Estudo das hipóteses que as crianças apresentam sobre a construção da escrita em uma turma de 3 anos.
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFMG |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/1843/BUBD-AEHMU3 |
Resumo: | Este trabalho de conclusão de Especialização em Múltiplas Linguagens na Educação Infantil realizou um estudo através de pesquisas bibliográficas e também do método de observação participante sobre as hipóteses que as crianças apresentam na construção da escrita em uma turma de 3 anos. O objetivo geral foianalisar estas hipóteses e como o professor pode fazer para avançar no processo de apropriação da língua escrita. Os objetivos específicos analisaram as metodologias e atividades utilizadas como estratégias neste processo e pontuou as possíveis intervenções. Os autores que contribuíram para este estudo foram: Emília Ferreiro (1985), Lev Vygotsky (1998), Magda Soares (1998) e Mônica Correia Batista (2010). Por motivo da minha pouca experiência com a faixa etária e porlimitação teórica, neste trabalho não foi realizado um plano de ação traçado anteriormente à realização da prática. Ao longo do ano de 2014 fui realizando atividades que possibilitaram nas crianças o desenvolvimento de muitas habilidades e capacidades que contribuíram para a aquisição do conhecimento sobre linguagem escrita. Essas atividades eram planejadas à medida que percebia as hipóteses dascrianças, seus interesses e necessidades. Na conclusão observei que a linguagem escrita não é adquirida e sim construída passo a passo pela criança e que a integração das diferentes linguagens é de grande importância para este processo de construção. |
id |
UFMG_dbe4a65f76edf0969f3797eb62527de0 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUBD-AEHMU3 |
network_acronym_str |
UFMG |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFMG |
repository_id_str |
|
spelling |
Maria Carolina da SilvaLivia Maria Fraga VieiraCatia Pereira Fernandes2019-08-13T09:03:57Z2019-08-13T09:03:57Z2015-05-09http://hdl.handle.net/1843/BUBD-AEHMU3Este trabalho de conclusão de Especialização em Múltiplas Linguagens na Educação Infantil realizou um estudo através de pesquisas bibliográficas e também do método de observação participante sobre as hipóteses que as crianças apresentam na construção da escrita em uma turma de 3 anos. O objetivo geral foianalisar estas hipóteses e como o professor pode fazer para avançar no processo de apropriação da língua escrita. Os objetivos específicos analisaram as metodologias e atividades utilizadas como estratégias neste processo e pontuou as possíveis intervenções. Os autores que contribuíram para este estudo foram: Emília Ferreiro (1985), Lev Vygotsky (1998), Magda Soares (1998) e Mônica Correia Batista (2010). Por motivo da minha pouca experiência com a faixa etária e porlimitação teórica, neste trabalho não foi realizado um plano de ação traçado anteriormente à realização da prática. Ao longo do ano de 2014 fui realizando atividades que possibilitaram nas crianças o desenvolvimento de muitas habilidades e capacidades que contribuíram para a aquisição do conhecimento sobre linguagem escrita. Essas atividades eram planejadas à medida que percebia as hipóteses dascrianças, seus interesses e necessidades. Na conclusão observei que a linguagem escrita não é adquirida e sim construída passo a passo pela criança e que a integração das diferentes linguagens é de grande importância para este processo de construção.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGProfessores de ensino fundamental FormaçãoEducação de criançasEscrita (ensino de primeiro grau) estudo e ensino Educação InfantilEscritaHipEstudo das hipóteses que as crianças apresentam sobre a construção da escrita em uma turma de 3 anos.info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALc_tia_pereira_fernandes.pdfapplication/pdf5815980https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-AEHMU3/1/c_tia_pereira_fernandes.pdfb89a752d0a792f1da22083255709ef1eMD51TEXTc_tia_pereira_fernandes.pdf.txtc_tia_pereira_fernandes.pdf.txtExtracted texttext/plain70965https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-AEHMU3/2/c_tia_pereira_fernandes.pdf.txt71b1af9cd1921c9c394229c55bac4f71MD521843/BUBD-AEHMU32019-11-14 22:16:04.974oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUBD-AEHMU3Repositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-15T01:16:04Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Estudo das hipóteses que as crianças apresentam sobre a construção da escrita em uma turma de 3 anos. |
title |
Estudo das hipóteses que as crianças apresentam sobre a construção da escrita em uma turma de 3 anos. |
spellingShingle |
Estudo das hipóteses que as crianças apresentam sobre a construção da escrita em uma turma de 3 anos. Catia Pereira Fernandes Educação Infantil Escrita Hip Professores de ensino fundamental Formação Educação de crianças Escrita (ensino de primeiro grau) estudo e ensino |
title_short |
Estudo das hipóteses que as crianças apresentam sobre a construção da escrita em uma turma de 3 anos. |
title_full |
Estudo das hipóteses que as crianças apresentam sobre a construção da escrita em uma turma de 3 anos. |
title_fullStr |
Estudo das hipóteses que as crianças apresentam sobre a construção da escrita em uma turma de 3 anos. |
title_full_unstemmed |
Estudo das hipóteses que as crianças apresentam sobre a construção da escrita em uma turma de 3 anos. |
title_sort |
Estudo das hipóteses que as crianças apresentam sobre a construção da escrita em uma turma de 3 anos. |
author |
Catia Pereira Fernandes |
author_facet |
Catia Pereira Fernandes |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Maria Carolina da Silva |
dc.contributor.referee1.fl_str_mv |
Livia Maria Fraga Vieira |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Catia Pereira Fernandes |
contributor_str_mv |
Maria Carolina da Silva Livia Maria Fraga Vieira |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação Infantil Escrita Hip |
topic |
Educação Infantil Escrita Hip Professores de ensino fundamental Formação Educação de crianças Escrita (ensino de primeiro grau) estudo e ensino |
dc.subject.other.pt_BR.fl_str_mv |
Professores de ensino fundamental Formação Educação de crianças Escrita (ensino de primeiro grau) estudo e ensino |
description |
Este trabalho de conclusão de Especialização em Múltiplas Linguagens na Educação Infantil realizou um estudo através de pesquisas bibliográficas e também do método de observação participante sobre as hipóteses que as crianças apresentam na construção da escrita em uma turma de 3 anos. O objetivo geral foianalisar estas hipóteses e como o professor pode fazer para avançar no processo de apropriação da língua escrita. Os objetivos específicos analisaram as metodologias e atividades utilizadas como estratégias neste processo e pontuou as possíveis intervenções. Os autores que contribuíram para este estudo foram: Emília Ferreiro (1985), Lev Vygotsky (1998), Magda Soares (1998) e Mônica Correia Batista (2010). Por motivo da minha pouca experiência com a faixa etária e porlimitação teórica, neste trabalho não foi realizado um plano de ação traçado anteriormente à realização da prática. Ao longo do ano de 2014 fui realizando atividades que possibilitaram nas crianças o desenvolvimento de muitas habilidades e capacidades que contribuíram para a aquisição do conhecimento sobre linguagem escrita. Essas atividades eram planejadas à medida que percebia as hipóteses dascrianças, seus interesses e necessidades. Na conclusão observei que a linguagem escrita não é adquirida e sim construída passo a passo pela criança e que a integração das diferentes linguagens é de grande importância para este processo de construção. |
publishDate |
2015 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2015-05-09 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2019-08-13T09:03:57Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2019-08-13T09:03:57Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/1843/BUBD-AEHMU3 |
url |
http://hdl.handle.net/1843/BUBD-AEHMU3 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Minas Gerais |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFMG |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Minas Gerais |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFMG instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) instacron:UFMG |
instname_str |
Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
instacron_str |
UFMG |
institution |
UFMG |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFMG |
collection |
Repositório Institucional da UFMG |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-AEHMU3/1/c_tia_pereira_fernandes.pdf https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-AEHMU3/2/c_tia_pereira_fernandes.pdf.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
b89a752d0a792f1da22083255709ef1e 71b1af9cd1921c9c394229c55bac4f71 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1803589265170366464 |