O uso de analogias no ensino de Ciências

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Adriana de Morais Silva
Data de Publicação: 2007
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFMG
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9AUK4Y
Resumo: Esse trabalho tem como objetivo apresentar uma revisão bibliográfica sobre a importância do uso de analogias no ensino de Ciências e conscientizar professores de Ciências e outros profissionais da educação da importância que deve ser dada ao tema. Nos últimos anos tem sido considerável o aumento do interesse de pesquisadores de educação pelo assunto uso de analogias. Isso pode ser explicado pelo fato de que elas aproximam um domínio menos familiar de um domínio mais familiar e mais acessível ao mundo do aluno, facilitando o processo de ensino-aprendizagem. Porém, o uso indiscriminado das analogias pode funcionar como um obstáculo à apropriação do conhecimento pelo aluno e, portanto, é importante que ele seja feito de forma consciente. Assim, é necessário que o professor possua um conhecimento didático para mediar e reconhecer as potencialidades e limitações desse recurso. O texto apresenta como as analogias têm sido classificadas por alguns autores, vantagens e desvantagens do seu uso, modelos de ensino com analogias e o uso de analogias em livros didáticos. Além disso, traz uma breve discussão sobre aspectos fundamentais a serem observados para o uso de analogias e algumas propostas para futuras pesquisas que complementarão e enriquecerão o estudo do tema.
id UFMG_dc5adf69bd7bc72fad968d969603e5d1
oai_identifier_str oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUBD-9AUK4Y
network_acronym_str UFMG
network_name_str Repositório Institucional da UFMG
repository_id_str
spelling Francisco Angelo CoutinhoAdriana de Morais Silva2019-08-10T21:44:13Z2019-08-10T21:44:13Z2007-07-31http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9AUK4YEsse trabalho tem como objetivo apresentar uma revisão bibliográfica sobre a importância do uso de analogias no ensino de Ciências e conscientizar professores de Ciências e outros profissionais da educação da importância que deve ser dada ao tema. Nos últimos anos tem sido considerável o aumento do interesse de pesquisadores de educação pelo assunto uso de analogias. Isso pode ser explicado pelo fato de que elas aproximam um domínio menos familiar de um domínio mais familiar e mais acessível ao mundo do aluno, facilitando o processo de ensino-aprendizagem. Porém, o uso indiscriminado das analogias pode funcionar como um obstáculo à apropriação do conhecimento pelo aluno e, portanto, é importante que ele seja feito de forma consciente. Assim, é necessário que o professor possua um conhecimento didático para mediar e reconhecer as potencialidades e limitações desse recurso. O texto apresenta como as analogias têm sido classificadas por alguns autores, vantagens e desvantagens do seu uso, modelos de ensino com analogias e o uso de analogias em livros didáticos. Além disso, traz uma breve discussão sobre aspectos fundamentais a serem observados para o uso de analogias e algumas propostas para futuras pesquisas que complementarão e enriquecerão o estudo do tema.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGEducaçãoAnalogia (Lógica)Ciência Estudo e ensinoEnsinoCiênciasAnalogiaO uso de analogias no ensino de Ciênciasinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALmonografia_adriana_de_morais_enci.pdfapplication/pdf118567https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-9AUK4Y/1/monografia_adriana_de_morais_enci.pdfb15d610393a3c441a98ca7901c7fb9ccMD51TEXTmonografia_adriana_de_morais_enci.pdf.txtmonografia_adriana_de_morais_enci.pdf.txtExtracted texttext/plain66109https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-9AUK4Y/2/monografia_adriana_de_morais_enci.pdf.txtd35c0f212c3ece70aa803a054bad65feMD521843/BUBD-9AUK4Y2019-11-14 08:34:40.335oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUBD-9AUK4YRepositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T11:34:40Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv O uso de analogias no ensino de Ciências
title O uso de analogias no ensino de Ciências
spellingShingle O uso de analogias no ensino de Ciências
Adriana de Morais Silva
Ensino
Ciências
Analogia
Educação
Analogia (Lógica)
Ciência Estudo e ensino
title_short O uso de analogias no ensino de Ciências
title_full O uso de analogias no ensino de Ciências
title_fullStr O uso de analogias no ensino de Ciências
title_full_unstemmed O uso de analogias no ensino de Ciências
title_sort O uso de analogias no ensino de Ciências
author Adriana de Morais Silva
author_facet Adriana de Morais Silva
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Francisco Angelo Coutinho
dc.contributor.author.fl_str_mv Adriana de Morais Silva
contributor_str_mv Francisco Angelo Coutinho
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino
Ciências
Analogia
topic Ensino
Ciências
Analogia
Educação
Analogia (Lógica)
Ciência Estudo e ensino
dc.subject.other.pt_BR.fl_str_mv Educação
Analogia (Lógica)
Ciência Estudo e ensino
description Esse trabalho tem como objetivo apresentar uma revisão bibliográfica sobre a importância do uso de analogias no ensino de Ciências e conscientizar professores de Ciências e outros profissionais da educação da importância que deve ser dada ao tema. Nos últimos anos tem sido considerável o aumento do interesse de pesquisadores de educação pelo assunto uso de analogias. Isso pode ser explicado pelo fato de que elas aproximam um domínio menos familiar de um domínio mais familiar e mais acessível ao mundo do aluno, facilitando o processo de ensino-aprendizagem. Porém, o uso indiscriminado das analogias pode funcionar como um obstáculo à apropriação do conhecimento pelo aluno e, portanto, é importante que ele seja feito de forma consciente. Assim, é necessário que o professor possua um conhecimento didático para mediar e reconhecer as potencialidades e limitações desse recurso. O texto apresenta como as analogias têm sido classificadas por alguns autores, vantagens e desvantagens do seu uso, modelos de ensino com analogias e o uso de analogias em livros didáticos. Além disso, traz uma breve discussão sobre aspectos fundamentais a serem observados para o uso de analogias e algumas propostas para futuras pesquisas que complementarão e enriquecerão o estudo do tema.
publishDate 2007
dc.date.issued.fl_str_mv 2007-07-31
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-08-10T21:44:13Z
dc.date.available.fl_str_mv 2019-08-10T21:44:13Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9AUK4Y
url http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9AUK4Y
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFMG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFMG
instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron:UFMG
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron_str UFMG
institution UFMG
reponame_str Repositório Institucional da UFMG
collection Repositório Institucional da UFMG
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-9AUK4Y/1/monografia_adriana_de_morais_enci.pdf
https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-9AUK4Y/2/monografia_adriana_de_morais_enci.pdf.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv b15d610393a3c441a98ca7901c7fb9cc
d35c0f212c3ece70aa803a054bad65fe
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1803589384704884736