Fatores de permanência e evasão no Programa de Educação Profissional de Minas Gerais (PEP/MG): 2007 A 2010

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Wander Augusto Silva
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFMG
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9BWJXG
Resumo: O objetivo desta pesquisa é o de identificar alguns dos motivos que levam os alunos do Programa de Educação Profissional do Estado de Minas Gerais (PEP/MG) a abandonarem o curso de formação profissional ou a permanecer nesse programa até a obtenção do diploma de Técnico de nível médio. As pesquisas realizadas nesta tese sobre esse Programa indicam a existência de altos índices de abandono escolar, com ocorrência média de desistência de alunos da ordem de 30%. O PEP/MG é gratuito para o aluno, uma vez que o governo do Estado de Minas Gerais paga o curso e também o material didático a ser utilizado pelo estudante em escolas privadas profissionalizantes do Estado. O fenômeno da evasão no PEP/MG constitui um sério problema para o ensino e a inserção social devido ao alto investimento público a ele direcionado. Este estudo investiga os possíveis motivos dessa evasão escolar e as condições que poderiam viabilizar a permanência do aluno. Inicia-se no ano de 2007, ano de criação do Programa, terminando em 2010. Para concretizar os objetivos propostos, partiu-se de estudos teóricos sobre a Evasão escolar e o Ensino Profissionalizante. Posteriormente, adotou-se o trajeto metodológico da triangulação de pesquisa, envolvendo duas pesquisas empíricas sobre o PEP/MG, realizadas pelo autor, e dados estatísticos secundários sobre a evasão no PEP/MG do Governo Mineiro. Os estudos sobre o fenômeno da evasão escolar ganham expressividade com a democratização do acesso à educação profissional. Mostra-se a existência de poucos estudos sobre a evasão escolar no Brasil e, em específico, no ensino médio técnico. No campo teórico, este trabalho analisa a organização da escola e o seu lugar na formação profissional. Para isso, recorre-se aos conceitos da Escola Ativa, da Teoria do Capital Humano, do Estado Mínimo, do neoliberalismo e da Escola Unitária. A evasão escolar é atualmente um dos grandes problemas do ensino médio e, em particular, do ensino profissionalizante no Brasil. Em Minas Gerais, através do PEP/MG, esse problema é evidenciado conforme indicam os altos níveis de abandono.
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Este estudo investiga os possíveis motivos dessa evasão escolar e as condições que poderiam viabilizar a permanência do aluno. Inicia-se no ano de 2007, ano de criação do Programa, terminando em 2010. Para concretizar os objetivos propostos, partiu-se de estudos teóricos sobre a Evasão escolar e o Ensino Profissionalizante. Posteriormente, adotou-se o trajeto metodológico da triangulação de pesquisa, envolvendo duas pesquisas empíricas sobre o PEP/MG, realizadas pelo autor, e dados estatísticos secundários sobre a evasão no PEP/MG do Governo Mineiro. Os estudos sobre o fenômeno da evasão escolar ganham expressividade com a democratização do acesso à educação profissional. Mostra-se a existência de poucos estudos sobre a evasão escolar no Brasil e, em específico, no ensino médio técnico. No campo teórico, este trabalho analisa a organização da escola e o seu lugar na formação profissional. Para isso, recorre-se aos conceitos da Escola Ativa, da Teoria do Capital Humano, do Estado Mínimo, do neoliberalismo e da Escola Unitária. A evasão escolar é atualmente um dos grandes problemas do ensino médio e, em particular, do ensino profissionalizante no Brasil. Em Minas Gerais, através do PEP/MG, esse problema é evidenciado conforme indicam os altos níveis de abandono.The main objective of the present work is identifying some of the reasons that lead the students of the Programa de Educação Profissional do Estado de Minas Gerais Vocational Training Program of Minas the Gerais State of Brazil (PEP/MG) to leave the vocational training course or to continuing on the program until getting the degree of technician of medium level. The researches carried out on that thesis on the program evince the existence of high rates of dropout, with average occurrence of desistence of students around 30% by classroom. The PEP/MG is free of charge for the student, since the govern of the state of Minas Gerais pays for the course and also for the didactical material to be used by the student in private vocational schools of the State. The dropout phenomenon in PEP/MG constitutes a serious problem for the educational system of the State due to the high public investment directed towards it. This study investigates the possible reasons for school dropout and the condition that can allow the student's permanence. The investigation begins on the year 2007, date of creation of the Program, and finishes in 2010. In order to achieve the goals set, we begun with the theoretical studies on School Dropout and Vocational Teaching. Later, we adopted the methodological approach of triangulation research, involving two empirical studies on PEP/MG, carried out by the author, and secondary statistical data on dropout of PEP/MG program from the government of Minas Gerais. The studies on the dropout school phenomenon gained expressivity with the democratization of access to vocational education. There are few studies on school dropout in Brazil, and specifically on technical medium education. On the theoretical field that work analysis school organization and its place on vocational training, for this it resorts to the concepts of Active School, Human Capital Theory, Minimal State, neoliberalism and Unitary school. School dropout is nowadays one of the biggest problems of high school, and in particular of vocational education in Brazil. In the state of Minas Gerais, by the implementation of PEP/MG, this problem is evinced as it show the high dropout rates.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGEducaçãoEnsino médio Avaliação educacionalEvasão escolar  Ensino profissional  Educação e estado  Minas GeraisEvasão escolarEnsino profissionalizanteEnsino médioFatores de permanência e evasão no Programa de Educação Profissional de Minas Gerais (PEP/MG): 2007 A 2010info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALeducacao_wanderaugustosilva_tese.pdfapplication/pdf3267699https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-9BWJXG/1/educacao_wanderaugustosilva_tese.pdff8d0c91edfa66453dc32f71fedfbe8f8MD51TEXTeducacao_wanderaugustosilva_tese.pdf.txteducacao_wanderaugustosilva_tese.pdf.txtExtracted texttext/plain469208https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-9BWJXG/2/educacao_wanderaugustosilva_tese.pdf.txta96f9f1e1dbf80e7b410984371a8cb87MD521843/BUBD-9BWJXG2019-11-14 06:04:35.119oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUBD-9BWJXGRepositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T09:04:35Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
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