A coreopolítica e o técnico-coreógrafo na universidade.
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Artigo de conferência |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFMG |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/1843/40280 |
Resumo: | Neste texto, decorrente da minha pesquisa de doutorado (em andamento), introduzo uma reflexão sobre o lugar do servidor público técnico-coreógrafo e sua dança no contexto da universidade federal brasileira. Para tanto, discuto algumas tensões presentes nas universidades federais e, em seguida, no intuito de encontrar subsídios para esta reflexão, foi realizada uma revisão bibliográfica, a partir da qual aponto a ideia de coreopolítica de André Lepecki (2012) como possibilidade para compreender o lugar simbólico deste servidor-artista. Além disso, esse conceito também fundamenta nosso debate sobre a relação existente entre as especificidades do seu fazer em dança e os modos de funcionamento da universidade pública federal. |
id |
UFMG_e2b9b7f744b5df2bda7f8208f67ef790 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufmg.br:1843/40280 |
network_acronym_str |
UFMG |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFMG |
repository_id_str |
|
spelling |
2022-03-21T20:31:29Z2022-03-21T20:31:29Z2019694495322381112http://hdl.handle.net/1843/40280Neste texto, decorrente da minha pesquisa de doutorado (em andamento), introduzo uma reflexão sobre o lugar do servidor público técnico-coreógrafo e sua dança no contexto da universidade federal brasileira. Para tanto, discuto algumas tensões presentes nas universidades federais e, em seguida, no intuito de encontrar subsídios para esta reflexão, foi realizada uma revisão bibliográfica, a partir da qual aponto a ideia de coreopolítica de André Lepecki (2012) como possibilidade para compreender o lugar simbólico deste servidor-artista. Além disso, esse conceito também fundamenta nosso debate sobre a relação existente entre as especificidades do seu fazer em dança e os modos de funcionamento da universidade pública federal.porUniversidade Federal de Minas GeraisUFMGBrasilEBA - ESCOLA DE BELAS ARTESCongresso Nacional de Pesquisadores em DançaArtesTécnico-CoreógrafoCoreopolíticaUniversidadeCoreografiaA coreopolítica e o técnico-coreógrafo na universidade.info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObjecthttps://proceedings.science/anda/anda-2019/papers/a-coreopolitica-e-o-tecnico-coreografo-na-universidadeCarolina Lage Gualbertoapplication/pdfinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGLICENSELicense.txtLicense.txttext/plain; charset=utf-82042https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/40280/1/License.txtfa505098d172de0bc8864fc1287ffe22MD51ORIGINAL2019_A coreopolítica e o técnico coreógrafo na universidade.pdf2019_A coreopolítica e o técnico coreógrafo na universidade.pdfapplication/pdf948897https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/40280/2/2019_A%20coreopol%c3%adtica%20e%20o%20t%c3%a9cnico%20core%c3%b3grafo%20na%20universidade.pdf5fa57880eaf323e35176531b12ea1d34MD521843/402802022-03-21 17:31:29.418oai:repositorio.ufmg.br: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Repositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2022-03-21T20:31:29Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
A coreopolítica e o técnico-coreógrafo na universidade. |
title |
A coreopolítica e o técnico-coreógrafo na universidade. |
spellingShingle |
A coreopolítica e o técnico-coreógrafo na universidade. Carolina Lage Gualberto Artes Técnico-Coreógrafo Coreopolítica Universidade Coreografia |
title_short |
A coreopolítica e o técnico-coreógrafo na universidade. |
title_full |
A coreopolítica e o técnico-coreógrafo na universidade. |
title_fullStr |
A coreopolítica e o técnico-coreógrafo na universidade. |
title_full_unstemmed |
A coreopolítica e o técnico-coreógrafo na universidade. |
title_sort |
A coreopolítica e o técnico-coreógrafo na universidade. |
author |
Carolina Lage Gualberto |
author_facet |
Carolina Lage Gualberto |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Carolina Lage Gualberto |
dc.subject.other.pt_BR.fl_str_mv |
Artes Técnico-Coreógrafo Coreopolítica Universidade Coreografia |
topic |
Artes Técnico-Coreógrafo Coreopolítica Universidade Coreografia |
description |
Neste texto, decorrente da minha pesquisa de doutorado (em andamento), introduzo uma reflexão sobre o lugar do servidor público técnico-coreógrafo e sua dança no contexto da universidade federal brasileira. Para tanto, discuto algumas tensões presentes nas universidades federais e, em seguida, no intuito de encontrar subsídios para esta reflexão, foi realizada uma revisão bibliográfica, a partir da qual aponto a ideia de coreopolítica de André Lepecki (2012) como possibilidade para compreender o lugar simbólico deste servidor-artista. Além disso, esse conceito também fundamenta nosso debate sobre a relação existente entre as especificidades do seu fazer em dança e os modos de funcionamento da universidade pública federal. |
publishDate |
2019 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2019 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2022-03-21T20:31:29Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2022-03-21T20:31:29Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/conferenceObject |
format |
conferenceObject |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/1843/40280 |
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv |
22381112 |
identifier_str_mv |
22381112 |
url |
http://hdl.handle.net/1843/40280 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv |
Congresso Nacional de Pesquisadores em Dança |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Minas Gerais |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFMG |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
Brasil |
dc.publisher.department.fl_str_mv |
EBA - ESCOLA DE BELAS ARTES |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Minas Gerais |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFMG instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) instacron:UFMG |
instname_str |
Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
instacron_str |
UFMG |
institution |
UFMG |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFMG |
collection |
Repositório Institucional da UFMG |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/40280/1/License.txt https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/40280/2/2019_A%20coreopol%c3%adtica%20e%20o%20t%c3%a9cnico%20core%c3%b3grafo%20na%20universidade.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
fa505098d172de0bc8864fc1287ffe22 5fa57880eaf323e35176531b12ea1d34 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1803589247951699968 |