Enfermeiro docente e a prática educativa

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Flávio Goulart de Araújo
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFMG
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1843/BUOS-9L2NMM
Resumo: A formação para a docência se apresenta como um desafio para os enfermeiros, com vistas às práticas pedagógicas. O crescimento do número de escolas de enfermagem tanto de nível técnico profissionalizante quanto em graduação, transformou a docência em um importante campo de trabalho para os profissionais de enfermagem, mesmo que estes não tenham recebido uma formação adequada para a docência o que se apresenta como um problema e um desafio a ser vencido por estas escolas. O objetivo do presente estudo é realizar uma revisão integrativa sobre a formação do enfermeiro docente. Trata-se de um estudo de revisão integrativa. Foram utilizados artigos das bases de dados LILACS e SCIELO a partir dos descritores: enfermagem, docência, enfermeiro docente. Por meio dos resultados obtidosobservaram-se quatro temáticas: Formação, capacitação e competência; Prática pedagógica; Condições de trabalho e Aspectos positivos e negativos na prática do enfermeiro docente. Com isso, constatou-se que o enfermeiro precisa de capacitação na esfera docente no sentidode construir conhecimento técnico e científico, e valores sociais e políticos que possibilitem sua ação docente
id UFMG_d95d314eefe14c599839857d55c7333b
oai_identifier_str oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUOS-9L2NMM
network_acronym_str UFMG
network_name_str Repositório Institucional da UFMG
repository_id_str
spelling Amanda Marcia dos Santos ReinaldoSelme Silqueira de MatosFlávio Goulart de Araújo2019-08-10T10:35:00Z2019-08-10T10:35:00Z2013-11-08http://hdl.handle.net/1843/BUOS-9L2NMMA formação para a docência se apresenta como um desafio para os enfermeiros, com vistas às práticas pedagógicas. O crescimento do número de escolas de enfermagem tanto de nível técnico profissionalizante quanto em graduação, transformou a docência em um importante campo de trabalho para os profissionais de enfermagem, mesmo que estes não tenham recebido uma formação adequada para a docência o que se apresenta como um problema e um desafio a ser vencido por estas escolas. O objetivo do presente estudo é realizar uma revisão integrativa sobre a formação do enfermeiro docente. Trata-se de um estudo de revisão integrativa. Foram utilizados artigos das bases de dados LILACS e SCIELO a partir dos descritores: enfermagem, docência, enfermeiro docente. Por meio dos resultados obtidosobservaram-se quatro temáticas: Formação, capacitação e competência; Prática pedagógica; Condições de trabalho e Aspectos positivos e negativos na prática do enfermeiro docente. Com isso, constatou-se que o enfermeiro precisa de capacitação na esfera docente no sentidode construir conhecimento técnico e científico, e valores sociais e políticos que possibilitem sua ação docenteTraining for teachers presents itself as a challenge for nurses, with a view to teaching practices. The growth in the number of nursing schools, both at a technical level as on graduation, teaching became an important field of work for nursing professionals, even if they have not received adequate training for teaching, which is shown as a problem and achallenge to be overcome by these schools. The aim of this study is an integrative review of graduating nurse teachers. This is an integrative review study. For reference, the LILACS and SciELO databases were consulted for the descriptors: nursing, teaching, nurse teachers. Theresults were observed in four themes: Education, training and competence; Pedagogical practice; Working conditions and Positive and negative aspects in the practice of the nurse teacher. Thus, it was found that nurses need training in the teaching sphere in order to buildtechnical and scientific knowledge, and social and political values that will enable their teaching activities.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGEducação em enfermagemCapacitação profissionalEnfermagemDocênciaEnfermeiro docenteEnfermeiro docente e a prática educativainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALfl_vio_goulart_de_ara_jo.pdfapplication/pdf168511https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUOS-9L2NMM/1/fl_vio_goulart_de_ara_jo.pdf7b6e016345e44034eb4e4f5301b0ef5bMD51TEXTfl_vio_goulart_de_ara_jo.pdf.txtfl_vio_goulart_de_ara_jo.pdf.txtExtracted texttext/plain69254https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUOS-9L2NMM/2/fl_vio_goulart_de_ara_jo.pdf.txtcdadf2adc0e01224612ee5e1a0aff4f3MD521843/BUOS-9L2NMM2019-11-14 05:02:22.248oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUOS-9L2NMMRepositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T08:02:22Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Enfermeiro docente e a prática educativa
title Enfermeiro docente e a prática educativa
spellingShingle Enfermeiro docente e a prática educativa
Flávio Goulart de Araújo
Enfermagem
Docência
Enfermeiro docente
Educação em enfermagem
Capacitação profissional
title_short Enfermeiro docente e a prática educativa
title_full Enfermeiro docente e a prática educativa
title_fullStr Enfermeiro docente e a prática educativa
title_full_unstemmed Enfermeiro docente e a prática educativa
title_sort Enfermeiro docente e a prática educativa
author Flávio Goulart de Araújo
author_facet Flávio Goulart de Araújo
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Amanda Marcia dos Santos Reinaldo
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Selme Silqueira de Matos
dc.contributor.author.fl_str_mv Flávio Goulart de Araújo
contributor_str_mv Amanda Marcia dos Santos Reinaldo
Selme Silqueira de Matos
dc.subject.por.fl_str_mv Enfermagem
Docência
Enfermeiro docente
topic Enfermagem
Docência
Enfermeiro docente
Educação em enfermagem
Capacitação profissional
dc.subject.other.pt_BR.fl_str_mv Educação em enfermagem
Capacitação profissional
description A formação para a docência se apresenta como um desafio para os enfermeiros, com vistas às práticas pedagógicas. O crescimento do número de escolas de enfermagem tanto de nível técnico profissionalizante quanto em graduação, transformou a docência em um importante campo de trabalho para os profissionais de enfermagem, mesmo que estes não tenham recebido uma formação adequada para a docência o que se apresenta como um problema e um desafio a ser vencido por estas escolas. O objetivo do presente estudo é realizar uma revisão integrativa sobre a formação do enfermeiro docente. Trata-se de um estudo de revisão integrativa. Foram utilizados artigos das bases de dados LILACS e SCIELO a partir dos descritores: enfermagem, docência, enfermeiro docente. Por meio dos resultados obtidosobservaram-se quatro temáticas: Formação, capacitação e competência; Prática pedagógica; Condições de trabalho e Aspectos positivos e negativos na prática do enfermeiro docente. Com isso, constatou-se que o enfermeiro precisa de capacitação na esfera docente no sentidode construir conhecimento técnico e científico, e valores sociais e políticos que possibilitem sua ação docente
publishDate 2013
dc.date.issued.fl_str_mv 2013-11-08
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-08-10T10:35:00Z
dc.date.available.fl_str_mv 2019-08-10T10:35:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1843/BUOS-9L2NMM
url http://hdl.handle.net/1843/BUOS-9L2NMM
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFMG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFMG
instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron:UFMG
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron_str UFMG
institution UFMG
reponame_str Repositório Institucional da UFMG
collection Repositório Institucional da UFMG
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUOS-9L2NMM/1/fl_vio_goulart_de_ara_jo.pdf
https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUOS-9L2NMM/2/fl_vio_goulart_de_ara_jo.pdf.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv 7b6e016345e44034eb4e4f5301b0ef5b
cdadf2adc0e01224612ee5e1a0aff4f3
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801676986070859776