Ipseidade e dramaturgia brasileira contemporânea: o si e o outro em Nós, do Grupo Galpão, e Mata teu pai, de Grace Passô

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Elen de Medeiros
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFMG
Texto Completo: https://doi.org/10.9771/rr.v1i37.42517
http://hdl.handle.net/1843/56431
http://orcid.org/0000-0003-1281-2092
Resumo: A partir das análises das peças Nós, de Marcio Abreu e Eduardo Moreira para o espetáculo do Grupo Galpão, e Mata teu pai, de Grace Passô, pretende-se neste artigo articular as reflexões acerca da ipseidade, segundo o pensamento hermenêutico de Paul Ricoeur (2004), com as proposições acerca do drama moderno e contemporâneo, segundo Jean-Pierre Sarrazac (2017). Nesse sentido, tem-se como foco o entendimento dialético entre forma e conteúdo nas duas peças e almeja-se reconhecer como trazem consigo um debate acerca das insurgências do contemporâneo, em especial na relação entre a apresentação do si em cena no embate e na constituição com o outro.
id UFMG_a1c767e2253278add804e428b2757ae7
oai_identifier_str oai:repositorio.ufmg.br:1843/56431
network_acronym_str UFMG
network_name_str Repositório Institucional da UFMG
repository_id_str
spelling 2023-07-17T18:40:10Z2023-07-17T18:40:10Z2022-05-04137103119https://doi.org/10.9771/rr.v1i37.425172175-8131http://hdl.handle.net/1843/56431http://orcid.org/0000-0003-1281-2092A partir das análises das peças Nós, de Marcio Abreu e Eduardo Moreira para o espetáculo do Grupo Galpão, e Mata teu pai, de Grace Passô, pretende-se neste artigo articular as reflexões acerca da ipseidade, segundo o pensamento hermenêutico de Paul Ricoeur (2004), com as proposições acerca do drama moderno e contemporâneo, segundo Jean-Pierre Sarrazac (2017). Nesse sentido, tem-se como foco o entendimento dialético entre forma e conteúdo nas duas peças e almeja-se reconhecer como trazem consigo um debate acerca das insurgências do contemporâneo, em especial na relação entre a apresentação do si em cena no embate e na constituição com o outro.Based on the analysis of the plays “Nós” – by Marcio Abreu and Eduardo Moreira, made for the staging of Grupo Galpão – and “Mata seu pai”, by Grace Passô, this article reflects on ipseity, according to the hermeneutic thinking of Paul Ricoeur (2004), with the propositions about modern and contemporary drama, according to Jean-Pierre Sarrazac (2002; 2017). In this sense, the dialectical understanding between form and content is focused in the two pieces and it aims to recognize how they bring with them a debate about contemporary insurgencies, especially in the relationship between the presentation of the self on the scene in the clash and the constitution with the other.porUniversidade Federal de Minas GeraisUFMGBrasilFALE - FACULDADE DE LETRASRepertórioGrupo GalpãoTeatro (Literatura) - TécnicaTeatro brasileiroTeatro (Literatura) - Sec. XXDramaturgia brasileiraIpseidadeTeatro contemporâneoGrupo GalpãoGrace PassôIpseidade e dramaturgia brasileira contemporânea: o si e o outro em Nós, do Grupo Galpão, e Mata teu pai, de Grace PassôIpseIty and contemporary braziIian dramaturgy: the self and the other in “Nós”, from Galpão, and “Mata seu pai”, by Grace Passôinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleElen de Medeirosapplication/pdfinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGLICENSELicense.txtLicense.txttext/plain; charset=utf-82042https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/56431/1/License.txtfa505098d172de0bc8864fc1287ffe22MD51ORIGINALIpseidade e dramaturgia brasileira contemporânea o si e o outro em Nós, do Grupo Galpão, e Mata teu pai, de Grace Passô.pdfIpseidade e dramaturgia brasileira contemporânea o si e o outro em Nós, do Grupo Galpão, e Mata teu pai, de Grace Passô.pdfapplication/pdf9489096https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/56431/2/Ipseidade%20e%20dramaturgia%20brasileira%20contempor%c3%a2nea%20o%20si%20e%20o%20outro%20em%20N%c3%b3s%2c%20do%20Grupo%20Galp%c3%a3o%2c%20e%20Mata%20teu%20pai%2c%20de%20Grace%20Pass%c3%b4.pdf67a771ee9c02bfffe85b7c75a44f16d8MD521843/564312023-07-17 15:40:10.98oai:repositorio.ufmg.br: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Repositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2023-07-17T18:40:10Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Ipseidade e dramaturgia brasileira contemporânea: o si e o outro em Nós, do Grupo Galpão, e Mata teu pai, de Grace Passô
dc.title.alternative.pt_BR.fl_str_mv IpseIty and contemporary braziIian dramaturgy: the self and the other in “Nós”, from Galpão, and “Mata seu pai”, by Grace Passô
title Ipseidade e dramaturgia brasileira contemporânea: o si e o outro em Nós, do Grupo Galpão, e Mata teu pai, de Grace Passô
spellingShingle Ipseidade e dramaturgia brasileira contemporânea: o si e o outro em Nós, do Grupo Galpão, e Mata teu pai, de Grace Passô
Elen de Medeiros
Dramaturgia brasileira
Ipseidade
Teatro contemporâneo
Grupo Galpão
Grace Passô
Grupo Galpão
Teatro (Literatura) - Técnica
Teatro brasileiro
Teatro (Literatura) - Sec. XX
title_short Ipseidade e dramaturgia brasileira contemporânea: o si e o outro em Nós, do Grupo Galpão, e Mata teu pai, de Grace Passô
title_full Ipseidade e dramaturgia brasileira contemporânea: o si e o outro em Nós, do Grupo Galpão, e Mata teu pai, de Grace Passô
title_fullStr Ipseidade e dramaturgia brasileira contemporânea: o si e o outro em Nós, do Grupo Galpão, e Mata teu pai, de Grace Passô
title_full_unstemmed Ipseidade e dramaturgia brasileira contemporânea: o si e o outro em Nós, do Grupo Galpão, e Mata teu pai, de Grace Passô
title_sort Ipseidade e dramaturgia brasileira contemporânea: o si e o outro em Nós, do Grupo Galpão, e Mata teu pai, de Grace Passô
author Elen de Medeiros
author_facet Elen de Medeiros
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Elen de Medeiros
dc.subject.por.fl_str_mv Dramaturgia brasileira
Ipseidade
Teatro contemporâneo
Grupo Galpão
Grace Passô
topic Dramaturgia brasileira
Ipseidade
Teatro contemporâneo
Grupo Galpão
Grace Passô
Grupo Galpão
Teatro (Literatura) - Técnica
Teatro brasileiro
Teatro (Literatura) - Sec. XX
dc.subject.other.pt_BR.fl_str_mv Grupo Galpão
Teatro (Literatura) - Técnica
Teatro brasileiro
Teatro (Literatura) - Sec. XX
description A partir das análises das peças Nós, de Marcio Abreu e Eduardo Moreira para o espetáculo do Grupo Galpão, e Mata teu pai, de Grace Passô, pretende-se neste artigo articular as reflexões acerca da ipseidade, segundo o pensamento hermenêutico de Paul Ricoeur (2004), com as proposições acerca do drama moderno e contemporâneo, segundo Jean-Pierre Sarrazac (2017). Nesse sentido, tem-se como foco o entendimento dialético entre forma e conteúdo nas duas peças e almeja-se reconhecer como trazem consigo um debate acerca das insurgências do contemporâneo, em especial na relação entre a apresentação do si em cena no embate e na constituição com o outro.
publishDate 2022
dc.date.issued.fl_str_mv 2022-05-04
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2023-07-17T18:40:10Z
dc.date.available.fl_str_mv 2023-07-17T18:40:10Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1843/56431
dc.identifier.doi.pt_BR.fl_str_mv https://doi.org/10.9771/rr.v1i37.42517
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv 2175-8131
dc.identifier.orcid.pt_BR.fl_str_mv http://orcid.org/0000-0003-1281-2092
url https://doi.org/10.9771/rr.v1i37.42517
http://hdl.handle.net/1843/56431
http://orcid.org/0000-0003-1281-2092
identifier_str_mv 2175-8131
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv Repertório
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFMG
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.publisher.department.fl_str_mv FALE - FACULDADE DE LETRAS
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFMG
instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron:UFMG
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron_str UFMG
institution UFMG
reponame_str Repositório Institucional da UFMG
collection Repositório Institucional da UFMG
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/56431/1/License.txt
https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/56431/2/Ipseidade%20e%20dramaturgia%20brasileira%20contempor%c3%a2nea%20o%20si%20e%20o%20outro%20em%20N%c3%b3s%2c%20do%20Grupo%20Galp%c3%a3o%2c%20e%20Mata%20teu%20pai%2c%20de%20Grace%20Pass%c3%b4.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv fa505098d172de0bc8864fc1287ffe22
67a771ee9c02bfffe85b7c75a44f16d8
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1803589264576872448