Julgamento moral na contabilidade: estudo sobre o processo educacional de estudantes de graduação e pós-graduação stricto sensu

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Marleide Cerqueira de Oliveira
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFMG
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1843/BUOS-8SVGTW
Resumo: A situação social em que o indivíduo está inserido representa o meio em que convive, sendo que, ao mesmo tempo, este meio influencia o indivíduo e se deixa por ele influenciar, em uma relação de troca constante. Este meio representa o espaço/tempo onde são vividas as experiências que permitem refletir na formação do comportamento moral. Os indivíduos, em diferentes momentos de suas vidas, pertencem a vários grupos sociais, sendo um deles, o grupo da formação acadêmica dentro de uma universidade. A análise deste contexto resultou na indagação sobre o processo de desenvolvimento do julgamento moral em estudantes do curso de Ciências Contábeis de graduação e pós-graduação stricto sensu. Assim, o objetivo deste trabalho foi identificar os estágios de julgamento moral em estudantes de Contabilidade ao longo de seu processo educacional superior. A base utilizada para atingir este objetivo foi a Teoria de Julgamento Moral de Kohlberg, que estabelece 6 estágios de julgamento moral divididos em três níveis: pré-convencional (estágios 1 e 2), convencional (estágios 3 e 4) e pós-convencional (estágios 5 e 6), representando uma evolução deste julgamento ao longo das experiências adquiridas, inclusive a acadêmica. Identificou-se que o estágio 3 é o predominante nos 3 grupos analisados (graduação, mestrado e doutorado). Este estágio pertence ao nível convencional, representando a necessidade de obediência às regras e às normas sociais a fim de receber a aprovação de outros. Neste estágio, o comportamento moral é aquele que agrada, ajuda ou é aprovado pelos outros. Embora o estágio 3 tenha sido o predominante entre os discentes pesquisados, observou-se, ao analisar o desenvolvimento do julgamento moral por meio do índice p por estágio, que os estudantes da graduação possuem uma média superior aos pesquisados da pós-graduação nos estágios morais de Kohlberg mais baixos, enquanto que nos estágios mais altos, os pós-graduandos pesquisados possuem uma média de índice p maior que os pesquisados graduandos. Estes achados confirmam a teoria que afirma que a vivência acadêmica favorece o desenvolvimento do julgamento moral no indivíduo.
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Assim, o objetivo deste trabalho foi identificar os estágios de julgamento moral em estudantes de Contabilidade ao longo de seu processo educacional superior. A base utilizada para atingir este objetivo foi a Teoria de Julgamento Moral de Kohlberg, que estabelece 6 estágios de julgamento moral divididos em três níveis: pré-convencional (estágios 1 e 2), convencional (estágios 3 e 4) e pós-convencional (estágios 5 e 6), representando uma evolução deste julgamento ao longo das experiências adquiridas, inclusive a acadêmica. Identificou-se que o estágio 3 é o predominante nos 3 grupos analisados (graduação, mestrado e doutorado). Este estágio pertence ao nível convencional, representando a necessidade de obediência às regras e às normas sociais a fim de receber a aprovação de outros. Neste estágio, o comportamento moral é aquele que agrada, ajuda ou é aprovado pelos outros. Embora o estágio 3 tenha sido o predominante entre os discentes pesquisados, observou-se, ao analisar o desenvolvimento do julgamento moral por meio do índice p por estágio, que os estudantes da graduação possuem uma média superior aos pesquisados da pós-graduação nos estágios morais de Kohlberg mais baixos, enquanto que nos estágios mais altos, os pós-graduandos pesquisados possuem uma média de índice p maior que os pesquisados graduandos. Estes achados confirmam a teoria que afirma que a vivência acadêmica favorece o desenvolvimento do julgamento moral no indivíduo.The social emplacement of an individual represents the environment where they live, which, at the same time, influences the individual and is influenced by them, in a relation of constant exchange. This environment represents the space and time in which experiences are lived, allowing reflection on development of moral behavior. Individuals, in different times in their lives, belong to various social groups; one of these social groups is the academic entourage within a university. The analysis of this context resulted in the investigation of the process of development of moral judgment among students seeking a college degree and students seeking specialization in Science in Accounting stricto sensu. Therefore, the aim of this study was to identify the stages of moral judgment among students seeking a degree of Science in Accounting, during their academic educational process. The basis used for achieving this objective was the Kohlbergs Moral Judgment Theory, which applies six moral judgment stages, divided in three levels: pre-conventional (stages 1 and 2); conventional (stages 3 and 4) and post-conventional (stages 5 and 6), representing the evolution over acquired experiences, including the academic experience. It was noted that stage 3 is predominant in all three analyzed groups: Bachelors, Master Degree and PhD. This stage belongs to the conventional level, which represents the necessity of following rules and social norms, in order to obtain approval of others. In this stage, the moral behavior is the one that pleases, the one that helps or has the approval of others. Although stage 3 is predominant in the researched students, after analyzing the development of moral judgment through p rate, we noticed that college degree seeking students have a higher average than students seeking specialization, in lower Kohlberg moral stages. In the highest stages, students seeking specialization have a higher p rate than college degree seeking students. These findings confirm the theory that sustains that the academic experiences favor the development of moral judgment in individuals.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGContabilidade ÉticaContabilidadeJulgamento MoralTeoria de Julgamento Moral de KohlbergContabilidadeJulgamento moral na contabilidade: estudo sobre o processo educacional de estudantes de graduação e pós-graduação stricto sensuinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALdisserta__o_julgamento_moral_na_contabilidade.pdfapplication/pdf788276https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUOS-8SVGTW/1/disserta__o_julgamento_moral_na_contabilidade.pdfc95bbee9605e5b37566e9ed58347f158MD51TEXTdisserta__o_julgamento_moral_na_contabilidade.pdf.txtdisserta__o_julgamento_moral_na_contabilidade.pdf.txtExtracted texttext/plain238544https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUOS-8SVGTW/2/disserta__o_julgamento_moral_na_contabilidade.pdf.txta623e123861f419d3fc6b6ffdef3ad1eMD521843/BUOS-8SVGTW2019-11-14 03:44:33.092oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUOS-8SVGTWRepositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T06:44:33Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
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