A emergência da lateral pós-vocálica em inglês-L2 de falantes do português brasileiro

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Jamila Viegas Rodrigues
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFMG
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1843/MGSS-9PRPRR
Resumo: Esta dissertacao analisa a emergência da lateral pós-vocálica em ingles-L2 de falantes do Portugues Brasileiro (PB). Considerando-se que a lateral pós-vocálica nao ocorre em PB-L1, a sua ocorrência em L2 envolve a emergência desta categoria. Pretendemos, portanto, avaliar os percursos da emergência da lateral pos-vocalica em inglês-L2 através de estudo realizado com 12 falantes do PB de Belo Horizonte, Minas Gerais, e, assim, contribuir para a ampliacao do horizonte regional sobre ingles-L2 de falantes brasileiros. Adotamos como abordagem teórica os Sistemas Adaptativos Complexos e Dinâmicos (ALBANO, 2012; BYBEE, 2001, 2010; ELLIS; ROBINSON, 2008, LARSEN-FREEMAN, 1997). Entendemos que a discussao teórica dos modelos adotados podera contribuir para uma maior compreensão da fonologia de ingles-L2 de falantes do português brasileiro. Duas falantes nativas de inglês britânico foram gravadas para um grupo controle. Uma colaboradora, falante nativa de persa, colaborou no exame dos dados junto com a autora desta dissertação. A primeira etapa da coleta de dados foi a aplicação do Vocabulary Levels Test - VLT (Teste de Nível Vocabular) para confirmar o nível de proficiencia dos participantes. Logo após, os participantes iniciavam a sessão de gravação do experimento. A análise categórica seguiu de avaliação auditiva e foi apoiada na avaliação de espectrogramas para classificar cada um dos dados como uma lateral pós-vocálica ou como um glide posterior. A análise estatística consistiu no teste de significância pelo cálculo do Qui-Quadrado e do V de Cramer. Os resultados indicaram que o tempo de exposição a L2 e o indivíduo são fatores estatisticamente significativos para a emergência da lateral pós-vocálica em inglês-L2 de falantes brasileiros. Por outro lado, o item lexical, a posicao da lateral na palavra e a juntura de palavras nao apresentaram resultados estatisticamente significativos e nao foram indicadas como fatores relevantes para a emergência da lateral pós-vocálica. Os resultados obtidos estao em consonância com a perspectiva que sugere que a emergência segmental, e mais especificamente da lateral pós-vocálica em ingles-L2, reflete a auto-organização dinâmica e complexa do sistema fonologico do aprendiz através do tempo e com as especificidades do indivíduo na construção do conhecimento gramatical.
id UFMG_e0caa63faa567c59f65d1e55b179cfb1
oai_identifier_str oai:repositorio.ufmg.br:1843/MGSS-9PRPRR
network_acronym_str UFMG
network_name_str Repositório Institucional da UFMG
repository_id_str
spelling Adriana Silvia MarussoAdriana Maria Tenuta de AzevedoJamila Viegas Rodrigues2019-08-09T17:47:30Z2019-08-09T17:47:30Z2014-08-14http://hdl.handle.net/1843/MGSS-9PRPRREsta dissertacao analisa a emergência da lateral pós-vocálica em ingles-L2 de falantes do Portugues Brasileiro (PB). Considerando-se que a lateral pós-vocálica nao ocorre em PB-L1, a sua ocorrência em L2 envolve a emergência desta categoria. Pretendemos, portanto, avaliar os percursos da emergência da lateral pos-vocalica em inglês-L2 através de estudo realizado com 12 falantes do PB de Belo Horizonte, Minas Gerais, e, assim, contribuir para a ampliacao do horizonte regional sobre ingles-L2 de falantes brasileiros. Adotamos como abordagem teórica os Sistemas Adaptativos Complexos e Dinâmicos (ALBANO, 2012; BYBEE, 2001, 2010; ELLIS; ROBINSON, 2008, LARSEN-FREEMAN, 1997). Entendemos que a discussao teórica dos modelos adotados podera contribuir para uma maior compreensão da fonologia de ingles-L2 de falantes do português brasileiro. Duas falantes nativas de inglês britânico foram gravadas para um grupo controle. Uma colaboradora, falante nativa de persa, colaborou no exame dos dados junto com a autora desta dissertação. A primeira etapa da coleta de dados foi a aplicação do Vocabulary Levels Test - VLT (Teste de Nível Vocabular) para confirmar o nível de proficiencia dos participantes. Logo após, os participantes iniciavam a sessão de gravação do experimento. A análise categórica seguiu de avaliação auditiva e foi apoiada na avaliação de espectrogramas para classificar cada um dos dados como uma lateral pós-vocálica ou como um glide posterior. A análise estatística consistiu no teste de significância pelo cálculo do Qui-Quadrado e do V de Cramer. Os resultados indicaram que o tempo de exposição a L2 e o indivíduo são fatores estatisticamente significativos para a emergência da lateral pós-vocálica em inglês-L2 de falantes brasileiros. Por outro lado, o item lexical, a posicao da lateral na palavra e a juntura de palavras nao apresentaram resultados estatisticamente significativos e nao foram indicadas como fatores relevantes para a emergência da lateral pós-vocálica. Os resultados obtidos estao em consonância com a perspectiva que sugere que a emergência segmental, e mais especificamente da lateral pós-vocálica em ingles-L2, reflete a auto-organização dinâmica e complexa do sistema fonologico do aprendiz através do tempo e com as especificidades do indivíduo na construção do conhecimento gramatical.This dissertation examines the emergence of the post-vocalic lateral in English-L2 speakers of Brazilian Portuguese (BP). Considering that the post-vocalic lateral does not occur in BP-L1, its occurrence in L2 involves the emergence of this category. We intend to evaluate the pathways of the emergence of post-vocalic lateral in English-L2 through the study with 12 BP speakers from Belo Horizonte, Minas Gerais, and thus contribute to expanding the regional knowledge about English-L2 of Brazilian speakers. We adopt as theoretical approach the Complex Adaptive Systems (ALBANO, 2012; BYBEE, 2001, 2010; ELLIS, ROBINSON, 2008 LARSEN-FREEMAN, 1997). We believe that the theoretical discussion of the new models can contribute to a greater understanding of the English-L2 phonology of Brazilian Portuguese speakers. Two British English native speakers were recorded for a control group. A collaborator, Persian native speaker, collaborated on the examination of data along with the author of this dissertation. The first step of data collection was the application of the Vocabulary Levels Test (VLT) to confirm the participants' level of proficiency. Soon after, participants began the experiment recording session. The categorical analysis followed a hearing assessment and was based on the evaluation of spectrograms to classify each given segment as a post-vocalic lateral or as a posterior glide. The statistical analysis included the significance test by calculating the Chi-square and Cramer's V. The results indicated that the time of exposure to L2 and the individual are statistically significant factors for the emergence of the post-vocalic lateral in Brazilian English-L2 speakers. On the other hand, the lexical item, the lateral position in the word and in word juncture did not show statistically significant results and were not included as relevant to the emergence of post-vocalic lateral. The results are consistent with the perspective that suggests that segmental emergency, and more specifically the post-vocalic lateral emergence in English-L2, reflects the dynamic and complex self-organization of the learner phonological system over time and with the specificities of individual in the construction of grammatical knowledge.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGLíngua inglesa FonologiaLíngua inglesa Estudo e ensino Falantes estrangeirosGramatica comparada e geralAquisição da segunda linguagemLíngua portuguesa FonologiaEmergenciaSegunda linguaLateralSistemas Adaptativos ComplexosA emergência da lateral pós-vocálica em inglês-L2 de falantes do português brasileiroinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALdisserta__o_jamila_2014.pdfapplication/pdf1134703https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/MGSS-9PRPRR/1/disserta__o_jamila_2014.pdf71d772a1c5b06497c0b225bb1b5e6ab2MD51TEXTdisserta__o_jamila_2014.pdf.txtdisserta__o_jamila_2014.pdf.txtExtracted texttext/plain165221https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/MGSS-9PRPRR/2/disserta__o_jamila_2014.pdf.txt504ea0b8e046c1e51d8b905cc795efc1MD521843/MGSS-9PRPRR2019-11-14 07:38:22.75oai:repositorio.ufmg.br:1843/MGSS-9PRPRRRepositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T10:38:22Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv A emergência da lateral pós-vocálica em inglês-L2 de falantes do português brasileiro
title A emergência da lateral pós-vocálica em inglês-L2 de falantes do português brasileiro
spellingShingle A emergência da lateral pós-vocálica em inglês-L2 de falantes do português brasileiro
Jamila Viegas Rodrigues
Emergencia
Segunda lingua
Lateral
Sistemas Adaptativos Complexos
Língua inglesa Fonologia
Língua inglesa Estudo e ensino Falantes estrangeiros
Gramatica comparada e geral
Aquisição da segunda linguagem
Língua portuguesa Fonologia
title_short A emergência da lateral pós-vocálica em inglês-L2 de falantes do português brasileiro
title_full A emergência da lateral pós-vocálica em inglês-L2 de falantes do português brasileiro
title_fullStr A emergência da lateral pós-vocálica em inglês-L2 de falantes do português brasileiro
title_full_unstemmed A emergência da lateral pós-vocálica em inglês-L2 de falantes do português brasileiro
title_sort A emergência da lateral pós-vocálica em inglês-L2 de falantes do português brasileiro
author Jamila Viegas Rodrigues
author_facet Jamila Viegas Rodrigues
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Adriana Silvia Marusso
dc.contributor.advisor2.fl_str_mv Adriana Maria Tenuta de Azevedo
dc.contributor.author.fl_str_mv Jamila Viegas Rodrigues
contributor_str_mv Adriana Silvia Marusso
Adriana Maria Tenuta de Azevedo
dc.subject.por.fl_str_mv Emergencia
Segunda lingua
Lateral
Sistemas Adaptativos Complexos
topic Emergencia
Segunda lingua
Lateral
Sistemas Adaptativos Complexos
Língua inglesa Fonologia
Língua inglesa Estudo e ensino Falantes estrangeiros
Gramatica comparada e geral
Aquisição da segunda linguagem
Língua portuguesa Fonologia
dc.subject.other.pt_BR.fl_str_mv Língua inglesa Fonologia
Língua inglesa Estudo e ensino Falantes estrangeiros
Gramatica comparada e geral
Aquisição da segunda linguagem
Língua portuguesa Fonologia
description Esta dissertacao analisa a emergência da lateral pós-vocálica em ingles-L2 de falantes do Portugues Brasileiro (PB). Considerando-se que a lateral pós-vocálica nao ocorre em PB-L1, a sua ocorrência em L2 envolve a emergência desta categoria. Pretendemos, portanto, avaliar os percursos da emergência da lateral pos-vocalica em inglês-L2 através de estudo realizado com 12 falantes do PB de Belo Horizonte, Minas Gerais, e, assim, contribuir para a ampliacao do horizonte regional sobre ingles-L2 de falantes brasileiros. Adotamos como abordagem teórica os Sistemas Adaptativos Complexos e Dinâmicos (ALBANO, 2012; BYBEE, 2001, 2010; ELLIS; ROBINSON, 2008, LARSEN-FREEMAN, 1997). Entendemos que a discussao teórica dos modelos adotados podera contribuir para uma maior compreensão da fonologia de ingles-L2 de falantes do português brasileiro. Duas falantes nativas de inglês britânico foram gravadas para um grupo controle. Uma colaboradora, falante nativa de persa, colaborou no exame dos dados junto com a autora desta dissertação. A primeira etapa da coleta de dados foi a aplicação do Vocabulary Levels Test - VLT (Teste de Nível Vocabular) para confirmar o nível de proficiencia dos participantes. Logo após, os participantes iniciavam a sessão de gravação do experimento. A análise categórica seguiu de avaliação auditiva e foi apoiada na avaliação de espectrogramas para classificar cada um dos dados como uma lateral pós-vocálica ou como um glide posterior. A análise estatística consistiu no teste de significância pelo cálculo do Qui-Quadrado e do V de Cramer. Os resultados indicaram que o tempo de exposição a L2 e o indivíduo são fatores estatisticamente significativos para a emergência da lateral pós-vocálica em inglês-L2 de falantes brasileiros. Por outro lado, o item lexical, a posicao da lateral na palavra e a juntura de palavras nao apresentaram resultados estatisticamente significativos e nao foram indicadas como fatores relevantes para a emergência da lateral pós-vocálica. Os resultados obtidos estao em consonância com a perspectiva que sugere que a emergência segmental, e mais especificamente da lateral pós-vocálica em ingles-L2, reflete a auto-organização dinâmica e complexa do sistema fonologico do aprendiz através do tempo e com as especificidades do indivíduo na construção do conhecimento gramatical.
publishDate 2014
dc.date.issued.fl_str_mv 2014-08-14
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-08-09T17:47:30Z
dc.date.available.fl_str_mv 2019-08-09T17:47:30Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1843/MGSS-9PRPRR
url http://hdl.handle.net/1843/MGSS-9PRPRR
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFMG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFMG
instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron:UFMG
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron_str UFMG
institution UFMG
reponame_str Repositório Institucional da UFMG
collection Repositório Institucional da UFMG
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/MGSS-9PRPRR/1/disserta__o_jamila_2014.pdf
https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/MGSS-9PRPRR/2/disserta__o_jamila_2014.pdf.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv 71d772a1c5b06497c0b225bb1b5e6ab2
504ea0b8e046c1e51d8b905cc795efc1
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1803589444809261056