Determinantes e consequentes do engajamento do consumidor em comunidades virtuais de marca: proposição e teste empírico de um modelo teórico

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Autor(a) principal: Andréia Cássia de Moura
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFMG
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1843/34080
Resumo: Iniciativas de proposição de modelos conceituais contendo variáveis comportamentais do consumidor e relacionais, e o engajamento estão crescentes por toda a literatura de Marketing. Apesar dos crescentes estudos sobre o engajamento do consumidor em comunidades de marca online, os mesmos ainda são incipientes no sentido de validação de modelos conceituais mais abrangentes e integradores que tratam o comportamento de engajamento do consumidor como um construto central em uma rede nomológica de determinantes e consequentes. O engajamento envolvendo outros atores do mercado, como outros consumidores, precisa receber mais atenção, haja vista que as comunidades de marca online (CMO) estão expandindo ao longo do tempo. Assim, a presente tese teve como objetivo a validação empírica de um modelo conceitual concebido por meio de revisão da literatura para explicar o engajamento do consumidor em comunidades de marca online, contemplando antecedentes pouco abordados na literatura, bem como consequentes e a verificação do efeito de variáveis moderadoras sobre o modelo proposto. Para isso, adotou-se a metodologia qualitativa — a netnografia — a fim de evidenciar construtos e indicadores adequados ao objeto de estudo. O emprego da metodologia quantitativa ocorreu por meio de um survey aplicado a uma amostra de 583 respondentes que se revelou adequada para a aplicação de técnicas multivariadas e a modelagem e equações estruturais (MEE). Os resultados apontaram para a plausibilidade do modelo conceitual proposto. A pressuposição da “identidade social” e da “autoexpressividade” do consumidor serem determinantes do “engajamento com a comunidade de marca” foi confirmada. Quanto ao construto “engajamento do consumidor com a marca”, foi confirmada a influência de dois drivers — a “identificação com a marca” e o “engajamento com a comunidade de marca”, sendo este último responsável por exercer um impacto mais forte como determinante. Os construtos “lealdade à marca”, “valor da marca” e “boca a boca positivo” revelaram-se, pelos resultados, como consequentes do “engajamento com a marca”. Houve sustentação também para a hipótese do efeito moderador de construtos referentes ao valor atribuído às marcas (valor utilitário versus valor hedônico). Na presença das moderadoras, a “identificação com a marca” exerceu influência sobre o “engajamento com a comunidade de marca”, para o grupo que utiliza marcas hedônicas. Além disso, o “engajamento do consumidor com a marca” e seu impacto sobre o “boca a boca positivo” foi um pouco mais forte para marcas utilitárias do que para marcas hedônicas. Assim sendo, a inovação do presente estudo constituiu em: 1) verificação do impacto de construtos do indivíduo relativos ao self (autoconceito) e a sua identidade social; 2) a verificação e confirmação do efeito de novas variáveis moderadoras sobre o modelo estrutural; 3) a aplicação da Netnografia para evidenciar construtos e indicadores propostos. O suporte dos dados aos construtos consequentes também contribuiu para o entendimento dos reflexos do engajamento. A partir dos resultados, depreenderam-se as seguintes contribuições: i) validação externa de um modelo de engajamento do consumidor em CMO mais abrangente e integrador; ii) novas escalas validadas para construtos adaptados ao contexto de CMO; iii) um modelo capaz de ser replicado em contextos semelhantes, requerendo do pesquisador a adoção de adaptações sempre que necessárias.
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O engajamento envolvendo outros atores do mercado, como outros consumidores, precisa receber mais atenção, haja vista que as comunidades de marca online (CMO) estão expandindo ao longo do tempo. Assim, a presente tese teve como objetivo a validação empírica de um modelo conceitual concebido por meio de revisão da literatura para explicar o engajamento do consumidor em comunidades de marca online, contemplando antecedentes pouco abordados na literatura, bem como consequentes e a verificação do efeito de variáveis moderadoras sobre o modelo proposto. Para isso, adotou-se a metodologia qualitativa — a netnografia — a fim de evidenciar construtos e indicadores adequados ao objeto de estudo. O emprego da metodologia quantitativa ocorreu por meio de um survey aplicado a uma amostra de 583 respondentes que se revelou adequada para a aplicação de técnicas multivariadas e a modelagem e equações estruturais (MEE). Os resultados apontaram para a plausibilidade do modelo conceitual proposto. A pressuposição da “identidade social” e da “autoexpressividade” do consumidor serem determinantes do “engajamento com a comunidade de marca” foi confirmada. Quanto ao construto “engajamento do consumidor com a marca”, foi confirmada a influência de dois drivers — a “identificação com a marca” e o “engajamento com a comunidade de marca”, sendo este último responsável por exercer um impacto mais forte como determinante. Os construtos “lealdade à marca”, “valor da marca” e “boca a boca positivo” revelaram-se, pelos resultados, como consequentes do “engajamento com a marca”. Houve sustentação também para a hipótese do efeito moderador de construtos referentes ao valor atribuído às marcas (valor utilitário versus valor hedônico). Na presença das moderadoras, a “identificação com a marca” exerceu influência sobre o “engajamento com a comunidade de marca”, para o grupo que utiliza marcas hedônicas. Além disso, o “engajamento do consumidor com a marca” e seu impacto sobre o “boca a boca positivo” foi um pouco mais forte para marcas utilitárias do que para marcas hedônicas. Assim sendo, a inovação do presente estudo constituiu em: 1) verificação do impacto de construtos do indivíduo relativos ao self (autoconceito) e a sua identidade social; 2) a verificação e confirmação do efeito de novas variáveis moderadoras sobre o modelo estrutural; 3) a aplicação da Netnografia para evidenciar construtos e indicadores propostos. O suporte dos dados aos construtos consequentes também contribuiu para o entendimento dos reflexos do engajamento. A partir dos resultados, depreenderam-se as seguintes contribuições: i) validação externa de um modelo de engajamento do consumidor em CMO mais abrangente e integrador; ii) novas escalas validadas para construtos adaptados ao contexto de CMO; iii) um modelo capaz de ser replicado em contextos semelhantes, requerendo do pesquisador a adoção de adaptações sempre que necessárias.Initiatives to propose conceptual models containing consumer behavioral and relational variables and engagement are increasing throughout the Marketing literature. Despite the growing studies on consumer engagement in online brand communities, they are still incipient in the sense of validating more comprehensive and integrating conceptual models that treat consumer engagement behavior as a central construct in a nomological network of determinants and consequences. Engagement involving other market players, like other consumers, needs to receive more attention, given that the online brand communities (OBC) are expanding over time. Thus, the present thesis aimed at the empirical validation of a conceptual model conceived through a literature review to explain consumer engagement in online brand communities, contemplating antecedents that are rarely addressed in the literature, as well as consequences and the verification of the effect of moderating variables on the proposed model. For this, the qualitative methodology was adopted - netnography, in order to highlight appropriated constructs and indicators to the object of study. The use of quantitative methodology occurred through a survey applied to a sample of 583 respondents that proved to be suitable for the application of multivariate techniques and Structural Equation Modeling (SEM). The results pointed to the plausibility of the proposed conceptual model. The assumption of the consumer “social identity” and consumer “self-expressiveness” are determinants of “brand community engagement” has been confirmed. Regarding the construct "brand consumer engagement”, the influence of two drives was confirmed - "brand identification " and "brand community engagement", the latter having a stronger impact as a determinant. The constructs “brand loyalty”, “brand value” and “positive word-of-mouth” were revealed, due to the results, as consequences of consumer “brand engagement”. There was also support for the hypothesis of the moderating effect of constructs referring to the value attributed to the brands (utility value versus hedonic value). In the presence of the moderators, the “brand identification” influenced the “brand community engagement”, for the group that uses hedonic brands. In addition, “brand consumer engagement” and its impact on “positive word-of-mouth” was slightly stronger for utility brands than for hedonic brands. Therefore, the innovation of the present study consisted of: 1) verification of the impact of the individual's constructs related to the self (self-concept) and its social identity; 2) the verification and confirmation of the effect of new moderating variables on the structural model; 3) the application of Netnography to highlight proposed constructs and indicators. The support of the data to the consequent constructs also contributed to the understanding of the engagement reflexes. Based on the results, relevant theoretical and managerial implications were found in the body of the thesis. This thesis presented the following contributions: i) external validation of a more comprehensive and integrating model of consumer engagement in OBC; ii) new scales validated for constructs that were adapted to the OBC context; iii) a model capable of being replicated in similar contexts, requiring the researcher to adopt adaptations whenever necessary. constructs of the individual regarding the self (self-concept) and its social identity; 2) the verification and confirmation of the effect of new moderating variables on the structural model; 3) the application of Netnography to highlight proposed constructs and indicators.porUniversidade Federal de Minas GeraisPrograma de Pós-Graduação em AdministraçãoUFMGBrasilFACE - FACULDADE DE CIENCIAS ECONOMICAShttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/info:eu-repo/semantics/openAccessAdministração de empresasComportamento do consumidorMarketingAdministraçãoEngajamento em Comunidade de marca onlineModelo teórico empíricoAutoconceitoIdentidade SocialConsequentes do engajamentoVariáveis moderadorasDeterminantes e consequentes do engajamento do consumidor em comunidades virtuais de marca: proposição e teste empírico de um modelo teóricoDrivers and consequences of consumer engagement in virtual brand communities: proposition and empirical test of a theoretical modelinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALTese - versao _ entregue 3007 REVISADO final com ata e ficha PDF A.pdfTese - versao _ entregue 3007 REVISADO final com ata e ficha PDF A.pdfapplication/pdf5674393https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/34080/1/Tese%20-%20versao%20_%20entregue%203007%20REVISADO%20final%20com%20ata%20e%20ficha%20PDF%20A.pdf54af26ebbedeb6886491f65f608daf77MD51CC-LICENSElicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; 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