Matemática no projeto Escola Integrada: distanciamentos e aproximações entre as práticas das oficinas e as práticas da sala de aula

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: André Augusto Deodato
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFMG
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1843/BUOS-966F8R
Resumo: Nesta pesquisa, de natureza qualitativa, temos por objetivo apresentar alguns dos distanciamentos e algumas das aproximações que os alunos, de uma escola de jornada ampliada, estabelecem entre as práticas da sala de aula de matemática e as práticas das oficinas de matemática. Nesta escola, cuja ampliação da jornada ocorre por meio do Projeto Escola Integrada (PEI), acompanhamos turmasdo 5° ano do Ensino Fundamental. Adotamos como principal instrumento para a coleta de material empírico a observação participante. O material empírico se constitui das transcrições de interações dos alunos, produzidas a partir dos registros da observação e de gravações em áudio e vídeo das oficinas e das aulas de matemática, além de roteiros de atividades realizadas pelos alunos. Utilizamos um referencial teórico que conta com autores dos campos da Educação Matemática, da Antropologia e das Políticas Públicas relacionadas à ampliação da jornada escolar. Para o desenvolvimento da análise nos ancoramos principalmente em autores que destacam a relação existente entre a prática social e a aprendizagem, na perspectiva situada. Ao analisarmos as práticas da sala de aula e das oficinas identificamos distanciamentos e aproximações, estabelecidos pelos alunos, que são apresentados por meio de cinco categorias: a participação dos alunos, a utilização da linguagem, a reorganização dos tempos e espaços escolares, a oscilação nos papéis de alunos e professores e o tratamento do conteúdo matemático. Identificamos um distanciamento, nas formas de participação dos alunos, ao observarmos que alguns deles participavam de um modo bastante discreto na sala de aula e, ao contrário, tinham uma participação destacada nas oficinas. Outro distanciamento estava no uso que os alunos faziam da linguagem. Eles se comunicavam de um modomais formal na sala de aula e, nas oficinas faziam uso de uma linguagem menos polida. A organização diferenciada dos tempos e espaços das práticas investigadas contribuiu para que os alunos estabelecessem distanciamentos entre elas. Percebemos ainda, que os alunos tinham mais clareza do papel que o professor e do que elespróprios deviam assumir na sala de aula. Nas oficinas, esse papel parecia oscilar, orase aproximando, ora se distanciando do papel de aluno e de professor da sala de aula. Finalmente, ao observarmos oficinas que envolviam noções matemáticas de gráficos e tabelas, simetria, probabilidade e sistema de numeração, percebemos que os alunos estabeleciam aproximações (em algumas situações) e distanciamentos (em outras) entre a matemática das oficinas e a matemática da sala de aula.
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O material empírico se constitui das transcrições de interações dos alunos, produzidas a partir dos registros da observação e de gravações em áudio e vídeo das oficinas e das aulas de matemática, além de roteiros de atividades realizadas pelos alunos. Utilizamos um referencial teórico que conta com autores dos campos da Educação Matemática, da Antropologia e das Políticas Públicas relacionadas à ampliação da jornada escolar. Para o desenvolvimento da análise nos ancoramos principalmente em autores que destacam a relação existente entre a prática social e a aprendizagem, na perspectiva situada. Ao analisarmos as práticas da sala de aula e das oficinas identificamos distanciamentos e aproximações, estabelecidos pelos alunos, que são apresentados por meio de cinco categorias: a participação dos alunos, a utilização da linguagem, a reorganização dos tempos e espaços escolares, a oscilação nos papéis de alunos e professores e o tratamento do conteúdo matemático. Identificamos um distanciamento, nas formas de participação dos alunos, ao observarmos que alguns deles participavam de um modo bastante discreto na sala de aula e, ao contrário, tinham uma participação destacada nas oficinas. Outro distanciamento estava no uso que os alunos faziam da linguagem. Eles se comunicavam de um modomais formal na sala de aula e, nas oficinas faziam uso de uma linguagem menos polida. A organização diferenciada dos tempos e espaços das práticas investigadas contribuiu para que os alunos estabelecessem distanciamentos entre elas. Percebemos ainda, que os alunos tinham mais clareza do papel que o professor e do que elespróprios deviam assumir na sala de aula. Nas oficinas, esse papel parecia oscilar, orase aproximando, ora se distanciando do papel de aluno e de professor da sala de aula. Finalmente, ao observarmos oficinas que envolviam noções matemáticas de gráficos e tabelas, simetria, probabilidade e sistema de numeração, percebemos que os alunos estabeleciam aproximações (em algumas situações) e distanciamentos (em outras) entre a matemática das oficinas e a matemática da sala de aula.In this qualitative research we aim to present distances and approximations made by students in an extended-time school project betweenthe mathematics classroom practice and the practices in some mathematics workshops. We have followed a fifth grade class of an Elementary School whose extension-time occurs through the Projeto Escola Integrada (PEI). Participant observation wasthe main resource to collect empirical material for this study. The empirical material is constituted of the transcripts of students interactions, produced from the records of observation and from audio and video recording of the activities made bythe students in the mathematics workshops and in the mathematics classroom. We make use of a theoretical framework which includes authors from the fields of Mathematics Education, Anthropology and Public Policy related to the expansion-time schools. For the development of the analysis, we have relied on authors who emphasize the relationship between social practice and learning, in a situated perspective. By analyzing the practices in the classroom and in theworkshops, we identified distances and approximations between them, made by the students, which are presented by five categories: students participation, the use of language, the reorganization of time and space at school, oscillation in the roles of students and teachers and the use of the mathematical content. We identified distances between the forms of participation of the students, as we noticed that some of them participated discreetly in the classroom practice while they showed an outstanding participation in the workshops. We also found distances regarding the use of language by students, as they tended to communicate using a formal language in the classroom and using a more colloquial language in the workshops. In addition, the different organization of space and time in the investigated practices contributed for the students to distance them. On the other hand, we realized that students understood more clearly the role that the teacher and themselves should play in the classroom, while in the workshops such roles seemed to oscillate, sometimes approximating, sometimes distancing from the role of the student and of the teacher in the classroom. Finally, from the workshops involving mathematical notions of graphs and tables, symmetry, probabilityand number system, we could notice that in some situations the students made approximations and in others they put distances between workshops mathematics and classroom mathematics.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGAprendizagem  EducaçãoAção social  Escolas de tempo integralMatematica  Estudo e ensino  Participação socialSala de aula de matemáticaOficinas de matemáticaAprendizagem SituadaAmpliação da jornada escolarProjeto Escola IntegradaPrática socialParticipaçãoMatemática no projeto Escola Integrada: distanciamentos e aproximações entre as práticas das oficinas e as práticas da sala de aulainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALdeodato__aa_versao_final.pdfapplication/pdf15567344https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUOS-966F8R/1/deodato__aa_versao_final.pdf9cac789881b8b810c4218f0dfd25fbabMD51TEXTdeodato__aa_versao_final.pdf.txtdeodato__aa_versao_final.pdf.txtExtracted texttext/plain409219https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUOS-966F8R/2/deodato__aa_versao_final.pdf.txtc84f2c680285f37e432a2555bc68e6a8MD521843/BUOS-966F8R2019-11-14 06:19:13.333oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUOS-966F8RRepositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T09:19:13Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
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