Gestão participativa: relação escola e família na Escola Estadual José Bonifácio

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rosana Mara Gonçalves
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFMG
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1843/BUOS-9XQFYP
Resumo: O presente trabalho aborda a importância do Projeto Político Pedagógico no contexto escolar e tem como parâmetro de estudo o PPP da Escola Estadual José Bonifácio, localizada no município de Poço Fundo. Pondera ainda o modo como ocorre a participação dos pais e da comunidade em relação à escola e a elaboração e efetivação do PPP. A fundamentação do estudo aqui sugerido procura uma compreensão mais abrangente desta temática. Além de refletir sobre a construção do Projeto Político Pedagógico proposto durante o curso. Compreendendo a escola como espaço participativo em que todos os envolvidos devem ser considerados no processo educativo de modo a participarem diretamente na elaboração ou reelaboração do PPP, o qual deve ter como objetivo a promoção de ações que fortaleça a importância da parceria entre escola e família para o desenvolvimento integral do aluno beneficiando a participação da família na escola. Neste sentido, foi realizado um estudo bibliográfico contemplando temas com a interação entre a família e a escola, Projeto Político Pedagógico e a gestão democrática. Como resultado e à luz do referencial teórico analisado, pretende-se contribuir com reflexões a partir da adoção de um novo modelo de gestão educacional pautado na democracia, autonomia e participação dos atores educacionais em prol de uma educação equitativa e de qualidade.
id UFMG_d7551499a2180c5eb6bbeb2a0d2192bf
oai_identifier_str oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUOS-9XQFYP
network_acronym_str UFMG
network_name_str Repositório Institucional da UFMG
repository_id_str
spelling Lisa Paula Andrade Vilela de OliveiraRosana Mara Gonçalves2019-08-12T18:38:13Z2019-08-12T18:38:13Z2015-03-21http://hdl.handle.net/1843/BUOS-9XQFYPO presente trabalho aborda a importância do Projeto Político Pedagógico no contexto escolar e tem como parâmetro de estudo o PPP da Escola Estadual José Bonifácio, localizada no município de Poço Fundo. Pondera ainda o modo como ocorre a participação dos pais e da comunidade em relação à escola e a elaboração e efetivação do PPP. A fundamentação do estudo aqui sugerido procura uma compreensão mais abrangente desta temática. Além de refletir sobre a construção do Projeto Político Pedagógico proposto durante o curso. Compreendendo a escola como espaço participativo em que todos os envolvidos devem ser considerados no processo educativo de modo a participarem diretamente na elaboração ou reelaboração do PPP, o qual deve ter como objetivo a promoção de ações que fortaleça a importância da parceria entre escola e família para o desenvolvimento integral do aluno beneficiando a participação da família na escola. Neste sentido, foi realizado um estudo bibliográfico contemplando temas com a interação entre a família e a escola, Projeto Político Pedagógico e a gestão democrática. Como resultado e à luz do referencial teórico analisado, pretende-se contribuir com reflexões a partir da adoção de um novo modelo de gestão educacional pautado na democracia, autonomia e participação dos atores educacionais em prol de uma educação equitativa e de qualidade.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGEducação Participação dos paisEscolas Gestão democráticaEscolas Organização e administraçãoLar e escolaGestão participativaProjeto Político PedagógicoFamíliaEscolaGestão participativa: relação escola e família na Escola Estadual José Bonifácioinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALtcc._rosana_mara_goncalves._turma_12.pdfapplication/pdf1050491https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUOS-9XQFYP/1/tcc._rosana_mara_goncalves._turma_12.pdfa476d8120622429b4552effdbadaaf04MD51TEXTtcc._rosana_mara_goncalves._turma_12.pdf.txttcc._rosana_mara_goncalves._turma_12.pdf.txtExtracted texttext/plain121020https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUOS-9XQFYP/2/tcc._rosana_mara_goncalves._turma_12.pdf.txtdce473c0696277b1d97376d075478945MD521843/BUOS-9XQFYP2019-11-14 19:15:50.132oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUOS-9XQFYPRepositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T22:15:50Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Gestão participativa: relação escola e família na Escola Estadual José Bonifácio
title Gestão participativa: relação escola e família na Escola Estadual José Bonifácio
spellingShingle Gestão participativa: relação escola e família na Escola Estadual José Bonifácio
Rosana Mara Gonçalves
Gestão participativa
Projeto Político Pedagógico
Família
Escola
Educação Participação dos pais
Escolas Gestão democrática
Escolas Organização e administração
Lar e escola
title_short Gestão participativa: relação escola e família na Escola Estadual José Bonifácio
title_full Gestão participativa: relação escola e família na Escola Estadual José Bonifácio
title_fullStr Gestão participativa: relação escola e família na Escola Estadual José Bonifácio
title_full_unstemmed Gestão participativa: relação escola e família na Escola Estadual José Bonifácio
title_sort Gestão participativa: relação escola e família na Escola Estadual José Bonifácio
author Rosana Mara Gonçalves
author_facet Rosana Mara Gonçalves
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Lisa Paula Andrade Vilela de Oliveira
dc.contributor.author.fl_str_mv Rosana Mara Gonçalves
contributor_str_mv Lisa Paula Andrade Vilela de Oliveira
dc.subject.por.fl_str_mv Gestão participativa
Projeto Político Pedagógico
Família
Escola
topic Gestão participativa
Projeto Político Pedagógico
Família
Escola
Educação Participação dos pais
Escolas Gestão democrática
Escolas Organização e administração
Lar e escola
dc.subject.other.pt_BR.fl_str_mv Educação Participação dos pais
Escolas Gestão democrática
Escolas Organização e administração
Lar e escola
description O presente trabalho aborda a importância do Projeto Político Pedagógico no contexto escolar e tem como parâmetro de estudo o PPP da Escola Estadual José Bonifácio, localizada no município de Poço Fundo. Pondera ainda o modo como ocorre a participação dos pais e da comunidade em relação à escola e a elaboração e efetivação do PPP. A fundamentação do estudo aqui sugerido procura uma compreensão mais abrangente desta temática. Além de refletir sobre a construção do Projeto Político Pedagógico proposto durante o curso. Compreendendo a escola como espaço participativo em que todos os envolvidos devem ser considerados no processo educativo de modo a participarem diretamente na elaboração ou reelaboração do PPP, o qual deve ter como objetivo a promoção de ações que fortaleça a importância da parceria entre escola e família para o desenvolvimento integral do aluno beneficiando a participação da família na escola. Neste sentido, foi realizado um estudo bibliográfico contemplando temas com a interação entre a família e a escola, Projeto Político Pedagógico e a gestão democrática. Como resultado e à luz do referencial teórico analisado, pretende-se contribuir com reflexões a partir da adoção de um novo modelo de gestão educacional pautado na democracia, autonomia e participação dos atores educacionais em prol de uma educação equitativa e de qualidade.
publishDate 2015
dc.date.issued.fl_str_mv 2015-03-21
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-08-12T18:38:13Z
dc.date.available.fl_str_mv 2019-08-12T18:38:13Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1843/BUOS-9XQFYP
url http://hdl.handle.net/1843/BUOS-9XQFYP
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFMG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFMG
instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron:UFMG
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron_str UFMG
institution UFMG
reponame_str Repositório Institucional da UFMG
collection Repositório Institucional da UFMG
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUOS-9XQFYP/1/tcc._rosana_mara_goncalves._turma_12.pdf
https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUOS-9XQFYP/2/tcc._rosana_mara_goncalves._turma_12.pdf.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv a476d8120622429b4552effdbadaaf04
dce473c0696277b1d97376d075478945
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1803589543249575936