Responsabilidade corporativa: institucionalização e ideologia
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFMG |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/1843/BUOS-8YAQRM |
Resumo: | Nas últimas décadas a Responsabilidade Corporativa disseminou-se no mundo empresarial, e aparece como um tema de crescente interesse na mídia, empresariado, academia, governo, e sociedade civil, no Brasil e no mundo. No entanto, o conceito de responsabilidade corporativa sofreu mudanças complexas em seu significado ao longo dos anos. Assim, defendemos que o desenvolvimento do conceito de responsabilidade corporativa deve ser analisado em si mesmo. Nesse contexto, a sociologia, em especial a que trata das organizações, pode ser muito útil para ampliarmos a compreensão desse fenômeno. Dessa forma, o presente trabalho se propõe a sofisticar a discussão sobre responsabilidade corporativa abordando as características e mudanças do significado desse conceito, em especial seu processo de institucionalização, como uma ideologia empresarial. O referencial teórico usado para interpretação da responsabilidade corporativa a abordagem institucionalista na sociologia das organizações. A tese institucional central é de que os ambientes constroem e compelem as organizações, sua estrutura, ações e comportamento. Além do embasamento teórico da sociologia, o trabalho foi constituído de outras duas partes. Primeiro, foi feito um levantamento dos elementos que constituem a ideologia da responsabilidade corporativa em diferentes estágios de institucionalização, abordando assim as mudanças de significado pelas quais o fenômeno passou. O objetivo foi analisar as diferentes lógicas orientadoras do fenômeno em suas diferentes manifestações ao longo do tempo e do processo de institucionalização. Na parte final, à luz da bibliografia sociológica e dos temas levantados na análise do processo de mudança e institucionalização, foram analisados os relatórios de responsabilidade corporativa de empresas brasileiras consideradas líderes no assunto. Nesses relatórios, selecionamos as apresentações mais explícitas da ideologia de responsabilidade corporativa em cada empresa, avaliando em conjunto a institucionalização e o que o conceito significa para esse grupo de empresas atualmente. Ao analisar conjuntamente essas explicitações, chegamos a um retrato da institucionalização atual da ideologia da responsabilidade corporativa nas empresas líderes no tema no Brasil. |
id |
UFMG_d7840ad3deea394a366e185bdc5fd5a4 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUOS-8YAQRM |
network_acronym_str |
UFMG |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFMG |
repository_id_str |
|
spelling |
Antonio Augusto Pereira PratesAlexandre Antonio CardosoOtavio Soares DulciJuliana Azevedo Travassos2019-08-11T15:06:13Z2019-08-11T15:06:13Z2012-02-28http://hdl.handle.net/1843/BUOS-8YAQRMNas últimas décadas a Responsabilidade Corporativa disseminou-se no mundo empresarial, e aparece como um tema de crescente interesse na mídia, empresariado, academia, governo, e sociedade civil, no Brasil e no mundo. No entanto, o conceito de responsabilidade corporativa sofreu mudanças complexas em seu significado ao longo dos anos. Assim, defendemos que o desenvolvimento do conceito de responsabilidade corporativa deve ser analisado em si mesmo. Nesse contexto, a sociologia, em especial a que trata das organizações, pode ser muito útil para ampliarmos a compreensão desse fenômeno. Dessa forma, o presente trabalho se propõe a sofisticar a discussão sobre responsabilidade corporativa abordando as características e mudanças do significado desse conceito, em especial seu processo de institucionalização, como uma ideologia empresarial. O referencial teórico usado para interpretação da responsabilidade corporativa a abordagem institucionalista na sociologia das organizações. A tese institucional central é de que os ambientes constroem e compelem as organizações, sua estrutura, ações e comportamento. Além do embasamento teórico da sociologia, o trabalho foi constituído de outras duas partes. Primeiro, foi feito um levantamento dos elementos que constituem a ideologia da responsabilidade corporativa em diferentes estágios de institucionalização, abordando assim as mudanças de significado pelas quais o fenômeno passou. O objetivo foi analisar as diferentes lógicas orientadoras do fenômeno em suas diferentes manifestações ao longo do tempo e do processo de institucionalização. Na parte final, à luz da bibliografia sociológica e dos temas levantados na análise do processo de mudança e institucionalização, foram analisados os relatórios de responsabilidade corporativa de empresas brasileiras consideradas líderes no assunto. Nesses relatórios, selecionamos as apresentações mais explícitas da ideologia de responsabilidade corporativa em cada empresa, avaliando em conjunto a institucionalização e o que o conceito significa para esse grupo de empresas atualmente. Ao analisar conjuntamente essas explicitações, chegamos a um retrato da institucionalização atual da ideologia da responsabilidade corporativa nas empresas líderes no tema no Brasil.In recent decades Corporate Responsibility has spread in the business world, and appears as a subject of growing interest in media, academia, government and civil society, in Brazil and worldwide. However, the concept of corporate responsibility has undergone complex changes in meaning over the years. Thus, we argue that the development of the concept of corporate responsibility should be analyzed in itself. In this context, sociology, particularly sociology of organizations, can be very useful in broadening the understanding of this phenomenon. This study aims at refining the discussion on corporate responsibility by addressing the characteristics and changes in meaning of this concept, especially its institutionalization process, as an ideology of management. The theoretical framework used to interpret corporate responsibility was the institutionalist approach of the sociology of organizations. The central thesis of this approach is that institutional environments build and compel organizations, its structure, actions and behavior. Besides the theoretical basis of sociology, the work was composed of two other sections. First, we explored the elements that constitute the ideology of corporate responsibility at different stages of institutionalization, thereby addressing the changes of meaning the phenomenon went through. The aim was to analyze the different logics guiding the phenomenon in its various manifestations over time and along the process of institutionalization. Finally, in light of the sociological literature and of the issues raised in the analysis of the change and institutionalization process, we analyzed corporate responsibility reports of Brazilian companies considered leaders in the field of corporate responsibility. In these reports, we selected the most explicit presentations of the ideology of corporate responsibility in each company, and then jointly assessed the institutionalization and what the concept means for this group of companies today. By considering together these clarifications, we got a picture of the current institutionalization of the ideology of corporate responsibility in leading companies on the issue in Brazil.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGSociologiaIdeologiaDesenvolvimento institucionalResponsabilidade socialRacionalizaçãoInstitucionalizaçãoResponsabilidade CorporativaIdeologiaSustentabilidadeResponsabilidade corporativa: institucionalização e ideologiainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALjuliana_travassos.pdfapplication/pdf1028241https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUOS-8YAQRM/1/juliana_travassos.pdfbf154844d2d49551a5557c0c674cdb82MD51TEXTjuliana_travassos.pdf.txtjuliana_travassos.pdf.txtExtracted texttext/plain207222https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUOS-8YAQRM/2/juliana_travassos.pdf.txtea28bf8fff6d9a7a74061f8cc8a5256dMD521843/BUOS-8YAQRM2019-11-14 03:27:35.472oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUOS-8YAQRMRepositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T06:27:35Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Responsabilidade corporativa: institucionalização e ideologia |
title |
Responsabilidade corporativa: institucionalização e ideologia |
spellingShingle |
Responsabilidade corporativa: institucionalização e ideologia Juliana Azevedo Travassos Racionalização Institucionalização Responsabilidade Corporativa Ideologia Sustentabilidade Sociologia Ideologia Desenvolvimento institucional Responsabilidade social |
title_short |
Responsabilidade corporativa: institucionalização e ideologia |
title_full |
Responsabilidade corporativa: institucionalização e ideologia |
title_fullStr |
Responsabilidade corporativa: institucionalização e ideologia |
title_full_unstemmed |
Responsabilidade corporativa: institucionalização e ideologia |
title_sort |
Responsabilidade corporativa: institucionalização e ideologia |
author |
Juliana Azevedo Travassos |
author_facet |
Juliana Azevedo Travassos |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Antonio Augusto Pereira Prates |
dc.contributor.referee1.fl_str_mv |
Alexandre Antonio Cardoso |
dc.contributor.referee2.fl_str_mv |
Otavio Soares Dulci |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Juliana Azevedo Travassos |
contributor_str_mv |
Antonio Augusto Pereira Prates Alexandre Antonio Cardoso Otavio Soares Dulci |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Racionalização Institucionalização Responsabilidade Corporativa Ideologia Sustentabilidade |
topic |
Racionalização Institucionalização Responsabilidade Corporativa Ideologia Sustentabilidade Sociologia Ideologia Desenvolvimento institucional Responsabilidade social |
dc.subject.other.pt_BR.fl_str_mv |
Sociologia Ideologia Desenvolvimento institucional Responsabilidade social |
description |
Nas últimas décadas a Responsabilidade Corporativa disseminou-se no mundo empresarial, e aparece como um tema de crescente interesse na mídia, empresariado, academia, governo, e sociedade civil, no Brasil e no mundo. No entanto, o conceito de responsabilidade corporativa sofreu mudanças complexas em seu significado ao longo dos anos. Assim, defendemos que o desenvolvimento do conceito de responsabilidade corporativa deve ser analisado em si mesmo. Nesse contexto, a sociologia, em especial a que trata das organizações, pode ser muito útil para ampliarmos a compreensão desse fenômeno. Dessa forma, o presente trabalho se propõe a sofisticar a discussão sobre responsabilidade corporativa abordando as características e mudanças do significado desse conceito, em especial seu processo de institucionalização, como uma ideologia empresarial. O referencial teórico usado para interpretação da responsabilidade corporativa a abordagem institucionalista na sociologia das organizações. A tese institucional central é de que os ambientes constroem e compelem as organizações, sua estrutura, ações e comportamento. Além do embasamento teórico da sociologia, o trabalho foi constituído de outras duas partes. Primeiro, foi feito um levantamento dos elementos que constituem a ideologia da responsabilidade corporativa em diferentes estágios de institucionalização, abordando assim as mudanças de significado pelas quais o fenômeno passou. O objetivo foi analisar as diferentes lógicas orientadoras do fenômeno em suas diferentes manifestações ao longo do tempo e do processo de institucionalização. Na parte final, à luz da bibliografia sociológica e dos temas levantados na análise do processo de mudança e institucionalização, foram analisados os relatórios de responsabilidade corporativa de empresas brasileiras consideradas líderes no assunto. Nesses relatórios, selecionamos as apresentações mais explícitas da ideologia de responsabilidade corporativa em cada empresa, avaliando em conjunto a institucionalização e o que o conceito significa para esse grupo de empresas atualmente. Ao analisar conjuntamente essas explicitações, chegamos a um retrato da institucionalização atual da ideologia da responsabilidade corporativa nas empresas líderes no tema no Brasil. |
publishDate |
2012 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2012-02-28 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2019-08-11T15:06:13Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2019-08-11T15:06:13Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/1843/BUOS-8YAQRM |
url |
http://hdl.handle.net/1843/BUOS-8YAQRM |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Minas Gerais |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFMG |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Minas Gerais |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFMG instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) instacron:UFMG |
instname_str |
Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
instacron_str |
UFMG |
institution |
UFMG |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFMG |
collection |
Repositório Institucional da UFMG |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUOS-8YAQRM/1/juliana_travassos.pdf https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUOS-8YAQRM/2/juliana_travassos.pdf.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
bf154844d2d49551a5557c0c674cdb82 ea28bf8fff6d9a7a74061f8cc8a5256d |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1803589200542433280 |