Ipseidade e dramaturgia brasileira contemporânea: o si e o outro em Nós, do Grupo Galpão, e Mata teu pai, de Grace Passô
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFMG |
Texto Completo: | https://doi.org/10.9771/rr.v1i37.42517 http://hdl.handle.net/1843/56431 http://orcid.org/0000-0003-1281-2092 |
Resumo: | A partir das análises das peças Nós, de Marcio Abreu e Eduardo Moreira para o espetáculo do Grupo Galpão, e Mata teu pai, de Grace Passô, pretende-se neste artigo articular as reflexões acerca da ipseidade, segundo o pensamento hermenêutico de Paul Ricoeur (2004), com as proposições acerca do drama moderno e contemporâneo, segundo Jean-Pierre Sarrazac (2017). Nesse sentido, tem-se como foco o entendimento dialético entre forma e conteúdo nas duas peças e almeja-se reconhecer como trazem consigo um debate acerca das insurgências do contemporâneo, em especial na relação entre a apresentação do si em cena no embate e na constituição com o outro. |
id |
UFMG_a1c767e2253278add804e428b2757ae7 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufmg.br:1843/56431 |
network_acronym_str |
UFMG |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFMG |
repository_id_str |
|
spelling |
2023-07-17T18:40:10Z2023-07-17T18:40:10Z2022-05-04137103119https://doi.org/10.9771/rr.v1i37.425172175-8131http://hdl.handle.net/1843/56431http://orcid.org/0000-0003-1281-2092A partir das análises das peças Nós, de Marcio Abreu e Eduardo Moreira para o espetáculo do Grupo Galpão, e Mata teu pai, de Grace Passô, pretende-se neste artigo articular as reflexões acerca da ipseidade, segundo o pensamento hermenêutico de Paul Ricoeur (2004), com as proposições acerca do drama moderno e contemporâneo, segundo Jean-Pierre Sarrazac (2017). Nesse sentido, tem-se como foco o entendimento dialético entre forma e conteúdo nas duas peças e almeja-se reconhecer como trazem consigo um debate acerca das insurgências do contemporâneo, em especial na relação entre a apresentação do si em cena no embate e na constituição com o outro.Based on the analysis of the plays “Nós” – by Marcio Abreu and Eduardo Moreira, made for the staging of Grupo Galpão – and “Mata seu pai”, by Grace Passô, this article reflects on ipseity, according to the hermeneutic thinking of Paul Ricoeur (2004), with the propositions about modern and contemporary drama, according to Jean-Pierre Sarrazac (2002; 2017). In this sense, the dialectical understanding between form and content is focused in the two pieces and it aims to recognize how they bring with them a debate about contemporary insurgencies, especially in the relationship between the presentation of the self on the scene in the clash and the constitution with the other.porUniversidade Federal de Minas GeraisUFMGBrasilFALE - FACULDADE DE LETRASRepertórioGrupo GalpãoTeatro (Literatura) - TécnicaTeatro brasileiroTeatro (Literatura) - Sec. XXDramaturgia brasileiraIpseidadeTeatro contemporâneoGrupo GalpãoGrace PassôIpseidade e dramaturgia brasileira contemporânea: o si e o outro em Nós, do Grupo Galpão, e Mata teu pai, de Grace PassôIpseIty and contemporary braziIian dramaturgy: the self and the other in “Nós”, from Galpão, and “Mata seu pai”, by Grace Passôinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleElen de Medeirosapplication/pdfinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGLICENSELicense.txtLicense.txttext/plain; charset=utf-82042https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/56431/1/License.txtfa505098d172de0bc8864fc1287ffe22MD51ORIGINALIpseidade e dramaturgia brasileira contemporânea o si e o outro em Nós, do Grupo Galpão, e Mata teu pai, de Grace Passô.pdfIpseidade e dramaturgia brasileira contemporânea o si e o outro em Nós, do Grupo Galpão, e Mata teu pai, de Grace Passô.pdfapplication/pdf9489096https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/56431/2/Ipseidade%20e%20dramaturgia%20brasileira%20contempor%c3%a2nea%20o%20si%20e%20o%20outro%20em%20N%c3%b3s%2c%20do%20Grupo%20Galp%c3%a3o%2c%20e%20Mata%20teu%20pai%2c%20de%20Grace%20Pass%c3%b4.pdf67a771ee9c02bfffe85b7c75a44f16d8MD521843/564312023-07-17 15:40:10.98oai:repositorio.ufmg.br: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Repositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2023-07-17T18:40:10Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Ipseidade e dramaturgia brasileira contemporânea: o si e o outro em Nós, do Grupo Galpão, e Mata teu pai, de Grace Passô |
dc.title.alternative.pt_BR.fl_str_mv |
IpseIty and contemporary braziIian dramaturgy: the self and the other in “Nós”, from Galpão, and “Mata seu pai”, by Grace Passô |
title |
Ipseidade e dramaturgia brasileira contemporânea: o si e o outro em Nós, do Grupo Galpão, e Mata teu pai, de Grace Passô |
spellingShingle |
Ipseidade e dramaturgia brasileira contemporânea: o si e o outro em Nós, do Grupo Galpão, e Mata teu pai, de Grace Passô Elen de Medeiros Dramaturgia brasileira Ipseidade Teatro contemporâneo Grupo Galpão Grace Passô Grupo Galpão Teatro (Literatura) - Técnica Teatro brasileiro Teatro (Literatura) - Sec. XX |
title_short |
Ipseidade e dramaturgia brasileira contemporânea: o si e o outro em Nós, do Grupo Galpão, e Mata teu pai, de Grace Passô |
title_full |
Ipseidade e dramaturgia brasileira contemporânea: o si e o outro em Nós, do Grupo Galpão, e Mata teu pai, de Grace Passô |
title_fullStr |
Ipseidade e dramaturgia brasileira contemporânea: o si e o outro em Nós, do Grupo Galpão, e Mata teu pai, de Grace Passô |
title_full_unstemmed |
Ipseidade e dramaturgia brasileira contemporânea: o si e o outro em Nós, do Grupo Galpão, e Mata teu pai, de Grace Passô |
title_sort |
Ipseidade e dramaturgia brasileira contemporânea: o si e o outro em Nós, do Grupo Galpão, e Mata teu pai, de Grace Passô |
author |
Elen de Medeiros |
author_facet |
Elen de Medeiros |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Elen de Medeiros |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Dramaturgia brasileira Ipseidade Teatro contemporâneo Grupo Galpão Grace Passô |
topic |
Dramaturgia brasileira Ipseidade Teatro contemporâneo Grupo Galpão Grace Passô Grupo Galpão Teatro (Literatura) - Técnica Teatro brasileiro Teatro (Literatura) - Sec. XX |
dc.subject.other.pt_BR.fl_str_mv |
Grupo Galpão Teatro (Literatura) - Técnica Teatro brasileiro Teatro (Literatura) - Sec. XX |
description |
A partir das análises das peças Nós, de Marcio Abreu e Eduardo Moreira para o espetáculo do Grupo Galpão, e Mata teu pai, de Grace Passô, pretende-se neste artigo articular as reflexões acerca da ipseidade, segundo o pensamento hermenêutico de Paul Ricoeur (2004), com as proposições acerca do drama moderno e contemporâneo, segundo Jean-Pierre Sarrazac (2017). Nesse sentido, tem-se como foco o entendimento dialético entre forma e conteúdo nas duas peças e almeja-se reconhecer como trazem consigo um debate acerca das insurgências do contemporâneo, em especial na relação entre a apresentação do si em cena no embate e na constituição com o outro. |
publishDate |
2022 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2022-05-04 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2023-07-17T18:40:10Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2023-07-17T18:40:10Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/1843/56431 |
dc.identifier.doi.pt_BR.fl_str_mv |
https://doi.org/10.9771/rr.v1i37.42517 |
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv |
2175-8131 |
dc.identifier.orcid.pt_BR.fl_str_mv |
http://orcid.org/0000-0003-1281-2092 |
url |
https://doi.org/10.9771/rr.v1i37.42517 http://hdl.handle.net/1843/56431 http://orcid.org/0000-0003-1281-2092 |
identifier_str_mv |
2175-8131 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv |
Repertório |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Minas Gerais |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFMG |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
Brasil |
dc.publisher.department.fl_str_mv |
FALE - FACULDADE DE LETRAS |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Minas Gerais |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFMG instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) instacron:UFMG |
instname_str |
Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
instacron_str |
UFMG |
institution |
UFMG |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFMG |
collection |
Repositório Institucional da UFMG |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/56431/1/License.txt https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/56431/2/Ipseidade%20e%20dramaturgia%20brasileira%20contempor%c3%a2nea%20o%20si%20e%20o%20outro%20em%20N%c3%b3s%2c%20do%20Grupo%20Galp%c3%a3o%2c%20e%20Mata%20teu%20pai%2c%20de%20Grace%20Pass%c3%b4.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
fa505098d172de0bc8864fc1287ffe22 67a771ee9c02bfffe85b7c75a44f16d8 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1803589264576872448 |