Comovidos : engajamentos e emoções na Mídia NINJA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Andrade, Samária Araújo de
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UnB
Texto Completo: https://repositorio.unb.br/handle/10482/39463
Resumo: Tese (doutorado) — Programa de Pós-Graduação em Comunicação, Faculdade de Comunicação, Universidade de Brasília, 2020.
id UNB_adb6a6aa9d3990f279c29c2ae80980e2
oai_identifier_str oai:repositorio2.unb.br:10482/39463
network_acronym_str UNB
network_name_str Repositório Institucional da UnB
repository_id_str
spelling Andrade, Samária Araújo desamaria.andrade@hotmail.comPereira, Fábio Henrique2020-09-24T17:40:52Z2020-09-24T17:40:52Z2020-09-242020-03-11ANDRADE, Samária Araújo de. Comovidos: engajamentos e emoções na Mídia NINJA. 2020. 394 f., il. Tese (Doutorado em Comunicação) — Universidade de Brasília, Brasília, 2020.https://repositorio.unb.br/handle/10482/39463Tese (doutorado) — Programa de Pós-Graduação em Comunicação, Faculdade de Comunicação, Universidade de Brasília, 2020.Os coletivos de comunicação são atores heterogêneos que proliferaram na arena da comunicação do século XXI, fruto de mudanças sociotécnicas, apresentando-se como mídia alternativa e independente, em oposição à mídia hegemônica, adotando novos processos colaborativos e horizontalizados e atraindo profissionais e amadores da comunicação em diferentes graus de adesão. Esta pesquisa se interessa em investigar como as pessoas aderem e permanecem engajadas nos coletivos de comunicação, essa experiência exigente que, na maioria das vezes, não garante remuneração formal e disputa espaço com atores da imprensa convencional, consolidados e reconhecidos ao longo do século XX. É analisado o engajamento dos participantes na Mídia NINJA, coletivo que ganhou protagonismo e estimulou o surgimento de outras iniciativas, seguindo único na adoção de casas coletivas onde os participantes vivem e trabalham e de caixa coletivo para as despesas. Os esforços teóricos levam em conta os estudos sobre os novos movimentos sociais e têm como guia uma abordagem compreensiva baseada na Sociologia da Emoção. Aplica-se um conjunto de metodologias qualitativas, numa triangulação de métodos que contempla: a) observação direta, com adoção de caderno de campo, em atividades realizadas pela Mídia NINJA na casa coletiva (Imersão) e no ambiente da Universidade (Oficina); b) acompanhamento sistemático das publicações da Mídia NINJA; e c) 15 entrevistas em profundidade com jornalistas/midiativistas que participam de alguma forma desse arranjo. Como conclusão, reflete-se que o envolvimento com a Mídia NINJA implica em um laço emocional com um conjunto de práticas e com os outros membros, criando um compromisso em relação ao midiativismo e com o estilo de vida desse coletivo. Formados na relação com o outro, os laços entre os participantes são marcados por diferentes emoções – como desencanto, esperança, amor, ódio, alegria, constrangimentos - e pelos vínculos que emergem a partir dessa conformação, tendo na comunicação o aparato fundamental para manterem-se em agência, experenciando a vida que desejam. Os ninjas podem ser vistos como membros de uma comunidade outsider que busca construir uma vida alternativa, utilizando-se das emoções como força motriz e desenvolvendo novas formas de resistência, mas também de autorrealização, via uso da comunicação.Communication collectives are heterogeneous actors that proliferated in the 21st century communication arena, a result of sociotechnical changes, presenting themselves as an alternative and independent media, in opposition to the hegemonic media, adopting new collaborative and horizontal processes and attracting professionals and amateurs of communication in different degrees of adherence. This research is interested in analyzing how people join and remain engaged in communication collectives, this demanding experience that, most of the time, does not guarantee formal remuneration and disputes space with actors from the conventional press, consolidated and recognized throughout the 20th century. This thesis analyzes the modalities of the participants' engagement in Media NINJA, a collective that gained prominence and stimulated the emergence of other initiatives, remaining the only one in adopting collective houses where participants live and work and collective cash for expenses. Theoretical efforts take account of studies on new social movements and are guided by a comprehensive approach based on the Sociology of Emotions. A set of qualitative methodologies is applied, in a triangulation method that contemplates: a) direct observation, with the adoption of a field notebook, in activities carried out by Media NINJA in the collective house (Immersion) and in the University environment (Workshop); b) systematic monitoring of the publications of Media NINJA; and c) 15 in-depth interviews with journalists/media activists who participate in this arrangement in some way. As a conclusion, it is reflected that the involvement with Media NINJA implies an emotional bond with a set of practices and with other members, creating a commitment in relation to media activism and with the style of this collective. Formed in the relationship with the other, the bonds between the participants are marked by different emotions - such as disenchantment, hope, love, hate, joy, constraints - and by the bonds that emerge from this conformation, having in communication the fundamental apparatus to remain in action, experiencing the life they desire. Ninjas can be seen as members of an outsider community that seeks to build an alternative life, using emotions as a driving force and developing new forms of resistance, but also self-realization, through the use of communication.Faculdade de Comunicação (FAC)Programa de Pós-Graduação em ComunicaçãoA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.info:eu-repo/semantics/openAccessComovidos : engajamentos e emoções na Mídia NINJAinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisJornalismo alternativoMidiativismoColetivos de comunicaçãoMídia NINJAporreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNBLICENSElicense.txtlicense.txttext/plain676http://repositorio2.unb.br/jspui/bitstream/10482/39463/2/license.txt59c0495af143a2dbef8cb1eca992b8cfMD52open accessORIGINAL2020_SamáriaAraújodeAndrade.pdf2020_SamáriaAraújodeAndrade.pdfapplication/pdf8992607http://repositorio2.unb.br/jspui/bitstream/10482/39463/1/2020_Sam%c3%a1riaAra%c3%bajodeAndrade.pdfd964b087cedfb267a8cab8cdc8ff2973MD51open access10482/394632024-01-26 13:41:43.022open accessoai:repositorio2.unb.br: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Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestopendoar:2024-01-26T16:41:43Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Comovidos : engajamentos e emoções na Mídia NINJA
title Comovidos : engajamentos e emoções na Mídia NINJA
spellingShingle Comovidos : engajamentos e emoções na Mídia NINJA
Andrade, Samária Araújo de
Jornalismo alternativo
Midiativismo
Coletivos de comunicação
Mídia NINJA
title_short Comovidos : engajamentos e emoções na Mídia NINJA
title_full Comovidos : engajamentos e emoções na Mídia NINJA
title_fullStr Comovidos : engajamentos e emoções na Mídia NINJA
title_full_unstemmed Comovidos : engajamentos e emoções na Mídia NINJA
title_sort Comovidos : engajamentos e emoções na Mídia NINJA
author Andrade, Samária Araújo de
author_facet Andrade, Samária Araújo de
author_role author
dc.contributor.email.pt_BR.fl_str_mv samaria.andrade@hotmail.com
dc.contributor.author.fl_str_mv Andrade, Samária Araújo de
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Pereira, Fábio Henrique
contributor_str_mv Pereira, Fábio Henrique
dc.subject.keyword.pt_BR.fl_str_mv Jornalismo alternativo
Midiativismo
Coletivos de comunicação
Mídia NINJA
topic Jornalismo alternativo
Midiativismo
Coletivos de comunicação
Mídia NINJA
description Tese (doutorado) — Programa de Pós-Graduação em Comunicação, Faculdade de Comunicação, Universidade de Brasília, 2020.
publishDate 2020
dc.date.submitted.none.fl_str_mv 2020-03-11
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2020-09-24T17:40:52Z
dc.date.available.fl_str_mv 2020-09-24T17:40:52Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2020-09-24
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv ANDRADE, Samária Araújo de. Comovidos: engajamentos e emoções na Mídia NINJA. 2020. 394 f., il. Tese (Doutorado em Comunicação) — Universidade de Brasília, Brasília, 2020.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.unb.br/handle/10482/39463
identifier_str_mv ANDRADE, Samária Araújo de. Comovidos: engajamentos e emoções na Mídia NINJA. 2020. 394 f., il. Tese (Doutorado em Comunicação) — Universidade de Brasília, Brasília, 2020.
url https://repositorio.unb.br/handle/10482/39463
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UnB
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UNB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UNB
institution UNB
reponame_str Repositório Institucional da UnB
collection Repositório Institucional da UnB
bitstream.url.fl_str_mv http://repositorio2.unb.br/jspui/bitstream/10482/39463/2/license.txt
http://repositorio2.unb.br/jspui/bitstream/10482/39463/1/2020_Sam%c3%a1riaAra%c3%bajodeAndrade.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 59c0495af143a2dbef8cb1eca992b8cf
d964b087cedfb267a8cab8cdc8ff2973
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1797405408083574784