O canto espontâneo da criança de três a seis anos como indicador de seu desenvolvimento cognitivo-musical

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Maria Betania Parizzi Fonseca
Data de Publicação: 2005
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFMG
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1843/AAGS-7ZVMSL
Resumo: A partir da observação de crianças entre três e seis anos, associada à audição de sua música espontânea, foi levantada a seguinte questão: é possível que o canto espontâneo da criança possa ser considerado um indicador de seu desenvolvimento cognitivo-musical e, portanto, uma forma de representação, tal qual o desenho e a linguagem. Como referencial teórico, adotamos as idéias de Howard Gardner (1973), Hans Joachim Koellreutter (1984), Keith Swanwick (1988) e David Hargreaves (1996), sobre o desenvolvimento musical. A psicologia cognitiva piagetiana foi a principal fundamentação teórica para as investigações acerca das relações entre o canto espontâneo e o desenvolvimento cognitivo da criança. Como recurso metodológico, recorremos primeiramente à análise de produto. Foram selecionados quinze cantos espontâneos, os quais foram analisados musicalmente por seis jurados independentes. Destes dados, foi elaborada a análise de conteúdo de natureza qualitativa da qual emergiram padrões musicais, amplamente justificados pela fundamentação teórica levantada. Os dados apontaram para existência de um curso evolutivo previsível do canto espontâneo, desde os balbucios até as canções transcendentes, o que indica sua relação com o desenvolvimento cognitivo-musical da criança.
id UFMG_df17cccaea9a997eb3f6f8a1c8f69836
oai_identifier_str oai:repositorio.ufmg.br:1843/AAGS-7ZVMSL
network_acronym_str UFMG
network_name_str Repositório Institucional da UFMG
repository_id_str
spelling Maria Cecilia Cavalieri FrancaCarlos Elias KaterOiliam Jose LannaMaria Betania Parizzi Fonseca2019-08-12T07:00:58Z2019-08-12T07:00:58Z2005-11-24http://hdl.handle.net/1843/AAGS-7ZVMSLA partir da observação de crianças entre três e seis anos, associada à audição de sua música espontânea, foi levantada a seguinte questão: é possível que o canto espontâneo da criança possa ser considerado um indicador de seu desenvolvimento cognitivo-musical e, portanto, uma forma de representação, tal qual o desenho e a linguagem. Como referencial teórico, adotamos as idéias de Howard Gardner (1973), Hans Joachim Koellreutter (1984), Keith Swanwick (1988) e David Hargreaves (1996), sobre o desenvolvimento musical. A psicologia cognitiva piagetiana foi a principal fundamentação teórica para as investigações acerca das relações entre o canto espontâneo e o desenvolvimento cognitivo da criança. Como recurso metodológico, recorremos primeiramente à análise de produto. Foram selecionados quinze cantos espontâneos, os quais foram analisados musicalmente por seis jurados independentes. Destes dados, foi elaborada a análise de conteúdo de natureza qualitativa da qual emergiram padrões musicais, amplamente justificados pela fundamentação teórica levantada. Os dados apontaram para existência de um curso evolutivo previsível do canto espontâneo, desde os balbucios até as canções transcendentes, o que indica sua relação com o desenvolvimento cognitivo-musical da criança.Observing children from three to six years old, as well as listening to their spontaneous music, we came up to this question: its feasible that childrens spontaneous singing be considered an indicator of their cognitive and musical development, and so, a way of representation, such as drawing and language? As theoretical framework on musical development, we elected Howard Gardners (1973), Hans Joachim Koellreutters (1984), Keith Swanwicks (1988) and David Hargreaves (1996) theories. Piagets developmental theory was the main reference to investigate the relationship between childrens cognitive development and their spontaneous singing. Product analysis was the first method we used to carry out this investigation. Fifteen childrens spontaneous songs were selected and analyzed on their musical aspects by six independent judges. Based on these data, qualitative analysis was made, from which musical patterns emerged. These patterns were confirmed by the framework. Our findings pointed out a predictable evolutionary course for childrens spontaneous singing, from babbling to transcendent songs, which indicates its possible relationship with their cognitive and musical development.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGMusica Educação de criançasCognição em criançasPrograma de Pós-Graduação em MúsicaO canto espontâneo da criança de três a seis anos como indicador de seu desenvolvimento cognitivo-musicalinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALmonografia_maria_bet_nia_parizzi.pdfapplication/pdf1153524https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/AAGS-7ZVMSL/1/monografia_maria_bet_nia_parizzi.pdf1f41c0611786dd1ce92347d7e7eaec68MD51TEXTmonografia_maria_bet_nia_parizzi.pdf.txtmonografia_maria_bet_nia_parizzi.pdf.txtExtracted texttext/plain229693https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/AAGS-7ZVMSL/2/monografia_maria_bet_nia_parizzi.pdf.txtbbb112252bab7a8f01a709af3d8ee20cMD521843/AAGS-7ZVMSL2019-11-14 11:09:41.864oai:repositorio.ufmg.br:1843/AAGS-7ZVMSLRepositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T14:09:41Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv O canto espontâneo da criança de três a seis anos como indicador de seu desenvolvimento cognitivo-musical
title O canto espontâneo da criança de três a seis anos como indicador de seu desenvolvimento cognitivo-musical
spellingShingle O canto espontâneo da criança de três a seis anos como indicador de seu desenvolvimento cognitivo-musical
Maria Betania Parizzi Fonseca
Programa de Pós-Graduação em Música
Musica Educação de crianças
Cognição em crianças
title_short O canto espontâneo da criança de três a seis anos como indicador de seu desenvolvimento cognitivo-musical
title_full O canto espontâneo da criança de três a seis anos como indicador de seu desenvolvimento cognitivo-musical
title_fullStr O canto espontâneo da criança de três a seis anos como indicador de seu desenvolvimento cognitivo-musical
title_full_unstemmed O canto espontâneo da criança de três a seis anos como indicador de seu desenvolvimento cognitivo-musical
title_sort O canto espontâneo da criança de três a seis anos como indicador de seu desenvolvimento cognitivo-musical
author Maria Betania Parizzi Fonseca
author_facet Maria Betania Parizzi Fonseca
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Maria Cecilia Cavalieri Franca
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Carlos Elias Kater
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Oiliam Jose Lanna
dc.contributor.author.fl_str_mv Maria Betania Parizzi Fonseca
contributor_str_mv Maria Cecilia Cavalieri Franca
Carlos Elias Kater
Oiliam Jose Lanna
dc.subject.por.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Música
topic Programa de Pós-Graduação em Música
Musica Educação de crianças
Cognição em crianças
dc.subject.other.pt_BR.fl_str_mv Musica Educação de crianças
Cognição em crianças
description A partir da observação de crianças entre três e seis anos, associada à audição de sua música espontânea, foi levantada a seguinte questão: é possível que o canto espontâneo da criança possa ser considerado um indicador de seu desenvolvimento cognitivo-musical e, portanto, uma forma de representação, tal qual o desenho e a linguagem. Como referencial teórico, adotamos as idéias de Howard Gardner (1973), Hans Joachim Koellreutter (1984), Keith Swanwick (1988) e David Hargreaves (1996), sobre o desenvolvimento musical. A psicologia cognitiva piagetiana foi a principal fundamentação teórica para as investigações acerca das relações entre o canto espontâneo e o desenvolvimento cognitivo da criança. Como recurso metodológico, recorremos primeiramente à análise de produto. Foram selecionados quinze cantos espontâneos, os quais foram analisados musicalmente por seis jurados independentes. Destes dados, foi elaborada a análise de conteúdo de natureza qualitativa da qual emergiram padrões musicais, amplamente justificados pela fundamentação teórica levantada. Os dados apontaram para existência de um curso evolutivo previsível do canto espontâneo, desde os balbucios até as canções transcendentes, o que indica sua relação com o desenvolvimento cognitivo-musical da criança.
publishDate 2005
dc.date.issued.fl_str_mv 2005-11-24
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-08-12T07:00:58Z
dc.date.available.fl_str_mv 2019-08-12T07:00:58Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1843/AAGS-7ZVMSL
url http://hdl.handle.net/1843/AAGS-7ZVMSL
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFMG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFMG
instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron:UFMG
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron_str UFMG
institution UFMG
reponame_str Repositório Institucional da UFMG
collection Repositório Institucional da UFMG
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/AAGS-7ZVMSL/1/monografia_maria_bet_nia_parizzi.pdf
https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/AAGS-7ZVMSL/2/monografia_maria_bet_nia_parizzi.pdf.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv 1f41c0611786dd1ce92347d7e7eaec68
bbb112252bab7a8f01a709af3d8ee20c
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1803589194935697408