Portfólio de sequências didáticas utilizando as tecnologias digitais

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rosinalva Almeida Santos de Jesus
Data de Publicação: 2019
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFMG
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1843/35954
Resumo: O trabalho apresentado é um portfólio de sequências didáticas, que são um recurso metodológico, com etapas e passo a passo bem organizados e ligados com o uso das tecnologias digitais. Consta também o memorial relatando o caminho que percorri até aqui. Contém um total de cinco sequências didáticas, que foram aplicadas em parte ou na totalidade, em uma escola situada no município de Ribeirão das Neves. Durante a elaboração das sequencias didáticas, procurei temas que fossem relevantes para a vida das crianças, trabalhando em grupos, orientando-as a aprenderem a se comunicar, e para isto, utilizaram cartazes, reportagens, convites, vídeos, áudios, fotografias, jogos e escrita de notícias, com ajuda das tecnologias digitais e os diversos recursos e possibilidades que elas nos oferecem e que podem tornar as aulas mais atraentes e eficazes. Mas, introduzir as tecnologias em aulas numa escola de periferia, onde muitas vezes os recursos são escassos, não é um trabalho fácil, porém um desafio a ser superado. Durante a aplicação das sequências didáticas, mesmo com um planejamento prévio e reserva de espaço, teste de aparelhos e adequações do ambiente, ocorreram alterações de dia ou horário do planejamento. O uso das diversas ferramentas tecnológicas foi de grande importância na vida de cada aluno, pois além do entretenimento que já é bem conhecido deles, pudemos comprovar que as aulas ficaram mais dinâmicas e os alunos, mais autores e produtores do próprio conhecimento. Portanto, é importante buscar novos caminhos, metodologias, investimentos em materiais e até recursos novos, pois tudo isso é capaz de trazer resultados positivos ao espaço escolar.
id UFMG_dc63549b8d2375f107411ca048680cb3
oai_identifier_str oai:repositorio.ufmg.br:1843/35954
network_acronym_str UFMG
network_name_str Repositório Institucional da UFMG
repository_id_str
spelling Portfólio de sequências didáticas utilizando as tecnologias digitaisTecnologia digitalSequências didáticasMemorialRibeirão das NevesRecursosDinâmicaEnsino fundamental - Tecnologias digitaisEnsino fundamental - Sequências didáticas - Material didáticoEnsino fundamental - Recursos tecnológicosO trabalho apresentado é um portfólio de sequências didáticas, que são um recurso metodológico, com etapas e passo a passo bem organizados e ligados com o uso das tecnologias digitais. Consta também o memorial relatando o caminho que percorri até aqui. Contém um total de cinco sequências didáticas, que foram aplicadas em parte ou na totalidade, em uma escola situada no município de Ribeirão das Neves. Durante a elaboração das sequencias didáticas, procurei temas que fossem relevantes para a vida das crianças, trabalhando em grupos, orientando-as a aprenderem a se comunicar, e para isto, utilizaram cartazes, reportagens, convites, vídeos, áudios, fotografias, jogos e escrita de notícias, com ajuda das tecnologias digitais e os diversos recursos e possibilidades que elas nos oferecem e que podem tornar as aulas mais atraentes e eficazes. Mas, introduzir as tecnologias em aulas numa escola de periferia, onde muitas vezes os recursos são escassos, não é um trabalho fácil, porém um desafio a ser superado. Durante a aplicação das sequências didáticas, mesmo com um planejamento prévio e reserva de espaço, teste de aparelhos e adequações do ambiente, ocorreram alterações de dia ou horário do planejamento. O uso das diversas ferramentas tecnológicas foi de grande importância na vida de cada aluno, pois além do entretenimento que já é bem conhecido deles, pudemos comprovar que as aulas ficaram mais dinâmicas e os alunos, mais autores e produtores do próprio conhecimento. Portanto, é importante buscar novos caminhos, metodologias, investimentos em materiais e até recursos novos, pois tudo isso é capaz de trazer resultados positivos ao espaço escolar.CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível SuperiorUniversidade Federal de Minas GeraisBrasilCP - CENTRO PEDAGOGICO - 1o.GRAUCurso de Especialização em Tecnologias Digitais e Educação 3.0UFMGFelipe Sales de Oliveirahttp://lattes.cnpq.br/0425628894675507Leandra de Castro Gonzaga FigueiróRosinalva Almeida Santos de Jesus2021-05-12T16:30:12Z2021-05-12T16:30:12Z2019-11-30Monografia (especialização)info:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1843/35954porhttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/pt/info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMG2021-05-12T16:30:12Zoai:repositorio.ufmg.br:1843/35954Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oairepositorio@ufmg.bropendoar:2021-05-12T16:30:12Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
dc.title.none.fl_str_mv Portfólio de sequências didáticas utilizando as tecnologias digitais
title Portfólio de sequências didáticas utilizando as tecnologias digitais
spellingShingle Portfólio de sequências didáticas utilizando as tecnologias digitais
Rosinalva Almeida Santos de Jesus
Tecnologia digital
Sequências didáticas
Memorial
Ribeirão das Neves
Recursos
Dinâmica
Ensino fundamental - Tecnologias digitais
Ensino fundamental - Sequências didáticas - Material didático
Ensino fundamental - Recursos tecnológicos
title_short Portfólio de sequências didáticas utilizando as tecnologias digitais
title_full Portfólio de sequências didáticas utilizando as tecnologias digitais
title_fullStr Portfólio de sequências didáticas utilizando as tecnologias digitais
title_full_unstemmed Portfólio de sequências didáticas utilizando as tecnologias digitais
title_sort Portfólio de sequências didáticas utilizando as tecnologias digitais
author Rosinalva Almeida Santos de Jesus
author_facet Rosinalva Almeida Santos de Jesus
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Felipe Sales de Oliveira
http://lattes.cnpq.br/0425628894675507
Leandra de Castro Gonzaga Figueiró
dc.contributor.author.fl_str_mv Rosinalva Almeida Santos de Jesus
dc.subject.por.fl_str_mv Tecnologia digital
Sequências didáticas
Memorial
Ribeirão das Neves
Recursos
Dinâmica
Ensino fundamental - Tecnologias digitais
Ensino fundamental - Sequências didáticas - Material didático
Ensino fundamental - Recursos tecnológicos
topic Tecnologia digital
Sequências didáticas
Memorial
Ribeirão das Neves
Recursos
Dinâmica
Ensino fundamental - Tecnologias digitais
Ensino fundamental - Sequências didáticas - Material didático
Ensino fundamental - Recursos tecnológicos
description O trabalho apresentado é um portfólio de sequências didáticas, que são um recurso metodológico, com etapas e passo a passo bem organizados e ligados com o uso das tecnologias digitais. Consta também o memorial relatando o caminho que percorri até aqui. Contém um total de cinco sequências didáticas, que foram aplicadas em parte ou na totalidade, em uma escola situada no município de Ribeirão das Neves. Durante a elaboração das sequencias didáticas, procurei temas que fossem relevantes para a vida das crianças, trabalhando em grupos, orientando-as a aprenderem a se comunicar, e para isto, utilizaram cartazes, reportagens, convites, vídeos, áudios, fotografias, jogos e escrita de notícias, com ajuda das tecnologias digitais e os diversos recursos e possibilidades que elas nos oferecem e que podem tornar as aulas mais atraentes e eficazes. Mas, introduzir as tecnologias em aulas numa escola de periferia, onde muitas vezes os recursos são escassos, não é um trabalho fácil, porém um desafio a ser superado. Durante a aplicação das sequências didáticas, mesmo com um planejamento prévio e reserva de espaço, teste de aparelhos e adequações do ambiente, ocorreram alterações de dia ou horário do planejamento. O uso das diversas ferramentas tecnológicas foi de grande importância na vida de cada aluno, pois além do entretenimento que já é bem conhecido deles, pudemos comprovar que as aulas ficaram mais dinâmicas e os alunos, mais autores e produtores do próprio conhecimento. Portanto, é importante buscar novos caminhos, metodologias, investimentos em materiais e até recursos novos, pois tudo isso é capaz de trazer resultados positivos ao espaço escolar.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-11-30
2021-05-12T16:30:12Z
2021-05-12T16:30:12Z
dc.type.driver.fl_str_mv Monografia (especialização)
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1843/35954
url http://hdl.handle.net/1843/35954
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/pt/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/pt/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
Brasil
CP - CENTRO PEDAGOGICO - 1o.GRAU
Curso de Especialização em Tecnologias Digitais e Educação 3.0
UFMG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
Brasil
CP - CENTRO PEDAGOGICO - 1o.GRAU
Curso de Especialização em Tecnologias Digitais e Educação 3.0
UFMG
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFMG
instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron:UFMG
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron_str UFMG
institution UFMG
reponame_str Repositório Institucional da UFMG
collection Repositório Institucional da UFMG
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@ufmg.br
_version_ 1816829759420628992