Portfólio de sequências didáticas utilizando as tecnologias digitais
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFMG |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/1843/35954 |
Resumo: | O trabalho apresentado é um portfólio de sequências didáticas, que são um recurso metodológico, com etapas e passo a passo bem organizados e ligados com o uso das tecnologias digitais. Consta também o memorial relatando o caminho que percorri até aqui. Contém um total de cinco sequências didáticas, que foram aplicadas em parte ou na totalidade, em uma escola situada no município de Ribeirão das Neves. Durante a elaboração das sequencias didáticas, procurei temas que fossem relevantes para a vida das crianças, trabalhando em grupos, orientando-as a aprenderem a se comunicar, e para isto, utilizaram cartazes, reportagens, convites, vídeos, áudios, fotografias, jogos e escrita de notícias, com ajuda das tecnologias digitais e os diversos recursos e possibilidades que elas nos oferecem e que podem tornar as aulas mais atraentes e eficazes. Mas, introduzir as tecnologias em aulas numa escola de periferia, onde muitas vezes os recursos são escassos, não é um trabalho fácil, porém um desafio a ser superado. Durante a aplicação das sequências didáticas, mesmo com um planejamento prévio e reserva de espaço, teste de aparelhos e adequações do ambiente, ocorreram alterações de dia ou horário do planejamento. O uso das diversas ferramentas tecnológicas foi de grande importância na vida de cada aluno, pois além do entretenimento que já é bem conhecido deles, pudemos comprovar que as aulas ficaram mais dinâmicas e os alunos, mais autores e produtores do próprio conhecimento. Portanto, é importante buscar novos caminhos, metodologias, investimentos em materiais e até recursos novos, pois tudo isso é capaz de trazer resultados positivos ao espaço escolar. |
id |
UFMG_dc63549b8d2375f107411ca048680cb3 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufmg.br:1843/35954 |
network_acronym_str |
UFMG |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFMG |
repository_id_str |
|
spelling |
Portfólio de sequências didáticas utilizando as tecnologias digitaisTecnologia digitalSequências didáticasMemorialRibeirão das NevesRecursosDinâmicaEnsino fundamental - Tecnologias digitaisEnsino fundamental - Sequências didáticas - Material didáticoEnsino fundamental - Recursos tecnológicosO trabalho apresentado é um portfólio de sequências didáticas, que são um recurso metodológico, com etapas e passo a passo bem organizados e ligados com o uso das tecnologias digitais. Consta também o memorial relatando o caminho que percorri até aqui. Contém um total de cinco sequências didáticas, que foram aplicadas em parte ou na totalidade, em uma escola situada no município de Ribeirão das Neves. Durante a elaboração das sequencias didáticas, procurei temas que fossem relevantes para a vida das crianças, trabalhando em grupos, orientando-as a aprenderem a se comunicar, e para isto, utilizaram cartazes, reportagens, convites, vídeos, áudios, fotografias, jogos e escrita de notícias, com ajuda das tecnologias digitais e os diversos recursos e possibilidades que elas nos oferecem e que podem tornar as aulas mais atraentes e eficazes. Mas, introduzir as tecnologias em aulas numa escola de periferia, onde muitas vezes os recursos são escassos, não é um trabalho fácil, porém um desafio a ser superado. Durante a aplicação das sequências didáticas, mesmo com um planejamento prévio e reserva de espaço, teste de aparelhos e adequações do ambiente, ocorreram alterações de dia ou horário do planejamento. O uso das diversas ferramentas tecnológicas foi de grande importância na vida de cada aluno, pois além do entretenimento que já é bem conhecido deles, pudemos comprovar que as aulas ficaram mais dinâmicas e os alunos, mais autores e produtores do próprio conhecimento. Portanto, é importante buscar novos caminhos, metodologias, investimentos em materiais e até recursos novos, pois tudo isso é capaz de trazer resultados positivos ao espaço escolar.CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível SuperiorUniversidade Federal de Minas GeraisBrasilCP - CENTRO PEDAGOGICO - 1o.GRAUCurso de Especialização em Tecnologias Digitais e Educação 3.0UFMGFelipe Sales de Oliveirahttp://lattes.cnpq.br/0425628894675507Leandra de Castro Gonzaga FigueiróRosinalva Almeida Santos de Jesus2021-05-12T16:30:12Z2021-05-12T16:30:12Z2019-11-30Monografia (especialização)info:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1843/35954porhttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/pt/info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMG2021-05-12T16:30:12Zoai:repositorio.ufmg.br:1843/35954Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oairepositorio@ufmg.bropendoar:2021-05-12T16:30:12Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Portfólio de sequências didáticas utilizando as tecnologias digitais |
title |
Portfólio de sequências didáticas utilizando as tecnologias digitais |
spellingShingle |
Portfólio de sequências didáticas utilizando as tecnologias digitais Rosinalva Almeida Santos de Jesus Tecnologia digital Sequências didáticas Memorial Ribeirão das Neves Recursos Dinâmica Ensino fundamental - Tecnologias digitais Ensino fundamental - Sequências didáticas - Material didático Ensino fundamental - Recursos tecnológicos |
title_short |
Portfólio de sequências didáticas utilizando as tecnologias digitais |
title_full |
Portfólio de sequências didáticas utilizando as tecnologias digitais |
title_fullStr |
Portfólio de sequências didáticas utilizando as tecnologias digitais |
title_full_unstemmed |
Portfólio de sequências didáticas utilizando as tecnologias digitais |
title_sort |
Portfólio de sequências didáticas utilizando as tecnologias digitais |
author |
Rosinalva Almeida Santos de Jesus |
author_facet |
Rosinalva Almeida Santos de Jesus |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Felipe Sales de Oliveira http://lattes.cnpq.br/0425628894675507 Leandra de Castro Gonzaga Figueiró |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Rosinalva Almeida Santos de Jesus |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Tecnologia digital Sequências didáticas Memorial Ribeirão das Neves Recursos Dinâmica Ensino fundamental - Tecnologias digitais Ensino fundamental - Sequências didáticas - Material didático Ensino fundamental - Recursos tecnológicos |
topic |
Tecnologia digital Sequências didáticas Memorial Ribeirão das Neves Recursos Dinâmica Ensino fundamental - Tecnologias digitais Ensino fundamental - Sequências didáticas - Material didático Ensino fundamental - Recursos tecnológicos |
description |
O trabalho apresentado é um portfólio de sequências didáticas, que são um recurso metodológico, com etapas e passo a passo bem organizados e ligados com o uso das tecnologias digitais. Consta também o memorial relatando o caminho que percorri até aqui. Contém um total de cinco sequências didáticas, que foram aplicadas em parte ou na totalidade, em uma escola situada no município de Ribeirão das Neves. Durante a elaboração das sequencias didáticas, procurei temas que fossem relevantes para a vida das crianças, trabalhando em grupos, orientando-as a aprenderem a se comunicar, e para isto, utilizaram cartazes, reportagens, convites, vídeos, áudios, fotografias, jogos e escrita de notícias, com ajuda das tecnologias digitais e os diversos recursos e possibilidades que elas nos oferecem e que podem tornar as aulas mais atraentes e eficazes. Mas, introduzir as tecnologias em aulas numa escola de periferia, onde muitas vezes os recursos são escassos, não é um trabalho fácil, porém um desafio a ser superado. Durante a aplicação das sequências didáticas, mesmo com um planejamento prévio e reserva de espaço, teste de aparelhos e adequações do ambiente, ocorreram alterações de dia ou horário do planejamento. O uso das diversas ferramentas tecnológicas foi de grande importância na vida de cada aluno, pois além do entretenimento que já é bem conhecido deles, pudemos comprovar que as aulas ficaram mais dinâmicas e os alunos, mais autores e produtores do próprio conhecimento. Portanto, é importante buscar novos caminhos, metodologias, investimentos em materiais e até recursos novos, pois tudo isso é capaz de trazer resultados positivos ao espaço escolar. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-11-30 2021-05-12T16:30:12Z 2021-05-12T16:30:12Z |
dc.type.driver.fl_str_mv |
Monografia (especialização) |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/1843/35954 |
url |
http://hdl.handle.net/1843/35954 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/pt/ info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/pt/ |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Minas Gerais Brasil CP - CENTRO PEDAGOGICO - 1o.GRAU Curso de Especialização em Tecnologias Digitais e Educação 3.0 UFMG |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Minas Gerais Brasil CP - CENTRO PEDAGOGICO - 1o.GRAU Curso de Especialização em Tecnologias Digitais e Educação 3.0 UFMG |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFMG instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) instacron:UFMG |
instname_str |
Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
instacron_str |
UFMG |
institution |
UFMG |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFMG |
collection |
Repositório Institucional da UFMG |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
repository.mail.fl_str_mv |
repositorio@ufmg.br |
_version_ |
1816829759420628992 |