Coreógrafo: pra quê?
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Artigo de conferência |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFMG |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/1843/40279 |
Resumo: | O objetivo do artigo é refletir sobre o lugar do coreógrafo na cena da dança contemporânea, com destaque para sua atuação como técnico dentro da universidade pública brasileira. No intuito de encontrar subsídios para essa reflexão, foi realizada uma revisão bibliográfica a partir das quais trabalha-se com o conceito de desconstrução derridiana abordado por Lucia Lobato (2007) e ainda com a ideia de coreopolítica em André Lepecki (2012). Por meio de um panorama histórico, notam-se modos pelos quais a dança se estabelece enquanto política, afirmando a política do corpo que dança. |
id |
UFMG_ffcc8a8f59f2419f8c9f59c6db91fc4f |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufmg.br:1843/40279 |
network_acronym_str |
UFMG |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFMG |
repository_id_str |
|
spelling |
Coreógrafo: pra quê?CoreografiaCoreopolíticaTécnico CoreógrafoDançaO objetivo do artigo é refletir sobre o lugar do coreógrafo na cena da dança contemporânea, com destaque para sua atuação como técnico dentro da universidade pública brasileira. No intuito de encontrar subsídios para essa reflexão, foi realizada uma revisão bibliográfica a partir das quais trabalha-se com o conceito de desconstrução derridiana abordado por Lucia Lobato (2007) e ainda com a ideia de coreopolítica em André Lepecki (2012). Por meio de um panorama histórico, notam-se modos pelos quais a dança se estabelece enquanto política, afirmando a política do corpo que dança.Universidade Federal de Minas GeraisBrasilEBA - ESCOLA DE BELAS ARTESUFMG2022-03-21T20:29:51Z2022-03-21T20:29:51Z2018info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObjectpdfapplication/pdf2176951http://hdl.handle.net/1843/40279porCongresso AbraceCarolina Lage Gualbertoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMG2022-03-21T20:29:52Zoai:repositorio.ufmg.br:1843/40279Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oairepositorio@ufmg.bropendoar:2022-03-21T20:29:52Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Coreógrafo: pra quê? |
title |
Coreógrafo: pra quê? |
spellingShingle |
Coreógrafo: pra quê? Carolina Lage Gualberto Coreografia Coreopolítica Técnico Coreógrafo Dança |
title_short |
Coreógrafo: pra quê? |
title_full |
Coreógrafo: pra quê? |
title_fullStr |
Coreógrafo: pra quê? |
title_full_unstemmed |
Coreógrafo: pra quê? |
title_sort |
Coreógrafo: pra quê? |
author |
Carolina Lage Gualberto |
author_facet |
Carolina Lage Gualberto |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Carolina Lage Gualberto |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Coreografia Coreopolítica Técnico Coreógrafo Dança |
topic |
Coreografia Coreopolítica Técnico Coreógrafo Dança |
description |
O objetivo do artigo é refletir sobre o lugar do coreógrafo na cena da dança contemporânea, com destaque para sua atuação como técnico dentro da universidade pública brasileira. No intuito de encontrar subsídios para essa reflexão, foi realizada uma revisão bibliográfica a partir das quais trabalha-se com o conceito de desconstrução derridiana abordado por Lucia Lobato (2007) e ainda com a ideia de coreopolítica em André Lepecki (2012). Por meio de um panorama histórico, notam-se modos pelos quais a dança se estabelece enquanto política, afirmando a política do corpo que dança. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018 2022-03-21T20:29:51Z 2022-03-21T20:29:51Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/conferenceObject |
format |
conferenceObject |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
2176951 http://hdl.handle.net/1843/40279 |
identifier_str_mv |
2176951 |
url |
http://hdl.handle.net/1843/40279 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Congresso Abrace |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
pdf application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Minas Gerais Brasil EBA - ESCOLA DE BELAS ARTES UFMG |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Minas Gerais Brasil EBA - ESCOLA DE BELAS ARTES UFMG |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFMG instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) instacron:UFMG |
instname_str |
Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
instacron_str |
UFMG |
institution |
UFMG |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFMG |
collection |
Repositório Institucional da UFMG |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
repository.mail.fl_str_mv |
repositorio@ufmg.br |
_version_ |
1816829908909817856 |