Entre enunciados e coisas : qual o ‘teu’ conceito?

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Prates, Camila Camargo
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/27388
Resumo: Este Trabalho de Conclusão de Curso, constituído como exercício cartográfico, objetiva investigar efeitos de sentido de enunciações em contextos de sala de aula nos quais atuei como professora-estagiária: (1) uma Escola Particular de Educação Infantil (2008), (2) um Centro Municipal de Educação de Trabalhadores (2009) e (3) uma Escola Estadual de Ensino Fundamental (2010), localizados em Porto Alegre/RS. Para apoiar as análises, a investigação vale-se do conceito de “conceito” em Deleuze e Guattari. Nessa perspectiva, os conceitos estão sempre em estado de vir a ser e articulam-se pelo sentido e na diferença entre as relações enunciado-coisa na reinvenção singular do pensamento. Parte-se da perspectiva de que enunciação, longe de ser neutra, produz multiplicidade de efeitos de sentido, intervindo nas construções conceituais de maneira, por vezes, inusitada. Considerando que processos de criação de conceitos são também forjados na atribuição de sentido, decorre daí que estes conceitos, produzidos e negociados no coletivo, possibilitam sempre outras relações de sentido a cada enunciação. As análises apontam para a importância de se atentar para sentidos inusitados que emergem em meio aos contextos enunciativos, como pistas dos processos de (re)criação conceitual que sustentam as aprendizagens.
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