Potencialidades investigativas da pesquisa de opinião nas aulas de biologia

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Fernanda Fernandes Strelow Moreira
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFMG
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9FZGRM
Resumo: Nesse trabalho propomos a análise do desenvolvimento de uma pesquisa de opinião por estudantes do Ensino Médio com o tema comportamento de corte entre os jo-vens, com o objetivo de identificar se pesquisas de opinião podem se caracterizar como uma atividade na perspectiva de ensino de ciências por investigação. Conside-ramos uma atividade investigativa aquela que tem como foco o protagonismo do aluno na construção do conhecimento. Dessa forma, o aluno não é um sujeito passi-vo; ele é proativo e o professor atua como guia ou mediador dos processos de ensi-no e aprendizagem. Para a aplicação da pesquisa de opinião, tomamos o modelo proposto pelo programa Nossa Escola Pesquisa Sua Opinião (NEPSO). O trabalho de campo dessa investigação foi desenvolvido ao longo dos meses de fevereiro a maio de 2013 em uma escola estadual da região leste de Minas Gerais com 40 alu-nos do segundo ano do Ensino Médio, na disciplina de Biologia. Buscamos nesta pesquisa, verificar as potencialidades investigativas encontradas em uma atividade de pesquisa de opinião e também verificar as características investigativas encon-tradas no modelo proposto pelo NEPSO. Para isso, desenvolvemos e aplicamos em uma turma de segundo ano, uma atividade de pesquisa de opinião abordando o te-ma comportamento de corte. O assunto refere-se às estratégias utilizadas pelos animais para conquistar um parceiro. Na atividade desenvolvida com os alunos, ou seja, na pesquisa de opinião, procuramos identificar quais seriam as características consideradas mais relevantes pelos jovens humanos para a escolha de um parceiro. Esse trabalho foi desenvolvido e concluído ao final de 22 módulos-aula de 50 minu-tos cada. Analisando todo o caminho percorrido, pudemos observar que tanto a pes-quisa de opinião, quanto as etapas propostas pelo NEPSO para a realização da mesma, encontram-se em consonância com o Ensino por Investigação, pois favore-ceram a autonomia dos estudantes, desencadearam argumentações, debates, refle-xões, levantamento de hipóteses, além de trabalhar com coleta e análise de dados, comunicação dos resultados encontrados, enfim, possuem semelhança com o traba-lho realizado pelos cientistas.
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