Gênero, loucura e mídia : textualidades em torno do “Free Britney”
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFMG |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/1843/61396 https://orcid.org/0009-0000-4620-7849 |
Resumo: | Nesta dissertação, tomamos as textualidades midiáticas em torno do movimento “Free Britney” como um campo privilegiado para observar entrelaçamentos discursivos entre gênero e loucura. Para problematizar o fenômeno, propomos articular a noção de estigma de Erving Goffman ao conceito de interseccionalidade, elaborado por Kimberlé Crenshaw. Em seguida, fazemos um recuo histórico guiado pelos pensamentos de Elaine Showalter, Eleni Varikas e Maria Rita Kehl, que nos ajudam a recuperar as tramas que vinculam “Mulher” e “Loucura” no imaginário ocidental. A partir desse arranjo teórico-metodológico, analisamos os percursos gerativos do sentido que emergem da empiria, de acordo com o modelo organizado pela semiótica tensiva greimasiana. Seguindo as indicações de Gonzalo Abril, também discutimos as relações sensíveis e pragmáticas produzidas pelo conjunto de componentes que integram o espaço sinóptico. Ao final, reconhecemos quatro recorrências na qualificação da diva pop Britney Spears: a) sua representação a partir de uma mirada voltada ao desejo do observador masculino por autoridade e dominação sexual; b) o monitoramento e a patologização de seus desvios do referencial heteronormativo de performatividade de gênero e de sexualidade; c) as contradições entre uma suposta fragilidade, tradicionalmente atribuída às mulheres, e a percepção de perigo decorrente do estereótipo em torno de pacientes psiquiátricos; e d) um tácito descrédito de seus relatos e reivindicações. Encerramos o trabalho com uma discussão sobre o papel performativo da mídia na atualização de normas e textos estigmatizantes. |
id |
UFMG_de3badf2435ab514388268a623c3721c |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufmg.br:1843/61396 |
network_acronym_str |
UFMG |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFMG |
repository_id_str |
|
spelling |
Carlos Magno Camargos Mendonçahttp://lattes.cnpq.br/5492658161377541Karina Gomes Barbosa da SilvaCamila Maciel Campolina Alves MantovaniJoana Ziller de Araujo Josephsonhttp://lattes.cnpq.br/8227052079824934Valquiria Lopes Rabelo2023-11-27T18:46:00Z2023-11-27T18:46:00Z2023-09-29http://hdl.handle.net/1843/61396https://orcid.org/0009-0000-4620-7849Nesta dissertação, tomamos as textualidades midiáticas em torno do movimento “Free Britney” como um campo privilegiado para observar entrelaçamentos discursivos entre gênero e loucura. Para problematizar o fenômeno, propomos articular a noção de estigma de Erving Goffman ao conceito de interseccionalidade, elaborado por Kimberlé Crenshaw. Em seguida, fazemos um recuo histórico guiado pelos pensamentos de Elaine Showalter, Eleni Varikas e Maria Rita Kehl, que nos ajudam a recuperar as tramas que vinculam “Mulher” e “Loucura” no imaginário ocidental. A partir desse arranjo teórico-metodológico, analisamos os percursos gerativos do sentido que emergem da empiria, de acordo com o modelo organizado pela semiótica tensiva greimasiana. Seguindo as indicações de Gonzalo Abril, também discutimos as relações sensíveis e pragmáticas produzidas pelo conjunto de componentes que integram o espaço sinóptico. Ao final, reconhecemos quatro recorrências na qualificação da diva pop Britney Spears: a) sua representação a partir de uma mirada voltada ao desejo do observador masculino por autoridade e dominação sexual; b) o monitoramento e a patologização de seus desvios do referencial heteronormativo de performatividade de gênero e de sexualidade; c) as contradições entre uma suposta fragilidade, tradicionalmente atribuída às mulheres, e a percepção de perigo decorrente do estereótipo em torno de pacientes psiquiátricos; e d) um tácito descrédito de seus relatos e reivindicações. Encerramos o trabalho com uma discussão sobre o papel performativo da mídia na atualização de normas e textos estigmatizantes.In this dissertation, we take the media textualities surrounding the “Free Britney” movement as a privileged field to observe discursive intertwinements between gender and madness. To problematize the phenomenon, we propose articulating Erving Goffman’s notion of stigma with Kimberlé Crenshaw's concept of intersectionality. Subsequently, we undertake a historical investigation guided by the insights of Elaine Showalter, Eleni Varikas, and Maria Rita Kehl, who assist us in unraveling the connections that link “Woman” and “Madness” in the Western imagination. Building on this theoretical-methodological framework, we analyze the generative trajectory of meaning emerging from the empiricism, according to the model organized by Greimasian Tensive Semiotics. Following the indications of Gonzalo Abril, we also discuss the sensitive and pragmatic relations produced by the components of the synoptic space. Ultimately, we acknowledge four recurring aspects in the portrayal of the pop diva Britney Spears: a) her depiction through a gaze identified with the male observer's desire for authority and sexual domination; b) the monitoring and pathologizing of her deviations from the heteronormative referential of gender performance and sexuality; c) the contradictions between a supposed fragility, traditionally attributed to women, and the perception of peril cast by the stereotype around psychiatric patients; and d) an implicit discredit of her statements and claims. We conclude the study with a discussion on the performative role of media in reinforcing norms and stigmatizing texts.porUniversidade Federal de Minas GeraisPrograma de Pós-Graduação em Comunicação SocialUFMGBrasilFAF - DEPARTAMENTO DE COMUNICAÇÃO SOCIALComunicação - TesesRelações de gênero - TesesLoucura - TesesEstigma (Psicologia social) - TesesSemiótica - TesesGêneroLoucuraEstigmaMídiaSemióticaGênero, loucura e mídia : textualidades em torno do “Free Britney”Gender, madness, and media : textualities around the “Free Britney” movementinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALGenero_Loucura_e_Midia_PDF-A.pdfGenero_Loucura_e_Midia_PDF-A.pdfapplication/pdf57348954https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/61396/1/Genero_Loucura_e_Midia_PDF-A.pdfe97b6c3a80744ae8a5dc1b7eb6ece9a9MD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-82118https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/61396/2/license.txtcda590c95a0b51b4d15f60c9642ca272MD521843/613962023-11-27 15:46:01.196oai:repositorio.ufmg.br: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ório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2023-11-27T18:46:01Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Gênero, loucura e mídia : textualidades em torno do “Free Britney” |
dc.title.alternative.pt_BR.fl_str_mv |
Gender, madness, and media : textualities around the “Free Britney” movement |
title |
Gênero, loucura e mídia : textualidades em torno do “Free Britney” |
spellingShingle |
Gênero, loucura e mídia : textualidades em torno do “Free Britney” Valquiria Lopes Rabelo Gênero Loucura Estigma Mídia Semiótica Comunicação - Teses Relações de gênero - Teses Loucura - Teses Estigma (Psicologia social) - Teses Semiótica - Teses |
title_short |
Gênero, loucura e mídia : textualidades em torno do “Free Britney” |
title_full |
Gênero, loucura e mídia : textualidades em torno do “Free Britney” |
title_fullStr |
Gênero, loucura e mídia : textualidades em torno do “Free Britney” |
title_full_unstemmed |
Gênero, loucura e mídia : textualidades em torno do “Free Britney” |
title_sort |
Gênero, loucura e mídia : textualidades em torno do “Free Britney” |
author |
Valquiria Lopes Rabelo |
author_facet |
Valquiria Lopes Rabelo |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Carlos Magno Camargos Mendonça |
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/5492658161377541 |
dc.contributor.referee1.fl_str_mv |
Karina Gomes Barbosa da Silva |
dc.contributor.referee2.fl_str_mv |
Camila Maciel Campolina Alves Mantovani |
dc.contributor.referee3.fl_str_mv |
Joana Ziller de Araujo Josephson |
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/8227052079824934 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Valquiria Lopes Rabelo |
contributor_str_mv |
Carlos Magno Camargos Mendonça Karina Gomes Barbosa da Silva Camila Maciel Campolina Alves Mantovani Joana Ziller de Araujo Josephson |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Gênero Loucura Estigma Mídia Semiótica |
topic |
Gênero Loucura Estigma Mídia Semiótica Comunicação - Teses Relações de gênero - Teses Loucura - Teses Estigma (Psicologia social) - Teses Semiótica - Teses |
dc.subject.other.pt_BR.fl_str_mv |
Comunicação - Teses Relações de gênero - Teses Loucura - Teses Estigma (Psicologia social) - Teses Semiótica - Teses |
description |
Nesta dissertação, tomamos as textualidades midiáticas em torno do movimento “Free Britney” como um campo privilegiado para observar entrelaçamentos discursivos entre gênero e loucura. Para problematizar o fenômeno, propomos articular a noção de estigma de Erving Goffman ao conceito de interseccionalidade, elaborado por Kimberlé Crenshaw. Em seguida, fazemos um recuo histórico guiado pelos pensamentos de Elaine Showalter, Eleni Varikas e Maria Rita Kehl, que nos ajudam a recuperar as tramas que vinculam “Mulher” e “Loucura” no imaginário ocidental. A partir desse arranjo teórico-metodológico, analisamos os percursos gerativos do sentido que emergem da empiria, de acordo com o modelo organizado pela semiótica tensiva greimasiana. Seguindo as indicações de Gonzalo Abril, também discutimos as relações sensíveis e pragmáticas produzidas pelo conjunto de componentes que integram o espaço sinóptico. Ao final, reconhecemos quatro recorrências na qualificação da diva pop Britney Spears: a) sua representação a partir de uma mirada voltada ao desejo do observador masculino por autoridade e dominação sexual; b) o monitoramento e a patologização de seus desvios do referencial heteronormativo de performatividade de gênero e de sexualidade; c) as contradições entre uma suposta fragilidade, tradicionalmente atribuída às mulheres, e a percepção de perigo decorrente do estereótipo em torno de pacientes psiquiátricos; e d) um tácito descrédito de seus relatos e reivindicações. Encerramos o trabalho com uma discussão sobre o papel performativo da mídia na atualização de normas e textos estigmatizantes. |
publishDate |
2023 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2023-11-27T18:46:00Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2023-11-27T18:46:00Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2023-09-29 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/1843/61396 |
dc.identifier.orcid.pt_BR.fl_str_mv |
https://orcid.org/0009-0000-4620-7849 |
url |
http://hdl.handle.net/1843/61396 https://orcid.org/0009-0000-4620-7849 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Minas Gerais |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Programa de Pós-Graduação em Comunicação Social |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFMG |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
Brasil |
dc.publisher.department.fl_str_mv |
FAF - DEPARTAMENTO DE COMUNICAÇÃO SOCIAL |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Minas Gerais |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFMG instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) instacron:UFMG |
instname_str |
Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
instacron_str |
UFMG |
institution |
UFMG |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFMG |
collection |
Repositório Institucional da UFMG |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/61396/1/Genero_Loucura_e_Midia_PDF-A.pdf https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/61396/2/license.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
e97b6c3a80744ae8a5dc1b7eb6ece9a9 cda590c95a0b51b4d15f60c9642ca272 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1803589384916697088 |