Análise do mix de marketing de serviços de transporte de passageiros através de dispositivos móveis no Brasil
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFMG |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/1843/47134 |
Resumo: | O presente artigo procura avaliar a importância dos elementos do mix de marketing de serviços para aquisição de vantagem competitiva de empresas atuantes ou iniciantes no setor de e-hailing. O setor de e-hailing refere-se a todo serviço de transporte de passageiros prestados por intermédio de aplicativos. Visando atingir tal objetivo, o artigo foi elaborado através de pesquisa descritiva, o método utilizado foi estudo de casos múltiplos e osprocedimentos de pesquisa empregados foram análise documental e bibliográfica. A coleta e análise de dados foram realizadas pelos pesquisadores através da técnica de observação estruturada dos sete elementos do marketing de serviços utilizados pelas três empresas mais difundidas no território brasileiro. Os autores evidenciaram que no setor de e-hailing, os elementos de marketing melhores desenvolvidos pelas empresas analisadas são: serviço, preço, promoção, processos e pessoas. O resultado da pesquisa orienta gestores e grupos empresariais do setor de e-hailing sobre como os elementos de marketing de serviços devem ser tratados a fim de alcançar vantagem competitiva. |
id |
UFMG_e60e43872c95b1791230dd61b311550b |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufmg.br:1843/47134 |
network_acronym_str |
UFMG |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFMG |
repository_id_str |
|
spelling |
2022-11-10T16:06:57Z2022-11-10T16:06:57Z20172125258176http://hdl.handle.net/1843/47134O presente artigo procura avaliar a importância dos elementos do mix de marketing de serviços para aquisição de vantagem competitiva de empresas atuantes ou iniciantes no setor de e-hailing. O setor de e-hailing refere-se a todo serviço de transporte de passageiros prestados por intermédio de aplicativos. Visando atingir tal objetivo, o artigo foi elaborado através de pesquisa descritiva, o método utilizado foi estudo de casos múltiplos e osprocedimentos de pesquisa empregados foram análise documental e bibliográfica. A coleta e análise de dados foram realizadas pelos pesquisadores através da técnica de observação estruturada dos sete elementos do marketing de serviços utilizados pelas três empresas mais difundidas no território brasileiro. Os autores evidenciaram que no setor de e-hailing, os elementos de marketing melhores desenvolvidos pelas empresas analisadas são: serviço, preço, promoção, processos e pessoas. O resultado da pesquisa orienta gestores e grupos empresariais do setor de e-hailing sobre como os elementos de marketing de serviços devem ser tratados a fim de alcançar vantagem competitiva.This article seeks to evaluate the importance of mix elements of services marketing for competitive advantage acquisition of operating companies or startups in the e-hailing sector. The e-hailing sector refers to all passenger service provided by application through. In order to achieve this goal, the article was prepared by descriptive research, the method used was multiple case study and research procedures used were documental and bibliographical analysis. The collection and analysis of data was carried out by researchers through structured observation technique of the seven service marketing elements used by the three most widespread companies in Brazil. The authors showed that in the e-hailing sector, the best marketing elements developed by the companies analyzed are: service, price, promotion, processes and people. The search result guides managers and business groups in the e-hailing sector on how the elements of marketing services should be treated in order to achieve competitive advantage.porUniversidade Federal de Minas GeraisUFMGBrasilFCE - DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS ADMINISTRATIVASMarketing & Tourism ReviewTransporte - Trânsito de passageirosAplicativos móveisMarketing de serviçosAplicativosE-hailingMarketing de serviçosBenchmarkingEconomia disruptivasAnálise do mix de marketing de serviços de transporte de passageiros através de dispositivos móveis no BrasilMarketing mix analysis of passenger transport services through Mobile devices in Brazilinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articlehttp://revistas.face.ufmg.br/index.php/mtr/article/view/4295/1992Natália Sheila Cardoso de SiqueiraJuliana Maria Magalhães Christinoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGLICENSELicense.txtLicense.txttext/plain; charset=utf-82042https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/47134/1/License.txtfa505098d172de0bc8864fc1287ffe22MD51ORIGINALVista do Análise do Mix de Marketing de Serviços de Transporte de Passageiros Através de Dispositivos Móveis no Brasil.pdfVista do Análise do Mix de Marketing de Serviços de Transporte de Passageiros Através de Dispositivos Móveis no Brasil.pdfapplication/pdf6237198https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/47134/2/Vista%20do%20An%c3%a1lise%20do%20Mix%20de%20Marketing%20de%20Servi%c3%a7os%20de%20Transporte%20de%20Passageiros%20Atrav%c3%a9s%20de%20Dispositivos%20M%c3%b3veis%20no%20Brasil.pdfb11076d47129df261dc259b4543a8d6fMD521843/471342022-11-10 13:06:58.341oai:repositorio.ufmg.br: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Repositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2022-11-10T16:06:58Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Análise do mix de marketing de serviços de transporte de passageiros através de dispositivos móveis no Brasil |
dc.title.alternative.pt_BR.fl_str_mv |
Marketing mix analysis of passenger transport services through Mobile devices in Brazil |
title |
Análise do mix de marketing de serviços de transporte de passageiros através de dispositivos móveis no Brasil |
spellingShingle |
Análise do mix de marketing de serviços de transporte de passageiros através de dispositivos móveis no Brasil Natália Sheila Cardoso de Siqueira Aplicativos E-hailing Marketing de serviços Benchmarking Economia disruptivas Transporte - Trânsito de passageiros Aplicativos móveis Marketing de serviços |
title_short |
Análise do mix de marketing de serviços de transporte de passageiros através de dispositivos móveis no Brasil |
title_full |
Análise do mix de marketing de serviços de transporte de passageiros através de dispositivos móveis no Brasil |
title_fullStr |
Análise do mix de marketing de serviços de transporte de passageiros através de dispositivos móveis no Brasil |
title_full_unstemmed |
Análise do mix de marketing de serviços de transporte de passageiros através de dispositivos móveis no Brasil |
title_sort |
Análise do mix de marketing de serviços de transporte de passageiros através de dispositivos móveis no Brasil |
author |
Natália Sheila Cardoso de Siqueira |
author_facet |
Natália Sheila Cardoso de Siqueira Juliana Maria Magalhães Christino |
author_role |
author |
author2 |
Juliana Maria Magalhães Christino |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Natália Sheila Cardoso de Siqueira Juliana Maria Magalhães Christino |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Aplicativos E-hailing Marketing de serviços Benchmarking Economia disruptivas |
topic |
Aplicativos E-hailing Marketing de serviços Benchmarking Economia disruptivas Transporte - Trânsito de passageiros Aplicativos móveis Marketing de serviços |
dc.subject.other.pt_BR.fl_str_mv |
Transporte - Trânsito de passageiros Aplicativos móveis Marketing de serviços |
description |
O presente artigo procura avaliar a importância dos elementos do mix de marketing de serviços para aquisição de vantagem competitiva de empresas atuantes ou iniciantes no setor de e-hailing. O setor de e-hailing refere-se a todo serviço de transporte de passageiros prestados por intermédio de aplicativos. Visando atingir tal objetivo, o artigo foi elaborado através de pesquisa descritiva, o método utilizado foi estudo de casos múltiplos e osprocedimentos de pesquisa empregados foram análise documental e bibliográfica. A coleta e análise de dados foram realizadas pelos pesquisadores através da técnica de observação estruturada dos sete elementos do marketing de serviços utilizados pelas três empresas mais difundidas no território brasileiro. Os autores evidenciaram que no setor de e-hailing, os elementos de marketing melhores desenvolvidos pelas empresas analisadas são: serviço, preço, promoção, processos e pessoas. O resultado da pesquisa orienta gestores e grupos empresariais do setor de e-hailing sobre como os elementos de marketing de serviços devem ser tratados a fim de alcançar vantagem competitiva. |
publishDate |
2017 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2017 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2022-11-10T16:06:57Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2022-11-10T16:06:57Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/1843/47134 |
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv |
25258176 |
identifier_str_mv |
25258176 |
url |
http://hdl.handle.net/1843/47134 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv |
Marketing & Tourism Review |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Minas Gerais |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFMG |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
Brasil |
dc.publisher.department.fl_str_mv |
FCE - DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS ADMINISTRATIVAS |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Minas Gerais |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFMG instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) instacron:UFMG |
instname_str |
Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
instacron_str |
UFMG |
institution |
UFMG |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFMG |
collection |
Repositório Institucional da UFMG |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/47134/1/License.txt https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/47134/2/Vista%20do%20An%c3%a1lise%20do%20Mix%20de%20Marketing%20de%20Servi%c3%a7os%20de%20Transporte%20de%20Passageiros%20Atrav%c3%a9s%20de%20Dispositivos%20M%c3%b3veis%20no%20Brasil.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
fa505098d172de0bc8864fc1287ffe22 b11076d47129df261dc259b4543a8d6f |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1803589250523856896 |