Ações na perspectiva da lei 10.639/03 com alunos da educação de jovens e adultos
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2012 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFMG |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/1843/VRNS-9QLLQS |
Resumo: | Este trabalho registra a análise de uma ação pedagógica desenvolvida com o objetivo de promover ações que facilitem a implementação da lei federal 10.639/03,que tem por finalidade a valorização da história da cultura Africana e Afro-brasileira dentro do nosso país. O Público alvo da ação foram os alunos do ensino noturno da escola de uma escola municipal de Belo Horizonte, matriculados na modalidade EJA (ensino para jovens e adultos ).Foram aplicados questionários com o intuito diagnosticar o conhecimento sobre a cultura afro brasileira assim como a percepção e vivencia dos mesmos sobre racismo e preconceito. A partir disso, foram desenvolvidas várias atividades com o grupo de alunos como: oficinas de produção de máscaras, contação de história, exibição de documentários de orientação étnico-racial ( vista a minha pele ) e leituras orientadas em sala de aula e na biblioteca. O trabalho se iniciou em meados do ano de 2011 e se encerrou entre maio/junho do ano de 2012 e teve boa participação dos alunos que envolveram-se nas atividades e foram introduzidos a discussão sobre as relações étnico raciais em nossa sociedade. |
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Ações na perspectiva da lei 10.639/03 com alunos da educação de jovens e adultosEducação de Jovens e AdultosLei 10639/03Relações Étnico-RaciaisEducação de adultosRelações etnicasEste trabalho registra a análise de uma ação pedagógica desenvolvida com o objetivo de promover ações que facilitem a implementação da lei federal 10.639/03,que tem por finalidade a valorização da história da cultura Africana e Afro-brasileira dentro do nosso país. O Público alvo da ação foram os alunos do ensino noturno da escola de uma escola municipal de Belo Horizonte, matriculados na modalidade EJA (ensino para jovens e adultos ).Foram aplicados questionários com o intuito diagnosticar o conhecimento sobre a cultura afro brasileira assim como a percepção e vivencia dos mesmos sobre racismo e preconceito. A partir disso, foram desenvolvidas várias atividades com o grupo de alunos como: oficinas de produção de máscaras, contação de história, exibição de documentários de orientação étnico-racial ( vista a minha pele ) e leituras orientadas em sala de aula e na biblioteca. O trabalho se iniciou em meados do ano de 2011 e se encerrou entre maio/junho do ano de 2012 e teve boa participação dos alunos que envolveram-se nas atividades e foram introduzidos a discussão sobre as relações étnico raciais em nossa sociedade.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGMaria Jose Batista PintoRoberto Marcio Nicácio2019-08-13T11:47:59Z2019-08-13T11:47:59Z2012-07-14info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1843/VRNS-9QLLQSinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMG2019-11-15T01:49:14Zoai:repositorio.ufmg.br:1843/VRNS-9QLLQSRepositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oairepositorio@ufmg.bropendoar:2019-11-15T01:49:14Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false |
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Este trabalho registra a análise de uma ação pedagógica desenvolvida com o objetivo de promover ações que facilitem a implementação da lei federal 10.639/03,que tem por finalidade a valorização da história da cultura Africana e Afro-brasileira dentro do nosso país. O Público alvo da ação foram os alunos do ensino noturno da escola de uma escola municipal de Belo Horizonte, matriculados na modalidade EJA (ensino para jovens e adultos ).Foram aplicados questionários com o intuito diagnosticar o conhecimento sobre a cultura afro brasileira assim como a percepção e vivencia dos mesmos sobre racismo e preconceito. A partir disso, foram desenvolvidas várias atividades com o grupo de alunos como: oficinas de produção de máscaras, contação de história, exibição de documentários de orientação étnico-racial ( vista a minha pele ) e leituras orientadas em sala de aula e na biblioteca. O trabalho se iniciou em meados do ano de 2011 e se encerrou entre maio/junho do ano de 2012 e teve boa participação dos alunos que envolveram-se nas atividades e foram introduzidos a discussão sobre as relações étnico raciais em nossa sociedade. |
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