Planejamento em saúde bucal com a inclusão de acolhimento em saúde bucal e priorização de atendimento
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFMG |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/1843/VRNS-9RWCG8 |
Resumo: | O trabalho teve como objetivo elaborar um plano de ação para contribuir na melhoria da qualidade de vida e acesso da população ao serviço de saúde bucal, priorizando os casos de maior necessidade na rede pública de Jampruca/MG. O projeto de intervenção é, portanto, uma ação planejada com vistas às tomadas de decisão, para que se possa chegar aos objetivos desejados. Para a fundamentação deste estudo foi realizada uma busca no SciELO (Scientific Electronic Library Online), na Biblioteca do CRO/MG. Pesquisas também foram realizadas em sites especializados na temática como os do Ministério da Saúde/DAB (Departamento de Atenção Básica), NESCON (Núcleo Educação em Saúde Coletiva da Faculdade de Medicina). Para a construção do plano de ação, procuramos seguir o método do Planejamento Estratégico Situacional (PES), envolvendo diversos setores sociais e gestores municipais na identificação das suas necessidades e problemas. A ênfase do estudo foi o acolhimento como estratégia no processo de trabalho. O acolhimento não é um local, mas uma postura ética, uma ação que deve ocorrer em todos os locais e momentos dos serviços de saúde. O profissional deve escutar a queixa do paciente, identificar o problema e encaminhar para resolução do mesmo. Para isso é necessária uma escuta qualificada e trabalho em equipe, evitando filas e proporcionando satisfação ao usuário. O conceito de acolhimento se concretiza no cotidiano das práticas de saúde e da capacidade de pactuação entre a demanda do usuário e a possibilidade de resposta do serviço. O acesso do usuário aos serviços de saúde é uma das principais preocupações do SUS, profissionais da saúde e gestores. Alguns caminhos estão sendo estudados para tornar o acesso mais humanizado. Priorizando o que deve ser priorizado, atendendo tanto a demanda espontânea, as urgências e as ações programadas pela equipe. Esse trabalho teve o objetivo de propor ações que vão colaborar para que a Equipe de Saúde da Família II de Jampruca tenha um processo de trabalho adequado, melhorando assim a qualidade do atendimento. O Acolhimento, implementado na rede pública de Jampruca/MG, colocou-se enquanto estratégia de mudança do processo de trabalho em saúde, procurando mudar as relações entre profissionais e usuários e dos membros da equipe entre si, levando à reflexão várias questões como: o grau de cooperação da equipe de saúde, a humanização das relações interpessoais, a sensibilidade de escuta às demandas dos usuários. |
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Bruno Leonardo de Castro SenaMara VasconcelosBianca Natividade Sabatino2019-08-12T22:02:44Z2019-08-12T22:02:44Z2013-09-14http://hdl.handle.net/1843/VRNS-9RWCG8O trabalho teve como objetivo elaborar um plano de ação para contribuir na melhoria da qualidade de vida e acesso da população ao serviço de saúde bucal, priorizando os casos de maior necessidade na rede pública de Jampruca/MG. O projeto de intervenção é, portanto, uma ação planejada com vistas às tomadas de decisão, para que se possa chegar aos objetivos desejados. Para a fundamentação deste estudo foi realizada uma busca no SciELO (Scientific Electronic Library Online), na Biblioteca do CRO/MG. Pesquisas também foram realizadas em sites especializados na temática como os do Ministério da Saúde/DAB (Departamento de Atenção Básica), NESCON (Núcleo Educação em Saúde Coletiva da Faculdade de Medicina). Para a construção do plano de ação, procuramos seguir o método do Planejamento Estratégico Situacional (PES), envolvendo diversos setores sociais e gestores municipais na identificação das suas necessidades e problemas. A ênfase do estudo foi o acolhimento como estratégia no processo de trabalho. O acolhimento não é um local, mas uma postura ética, uma ação que deve ocorrer em todos os locais e momentos dos serviços de saúde. O profissional deve escutar a queixa do paciente, identificar o problema e encaminhar para resolução do mesmo. Para isso é necessária uma escuta qualificada e trabalho em equipe, evitando filas e proporcionando satisfação ao usuário. O conceito de acolhimento se concretiza no cotidiano das práticas de saúde e da capacidade de pactuação entre a demanda do usuário e a possibilidade de resposta do serviço. O acesso do usuário aos serviços de saúde é uma das principais preocupações do SUS, profissionais da saúde e gestores. Alguns caminhos estão sendo estudados para tornar o acesso mais humanizado. Priorizando o que deve ser priorizado, atendendo tanto a demanda espontânea, as urgências e as ações programadas pela equipe. Esse trabalho teve o objetivo de propor ações que vão colaborar para que a Equipe de Saúde da Família II de Jampruca tenha um processo de trabalho adequado, melhorando assim a qualidade do atendimento. O Acolhimento, implementado na rede pública de Jampruca/MG, colocou-se enquanto estratégia de mudança do processo de trabalho em saúde, procurando mudar as relações entre profissionais e usuários e dos membros da equipe entre si, levando à reflexão várias questões como: o grau de cooperação da equipe de saúde, a humanização das relações interpessoais, a sensibilidade de escuta às demandas dos usuários.The study aimed to develop a plan of action to contribute towards improving the quality of life and people's access to oral health services, prioritizing the cases of greatest need in the public Jampruca / MG. The project intervention is therefore a planned action aimed at decision-making, so that we can reach the desired goals. For the rationale of this study was carried out a search at SciELO (Scientific Electronic Library Online), the Library of CRO / MG. Searches were also conducted at sites specialized in the theme as the Ministry of Health / DAB (Department of Primary Care), NESCON (Core Health Education, Faculty of Medicine). For the construction of the action plan, we follow the method Situational Strategic Planning (ESP), involving various social sectors and municipal managers in identifying their needs and problems. The emphasis of the study was the host as a strategy in the work process. The host is not a place but an ethical stance, an action that should occur in all places and times of health services. Professionals should listen to the patient's complaint, identify the problem and refer to the same resolution. For this you need a qualified listening and teamwork, avoiding queues and providing satisfaction to the user. The concept is realized in the daily host of health practices and capacity agreement between the user demand and the possibility of service response. User access to health services is a major concern of the NHS, health professionals and managers. Some paths are being studied to make access more humanized. Prioritizing what should be prioritized, given both the spontaneous, emergencies and the actions planned by the staff. This work aimed to propose actions that will contribute to the Family Health Team II Jampruca have a proper work process, thus improving the quality of care. The Reception, implemented in public Jampruca / MG, put up as a strategy for changing the work process in health, seeking to change the relationships between professionals and clients and team members with each other, leading to several reflection questions as: degree of cooperation of the health team, the humanization of interpersonal relations, sensitivity to listen to the demands of users.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGSaúde da famíliaPlano de ação em Saúde BucalAcolhimentoDemanda de AtendimentoPlanejamento em Saúde Bucal e Priorização do AtendimentoPlanejamento em saúde bucal com a inclusão de acolhimento em saúde bucal e priorização de atendimentoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALtcc_bianca___ufmg.pdfapplication/pdf922257https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/VRNS-9RWCG8/1/tcc_bianca___ufmg.pdf28e38a8ebcdfa0ddfaa317104cf4db43MD51TEXTtcc_bianca___ufmg.pdf.txttcc_bianca___ufmg.pdf.txtExtracted texttext/plain100057https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/VRNS-9RWCG8/2/tcc_bianca___ufmg.pdf.txt1a05395a83759fd2463ff3a7feebb197MD521843/VRNS-9RWCG82019-11-14 20:04:05.141oai:repositorio.ufmg.br:1843/VRNS-9RWCG8Repositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T23:04:05Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false |
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