Análise do discurso midiativista: uma abordagem às transmissões simultanêas do Midia Ninja

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Antônio Augusto Braighi Andrade
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFMG
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1843/RMSA-AHGG2X
Resumo: Em 2011 surgia no Brasil uma das primeiras iniciativas cidadãs de registro on-line e em tempo real de protestos. Estava ali o embrião do que se tornaria uma das mais discutidas articulações midiativistas do país. Isso só aconteceria efetivamente, dois anos depois, quando a nação teria de lidar com diversas manifestações, muitas delas violentas, levando centenas de milhares de pessoas às ruas das principais cidades brasileiras no que ficou conhecido como Jornadas de Junho de 2013. Os atos foram marcados pelo grito da crise de representatividade, política e midiática; assim, bandeiras parlamentares e logos de mídias corporativas eram pouco aceitos pelos ativistas nas marchas. É neste contexto que ganha representatividade o Mídia Ninja, coletivo de comunicação independente que registrava os protestos bem de perto, ao vivo, pela internet, pautando, inclusive, os tradicionais veículos de comunicação. Em 2014, durante a Copa do Mundo de Futebol, mais uma vez os Ninjas estavam nas ruas período que representa o recorte de exame desta pesquisa. Diante ao contexto, frente a emergência de tal fenômeno, o objetivo deste trabalho foi o de descrever e analisar as condições de produção do discurso do Mídia Ninja, buscando compreender o lugar que o coletivo ocupa no regime discursivo midiático que se tem na contemporaneidade. Importante registrar que se fala neste trabalho exclusivamente das transmissões simultâneas do Mídia Ninja, e não da série de outras investidas de comunicação que o mesmo gere. Para tanto, empreendeu-se como intentos específicos, a circunscrição dos aspectos estruturais que compõem o dispositivo técnico de produção do veículo; a descrição e análise do dispositivo comunicacional e enunciativo regular do mesmo; e, por fim, o exame da dinâmica interacional do grupo midiativista com seus receptores/interlocutores na plataforma Twitcasting, através do exame das trocas realizadas a partir de chats. Como mecanismos de apreciação crítica, procedeu-se então à Análise do Discurso, mais especificamente ao campo da semiolinguística, buscando aportes que auxiliassem na constituição metodológica. O ferramental, que compreende uma estrutura triparte, avalia as dimensões técnicas, interacionais, contextuais, verbais-enuncivas-enunciativas, visuais, sonoras, da relação imagem-texto e dos efeitos. No entanto, assentou-se aqui também em uma fundamentação teórica que ajuda a refletir histórica e conceitualmente acerca das ocupações pela sociedade das redes e das ruas, bem como de que maneira a mídia e os mecanismos de mediação exercem papel fundamental nessa conjuntura. Após análises extensas e aprofundadas, tem-se como resultado, afinal, uma decomposição detalhada do coletivo, que expõe as suas principais propriedades e ajuda numa tomada de caracterização diferente daquela que é propagada no senso comum, a apresentar inclusive um conceito acerca do midiativismo de forma mais clara. Na mesma medida, neste estudo se colocam em contradição algumas perspectivas sobre o valor da iniciativa diante do regime midiático atual. Acredita-se que as considerações aqui alocadas não fecham o fenômeno que está se vivenciando, em curso pleno, sofrendo e imputando mutações no campo midiático, da web, da política, dos novos movimentos sociais, entre outras frentes. Todavia, deixam-se assertivas que de certo modo ajudam a compreender um pouco (ou uma parte) de nossa sociedade, seus interesses, seus medos, suas necessidades e desejos. Por fim, acredita-se que esta tese traz ainda uma contribuição para se pensar nos estudos linguísticos (e na Análise do Discurso) à luz de novas frentes midiáticas e de intervenção social, dado que sua aplicação ao cenário de exame aqui cultivado pareceu muito positivo.
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É neste contexto que ganha representatividade o Mídia Ninja, coletivo de comunicação independente que registrava os protestos bem de perto, ao vivo, pela internet, pautando, inclusive, os tradicionais veículos de comunicação. Em 2014, durante a Copa do Mundo de Futebol, mais uma vez os Ninjas estavam nas ruas período que representa o recorte de exame desta pesquisa. Diante ao contexto, frente a emergência de tal fenômeno, o objetivo deste trabalho foi o de descrever e analisar as condições de produção do discurso do Mídia Ninja, buscando compreender o lugar que o coletivo ocupa no regime discursivo midiático que se tem na contemporaneidade. Importante registrar que se fala neste trabalho exclusivamente das transmissões simultâneas do Mídia Ninja, e não da série de outras investidas de comunicação que o mesmo gere. Para tanto, empreendeu-se como intentos específicos, a circunscrição dos aspectos estruturais que compõem o dispositivo técnico de produção do veículo; a descrição e análise do dispositivo comunicacional e enunciativo regular do mesmo; e, por fim, o exame da dinâmica interacional do grupo midiativista com seus receptores/interlocutores na plataforma Twitcasting, através do exame das trocas realizadas a partir de chats. Como mecanismos de apreciação crítica, procedeu-se então à Análise do Discurso, mais especificamente ao campo da semiolinguística, buscando aportes que auxiliassem na constituição metodológica. O ferramental, que compreende uma estrutura triparte, avalia as dimensões técnicas, interacionais, contextuais, verbais-enuncivas-enunciativas, visuais, sonoras, da relação imagem-texto e dos efeitos. No entanto, assentou-se aqui também em uma fundamentação teórica que ajuda a refletir histórica e conceitualmente acerca das ocupações pela sociedade das redes e das ruas, bem como de que maneira a mídia e os mecanismos de mediação exercem papel fundamental nessa conjuntura. Após análises extensas e aprofundadas, tem-se como resultado, afinal, uma decomposição detalhada do coletivo, que expõe as suas principais propriedades e ajuda numa tomada de caracterização diferente daquela que é propagada no senso comum, a apresentar inclusive um conceito acerca do midiativismo de forma mais clara. Na mesma medida, neste estudo se colocam em contradição algumas perspectivas sobre o valor da iniciativa diante do regime midiático atual. Acredita-se que as considerações aqui alocadas não fecham o fenômeno que está se vivenciando, em curso pleno, sofrendo e imputando mutações no campo midiático, da web, da política, dos novos movimentos sociais, entre outras frentes. Todavia, deixam-se assertivas que de certo modo ajudam a compreender um pouco (ou uma parte) de nossa sociedade, seus interesses, seus medos, suas necessidades e desejos. Por fim, acredita-se que esta tese traz ainda uma contribuição para se pensar nos estudos linguísticos (e na Análise do Discurso) à luz de novas frentes midiáticas e de intervenção social, dado que sua aplicação ao cenário de exame aqui cultivado pareceu muito positivo.In Brazil 2011, one of the first citizenship initiatives of online and real time protests registration appeared. This was the embryo which would become one of the most discussed media activism articulations in the country. This would effectively only happen two years later, when the nation had to deal with many manifestations, leading thousands of people to Brazilian cities streets, in a movement known as 2013 June Journeys. These acts were characterized by a crisis scream for representativeness, political and media; therefore, parliamentary flags and corporative media logos were not well accepted in thedemonstrations. It is in this context that Media Ninja gets representativeness, an independent communication collective that closely registered the protests, live, via Internet, marking,inclusively, the traditional communication vehicles. In 2014, during the Soccer World Cup, once again the Ninjas were in the streets- period that represents the examined scenario of this research. Facing the emergence of such phenomena, the aim of this paper was to describe and analyze Media Ninja production conditions, trying to understand the place which the collective occupies in the media discursive regime that we have in the contemporaneity. It is important to register that this paper talks, exclusively, about the simultaneous transmissions ofMedia Ninja and not the series of other sallies that it generates. Therefore, as specific intents, we undertook the circumscription of structural aspects that constitute the technical device ofthe vehicle production; the description and analyses of the regular communicational and enunciative collective device; and at last, the examination of the interaction dynamic of the media activist group with their receptors/interlocutors on the Twitcasting platform. As a critical appreciation mechanism, we initiated the Discourse Analysis, more specifically towards the semiolinguistic field looking for contributions that helped in the methodological constitution. The tooling which consists of a three part structure, evaluates the technical, interactional, contextual, verbal-enuncive-enunciative, audiovisual, image-text, and effect dimensions. However, we also settled here in a theoretical ground that helps to reflect historically and conceptually about the occupation of networks and streets by the society, as well as how the media and the mediation mechanisms exert a fundamental role in this scenario. After analyses, the result is a detailed breakdown of the collective, which exposes its main properties and helps in a characterization taken different from that which is propaganda in the common sense, in also presenting a concept about the media activism in a more accurate way. It is believed that the considerations here set do not close the phenomena that is being lived, in full ongoing, suffering and attributing mutations in the web, political, social 12 movements of the media field, among other fronts. However, we leave some assertive that in a way, help to understand a little (or in part) about our society, its interests, its fears, its needs and desires. Finally, it is believed that this thesis also brings a contribution for one to think about in linguistic studies (and Discourse Analysis) in light of the new media and social intervention fronts, since their application to the examined scenario here cultivated seemed very positive.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGLingüísticaAnálise do discursoMídia digitalDiscurso midiáticoMidiativismoMídia NinjaAnálise do DiscursoAnálise do discurso midiativista: uma abordagem às transmissões simultanêas do Midia Ninjainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINAL1644d.pdfapplication/pdf57495449https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/RMSA-AHGG2X/1/1644d.pdf5c2248f061ee713dae167ea6f860e42eMD51TEXT1644d.pdf.txt1644d.pdf.txtExtracted texttext/plain1698368https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/RMSA-AHGG2X/2/1644d.pdf.txtb99b2ebdd4b8b9a46ce62b89b47c9561MD521843/RMSA-AHGG2X2019-11-14 16:24:17.424oai:repositorio.ufmg.br:1843/RMSA-AHGG2XRepositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T19:24:17Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
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