Características econômicas de empresas e uso de hedge accounting: um estudo em empresas do setor de consumo não-cíclico listadasno novo mercado da BM&FBOVESPA
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFMG |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/1843/61525 |
Resumo: | Objetivo: O presente estudo objetivou verificar a existência de associação entre uso de hedge accounting, o fato da companhiaestar listada no Novo Mercadoe as características econômicas da empresa, como tamanho, endividamento de curto e longo prazo e desempenho, no período de 2008 a 2014 em empresas de consumo não cíclico listadas na Bolsa de Valores de São Paulo BM&FBOVESPA. Além disso, buscou-se analisar a evolução da divulgação de hedge accountingno mesmo período.Fundamento: As hipóteses testadas neste estudo foram baseadas na Teoria da Divulgação. Método:Realizou-se uma pesquisa descritiva com abordagem quantitativa, mediante levantamento junto ao site da BM&FBOVESPA para verificar se as empresas que compõem a amostra utilizavam a contabilização de hedge accounting. A amostra foi constituída por 34 empresas. Os dados correspondem ao período de 2008 a 2014 e utilizou-se para a regressão o modelo logit com dados empilhados.Resultados:Asevidências apontaram para uma relação positiva e significante entre a dívida de longo prazo e a aplicação da contabilidade de hedge. O tamanho da empresa também influencia positivamente na divulgação (proxydo uso) de hedge accounting. Adicionalmente, pode-se perceber que, no período analisado, o número de empresas que utilizam e divulgam o hedge accountingvêm crescendo,o que demonstra que as empresas estão, cada vez mais, buscando proteção para seus resultados e evidenciando tal fato ao mercado.Contribuições: Oestudo contribui para a literatura de pesquisa de derivativos, especificamente a utilização do hedge accounting. |
id |
UFMG_de239972917df456b9acdb28a51c29d9 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufmg.br:1843/61525 |
network_acronym_str |
UFMG |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFMG |
repository_id_str |
|
spelling |
2023-11-29T18:19:46Z2023-11-29T18:19:46Z201752748710.18405/recfin2017020523181001http://hdl.handle.net/1843/61525Objetivo: O presente estudo objetivou verificar a existência de associação entre uso de hedge accounting, o fato da companhiaestar listada no Novo Mercadoe as características econômicas da empresa, como tamanho, endividamento de curto e longo prazo e desempenho, no período de 2008 a 2014 em empresas de consumo não cíclico listadas na Bolsa de Valores de São Paulo BM&FBOVESPA. Além disso, buscou-se analisar a evolução da divulgação de hedge accountingno mesmo período.Fundamento: As hipóteses testadas neste estudo foram baseadas na Teoria da Divulgação. Método:Realizou-se uma pesquisa descritiva com abordagem quantitativa, mediante levantamento junto ao site da BM&FBOVESPA para verificar se as empresas que compõem a amostra utilizavam a contabilização de hedge accounting. A amostra foi constituída por 34 empresas. Os dados correspondem ao período de 2008 a 2014 e utilizou-se para a regressão o modelo logit com dados empilhados.Resultados:Asevidências apontaram para uma relação positiva e significante entre a dívida de longo prazo e a aplicação da contabilidade de hedge. O tamanho da empresa também influencia positivamente na divulgação (proxydo uso) de hedge accounting. Adicionalmente, pode-se perceber que, no período analisado, o número de empresas que utilizam e divulgam o hedge accountingvêm crescendo,o que demonstra que as empresas estão, cada vez mais, buscando proteção para seus resultados e evidenciando tal fato ao mercado.Contribuições: Oestudo contribui para a literatura de pesquisa de derivativos, especificamente a utilização do hedge accounting.Objective: This study aimed to verify the existence of an association between the use of hedge accounting, the fact of being listed in the segment Novo Mercado and economic characteristics of the company, such as size, short and long term debt and performance in the period of 2008-2014in business consumer staples listed on the São Paulo Stock Exchange BM&FBOVESPA. In addition, we attempted to analyze the evolution of hedge accounting disclosure in the same period.Background: The hypothesis tested in this study were based on the Theory of Disclosure.Method:To achieve the objective, a descriptive research with a quantitative approach was carried out by survey the site of the BM&FBOVESPA to verify that the companies in the sample used to hedge accounting. The sample consisted of 34 companies and the data refer to the period from 2008 to 2014. For the regression the logit model was used with stacked data.Results: The results points to a positive and significant relationship between long-term debt and the application of hedge accounting. Company size also influences positively on disclosure (proxy for use) of hedge accounting. Additionally, it can be seen that in the period analyzed, the number of companies that use and disclosed hedge accounting are growing which shows that companies are increasingly seeking protection for their results and showing this to the market.Contributions: This study contributes to the literature on derivatives research, specifically the use of hedge accounting.porUniversidade Federal de Minas GeraisUFMGBrasilFCE - DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS CONTÁBEISRevista Evidenciação Contábil & FinançasFinançasHedging (Finanças)ContabilidadeHedge accountingDivulgaçãoNovo MercadoCaracterísticas econômicas de empresas e uso de hedge accounting: um estudo em empresas do setor de consumo não-cíclico listadasno novo mercado da BM&FBOVESPAEconomic characteristics of companies and use of hedge accounting: a study in non-cyclical consumer companies listed on the new market of BM&FBOVESPAinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articlehttp://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/recfin/issue/view/1875Mariana Ribeiro PereiraCarolina Moreira PereiraMarlon Mendes SilvaLaura Edith Taboada Pinheiroinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGLICENSELicense.txtLicense.txttext/plain; charset=utf-82042https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/61525/1/License.txtfa505098d172de0bc8864fc1287ffe22MD51ORIGINALCARACTERÍSTICAS ECONÔMICAS DE EMPRESAS E USO DE HEDGE AC-COUNTING.pdfCARACTERÍSTICAS ECONÔMICAS DE EMPRESAS E USO DE HEDGE AC-COUNTING.pdfapplication/pdf2938455https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/61525/2/CARACTER%c3%8dSTICAS%20ECON%c3%94MICAS%20DE%20EMPRESAS%20E%20USO%20DE%20HEDGE%20AC-COUNTING.pdf967f78ce969d49823ba0a386ef6bab76MD521843/615252023-11-29 15:19:47.608oai:repositorio.ufmg.br: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Repositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2023-11-29T18:19:47Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Características econômicas de empresas e uso de hedge accounting: um estudo em empresas do setor de consumo não-cíclico listadasno novo mercado da BM&FBOVESPA |
dc.title.alternative.pt_BR.fl_str_mv |
Economic characteristics of companies and use of hedge accounting: a study in non-cyclical consumer companies listed on the new market of BM&FBOVESPA |
title |
Características econômicas de empresas e uso de hedge accounting: um estudo em empresas do setor de consumo não-cíclico listadasno novo mercado da BM&FBOVESPA |
spellingShingle |
Características econômicas de empresas e uso de hedge accounting: um estudo em empresas do setor de consumo não-cíclico listadasno novo mercado da BM&FBOVESPA Mariana Ribeiro Pereira Hedge accounting Divulgação Novo Mercado Finanças Hedging (Finanças) Contabilidade |
title_short |
Características econômicas de empresas e uso de hedge accounting: um estudo em empresas do setor de consumo não-cíclico listadasno novo mercado da BM&FBOVESPA |
title_full |
Características econômicas de empresas e uso de hedge accounting: um estudo em empresas do setor de consumo não-cíclico listadasno novo mercado da BM&FBOVESPA |
title_fullStr |
Características econômicas de empresas e uso de hedge accounting: um estudo em empresas do setor de consumo não-cíclico listadasno novo mercado da BM&FBOVESPA |
title_full_unstemmed |
Características econômicas de empresas e uso de hedge accounting: um estudo em empresas do setor de consumo não-cíclico listadasno novo mercado da BM&FBOVESPA |
title_sort |
Características econômicas de empresas e uso de hedge accounting: um estudo em empresas do setor de consumo não-cíclico listadasno novo mercado da BM&FBOVESPA |
author |
Mariana Ribeiro Pereira |
author_facet |
Mariana Ribeiro Pereira Carolina Moreira Pereira Marlon Mendes Silva Laura Edith Taboada Pinheiro |
author_role |
author |
author2 |
Carolina Moreira Pereira Marlon Mendes Silva Laura Edith Taboada Pinheiro |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Mariana Ribeiro Pereira Carolina Moreira Pereira Marlon Mendes Silva Laura Edith Taboada Pinheiro |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Hedge accounting Divulgação Novo Mercado |
topic |
Hedge accounting Divulgação Novo Mercado Finanças Hedging (Finanças) Contabilidade |
dc.subject.other.pt_BR.fl_str_mv |
Finanças Hedging (Finanças) Contabilidade |
description |
Objetivo: O presente estudo objetivou verificar a existência de associação entre uso de hedge accounting, o fato da companhiaestar listada no Novo Mercadoe as características econômicas da empresa, como tamanho, endividamento de curto e longo prazo e desempenho, no período de 2008 a 2014 em empresas de consumo não cíclico listadas na Bolsa de Valores de São Paulo BM&FBOVESPA. Além disso, buscou-se analisar a evolução da divulgação de hedge accountingno mesmo período.Fundamento: As hipóteses testadas neste estudo foram baseadas na Teoria da Divulgação. Método:Realizou-se uma pesquisa descritiva com abordagem quantitativa, mediante levantamento junto ao site da BM&FBOVESPA para verificar se as empresas que compõem a amostra utilizavam a contabilização de hedge accounting. A amostra foi constituída por 34 empresas. Os dados correspondem ao período de 2008 a 2014 e utilizou-se para a regressão o modelo logit com dados empilhados.Resultados:Asevidências apontaram para uma relação positiva e significante entre a dívida de longo prazo e a aplicação da contabilidade de hedge. O tamanho da empresa também influencia positivamente na divulgação (proxydo uso) de hedge accounting. Adicionalmente, pode-se perceber que, no período analisado, o número de empresas que utilizam e divulgam o hedge accountingvêm crescendo,o que demonstra que as empresas estão, cada vez mais, buscando proteção para seus resultados e evidenciando tal fato ao mercado.Contribuições: Oestudo contribui para a literatura de pesquisa de derivativos, especificamente a utilização do hedge accounting. |
publishDate |
2017 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2017 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2023-11-29T18:19:46Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2023-11-29T18:19:46Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/1843/61525 |
dc.identifier.doi.pt_BR.fl_str_mv |
10.18405/recfin20170205 |
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv |
23181001 |
identifier_str_mv |
10.18405/recfin20170205 23181001 |
url |
http://hdl.handle.net/1843/61525 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv |
Revista Evidenciação Contábil & Finanças |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Minas Gerais |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFMG |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
Brasil |
dc.publisher.department.fl_str_mv |
FCE - DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Minas Gerais |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFMG instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) instacron:UFMG |
instname_str |
Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
instacron_str |
UFMG |
institution |
UFMG |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFMG |
collection |
Repositório Institucional da UFMG |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/61525/1/License.txt https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/61525/2/CARACTER%c3%8dSTICAS%20ECON%c3%94MICAS%20DE%20EMPRESAS%20E%20USO%20DE%20HEDGE%20AC-COUNTING.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
fa505098d172de0bc8864fc1287ffe22 967f78ce969d49823ba0a386ef6bab76 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1803589370196787200 |