucher (2012 e 2018), Bucher e Helmond (2017), Plantin et. al (2018), Nieborg e Poell (2018), Gillespie (2010, 2018), Napoli e Caplan (2018).
id UFMG_d72ad52e676d3407536d082e207475f4
oai_identifier_str oai:repositorio.ufmg.br:1843/33955
network_acronym_str UFMG
network_name_str Repositório Institucional da UFMG
repository_id_str
spelling Carlos Frederico de Brito d'Andréahttp://lattes.cnpq.br/0283817427921969Marta Mourão KanashiroAna Elisa Ferreira RibeiroYurij CastelfranchiPhellipy Pereira Jacomehttp://lattes.cnpq.br/2585183666677264Amanda Chevtchouk Jurno2020-08-11T12:39:29Z2020-08-11T12:39:29Z2020-02-14http://hdl.handle.net/1843/33955https://orcid.org/0000-0002-2192-8161O objetivo desta tese de doutorado é analisar o processo de "plataformização" do jornalismo pelo Facebook, com foco nas disputas e controvérsias em torno das parcerias comerciais, tecnológicas e editoriais estabelecidas entre a plataforma e instituições jornalísticas. Por plataformização entende-se o processo de imbricamento e mútua moldagem entre a lógica das plataformas online e diferentes setores sociais. No caso do jornalismo, o Facebook se oferece como infraestrutura que promete soluções e demanda ajustes nas práticas e lógicas de funcionamento das instituições. Nosso estudo se concentra entre os meses de janeiro de 2014 e julho de 2019. Neste período, identificamos dois momentos principais deste processo de plataformização: o primeiro está centrado na implementação da ferramenta Instant Articles, através da qual, desde 2015, a plataforma procura se estabelecer como infraestrutura para a produção, circulação e monetização do conteúdo jornalístico; o segundo se organiza em torno do Facebook Journalism Project, iniciativa lançada em 2017 a fim de estreitar os laços e fomentar o setor jornalístico através de iniciativas como financiamento de projetos, treinamentos, e parcerias com agências de fact-checking. A pesquisa também se dedica a analisar dois momentos de crise: a seleção de conteúdo no Trending Topics e a exclusão da fotografia “The Terror of War”. Tomadas como “controvérsias algorítmicas”, estas situações ocorridas em 2016 nos permitem compreender como um crescente questionamento da suposta neutralidade das agências do Facebook foi decisivo nos ajustes propostos para a plataformização do jornalismo. Nosso referencial teórico é composto por conceitos vinculados aos Science and Technology Studies, mais especificamente aos Estudos de Plataforma, aos Estudos Críticos de Algoritmos e à Teoria Ator-Rede. A cartografia de controvérsias e o modelo “the connective approach” (VAN DIJCK, 2013a) são nossas principais inspirações metodológicas. Dentre os autores com os quais dialogamos estão Van Dijck et al. (2018), Helmond (2015), Helmond et al. (2018), Bucher (2012 e 2018), Bucher e Helmond (2017), Plantin et. al (2018), Nieborg e Poell (2018), Gillespie (2010, 2018), Napoli e Caplan (2018).In this PhD dissertation we aim to analyze the process of "platformization" of journalism by Facebook, focusing on the disputes and controversies surrounding the commercial, technological and editorial partnerships established between the platform and journalistic institutions. Platformization refers to the process of intermingling and mutual molding between the logic of online platforms and different social sectors. In the case of journalism, Facebook offers itself as an infrastructure that promises solutions and demands adjustments in the institutions' practices and operating logic. Our study is concentrated between the months of January 2014 and July 2019. In this period, we identified two main moments of this platforming process: the first is centered on the implementation of the Instant Articles tool, through which, since 2015, the platform seeks to establish itself as an infrastructure for the production, circulation and monetization of journalistic content; the second is organized around the Facebook Journalism Project, an initiative launched in 2017 in order to strengthen ties and stir the journalistic sector through initiatives such as project financing, training, and partnerships with fact-checking agencies. The research is also dedicated to analyze two moments of crisis: the mediation of content in the Trending Topics and the deletion of the photograph The Terror of War. Taken as “algorithmic controversies”, these situations that occurred in 2016 allow us to understand how a growing questioning of supposed neutrality of the Facebook agencies was decisive in the adjustments that were proposed for the platformization of journalism. Our theoretical framework is composed of concepts linked to Science and Technology Studies, more specifically to Platform Studies, Critical Algorithm Studies and Actor-Network Theory. The controversy cartography and “the connective approach” model (VAN DIJCK, 2013a) are our main methodological inspirations. Among the authors with whom we work are Van Dijck et al. (2018), Helmond (2015), Helmond et al. (2018), Bucher (2012 and 2018), Bucher and Helmond (2017), Plantin et. al (2018), Nieborg and Poell (2018), Gillespie (2010, 2018), Napoli and Caplan (2018).porotherUniversidade Federal de Minas GeraisPrograma de Pós-Graduação em Comunicação SocialUFMGBrasilFAF - DEPARTAMENTO DE COMUNICAÇÃO SOCIALPlataformaAlgoritmosControvérsias algoritmicasJornalismoFacebookFacebook e a plataformização do jornalismo : uma cartografia das disputas, parcerias e controvérsias entre 2014 e 2019Facebook and the platformization of journalism : a cartography of disputes, partnerships and controversies between 2014 and 2019Facebook y la plataformización del periodismo : una cartografía de las disputas, asociaciones y controversias entre 2014 y 2019info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALTese versão final biblioteca.pdfTese versão final biblioteca.pdfFacebook e a plataformização do jornalismoapplication/pdf13678101https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/33955/1/Tese%20versa%cc%83o%20final%20biblioteca.pdf948ac2cb0e4e6fc0e35e2a40cd1efc2dMD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-82119https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/33955/2/license.txt34badce4be7e31e3adb4575ae96af679MD521843/339552020-08-11 09:39:30.012oai:repositorio.ufmg.br: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Repositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2020-08-11T12:39:30Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Facebook e a plataformização do jornalismo : uma cartografia das disputas, parcerias e controvérsias entre 2014 e 2019
dc.title.alternative.pt_BR.fl_str_mv Facebook and the platformization of journalism : a cartography of disputes, partnerships and controversies between 2014 and 2019
Facebook y la plataformización del periodismo : una cartografía de las disputas, asociaciones y controversias entre 2014 y 2019
title Facebook e a plataformização do jornalismo : uma cartografia das disputas, parcerias e controvérsias entre 2014 e 2019
spellingShingle Facebook e a plataformização do jornalismo : uma cartografia das disputas, parcerias e controvérsias entre 2014 e 2019
Amanda Chevtchouk Jurno
Plataforma
Algoritmos
Controvérsias algoritmicas
Jornalismo
Facebook
title_short Facebook e a plataformização do jornalismo : uma cartografia das disputas, parcerias e controvérsias entre 2014 e 2019
title_full Facebook e a plataformização do jornalismo : uma cartografia das disputas, parcerias e controvérsias entre 2014 e 2019
title_fullStr Facebook e a plataformização do jornalismo : uma cartografia das disputas, parcerias e controvérsias entre 2014 e 2019
title_full_unstemmed Facebook e a plataformização do jornalismo : uma cartografia das disputas, parcerias e controvérsias entre 2014 e 2019
title_sort Facebook e a plataformização do jornalismo : uma cartografia das disputas, parcerias e controvérsias entre 2014 e 2019
author Amanda Chevtchouk Jurno
author_facet Amanda Chevtchouk Jurno
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Carlos Frederico de Brito d'Andréa
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/0283817427921969
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Marta Mourão Kanashiro
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Ana Elisa Ferreira Ribeiro
dc.contributor.referee3.fl_str_mv Yurij Castelfranchi
dc.contributor.referee4.fl_str_mv Phellipy Pereira Jacome
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/2585183666677264
dc.contributor.author.fl_str_mv Amanda Chevtchouk Jurno
contributor_str_mv Carlos Frederico de Brito d'Andréa
Marta Mourão Kanashiro
Ana Elisa Ferreira Ribeiro
Yurij Castelfranchi
Phellipy Pereira Jacome
dc.subject.por.fl_str_mv Plataforma
Algoritmos
Controvérsias algoritmicas
Jornalismo
Facebook
topic Plataforma
Algoritmos
Controvérsias algoritmicas
Jornalismo
Facebook
description O objetivo desta tese de doutorado é analisar o processo de "plataformização" do jornalismo pelo Facebook, com foco nas disputas e controvérsias em torno das parcerias comerciais, tecnológicas e editoriais estabelecidas entre a plataforma e instituições jornalísticas. Por plataformização entende-se o processo de imbricamento e mútua moldagem entre a lógica das plataformas online e diferentes setores sociais. No caso do jornalismo, o Facebook se oferece como infraestrutura que promete soluções e demanda ajustes nas práticas e lógicas de funcionamento das instituições. Nosso estudo se concentra entre os meses de janeiro de 2014 e julho de 2019. Neste período, identificamos dois momentos principais deste processo de plataformização: o primeiro está centrado na implementação da ferramenta Instant Articles, através da qual, desde 2015, a plataforma procura se estabelecer como infraestrutura para a produção, circulação e monetização do conteúdo jornalístico; o segundo se organiza em torno do Facebook Journalism Project, iniciativa lançada em 2017 a fim de estreitar os laços e fomentar o setor jornalístico através de iniciativas como financiamento de projetos, treinamentos, e parcerias com agências de fact-checking. A pesquisa também se dedica a analisar dois momentos de crise: a seleção de conteúdo no Trending Topics e a exclusão da fotografia “The Terror of War”. Tomadas como “controvérsias algorítmicas”, estas situações ocorridas em 2016 nos permitem compreender como um crescente questionamento da suposta neutralidade das agências do Facebook foi decisivo nos ajustes propostos para a plataformização do jornalismo. Nosso referencial teórico é composto por conceitos vinculados aos Science and Technology Studies, mais especificamente aos Estudos de Plataforma, aos Estudos Críticos de Algoritmos e à Teoria Ator-Rede. A cartografia de controvérsias e o modelo “the connective approach” (VAN DIJCK, 2013a) são nossas principais inspirações metodológicas. Dentre os autores com os quais dialogamos estão Van Dijck et al. (2018), Helmond (2015), Helmond et al. (2018), Bucher (2012 e 2018), Bucher e Helmond (2017), Plantin et. al (2018), Nieborg e Poell (2018), Gillespie (2010, 2018), Napoli e Caplan (2018).
publishDate 2020
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2020-08-11T12:39:29Z
dc.date.available.fl_str_mv 2020-08-11T12:39:29Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2020-02-14
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1843/33955
dc.identifier.orcid.pt_BR.fl_str_mv https://orcid.org/0000-0002-2192-8161
url http://hdl.handle.net/1843/33955
https://orcid.org/0000-0002-2192-8161
dc.language.iso.fl_str_mv por
other
language por
language_invalid_str_mv other
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Comunicação Social
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFMG
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.publisher.department.fl_str_mv FAF - DEPARTAMENTO DE COMUNICAÇÃO SOCIAL
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFMG
instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron:UFMG
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron_str UFMG
institution UFMG
reponame_str Repositório Institucional da UFMG
collection Repositório Institucional da UFMG
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/33955/1/Tese%20versa%cc%83o%20final%20biblioteca.pdf
https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/33955/2/license.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv 948ac2cb0e4e6fc0e35e2a40cd1efc2d
34badce4be7e31e3adb4575ae96af679
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1803589343893258240