Perfil do aluno do CEFPEPE de formiga: uma contribuição ao projeto de implementação do CEFPEPE, 2008-2010 UAB/MEC/UFMG

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Flaviane Ferreira Cunha
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFMG
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9LVKQW
Resumo: Este estudo exploratório descritivo enfatiza que o processo ensino/aprendizagem se torna mais adequado quando se conhece o perfil do aluno. A análise destes dados poderá contribuir com o CEFPEPE em estratégias de ensino que atendam a estas características. O objetivo deste estudo foi identificar o perfil do aluno do curso CEFPEPE do Pólo de Formiga- MG, turma 2010. Os resultados permitiram conhecer o perfil do aluno do curso CEFPEPE do Pólo de Formiga- MG, turma 2010 a saber: Há predominância do sexo feminino (94.1%) dos respondentes, 82,4% são católicos; 53%, são solteiros, 59% tem idade entre 20 e 30 anos, 71% não tem filhos, 58,9% possui renda familiar acima de 6 salários, 65% possui casa própria, 100% possui telefone celular e computador. Destes, 94% tem acesso à internet em suas residências, 82% possui telefone fixo na residência, 53% possui assinatura de jornais e revistas. 53% responderam que o cansaço físico representou a maior dificuldade para a conclusão do curso, 83% já cursaram outra pós-graduação (especialização ou Mestrado), 64,7% apontam como áreas de maior afinidade as deUrgência, Unidade de Terapia Intensiva, Gestão, Educação e Vigilância em Saúde. 100% cursaram a graduação em Enfermagem em Instituição Privada. 100% avaliaram o conhecimento adquirido ao longo do CEFPEPE como Muito Aproveitável. Além disto, 100% das atividades profissionais exercidas pelos respondentes estão relacionadas ao campo da enfermagem.
id UFMG_e2a9060c7f8df2c9dc73b1ba62e68fe9
oai_identifier_str oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUBD-9LVKQW
network_acronym_str UFMG
network_name_str Repositório Institucional da UFMG
repository_id_str
spelling Selme Silqueira de MatosFlaviane Ferreira Cunha2019-08-10T04:16:07Z2019-08-10T04:16:07Z2012-03-09http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9LVKQWEste estudo exploratório descritivo enfatiza que o processo ensino/aprendizagem se torna mais adequado quando se conhece o perfil do aluno. A análise destes dados poderá contribuir com o CEFPEPE em estratégias de ensino que atendam a estas características. O objetivo deste estudo foi identificar o perfil do aluno do curso CEFPEPE do Pólo de Formiga- MG, turma 2010. Os resultados permitiram conhecer o perfil do aluno do curso CEFPEPE do Pólo de Formiga- MG, turma 2010 a saber: Há predominância do sexo feminino (94.1%) dos respondentes, 82,4% são católicos; 53%, são solteiros, 59% tem idade entre 20 e 30 anos, 71% não tem filhos, 58,9% possui renda familiar acima de 6 salários, 65% possui casa própria, 100% possui telefone celular e computador. Destes, 94% tem acesso à internet em suas residências, 82% possui telefone fixo na residência, 53% possui assinatura de jornais e revistas. 53% responderam que o cansaço físico representou a maior dificuldade para a conclusão do curso, 83% já cursaram outra pós-graduação (especialização ou Mestrado), 64,7% apontam como áreas de maior afinidade as deUrgência, Unidade de Terapia Intensiva, Gestão, Educação e Vigilância em Saúde. 100% cursaram a graduação em Enfermagem em Instituição Privada. 100% avaliaram o conhecimento adquirido ao longo do CEFPEPE como Muito Aproveitável. Além disto, 100% das atividades profissionais exercidas pelos respondentes estão relacionadas ao campo da enfermagem.This exploratory study emphasizes that the teaching / learning process becomes more appropriate when you know the student's profile. Analysis of these data may contribute to the CEFPEPE on teaching strategies that meet these characteristics. The objective of this study was to identify the profile of the student in CEFPEPE Pole Formiga-MG, class 2010. The results allowed us to know the profile of the student in CEFPEPE Formiga-MG, class 2010 as follows: There is a predominance of females(94.1%) of respondents, 82.4% are Catholic, 53% were single, 59 % age is between 20 and 30 years, 71% have no children, 58.9% have household income above 6 salaries, 65% own property, 100% mobile phone and has computador. Destes, 94% have internet access their homes., 82% have fixed phone in residência.53% has subscriptions to newspapers and magazines. 53% said that physical fatigue was themajor difficulty for the completion of curso83% have attended another post-graduate (Masters or specialization) 64.7% point to areas of the higher affinity of: Emergency, Intensive Care Unit, Management , Education and Health Surveillance 100% attended the graduation in Private Nursing Institution. 100% assessed knowledge gained over CEFPEPE useful. 100% as very professional activities carried out by therespondents is related to the field of nursing.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGEducação em enfermagemCapacitação profissionalAvaliaçãoFormação educativaDocentesEnfermagemEnfermeirosPerfil do aluno do CEFPEPE de formiga: uma contribuição ao projeto de implementação do CEFPEPE, 2008-2010 UAB/MEC/UFMGinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALperfil_do_aluno_do_cefpepe_de_formiga_final.pdfapplication/pdf431768https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-9LVKQW/1/perfil_do_aluno_do_cefpepe_de_formiga_final.pdfac5d9643411732711e07c026f4ec4efeMD51TEXTperfil_do_aluno_do_cefpepe_de_formiga_final.pdf.txtperfil_do_aluno_do_cefpepe_de_formiga_final.pdf.txtExtracted texttext/plain53002https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-9LVKQW/2/perfil_do_aluno_do_cefpepe_de_formiga_final.pdf.txtbbe41d06e501d0ecde10caf5ffa79334MD521843/BUBD-9LVKQW2019-11-14 04:10:58.018oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUBD-9LVKQWRepositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T07:10:58Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Perfil do aluno do CEFPEPE de formiga: uma contribuição ao projeto de implementação do CEFPEPE, 2008-2010 UAB/MEC/UFMG
title Perfil do aluno do CEFPEPE de formiga: uma contribuição ao projeto de implementação do CEFPEPE, 2008-2010 UAB/MEC/UFMG
spellingShingle Perfil do aluno do CEFPEPE de formiga: uma contribuição ao projeto de implementação do CEFPEPE, 2008-2010 UAB/MEC/UFMG
Flaviane Ferreira Cunha
Avaliação
Formação educativa
Docentes
Enfermagem
Enfermeiros
Educação em enfermagem
Capacitação profissional
title_short Perfil do aluno do CEFPEPE de formiga: uma contribuição ao projeto de implementação do CEFPEPE, 2008-2010 UAB/MEC/UFMG
title_full Perfil do aluno do CEFPEPE de formiga: uma contribuição ao projeto de implementação do CEFPEPE, 2008-2010 UAB/MEC/UFMG
title_fullStr Perfil do aluno do CEFPEPE de formiga: uma contribuição ao projeto de implementação do CEFPEPE, 2008-2010 UAB/MEC/UFMG
title_full_unstemmed Perfil do aluno do CEFPEPE de formiga: uma contribuição ao projeto de implementação do CEFPEPE, 2008-2010 UAB/MEC/UFMG
title_sort Perfil do aluno do CEFPEPE de formiga: uma contribuição ao projeto de implementação do CEFPEPE, 2008-2010 UAB/MEC/UFMG
author Flaviane Ferreira Cunha
author_facet Flaviane Ferreira Cunha
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Selme Silqueira de Matos
dc.contributor.author.fl_str_mv Flaviane Ferreira Cunha
contributor_str_mv Selme Silqueira de Matos
dc.subject.por.fl_str_mv Avaliação
Formação educativa
Docentes
Enfermagem
Enfermeiros
topic Avaliação
Formação educativa
Docentes
Enfermagem
Enfermeiros
Educação em enfermagem
Capacitação profissional
dc.subject.other.pt_BR.fl_str_mv Educação em enfermagem
Capacitação profissional
description Este estudo exploratório descritivo enfatiza que o processo ensino/aprendizagem se torna mais adequado quando se conhece o perfil do aluno. A análise destes dados poderá contribuir com o CEFPEPE em estratégias de ensino que atendam a estas características. O objetivo deste estudo foi identificar o perfil do aluno do curso CEFPEPE do Pólo de Formiga- MG, turma 2010. Os resultados permitiram conhecer o perfil do aluno do curso CEFPEPE do Pólo de Formiga- MG, turma 2010 a saber: Há predominância do sexo feminino (94.1%) dos respondentes, 82,4% são católicos; 53%, são solteiros, 59% tem idade entre 20 e 30 anos, 71% não tem filhos, 58,9% possui renda familiar acima de 6 salários, 65% possui casa própria, 100% possui telefone celular e computador. Destes, 94% tem acesso à internet em suas residências, 82% possui telefone fixo na residência, 53% possui assinatura de jornais e revistas. 53% responderam que o cansaço físico representou a maior dificuldade para a conclusão do curso, 83% já cursaram outra pós-graduação (especialização ou Mestrado), 64,7% apontam como áreas de maior afinidade as deUrgência, Unidade de Terapia Intensiva, Gestão, Educação e Vigilância em Saúde. 100% cursaram a graduação em Enfermagem em Instituição Privada. 100% avaliaram o conhecimento adquirido ao longo do CEFPEPE como Muito Aproveitável. Além disto, 100% das atividades profissionais exercidas pelos respondentes estão relacionadas ao campo da enfermagem.
publishDate 2012
dc.date.issued.fl_str_mv 2012-03-09
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-08-10T04:16:07Z
dc.date.available.fl_str_mv 2019-08-10T04:16:07Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9LVKQW
url http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9LVKQW
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFMG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFMG
instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron:UFMG
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron_str UFMG
institution UFMG
reponame_str Repositório Institucional da UFMG
collection Repositório Institucional da UFMG
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-9LVKQW/1/perfil_do_aluno_do_cefpepe_de_formiga_final.pdf
https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-9LVKQW/2/perfil_do_aluno_do_cefpepe_de_formiga_final.pdf.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv ac5d9643411732711e07c026f4ec4efe
bbe41d06e501d0ecde10caf5ffa79334
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1803589540723556352