Oriental: a importância do timbre na obra de Pattápio Silva

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Daniel Della Savia Silva
Data de Publicação: 2008
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFMG
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1843/AAGS-7XQFWR
Resumo: O flautista e compositor Pattápio silva (1880-1907) foi um dos intérpretes brasileiros que alcançou maior destaque e projeção na sociedade de sua época. Apesar da curta carreira, interrompida pela morte prematura aos 26 anos, Pattápio firmou-se como grande virtuose de seu instrumento além de ter participado das históricas gravações realizadas em 1902, pioneiras no Brasil. Influenciado pelos compositores flautistas europeus, podemos destacar na obra de Pattápio Silva seu espírito inovador quanto à exploração da técnica de seu instrumento, com ênfase nas possibilidades sonoras da flauta. Sob estes aspectos, sua obra de maior destaque foi Oriental op. 6 para flauta e piano. Através das análises espectográficas realizadas neste trabalho, poderemos observar a importância das variações de timbre propostas pelo autor nesta peça.
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