A opinião veiculada no discurso da revista Caros amigos: uma análise à luz da análise crítica do discurso e da linguística sistêmico-funcional
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFMG |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/1843/MGSS-9DZMDT |
Resumo: | Esta tese investiga como é a construção da opinião no discurso da revista Caros Amigos, tendo como foco a opinião sobre os Atores Sociais 'mídia hegemônica', a própria revista Caros Amigos e o leitor da revista. Para tanto, elegemos a Análise Crítica do Discurso, a partir dos pressupostos de Fairclough e do aparato teórico disponibilizado pela Linguística Sistêmico-Funcional proposta por Halliday. Entre os recursos linguísticos disponíveis para análise nessa corrente teórica, selecionamos o gênero discursivo, o Sistema de Transitividade, a representação de Atores Sociais e a estrutura temática presentes nesse discurso para nossa pesquisa. Dessa forma, tentamos preencher uma lacuna nos estudos discursivos referente à análise do discurso da mídia alternativa, em geral, preterida em relação à 'mídia hegemônica'. Nosso corpus é formado por quinze editoriais da revista Caros Amigos e três artigos de opinião da mesma revista. O que une esse corpus é a centralidade temática no fazer jornalístico, seja da 'mídia hegemônica', seja da própria Caros Amigos. Partindo do pressuposto de que a linguagem é um sistema de escolhas disponível em determinado meio social para que o usuário possa desempenhar funções sociais, consideramos pertinente a concepção sistêmico-funcional da linguagem que adotamos com o intuito de investigar como se constrói a opinião no discurso da revista Caros Amigos. De modo geral, nossas análises demonstraram que: i) o aspecto circunstancial e o uso do presente do indicativo podem ser considerados traços característicos do editorial da revista; ii) a avaliação presente nos editoriais desempenha papel fundamental na construção do ponto de vista nesse discurso; iii) a representação da experiência (processos materiais), as classificações e definições (processos relacionais), bem como a inserção de outras vozes (processos verbais) constituem a base estrutural do discurso da revista; iv) os Atores Sociais 'mídia hegemônica', revista Caros Amigos e leitor da revista geralmente estão relacionados a processos materiais, ou seja, exercem papéis fundamentalmente ativos nesse discurso; v) a freqüente categorização da 'mídia hegemônica' revela uma homogeneização desta, em geral, ela não é referida de maneira específica, ao contrário da revista Caros Amigos, freqüentemente nomeada; e vi) a estrutura temática do discurso da revista revela a importância do ator social 'mídia hegemônica' nesse discurso. Dessa forma, podemos ressaltar a complexidade da construção da opinião veiculada no discurso da revista Caros Amigos, seu caráter ideológico e a importância do ator social 'mídia hegemônica' nesse contexto. |
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Junia Diniz FocasHugo MariMaria Carmen Aires GomesGlaucia Muniz Proenca LaraWander Emediato de SouzaDaniele de Oliveira2019-08-10T00:44:19Z2019-08-10T00:44:19Z2013-08-20http://hdl.handle.net/1843/MGSS-9DZMDTEsta tese investiga como é a construção da opinião no discurso da revista Caros Amigos, tendo como foco a opinião sobre os Atores Sociais 'mídia hegemônica', a própria revista Caros Amigos e o leitor da revista. Para tanto, elegemos a Análise Crítica do Discurso, a partir dos pressupostos de Fairclough e do aparato teórico disponibilizado pela Linguística Sistêmico-Funcional proposta por Halliday. Entre os recursos linguísticos disponíveis para análise nessa corrente teórica, selecionamos o gênero discursivo, o Sistema de Transitividade, a representação de Atores Sociais e a estrutura temática presentes nesse discurso para nossa pesquisa. Dessa forma, tentamos preencher uma lacuna nos estudos discursivos referente à análise do discurso da mídia alternativa, em geral, preterida em relação à 'mídia hegemônica'. Nosso corpus é formado por quinze editoriais da revista Caros Amigos e três artigos de opinião da mesma revista. O que une esse corpus é a centralidade temática no fazer jornalístico, seja da 'mídia hegemônica', seja da própria Caros Amigos. Partindo do pressuposto de que a linguagem é um sistema de escolhas disponível em determinado meio social para que o usuário possa desempenhar funções sociais, consideramos pertinente a concepção sistêmico-funcional da linguagem que adotamos com o intuito de investigar como se constrói a opinião no discurso da revista Caros Amigos. De modo geral, nossas análises demonstraram que: i) o aspecto circunstancial e o uso do presente do indicativo podem ser considerados traços característicos do editorial da revista; ii) a avaliação presente nos editoriais desempenha papel fundamental na construção do ponto de vista nesse discurso; iii) a representação da experiência (processos materiais), as classificações e definições (processos relacionais), bem como a inserção de outras vozes (processos verbais) constituem a base estrutural do discurso da revista; iv) os Atores Sociais 'mídia hegemônica', revista Caros Amigos e leitor da revista geralmente estão relacionados a processos materiais, ou seja, exercem papéis fundamentalmente ativos nesse discurso; v) a freqüente categorização da 'mídia hegemônica' revela uma homogeneização desta, em geral, ela não é referida de maneira específica, ao contrário da revista Caros Amigos, freqüentemente nomeada; e vi) a estrutura temática do discurso da revista revela a importância do ator social 'mídia hegemônica' nesse discurso. Dessa forma, podemos ressaltar a complexidade da construção da opinião veiculada no discurso da revista Caros Amigos, seu caráter ideológico e a importância do ator social 'mídia hegemônica' nesse contexto.This thesis investigates how opinion is constructed in the discourse in Caros Amigos magazine. The focus is on the social actors mainstream media, Caros Amigos magazine itself, and the magazine readers. We therefore elected Critical Discourse Analysis, from Faircloughs assumptions and with theoretical support in Systemic Functional Linguistics as proposed by Halliday. Among the linguistic resourcesproposed in this theoretical approach, as guideline to our research we have selected the discourse genre, the transitivity system, the representation of social actors, and thematic structure present in this discourse. Thus, we tried to fill the gap in discourse studiesconcerning the analysis of the alternative media discourse, which, in general, is overlooked in relation to the mainstream media. Our corpus consists of fifteen editorials from Caros Amigos magazine and three op-eds from the same magazine. What puts this corpus together is the theme centralizing typical in journalism, whether in the mainstream media or in the very Caros Amigos. Assuming language is a system of choices available in a given social environment so that the user is able to perform social functions, we consider relevant the systemic functional understanding of language we adopt with intents of investigating how an opinion is constructed in the discourse in the Caros Amigos magazine. Our analyzes chiefly demonstrate (i) the circumstantial aspect and the use of the present tense can be considered characteristicsof the magazine's editorial, (ii) the assessment in this editorials plays key role in building a point of view in this discourse (iii) the representation of experience (material processes), classifications and definitions (relational processes), as well as the inclusion of other voices (verbal processes) constitute the structural basis of the discourse in themagazine, (iv) social actors mainstream media, Caros Amigos magazine, and magazine readers are generally related to material processes, which means they have roles primarily active in this discourse, (v) the frequent categorization of the mainstream media reveals its homogenization, generally not referred to in a specificway, unlike Caros Amigos magazine which is usually named, and (vi) that the thematic structure of the discourse in the magazine reveals the importance of social actor mainstream media in this discourse. We can thus emphasize the complexity of constructing a point of view conveyed through the discourse in Caros Amigos magazine, its ideological nature, and the importance of the Social Actor mainstream media in this context.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGCaros amigos (Revista)Análise do discursoFuncionalismo (Linguística)Discurso midiáticoDiscurso jornalísticoGêneros discursivosLinguística Sistêmico-FuncionalSistema de Transitividadediscurso midiáticoestrutura temáticagênero discursivoAnálise Crítica do DiscursorepresentaçãoA opinião veiculada no discurso da revista Caros amigos: uma análise à luz da análise crítica do discurso e da linguística sistêmico-funcionalinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINAL1438d.pdfapplication/pdf1434282https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/MGSS-9DZMDT/1/1438d.pdfbc4241739368aa71fc43513e83249215MD51TEXT1438d.pdf.txt1438d.pdf.txtExtracted texttext/plain409157https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/MGSS-9DZMDT/2/1438d.pdf.txt6b9114baa4279b4bc64db29a890e0d90MD521843/MGSS-9DZMDT2019-11-14 11:41:20.184oai:repositorio.ufmg.br:1843/MGSS-9DZMDTRepositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T14:41:20Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false |
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