Memória como recurso diegético do drama contemporâneo
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFMG |
Texto Completo: | http://dx.doi.org/10.17851/1982-0739.28.2.18-29 http://hdl.handle.net/1843/68106 https://orcid.org/0000-0003-1281-2092 |
Resumo: | A proposta analítica que fundamenta o presente artigo é de que a memória se torna um recurso diegético em certa produção dramatúrgica contemporânea. Tomando como referência duas dramaturgias de Newton Moreno, Agreste (Malva-Rosa) e Body Art, pretende-se explorar possibilidades de narratividade, encarada como epicização ou como rapsodização, pelo recurso da memória como dispositivo dramatúrgico. Como premissa, entende-se que a memória não é em si apenas conteúdo das peças, mas em especial um elemento instrumental para a formulação dessas estruturas dramatúrgicas. Nesse sentido, as obras em questão são referenciais exemplificadores para a hipótese que ora se delineia, que compreende a estrutura memorialística como formato dramatúrgico em si. No entanto, como elemento inerente à dramaturgia de Moreno, outro elemento estranho ao drama também se torna marcante e se entrelaça ao épico: o eu lírico. |
id |
UFMG_dd6faff083821b3623132001370c672a |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufmg.br:1843/68106 |
network_acronym_str |
UFMG |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFMG |
repository_id_str |
|
spelling |
2024-05-07T18:21:47Z2024-05-07T18:21:47Z20222821829http://dx.doi.org/10.17851/1982-0739.28.2.18-291982-0739http://hdl.handle.net/1843/68106https://orcid.org/0000-0003-1281-2092A proposta analítica que fundamenta o presente artigo é de que a memória se torna um recurso diegético em certa produção dramatúrgica contemporânea. Tomando como referência duas dramaturgias de Newton Moreno, Agreste (Malva-Rosa) e Body Art, pretende-se explorar possibilidades de narratividade, encarada como epicização ou como rapsodização, pelo recurso da memória como dispositivo dramatúrgico. Como premissa, entende-se que a memória não é em si apenas conteúdo das peças, mas em especial um elemento instrumental para a formulação dessas estruturas dramatúrgicas. Nesse sentido, as obras em questão são referenciais exemplificadores para a hipótese que ora se delineia, que compreende a estrutura memorialística como formato dramatúrgico em si. No entanto, como elemento inerente à dramaturgia de Moreno, outro elemento estranho ao drama também se torna marcante e se entrelaça ao épico: o eu lírico.The analytical proposal of this paper is based on the idea that memory becomes a diegetic resource in some contemporary dramaturgical production. Taking as reference two dramaturgies by Newton Moreno, Agreste (Malva-Rosa) and Body Art, the objective is to explore possibilities of narrativity, seen as epicization or rhapsodization, through the resource of memory as a dramaturgical device. The premise is that memory is not in itself only the content of the plays, but in particular an instrumental element for the formulation of these dramaturgical structures. In this sense, the works in question are exemplifying references for the hypothesis in view, which understands the memorialistic structure as a dramaturgical format in itself. However, as an inherent element in Moreno’s dramaturgy, another element foreign to drama also becomes striking and intertwines with the epic: the lyrical speaker.porUniversidade Federal de Minas GeraisUFMGBrasilFALE - FACULDADE DE LETRASEm teseTeatro brasileiroTeatro (Literatura)Teatro contemporâneoTeatro brasileiroNewton MorenoNarratividadeMemóriaMemória como recurso diegético do drama contemporâneoMemory as a diegetic resource of contempory dramainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articlehttps://http://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/emteseElen de Medeirosinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGLICENSELicense.txtLicense.txttext/plain; charset=utf-82042https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/68106/1/License.txtfa505098d172de0bc8864fc1287ffe22MD51ORIGINALMemória como recurso diegético do drama contemporâneo (1).pdfMemória como recurso diegético do drama contemporâneo (1).pdfapplication/pdf207700https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/68106/2/Mem%c3%b3ria%20como%20recurso%20dieg%c3%a9tico%20do%20drama%20contempor%c3%a2neo%20%281%29.pdfbb7c568d1a0ced4089b9a9c0a468677cMD521843/681062024-05-07 15:21:47.658oai:repositorio.ufmg.br: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Repositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2024-05-07T18:21:47Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Memória como recurso diegético do drama contemporâneo |
dc.title.alternative.pt_BR.fl_str_mv |
Memory as a diegetic resource of contempory drama |
title |
Memória como recurso diegético do drama contemporâneo |
spellingShingle |
Memória como recurso diegético do drama contemporâneo Elen de Medeiros Teatro contemporâneo Teatro brasileiro Newton Moreno Narratividade Memória Teatro brasileiro Teatro (Literatura) |
title_short |
Memória como recurso diegético do drama contemporâneo |
title_full |
Memória como recurso diegético do drama contemporâneo |
title_fullStr |
Memória como recurso diegético do drama contemporâneo |
title_full_unstemmed |
Memória como recurso diegético do drama contemporâneo |
title_sort |
Memória como recurso diegético do drama contemporâneo |
author |
Elen de Medeiros |
author_facet |
Elen de Medeiros |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Elen de Medeiros |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Teatro contemporâneo Teatro brasileiro Newton Moreno Narratividade Memória |
topic |
Teatro contemporâneo Teatro brasileiro Newton Moreno Narratividade Memória Teatro brasileiro Teatro (Literatura) |
dc.subject.other.pt_BR.fl_str_mv |
Teatro brasileiro Teatro (Literatura) |
description |
A proposta analítica que fundamenta o presente artigo é de que a memória se torna um recurso diegético em certa produção dramatúrgica contemporânea. Tomando como referência duas dramaturgias de Newton Moreno, Agreste (Malva-Rosa) e Body Art, pretende-se explorar possibilidades de narratividade, encarada como epicização ou como rapsodização, pelo recurso da memória como dispositivo dramatúrgico. Como premissa, entende-se que a memória não é em si apenas conteúdo das peças, mas em especial um elemento instrumental para a formulação dessas estruturas dramatúrgicas. Nesse sentido, as obras em questão são referenciais exemplificadores para a hipótese que ora se delineia, que compreende a estrutura memorialística como formato dramatúrgico em si. No entanto, como elemento inerente à dramaturgia de Moreno, outro elemento estranho ao drama também se torna marcante e se entrelaça ao épico: o eu lírico. |
publishDate |
2022 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2022 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2024-05-07T18:21:47Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2024-05-07T18:21:47Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/1843/68106 |
dc.identifier.doi.pt_BR.fl_str_mv |
http://dx.doi.org/10.17851/1982-0739.28.2.18-29 |
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv |
1982-0739 |
dc.identifier.orcid.pt_BR.fl_str_mv |
https://orcid.org/0000-0003-1281-2092 |
url |
http://dx.doi.org/10.17851/1982-0739.28.2.18-29 http://hdl.handle.net/1843/68106 https://orcid.org/0000-0003-1281-2092 |
identifier_str_mv |
1982-0739 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv |
Em tese |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Minas Gerais |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFMG |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
Brasil |
dc.publisher.department.fl_str_mv |
FALE - FACULDADE DE LETRAS |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Minas Gerais |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFMG instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) instacron:UFMG |
instname_str |
Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
instacron_str |
UFMG |
institution |
UFMG |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFMG |
collection |
Repositório Institucional da UFMG |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/68106/1/License.txt https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/68106/2/Mem%c3%b3ria%20como%20recurso%20dieg%c3%a9tico%20do%20drama%20contempor%c3%a2neo%20%281%29.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
fa505098d172de0bc8864fc1287ffe22 bb7c568d1a0ced4089b9a9c0a468677c |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1803589187997270016 |