Características econômicas de empresas e uso de hedge accounting: um estudo em empresas do setor de consumo não-cíclico listadasno novo mercado da BM&FBOVESPA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Mariana Ribeiro Pereira
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Carolina Moreira Pereira, Marlon Mendes Silva, Laura Edith Taboada Pinheiro
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFMG
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1843/61525
Resumo: Objetivo: O presente estudo objetivou verificar a existência de associação entre uso de hedge accounting, o fato da companhiaestar listada no Novo Mercadoe as características econômicas da empresa, como tamanho, endividamento de curto e longo prazo e desempenho, no período de 2008 a 2014 em empresas de consumo não cíclico listadas na Bolsa de Valores de São Paulo BM&FBOVESPA. Além disso, buscou-se analisar a evolução da divulgação de hedge accountingno mesmo período.Fundamento: As hipóteses testadas neste estudo foram baseadas na Teoria da Divulgação. Método:Realizou-se uma pesquisa descritiva com abordagem quantitativa, mediante levantamento junto ao site da BM&FBOVESPA para verificar se as empresas que compõem a amostra utilizavam a contabilização de hedge accounting. A amostra foi constituída por 34 empresas. Os dados correspondem ao período de 2008 a 2014 e utilizou-se para a regressão o modelo logit com dados empilhados.Resultados:Asevidências apontaram para uma relação positiva e significante entre a dívida de longo prazo e a aplicação da contabilidade de hedge. O tamanho da empresa também influencia positivamente na divulgação (proxydo uso) de hedge accounting. Adicionalmente, pode-se perceber que, no período analisado, o número de empresas que utilizam e divulgam o hedge accountingvêm crescendo,o que demonstra que as empresas estão, cada vez mais, buscando proteção para seus resultados e evidenciando tal fato ao mercado.Contribuições: Oestudo contribui para a literatura de pesquisa de derivativos, especificamente a utilização do hedge accounting.
id UFMG_de239972917df456b9acdb28a51c29d9
oai_identifier_str oai:repositorio.ufmg.br:1843/61525
network_acronym_str UFMG
network_name_str Repositório Institucional da UFMG
repository_id_str
spelling 2023-11-29T18:19:46Z2023-11-29T18:19:46Z201752748710.18405/recfin2017020523181001http://hdl.handle.net/1843/61525Objetivo: O presente estudo objetivou verificar a existência de associação entre uso de hedge accounting, o fato da companhiaestar listada no Novo Mercadoe as características econômicas da empresa, como tamanho, endividamento de curto e longo prazo e desempenho, no período de 2008 a 2014 em empresas de consumo não cíclico listadas na Bolsa de Valores de São Paulo BM&FBOVESPA. Além disso, buscou-se analisar a evolução da divulgação de hedge accountingno mesmo período.Fundamento: As hipóteses testadas neste estudo foram baseadas na Teoria da Divulgação. Método:Realizou-se uma pesquisa descritiva com abordagem quantitativa, mediante levantamento junto ao site da BM&FBOVESPA para verificar se as empresas que compõem a amostra utilizavam a contabilização de hedge accounting. A amostra foi constituída por 34 empresas. Os dados correspondem ao período de 2008 a 2014 e utilizou-se para a regressão o modelo logit com dados empilhados.Resultados:Asevidências apontaram para uma relação positiva e significante entre a dívida de longo prazo e a aplicação da contabilidade de hedge. O tamanho da empresa também influencia positivamente na divulgação (proxydo uso) de hedge accounting. Adicionalmente, pode-se perceber que, no período analisado, o número de empresas que utilizam e divulgam o hedge accountingvêm crescendo,o que demonstra que as empresas estão, cada vez mais, buscando proteção para seus resultados e evidenciando tal fato ao mercado.Contribuições: Oestudo contribui para a literatura de pesquisa de derivativos, especificamente a utilização do hedge accounting.Objective: This study aimed to verify the existence of an association between the use of hedge accounting, the fact of being listed in the segment Novo Mercado and economic characteristics of the company, such as size, short and long term debt and performance in the period of 2008-2014in business consumer staples listed on the São Paulo Stock Exchange BM&FBOVESPA. In addition, we attempted to analyze the evolution of hedge accounting disclosure in the same period.Background: The hypothesis tested in this study were based on the Theory of Disclosure.Method:To achieve the objective, a descriptive research with a quantitative approach was carried out by survey the site of the BM&FBOVESPA to verify that the companies in the sample used to hedge accounting. The sample consisted of 34 companies and the data refer to the period from 2008 to 2014. For the regression the logit model was used with stacked data.Results: The results points to a positive and significant relationship between long-term debt and the application of hedge accounting. Company size also influences positively on disclosure (proxy for use) of hedge accounting. Additionally, it can be seen that in the period analyzed, the number of companies that use and disclosed hedge accounting are growing which shows that companies are increasingly seeking protection for their results and showing this to the market.Contributions: This study contributes to the literature on derivatives research, specifically the use of hedge accounting.porUniversidade Federal de Minas GeraisUFMGBrasilFCE - DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS CONTÁBEISRevista Evidenciação Contábil & FinançasFinançasHedging (Finanças)ContabilidadeHedge accountingDivulgaçãoNovo MercadoCaracterísticas econômicas de empresas e uso de hedge accounting: um estudo em empresas do setor de consumo não-cíclico listadasno novo mercado da BM&FBOVESPAEconomic characteristics of companies and use of hedge accounting: a study in non-cyclical consumer companies listed on the new market of BM&FBOVESPAinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articlehttp://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/recfin/issue/view/1875Mariana Ribeiro PereiraCarolina Moreira PereiraMarlon Mendes SilvaLaura Edith Taboada Pinheiroinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGLICENSELicense.txtLicense.txttext/plain; charset=utf-82042https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/61525/1/License.txtfa505098d172de0bc8864fc1287ffe22MD51ORIGINALCARACTERÍSTICAS ECONÔMICAS DE EMPRESAS E USO DE HEDGE AC-COUNTING.pdfCARACTERÍSTICAS ECONÔMICAS DE EMPRESAS E USO DE HEDGE AC-COUNTING.pdfapplication/pdf2938455https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/61525/2/CARACTER%c3%8dSTICAS%20ECON%c3%94MICAS%20DE%20EMPRESAS%20E%20USO%20DE%20HEDGE%20AC-COUNTING.pdf967f78ce969d49823ba0a386ef6bab76MD521843/615252023-11-29 15:19:47.608oai:repositorio.ufmg.br:1843/61525TElDRU7vv71BIERFIERJU1RSSUJVSe+/ve+/vU8gTu+/vU8tRVhDTFVTSVZBIERPIFJFUE9TSVTvv71SSU8gSU5TVElUVUNJT05BTCBEQSBVRk1HCiAKCkNvbSBhIGFwcmVzZW50Ye+/ve+/vW8gZGVzdGEgbGljZW7vv71hLCB2b2Pvv70gKG8gYXV0b3IgKGVzKSBvdSBvIHRpdHVsYXIgZG9zIGRpcmVpdG9zIGRlIGF1dG9yKSBjb25jZWRlIGFvIFJlcG9zaXTvv71yaW8gSW5zdGl0dWNpb25hbCBkYSBVRk1HIChSSS1VRk1HKSBvIGRpcmVpdG8gbu+/vW8gZXhjbHVzaXZvIGUgaXJyZXZvZ++/vXZlbCBkZSByZXByb2R1emlyIGUvb3UgZGlzdHJpYnVpciBhIHN1YSBwdWJsaWNh77+977+9byAoaW5jbHVpbmRvIG8gcmVzdW1vKSBwb3IgdG9kbyBvIG11bmRvIG5vIGZvcm1hdG8gaW1wcmVzc28gZSBlbGV0cu+/vW5pY28gZSBlbSBxdWFscXVlciBtZWlvLCBpbmNsdWluZG8gb3MgZm9ybWF0b3Mg77+9dWRpbyBvdSB277+9ZGVvLgoKVm9j77+9IGRlY2xhcmEgcXVlIGNvbmhlY2UgYSBwb2zvv710aWNhIGRlIGNvcHlyaWdodCBkYSBlZGl0b3JhIGRvIHNldSBkb2N1bWVudG8gZSBxdWUgY29uaGVjZSBlIGFjZWl0YSBhcyBEaXJldHJpemVzIGRvIFJJLVVGTUcuCgpWb2Pvv70gY29uY29yZGEgcXVlIG8gUmVwb3NpdO+/vXJpbyBJbnN0aXR1Y2lvbmFsIGRhIFVGTUcgcG9kZSwgc2VtIGFsdGVyYXIgbyBjb250Ze+/vWRvLCB0cmFuc3BvciBhIHN1YSBwdWJsaWNh77+977+9byBwYXJhIHF1YWxxdWVyIG1laW8gb3UgZm9ybWF0byBwYXJhIGZpbnMgZGUgcHJlc2VydmHvv73vv71vLgoKVm9j77+9IHRhbWLvv71tIGNvbmNvcmRhIHF1ZSBvIFJlcG9zaXTvv71yaW8gSW5zdGl0dWNpb25hbCBkYSBVRk1HIHBvZGUgbWFudGVyIG1haXMgZGUgdW1hIGPvv71waWEgZGUgc3VhIHB1YmxpY2Hvv73vv71vIHBhcmEgZmlucyBkZSBzZWd1cmFu77+9YSwgYmFjay11cCBlIHByZXNlcnZh77+977+9by4KClZvY++/vSBkZWNsYXJhIHF1ZSBhIHN1YSBwdWJsaWNh77+977+9byDvv70gb3JpZ2luYWwgZSBxdWUgdm9j77+9IHRlbSBvIHBvZGVyIGRlIGNvbmNlZGVyIG9zIGRpcmVpdG9zIGNvbnRpZG9zIG5lc3RhIGxpY2Vu77+9YS4gVm9j77+9IHRhbWLvv71tIGRlY2xhcmEgcXVlIG8gZGVw77+9c2l0byBkZSBzdWEgcHVibGljYe+/ve+/vW8gbu+/vW8sIHF1ZSBzZWphIGRlIHNldSBjb25oZWNpbWVudG8sIGluZnJpbmdlIGRpcmVpdG9zIGF1dG9yYWlzIGRlIG5pbmd177+9bS4KCkNhc28gYSBzdWEgcHVibGljYe+/ve+/vW8gY29udGVuaGEgbWF0ZXJpYWwgcXVlIHZvY++/vSBu77+9byBwb3NzdWkgYSB0aXR1bGFyaWRhZGUgZG9zIGRpcmVpdG9zIGF1dG9yYWlzLCB2b2Pvv70gZGVjbGFyYSBxdWUgb2J0ZXZlIGEgcGVybWlzc++/vW8gaXJyZXN0cml0YSBkbyBkZXRlbnRvciBkb3MgZGlyZWl0b3MgYXV0b3JhaXMgcGFyYSBjb25jZWRlciBhbyBSZXBvc2l077+9cmlvIEluc3RpdHVjaW9uYWwgZGEgVUZNRyBvcyBkaXJlaXRvcyBhcHJlc2VudGFkb3MgbmVzdGEgbGljZW7vv71hLCBlIHF1ZSBlc3NlIG1hdGVyaWFsIGRlIHByb3ByaWVkYWRlIGRlIHRlcmNlaXJvcyBlc3Tvv70gY2xhcmFtZW50ZSBpZGVudGlmaWNhZG8gZSByZWNvbmhlY2lkbyBubyB0ZXh0byBvdSBubyBjb250Ze+/vWRvIGRhIHB1YmxpY2Hvv73vv71vIG9yYSBkZXBvc2l0YWRhLgoKQ0FTTyBBIFBVQkxJQ0Hvv73vv71PIE9SQSBERVBPU0lUQURBIFRFTkhBIFNJRE8gUkVTVUxUQURPIERFIFVNIFBBVFJPQ++/vU5JTyBPVSBBUE9JTyBERSBVTUEgQUfvv71OQ0lBIERFIEZPTUVOVE8gT1UgT1VUUk8gT1JHQU5JU01PLCBWT0Pvv70gREVDTEFSQSBRVUUgUkVTUEVJVE9VIFRPRE9TIEUgUVVBSVNRVUVSIERJUkVJVE9TIERFIFJFVklT77+9TyBDT01PIFRBTULvv71NIEFTIERFTUFJUyBPQlJJR0Hvv73vv71FUyBFWElHSURBUyBQT1IgQ09OVFJBVE8gT1UgQUNPUkRPLgoKTyBSZXBvc2l077+9cmlvIEluc3RpdHVjaW9uYWwgZGEgVUZNRyBzZSBjb21wcm9tZXRlIGEgaWRlbnRpZmljYXIgY2xhcmFtZW50ZSBvIHNldSBub21lKHMpIG91IG8ocykgbm9tZXMocykgZG8ocykgZGV0ZW50b3IoZXMpIGRvcyBkaXJlaXRvcyBhdXRvcmFpcyBkYSBwdWJsaWNh77+977+9bywgZSBu77+9byBmYXLvv70gcXVhbHF1ZXIgYWx0ZXJh77+977+9bywgYWzvv71tIGRhcXVlbGFzIGNvbmNlZGlkYXMgcG9yIGVzdGEgbGljZW7vv71hLgo=Repositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2023-11-29T18:19:47Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Características econômicas de empresas e uso de hedge accounting: um estudo em empresas do setor de consumo não-cíclico listadasno novo mercado da BM&FBOVESPA
dc.title.alternative.pt_BR.fl_str_mv Economic characteristics of companies and use of hedge accounting: a study in non-cyclical consumer companies listed on the new market of BM&FBOVESPA
title Características econômicas de empresas e uso de hedge accounting: um estudo em empresas do setor de consumo não-cíclico listadasno novo mercado da BM&FBOVESPA
spellingShingle Características econômicas de empresas e uso de hedge accounting: um estudo em empresas do setor de consumo não-cíclico listadasno novo mercado da BM&FBOVESPA
Mariana Ribeiro Pereira
Hedge accounting
Divulgação
Novo Mercado
Finanças
Hedging (Finanças)
Contabilidade
title_short Características econômicas de empresas e uso de hedge accounting: um estudo em empresas do setor de consumo não-cíclico listadasno novo mercado da BM&FBOVESPA
title_full Características econômicas de empresas e uso de hedge accounting: um estudo em empresas do setor de consumo não-cíclico listadasno novo mercado da BM&FBOVESPA
title_fullStr Características econômicas de empresas e uso de hedge accounting: um estudo em empresas do setor de consumo não-cíclico listadasno novo mercado da BM&FBOVESPA
title_full_unstemmed Características econômicas de empresas e uso de hedge accounting: um estudo em empresas do setor de consumo não-cíclico listadasno novo mercado da BM&FBOVESPA
title_sort Características econômicas de empresas e uso de hedge accounting: um estudo em empresas do setor de consumo não-cíclico listadasno novo mercado da BM&FBOVESPA
author Mariana Ribeiro Pereira
author_facet Mariana Ribeiro Pereira
Carolina Moreira Pereira
Marlon Mendes Silva
Laura Edith Taboada Pinheiro
author_role author
author2 Carolina Moreira Pereira
Marlon Mendes Silva
Laura Edith Taboada Pinheiro
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Mariana Ribeiro Pereira
Carolina Moreira Pereira
Marlon Mendes Silva
Laura Edith Taboada Pinheiro
dc.subject.por.fl_str_mv Hedge accounting
Divulgação
Novo Mercado
topic Hedge accounting
Divulgação
Novo Mercado
Finanças
Hedging (Finanças)
Contabilidade
dc.subject.other.pt_BR.fl_str_mv Finanças
Hedging (Finanças)
Contabilidade
description Objetivo: O presente estudo objetivou verificar a existência de associação entre uso de hedge accounting, o fato da companhiaestar listada no Novo Mercadoe as características econômicas da empresa, como tamanho, endividamento de curto e longo prazo e desempenho, no período de 2008 a 2014 em empresas de consumo não cíclico listadas na Bolsa de Valores de São Paulo BM&FBOVESPA. Além disso, buscou-se analisar a evolução da divulgação de hedge accountingno mesmo período.Fundamento: As hipóteses testadas neste estudo foram baseadas na Teoria da Divulgação. Método:Realizou-se uma pesquisa descritiva com abordagem quantitativa, mediante levantamento junto ao site da BM&FBOVESPA para verificar se as empresas que compõem a amostra utilizavam a contabilização de hedge accounting. A amostra foi constituída por 34 empresas. Os dados correspondem ao período de 2008 a 2014 e utilizou-se para a regressão o modelo logit com dados empilhados.Resultados:Asevidências apontaram para uma relação positiva e significante entre a dívida de longo prazo e a aplicação da contabilidade de hedge. O tamanho da empresa também influencia positivamente na divulgação (proxydo uso) de hedge accounting. Adicionalmente, pode-se perceber que, no período analisado, o número de empresas que utilizam e divulgam o hedge accountingvêm crescendo,o que demonstra que as empresas estão, cada vez mais, buscando proteção para seus resultados e evidenciando tal fato ao mercado.Contribuições: Oestudo contribui para a literatura de pesquisa de derivativos, especificamente a utilização do hedge accounting.
publishDate 2017
dc.date.issued.fl_str_mv 2017
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2023-11-29T18:19:46Z
dc.date.available.fl_str_mv 2023-11-29T18:19:46Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1843/61525
dc.identifier.doi.pt_BR.fl_str_mv 10.18405/recfin20170205
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv 23181001
identifier_str_mv 10.18405/recfin20170205
23181001
url http://hdl.handle.net/1843/61525
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv Revista Evidenciação Contábil & Finanças
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFMG
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.publisher.department.fl_str_mv FCE - DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFMG
instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron:UFMG
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron_str UFMG
institution UFMG
reponame_str Repositório Institucional da UFMG
collection Repositório Institucional da UFMG
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/61525/1/License.txt
https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/61525/2/CARACTER%c3%8dSTICAS%20ECON%c3%94MICAS%20DE%20EMPRESAS%20E%20USO%20DE%20HEDGE%20AC-COUNTING.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv fa505098d172de0bc8864fc1287ffe22
967f78ce969d49823ba0a386ef6bab76
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1803589370196787200