Antonieta de Barros: educação, gênero e mobilidade social em Florianópolis na primeira metade do século XX

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Elizabete Maria Espindola
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFMG
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1843/BUBD-A2NGEK
Resumo: Este estudo busca analisar a atuação da professora, jornalista e deputada estadual Antonieta de Barros, um dos nomes mais importantes na educação, na política e na imprensa de Florianópolis, durante as primeiras décadas do século XX. A questão central desta pesquisa gira em torno da problematização dos caminhos escolhidos por essa mulher, na tentativa de romper os limites sociais e culturais impostos a ela. Sua busca por mobilidade social e sua luta pela educação feminina e a construção de papéis femininos e masculinos, através de seus escritos, são questões centrais nesta discussão. Sua coluna Farrapos de Idéias é a fonte principal desta pesquisa pois, grande parte de seus escritos foram publicados nos jornais de Florianópolis, a imprensa tornou-se o meio fulcral para a divulgação de suas ideias. Além dos jornais, apoiamos nossa discussão na Legislação sobre Educação no estado, entre as décadas de 30 e 40, bem como em revistas criadas com o propósito de divulgar preceitos e valores sobre uma concepção do que seria o educar. Estas foram publicadas pelo Colégio Coração de Jesus e pelo Instituto de Educação da Capital, em suas páginas encontram-se desde discursos de forte teor moral e cristão, bem como discussões sobre temas relacionados aos novos saberes formulados pela Psicologia, Sociologia e Antropologia. Estas disciplinas e seus conhecimentos nortearam a formação de professores e professoras e o cotidiano escolar nas décadas de 30 e 40. As concepções sobre educação de Antonieta de Barros, sua participação na elaboração e defesa de um modelo educacional para o estado de Santa Catarina, durante o período Vargas, foram também analisados. A experiência de vida de Antonieta foi o principal fio condutor para esta pesquisa. Percebemos que a construção de uma rede de relações, da qual fizeram parte sujeitos de classes sociais distintas, associada a uma imagem feminina respeitável, conferiu-lhe autoridade para se fazer ouvida naquela sociedade.
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spelling Junia Ferreira FurtadoThais Nivia de Lima e FonsecaHeloisa Maria Murgel StarlingAndréa Lisly GonçalvesAndrea Silva DominguesElizabete Maria Espindola2019-08-14T05:06:09Z2019-08-14T05:06:09Z2015-09-21http://hdl.handle.net/1843/BUBD-A2NGEKEste estudo busca analisar a atuação da professora, jornalista e deputada estadual Antonieta de Barros, um dos nomes mais importantes na educação, na política e na imprensa de Florianópolis, durante as primeiras décadas do século XX. A questão central desta pesquisa gira em torno da problematização dos caminhos escolhidos por essa mulher, na tentativa de romper os limites sociais e culturais impostos a ela. Sua busca por mobilidade social e sua luta pela educação feminina e a construção de papéis femininos e masculinos, através de seus escritos, são questões centrais nesta discussão. Sua coluna Farrapos de Idéias é a fonte principal desta pesquisa pois, grande parte de seus escritos foram publicados nos jornais de Florianópolis, a imprensa tornou-se o meio fulcral para a divulgação de suas ideias. Além dos jornais, apoiamos nossa discussão na Legislação sobre Educação no estado, entre as décadas de 30 e 40, bem como em revistas criadas com o propósito de divulgar preceitos e valores sobre uma concepção do que seria o educar. Estas foram publicadas pelo Colégio Coração de Jesus e pelo Instituto de Educação da Capital, em suas páginas encontram-se desde discursos de forte teor moral e cristão, bem como discussões sobre temas relacionados aos novos saberes formulados pela Psicologia, Sociologia e Antropologia. Estas disciplinas e seus conhecimentos nortearam a formação de professores e professoras e o cotidiano escolar nas décadas de 30 e 40. As concepções sobre educação de Antonieta de Barros, sua participação na elaboração e defesa de um modelo educacional para o estado de Santa Catarina, durante o período Vargas, foram também analisados. A experiência de vida de Antonieta foi o principal fio condutor para esta pesquisa. Percebemos que a construção de uma rede de relações, da qual fizeram parte sujeitos de classes sociais distintas, associada a uma imagem feminina respeitável, conferiu-lhe autoridade para se fazer ouvida naquela sociedade.This study assesses the role of teacher, journalist and state Rep Antonieta de Barros, one of the most important names in education, politics and the press in Florianópolis, during the first decades of the twentieth century. The central question of this research revolves around the questioning of the paths chosen by this woman, in an attempt to break the social and cultural limits to it. Her search for social mobility and her struggle for women's education and the construction of male and female roles, through her writings, are central questions for this discussion. Her Farrapos de Ideias column is the main source of this research, therefore, much of her writings were published in newspapers of Florianópolis, the press became the focal point for the dissemination of ideas. Besides the newspapers, we support our discussion on the Law on Education in the state, between the 30s and 40s, as well as in magazines created with the purpose of disseminating principles and values on a conception of what would be educating. These were published by the Colégio Coração de Jesus and the Institute of Education at the Capital, in its pages there are speeches by strong moral and Christian content, as well as discussions on topics related to new knowledge formulated by the Psychology, Sociology and Anthropology. These disciplines and their knowledge guided the training of teachers, and the school routine in the 30 and 40. The conceptions about Antonieta de Barros education, her participation in the preparation and defense of an educational model for the state of Santa Catarina, during the period Vargas were also analyzed. The life experience of Antonieta was the main thread for this research. We realize that building a network of relationships, which were part of subjects from different social classes, coupled with a respectable feminine image, gave her authority to make herself heard in that society.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGMobilidade socialEducaçãoHistóriaBarros, Antonieta, 1901-1952Relações de gêneroEducaçãoMobilidade SocialGêneroPolíticaAntonieta de Barros: educação, gênero e mobilidade social em Florianópolis na primeira metade do século XXinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALtese_elizabete_espindola_pdf.pdfapplication/pdf5635771https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-A2NGEK/1/tese_elizabete_espindola_pdf.pdfe69f31bec8566bb82cb792ee6b1dbaf2MD51TEXTtese_elizabete_espindola_pdf.pdf.txttese_elizabete_espindola_pdf.pdf.txtExtracted texttext/plain680930https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-A2NGEK/2/tese_elizabete_espindola_pdf.pdf.txta3d79a302c95acf8868a785eb7422a03MD521843/BUBD-A2NGEK2019-11-14 16:57:58.724oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUBD-A2NGEKRepositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T19:57:58Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
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