Ações na perspectiva da lei 10.639/03 com alunos da educação de jovens e adultos
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2012 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFMG |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/1843/VRNS-9QLKNW |
Resumo: | Este projeto é fruto da tentativa de incluir a educação das relações étnico-raciais, regulamentada pela lei nº 10.639, nas aulas de educação física de uma turma do 2º ano do 3º ciclo de uma escola municipal de Belo Horizonte. A história do futebol foi o conteúdo escolhido para tratar a temática racial por ser este um esporte marcado pela presença do negro como protagonista de conquistas esportivas e também em situações de discriminação e luta contra o racismo. Assim pretendeu-se formar uma percepção positiva da identidade negra ao destacar os feitos alcançados por esses atletas no futebol brasileiro, tanto do ponto de vista do alto rendimento esportivo quanto nos gestos e marcas históricas que afirmavam a luta pela igualdade racial no esporte. Para tanto, tem como referências teóricas Abrahão, Rodrigues Filho Custo-dio e Gonçalves enquanto pesquisadores das questões raciais no futebol; Gomes e Munangano esclarecimento sobre educação e relações étnico-raciais. Os procedi-mentos adotados no plano de ação envolveram aulas teóricas sobre as relações ét-nico-raciais na historia do futebol brasileiro com o apoio de vídeos e fotos, além da organização de um campeonato de futebol em homenagem a luta pela igualdade racial. Os resultados mostram que os alunos desenvolveram uma percepção positiva do negro e adoraram posturas de combate ao racismo. |
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Este projeto é fruto da tentativa de incluir a educação das relações étnico-raciais, regulamentada pela lei nº 10.639, nas aulas de educação física de uma turma do 2º ano do 3º ciclo de uma escola municipal de Belo Horizonte. A história do futebol foi o conteúdo escolhido para tratar a temática racial por ser este um esporte marcado pela presença do negro como protagonista de conquistas esportivas e também em situações de discriminação e luta contra o racismo. Assim pretendeu-se formar uma percepção positiva da identidade negra ao destacar os feitos alcançados por esses atletas no futebol brasileiro, tanto do ponto de vista do alto rendimento esportivo quanto nos gestos e marcas históricas que afirmavam a luta pela igualdade racial no esporte. Para tanto, tem como referências teóricas Abrahão, Rodrigues Filho Custo-dio e Gonçalves enquanto pesquisadores das questões raciais no futebol; Gomes e Munangano esclarecimento sobre educação e relações étnico-raciais. Os procedi-mentos adotados no plano de ação envolveram aulas teóricas sobre as relações ét-nico-raciais na historia do futebol brasileiro com o apoio de vídeos e fotos, além da organização de um campeonato de futebol em homenagem a luta pela igualdade racial. Os resultados mostram que os alunos desenvolveram uma percepção positiva do negro e adoraram posturas de combate ao racismo. |
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