Museu Aberto de Arte Urbana (MAAU) de São Paulo: da criação a uma proposta de documentação
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFMG |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/1843/63861 https://orcid.org/0000-0002-0353-4409 |
Resumo: | Ao longo de muitos anos, desde a década de 1970, a arte de rua foi ganhando cada vez mais espaço na paisagem das cidades brasileiras e em outubro de 2011 foi criado o primeiro espaço intitulado como museu dedicado a essa tipologia artística na capital paulista, o Museu Aberto de Arte Urbana (MAAU). A instituição surgiu das mãos dos próprios artistas como uma ferramenta de divulgação e de popularização da arte de rua quando tentaram impedi-los de pintar nas pilastras do trecho suspenso da Linha 1 - Azul do metrô de São Paulo. Esta pesquisa dedica-se a traçar um histórico de criação do museu, para compreender sua importância dentro da sociedade e colaborar com uma forma de preservar sua história e seu acervo por meio da proposição de um modelo de documentação. Como forma de compreender de melhor forma a dinâmica da arte de rua, este trabalho se desenvolve a partir de um apanhado histórico geral desta manifestação artística, com destaque para o contexto brasileiro, apresentando como estudo de caso as especificidades da criação, gestão e preservação do MAAU. Além do referencial teórico pertencente ao campo da preservação e da documentação, apresenta-se ainda depoimentos dos artistas envolvidos na criação do Museu e os resultados das pesquisas em fontes documentais e com a comunidade, de forma a oferecer um panorama geral em torno da importância da arte urbana e do MAAU na sociedade contemporânea. Tais resultados nortearam a elaboração de uma proposta de protocolo de documentação, de caráter acessível a curto, médio e longo prazo, que possa facilitar a gestão dos registros do acervo do Museu para fins de pesquisa e preservação. |
id |
UFMG_d7fd62a4776754982f883c36d86ac61a |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufmg.br:1843/63861 |
network_acronym_str |
UFMG |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFMG |
repository_id_str |
|
spelling |
Magali Melleu Sehnhttp://lattes.cnpq.br/7780055113926905Gilca Flores de MedeirosAna Lizeth Mata DelgadoMariana de Lima e Munizhttp://lattes.cnpq.br/0633415393949881Lilian Amélia dos Santos2024-02-08T11:49:11Z2024-02-08T11:49:11Z2023-10-26http://hdl.handle.net/1843/63861https://orcid.org/0000-0002-0353-4409Ao longo de muitos anos, desde a década de 1970, a arte de rua foi ganhando cada vez mais espaço na paisagem das cidades brasileiras e em outubro de 2011 foi criado o primeiro espaço intitulado como museu dedicado a essa tipologia artística na capital paulista, o Museu Aberto de Arte Urbana (MAAU). A instituição surgiu das mãos dos próprios artistas como uma ferramenta de divulgação e de popularização da arte de rua quando tentaram impedi-los de pintar nas pilastras do trecho suspenso da Linha 1 - Azul do metrô de São Paulo. Esta pesquisa dedica-se a traçar um histórico de criação do museu, para compreender sua importância dentro da sociedade e colaborar com uma forma de preservar sua história e seu acervo por meio da proposição de um modelo de documentação. Como forma de compreender de melhor forma a dinâmica da arte de rua, este trabalho se desenvolve a partir de um apanhado histórico geral desta manifestação artística, com destaque para o contexto brasileiro, apresentando como estudo de caso as especificidades da criação, gestão e preservação do MAAU. Além do referencial teórico pertencente ao campo da preservação e da documentação, apresenta-se ainda depoimentos dos artistas envolvidos na criação do Museu e os resultados das pesquisas em fontes documentais e com a comunidade, de forma a oferecer um panorama geral em torno da importância da arte urbana e do MAAU na sociedade contemporânea. Tais resultados nortearam a elaboração de uma proposta de protocolo de documentação, de caráter acessível a curto, médio e longo prazo, que possa facilitar a gestão dos registros do acervo do Museu para fins de pesquisa e preservação.Over many years, since the 1970s, street art has been increasingly gaining space in the landscape of Brazilian cities, and in October 2011, the first space titled as a museum dedicated to this artistic typology was created in the capital of São Paulo, the Museu Aberto de Arte Urbana (MAAU). The institution emerged from the hands of the artists themselves as a means of promoting and popularizing street art when they were prevented from painting on the pillars of the elevated section of São Paulo subway's Line 1 - Blue. This research is dedicated to tracing a history of the museum's creation, in order to understand its significance within society and contribute to a way of preserving its history and collection through the proposal of a documentation model. In order to better understand the dynamics of street art, this work develops from a general historical overview of this artistic expression, with a focus on the Brazilian context, presenting the specifics of the creation, management, and preservation of MAAU as a case study. In addition to the theoretical framework belonging to the fields of preservation and documentation, there are also testimonies from the artists involved in the creation of the Museum and the results of research from documentary sources and the community. This provides a comprehensive overview of the importance of urban art and MAAU in contemporary society. These findings guided the development of a documentation protocol proposal, designed to be accessible in the short, medium, and long term, aimed at facilitating the management of the Museum's collection records for research and preservation purposes.CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível SuperiorporUniversidade Federal de Minas GeraisPrograma de Pós-Graduação em ArtesUFMGBrasilEBA - ESCOLA DE BELAS ARTESMuseu Aberto de Arte Urbana (São Paulo, SP)Arte urbanaGrafiteMuseus - Métodos de registrosMétodos de conservação em museusMuseu Aberto de Arte Urbana de São PauloDocumentaçãoConservação e restauração de arte de ruaMuseu Aberto de Arte Urbana (MAAU) de São Paulo: da criação a uma proposta de documentaçãoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALDissertação_Lilian_Amélia.pdfDissertação_Lilian_Amélia.pdfapplication/pdf24110272https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/63861/1/Disserta%c3%a7%c3%a3o_Lilian_Am%c3%a9lia.pdf5f88c6337566339a7ead768eecdf7db7MD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-82118https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/63861/2/license.txtcda590c95a0b51b4d15f60c9642ca272MD521843/638612024-02-08 08:49:12.497oai:repositorio.ufmg.br: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ório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2024-02-08T11:49:12Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Museu Aberto de Arte Urbana (MAAU) de São Paulo: da criação a uma proposta de documentação |
title |
Museu Aberto de Arte Urbana (MAAU) de São Paulo: da criação a uma proposta de documentação |
spellingShingle |
Museu Aberto de Arte Urbana (MAAU) de São Paulo: da criação a uma proposta de documentação Lilian Amélia dos Santos Museu Aberto de Arte Urbana de São Paulo Documentação Conservação e restauração de arte de rua Museu Aberto de Arte Urbana (São Paulo, SP) Arte urbana Grafite Museus - Métodos de registros Métodos de conservação em museus |
title_short |
Museu Aberto de Arte Urbana (MAAU) de São Paulo: da criação a uma proposta de documentação |
title_full |
Museu Aberto de Arte Urbana (MAAU) de São Paulo: da criação a uma proposta de documentação |
title_fullStr |
Museu Aberto de Arte Urbana (MAAU) de São Paulo: da criação a uma proposta de documentação |
title_full_unstemmed |
Museu Aberto de Arte Urbana (MAAU) de São Paulo: da criação a uma proposta de documentação |
title_sort |
Museu Aberto de Arte Urbana (MAAU) de São Paulo: da criação a uma proposta de documentação |
author |
Lilian Amélia dos Santos |
author_facet |
Lilian Amélia dos Santos |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Magali Melleu Sehn |
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/7780055113926905 |
dc.contributor.referee1.fl_str_mv |
Gilca Flores de Medeiros |
dc.contributor.referee2.fl_str_mv |
Ana Lizeth Mata Delgado |
dc.contributor.referee3.fl_str_mv |
Mariana de Lima e Muniz |
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/0633415393949881 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Lilian Amélia dos Santos |
contributor_str_mv |
Magali Melleu Sehn Gilca Flores de Medeiros Ana Lizeth Mata Delgado Mariana de Lima e Muniz |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Museu Aberto de Arte Urbana de São Paulo Documentação Conservação e restauração de arte de rua |
topic |
Museu Aberto de Arte Urbana de São Paulo Documentação Conservação e restauração de arte de rua Museu Aberto de Arte Urbana (São Paulo, SP) Arte urbana Grafite Museus - Métodos de registros Métodos de conservação em museus |
dc.subject.other.pt_BR.fl_str_mv |
Museu Aberto de Arte Urbana (São Paulo, SP) Arte urbana Grafite Museus - Métodos de registros Métodos de conservação em museus |
description |
Ao longo de muitos anos, desde a década de 1970, a arte de rua foi ganhando cada vez mais espaço na paisagem das cidades brasileiras e em outubro de 2011 foi criado o primeiro espaço intitulado como museu dedicado a essa tipologia artística na capital paulista, o Museu Aberto de Arte Urbana (MAAU). A instituição surgiu das mãos dos próprios artistas como uma ferramenta de divulgação e de popularização da arte de rua quando tentaram impedi-los de pintar nas pilastras do trecho suspenso da Linha 1 - Azul do metrô de São Paulo. Esta pesquisa dedica-se a traçar um histórico de criação do museu, para compreender sua importância dentro da sociedade e colaborar com uma forma de preservar sua história e seu acervo por meio da proposição de um modelo de documentação. Como forma de compreender de melhor forma a dinâmica da arte de rua, este trabalho se desenvolve a partir de um apanhado histórico geral desta manifestação artística, com destaque para o contexto brasileiro, apresentando como estudo de caso as especificidades da criação, gestão e preservação do MAAU. Além do referencial teórico pertencente ao campo da preservação e da documentação, apresenta-se ainda depoimentos dos artistas envolvidos na criação do Museu e os resultados das pesquisas em fontes documentais e com a comunidade, de forma a oferecer um panorama geral em torno da importância da arte urbana e do MAAU na sociedade contemporânea. Tais resultados nortearam a elaboração de uma proposta de protocolo de documentação, de caráter acessível a curto, médio e longo prazo, que possa facilitar a gestão dos registros do acervo do Museu para fins de pesquisa e preservação. |
publishDate |
2023 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2023-10-26 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2024-02-08T11:49:11Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2024-02-08T11:49:11Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/1843/63861 |
dc.identifier.orcid.pt_BR.fl_str_mv |
https://orcid.org/0000-0002-0353-4409 |
url |
http://hdl.handle.net/1843/63861 https://orcid.org/0000-0002-0353-4409 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Minas Gerais |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Programa de Pós-Graduação em Artes |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFMG |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
Brasil |
dc.publisher.department.fl_str_mv |
EBA - ESCOLA DE BELAS ARTES |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Minas Gerais |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFMG instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) instacron:UFMG |
instname_str |
Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
instacron_str |
UFMG |
institution |
UFMG |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFMG |
collection |
Repositório Institucional da UFMG |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/63861/1/Disserta%c3%a7%c3%a3o_Lilian_Am%c3%a9lia.pdf https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/63861/2/license.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
5f88c6337566339a7ead768eecdf7db7 cda590c95a0b51b4d15f60c9642ca272 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1803589202813648896 |