A construção do processo de alfabetização na 1ª série

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rosemeire Reis Ribeiro da Costa
Data de Publicação: 2005
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFMG
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1843/FAEC-856JW5
Resumo: A pesquisa de que trata este trabalho objetivou compreender porque numa mesma turma, enquanto uma maioria de alunos avança na compreensão do funcionamento do sistema de escrita, um grupo permaneceu nos níveis iniciais da evolução da escrita até o final do ano letivo. Tentou-se entender que significado da alfabetização é construído, como processo de aquisição do sistema alfabético, na interação professora-alunos na sala de aula de uma turma de 1ª série de escola pública, situada em área de risco na cidade de Belo Horizonte. Adotou-se, na pesquisa, uma metodologia de inspiração etnográfica, caracterizada pela observação participante. Durante a observação, foram identificadas, na turma, crianças que não avançavam no processo de aquisição do sistema alfabético. Percebeu-se que as intervenções da Professora, na sala de aula, referiam-se à aquisição do sistema ortográfico. Uma vez identificado esse problema, decidiu-se investigar o processo de aprendizagem do sistema de escrita das crianças que destoavam da maioria, a fim de identificar o que faltaria para que alcançassem êxito nesse processo. Os dados analisados da pesquisa sinalizaram para a conclusão de que o processo de alfabetização tem momento para terminar, se entendido como um estágio específico de aquisição do sistema alfabético. Compreendeu-se que a mediação da Professora foi sustentada por uma concepção abrangente de alfabetização. Essa concepção diluiu a sua especificidade, não atendendo a todas as crianças que ainda não compreendiam o funcionamento do sistema, ou seja, a base alfabética. Entendendo a alfabetização como o processo de se levar os indivíduos à aquisição do sistema alfabético, conclui-se que há uma necessidade de se repensar a formação dos alfabetizadores, a partir da sua própria concepção de alfabetização.
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