Estudo das hipóteses que as crianças apresentam sobre a construção da escrita em uma turma de 3 anos.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Catia Pereira Fernandes
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFMG
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1843/BUBD-AEHMU3
Resumo: Este trabalho de conclusão de Especialização em Múltiplas Linguagens na Educação Infantil realizou um estudo através de pesquisas bibliográficas e também do método de observação participante sobre as hipóteses que as crianças apresentam na construção da escrita em uma turma de 3 anos. O objetivo geral foianalisar estas hipóteses e como o professor pode fazer para avançar no processo de apropriação da língua escrita. Os objetivos específicos analisaram as metodologias e atividades utilizadas como estratégias neste processo e pontuou as possíveis intervenções. Os autores que contribuíram para este estudo foram: Emília Ferreiro (1985), Lev Vygotsky (1998), Magda Soares (1998) e Mônica Correia Batista (2010). Por motivo da minha pouca experiência com a faixa etária e porlimitação teórica, neste trabalho não foi realizado um plano de ação traçado anteriormente à realização da prática. Ao longo do ano de 2014 fui realizando atividades que possibilitaram nas crianças o desenvolvimento de muitas habilidades e capacidades que contribuíram para a aquisição do conhecimento sobre linguagem escrita. Essas atividades eram planejadas à medida que percebia as hipóteses dascrianças, seus interesses e necessidades. Na conclusão observei que a linguagem escrita não é adquirida e sim construída passo a passo pela criança e que a integração das diferentes linguagens é de grande importância para este processo de construção.
id UFMG_dbe4a65f76edf0969f3797eb62527de0
oai_identifier_str oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUBD-AEHMU3
network_acronym_str UFMG
network_name_str Repositório Institucional da UFMG
repository_id_str
spelling Maria Carolina da SilvaLivia Maria Fraga VieiraCatia Pereira Fernandes2019-08-13T09:03:57Z2019-08-13T09:03:57Z2015-05-09http://hdl.handle.net/1843/BUBD-AEHMU3Este trabalho de conclusão de Especialização em Múltiplas Linguagens na Educação Infantil realizou um estudo através de pesquisas bibliográficas e também do método de observação participante sobre as hipóteses que as crianças apresentam na construção da escrita em uma turma de 3 anos. O objetivo geral foianalisar estas hipóteses e como o professor pode fazer para avançar no processo de apropriação da língua escrita. Os objetivos específicos analisaram as metodologias e atividades utilizadas como estratégias neste processo e pontuou as possíveis intervenções. Os autores que contribuíram para este estudo foram: Emília Ferreiro (1985), Lev Vygotsky (1998), Magda Soares (1998) e Mônica Correia Batista (2010). Por motivo da minha pouca experiência com a faixa etária e porlimitação teórica, neste trabalho não foi realizado um plano de ação traçado anteriormente à realização da prática. Ao longo do ano de 2014 fui realizando atividades que possibilitaram nas crianças o desenvolvimento de muitas habilidades e capacidades que contribuíram para a aquisição do conhecimento sobre linguagem escrita. Essas atividades eram planejadas à medida que percebia as hipóteses dascrianças, seus interesses e necessidades. Na conclusão observei que a linguagem escrita não é adquirida e sim construída passo a passo pela criança e que a integração das diferentes linguagens é de grande importância para este processo de construção.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGProfessores de ensino fundamental FormaçãoEducação de criançasEscrita (ensino de primeiro grau) estudo e ensino Educação InfantilEscritaHipEstudo das hipóteses que as crianças apresentam sobre a construção da escrita em uma turma de 3 anos.info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALc_tia_pereira_fernandes.pdfapplication/pdf5815980https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-AEHMU3/1/c_tia_pereira_fernandes.pdfb89a752d0a792f1da22083255709ef1eMD51TEXTc_tia_pereira_fernandes.pdf.txtc_tia_pereira_fernandes.pdf.txtExtracted texttext/plain70965https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-AEHMU3/2/c_tia_pereira_fernandes.pdf.txt71b1af9cd1921c9c394229c55bac4f71MD521843/BUBD-AEHMU32019-11-14 22:16:04.974oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUBD-AEHMU3Repositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-15T01:16:04Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Estudo das hipóteses que as crianças apresentam sobre a construção da escrita em uma turma de 3 anos.
title Estudo das hipóteses que as crianças apresentam sobre a construção da escrita em uma turma de 3 anos.
spellingShingle Estudo das hipóteses que as crianças apresentam sobre a construção da escrita em uma turma de 3 anos.
Catia Pereira Fernandes
Educação Infantil
Escrita
Hip
Professores de ensino fundamental Formação
Educação de crianças
Escrita (ensino de primeiro grau) estudo e ensino 
title_short Estudo das hipóteses que as crianças apresentam sobre a construção da escrita em uma turma de 3 anos.
title_full Estudo das hipóteses que as crianças apresentam sobre a construção da escrita em uma turma de 3 anos.
title_fullStr Estudo das hipóteses que as crianças apresentam sobre a construção da escrita em uma turma de 3 anos.
title_full_unstemmed Estudo das hipóteses que as crianças apresentam sobre a construção da escrita em uma turma de 3 anos.
title_sort Estudo das hipóteses que as crianças apresentam sobre a construção da escrita em uma turma de 3 anos.
author Catia Pereira Fernandes
author_facet Catia Pereira Fernandes
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Maria Carolina da Silva
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Livia Maria Fraga Vieira
dc.contributor.author.fl_str_mv Catia Pereira Fernandes
contributor_str_mv Maria Carolina da Silva
Livia Maria Fraga Vieira
dc.subject.por.fl_str_mv Educação Infantil
Escrita
Hip
topic Educação Infantil
Escrita
Hip
Professores de ensino fundamental Formação
Educação de crianças
Escrita (ensino de primeiro grau) estudo e ensino 
dc.subject.other.pt_BR.fl_str_mv Professores de ensino fundamental Formação
Educação de crianças
Escrita (ensino de primeiro grau) estudo e ensino 
description Este trabalho de conclusão de Especialização em Múltiplas Linguagens na Educação Infantil realizou um estudo através de pesquisas bibliográficas e também do método de observação participante sobre as hipóteses que as crianças apresentam na construção da escrita em uma turma de 3 anos. O objetivo geral foianalisar estas hipóteses e como o professor pode fazer para avançar no processo de apropriação da língua escrita. Os objetivos específicos analisaram as metodologias e atividades utilizadas como estratégias neste processo e pontuou as possíveis intervenções. Os autores que contribuíram para este estudo foram: Emília Ferreiro (1985), Lev Vygotsky (1998), Magda Soares (1998) e Mônica Correia Batista (2010). Por motivo da minha pouca experiência com a faixa etária e porlimitação teórica, neste trabalho não foi realizado um plano de ação traçado anteriormente à realização da prática. Ao longo do ano de 2014 fui realizando atividades que possibilitaram nas crianças o desenvolvimento de muitas habilidades e capacidades que contribuíram para a aquisição do conhecimento sobre linguagem escrita. Essas atividades eram planejadas à medida que percebia as hipóteses dascrianças, seus interesses e necessidades. Na conclusão observei que a linguagem escrita não é adquirida e sim construída passo a passo pela criança e que a integração das diferentes linguagens é de grande importância para este processo de construção.
publishDate 2015
dc.date.issued.fl_str_mv 2015-05-09
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-08-13T09:03:57Z
dc.date.available.fl_str_mv 2019-08-13T09:03:57Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1843/BUBD-AEHMU3
url http://hdl.handle.net/1843/BUBD-AEHMU3
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFMG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFMG
instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron:UFMG
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron_str UFMG
institution UFMG
reponame_str Repositório Institucional da UFMG
collection Repositório Institucional da UFMG
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-AEHMU3/1/c_tia_pereira_fernandes.pdf
https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-AEHMU3/2/c_tia_pereira_fernandes.pdf.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv b89a752d0a792f1da22083255709ef1e
71b1af9cd1921c9c394229c55bac4f71
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1803589265170366464