Architecto moderno na cidade: traços e rastros de Luiz Olivieri em Belo Horizonte

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rita Lages Rodrigues
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFMG
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1843/BUOS-9A3JM6
Resumo: Luiz Olivieri chegou a Belo Horizonte em 1895, como desenhista da Comissão Construtora da Nova Capital onde viveu até 1937, ano de sua morte. Graduado em Florença, teve uma formação que lhe permitiu atuar como arquiteto, sua principal atividade profissional, e também como desenhista, escultor e pintor. Vestígios de sua presença, suas obras arquitetônicas permaneceram em lugares centrais da cidade. Sua produção não se reduz às obras arquitetônicas, materializadas em pedra e outros materiais no solo da cidade. Existem esculturas de sua autoria no Museu Histórico Abílio Barreto, assim como cartões postais que a ele pertenceram e outros objetos. Há também exemplares da primeira e segunda edição do livro elaborado por ele, O Architecto Moderno no Brasil. Além desses objetos, os projetos de sua autoria aprovados para construção estão no Arquivo Público da Cidade de Belo Horizonte. A existência de suas produções na cidade foi essencial para que o problema central da tese se apresentasse: a análise da marca de um habitante da urbe que, dentro de determinada gama de possibilidades, agiu e contribuiu para a configuração do espaço urbano, para a formação da paisagem urbana de Belo Horizonte em suas primeiras décadas. Para a abordagem do indivíduo e da cidade, construiu se uma biografia micro histórica que relacionou passado presente futuro, tanto no momento de vida do arquiteto como também no momento em que suas obras tornaram se patrimônio da cidade de Belo Horizonte. O sensível partilhado tanto por Olivieri no momento de sua existência quanto pelos homens que posteriormente partilharam a necessidade da permanência de suas obras no espaço urbano fez com que as marcas de Olivieri na cidade se mostrassem simbolicamente representativas de um tempo. Buscou-se, na tese, a reflexão sobre a forma como se dá o fazer do historiador por meio dos vestígios existentes, como se constrói a história em textos e a história de um homem em um espaço biográfico. Retletiu-se sobre a dupla dimensão temporal do fazer do historiador e do habitante que pensa a urbe e nela age em sua existência temporal: entre expectativa e experiência, os homens agem nos diversos presentes em andamento. A abordagem da vida de Olivieri serviu para essa reflexão de fundo e também para se compreender a existência de um arquiteto, em suas redes de sociabilidade, nas primeiras décadas da capital.
id UFMG_e6ba470bebe51bfb8ad7ebdec52bf209
oai_identifier_str oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUOS-9A3JM6
network_acronym_str UFMG
network_name_str Repositório Institucional da UFMG
repository_id_str
spelling Regina Helena Alves da SilvaAna Lucia Duarte LannaAndréa Casa Nova MaiaYacy Ara Froner GoncalvesLuiz Henrique Assis GarciaRita Lages Rodrigues2019-08-14T10:54:15Z2019-08-14T10:54:15Z2012-12-14http://hdl.handle.net/1843/BUOS-9A3JM6Luiz Olivieri chegou a Belo Horizonte em 1895, como desenhista da Comissão Construtora da Nova Capital onde viveu até 1937, ano de sua morte. Graduado em Florença, teve uma formação que lhe permitiu atuar como arquiteto, sua principal atividade profissional, e também como desenhista, escultor e pintor. Vestígios de sua presença, suas obras arquitetônicas permaneceram em lugares centrais da cidade. Sua produção não se reduz às obras arquitetônicas, materializadas em pedra e outros materiais no solo da cidade. Existem esculturas de sua autoria no Museu Histórico Abílio Barreto, assim como cartões postais que a ele pertenceram e outros objetos. Há também exemplares da primeira e segunda edição do livro elaborado por ele, O Architecto Moderno no Brasil. Além desses objetos, os projetos de sua autoria aprovados para construção estão no Arquivo Público da Cidade de Belo Horizonte. A existência de suas produções na cidade foi essencial para que o problema central da tese se apresentasse: a análise da marca de um habitante da urbe que, dentro de determinada gama de possibilidades, agiu e contribuiu para a configuração do espaço urbano, para a formação da paisagem urbana de Belo Horizonte em suas primeiras décadas. Para a abordagem do indivíduo e da cidade, construiu se uma biografia micro histórica que relacionou passado presente futuro, tanto no momento de vida do arquiteto como também no momento em que suas obras tornaram se patrimônio da cidade de Belo Horizonte. O sensível partilhado tanto por Olivieri no momento de sua existência quanto pelos homens que posteriormente partilharam a necessidade da permanência de suas obras no espaço urbano fez com que as marcas de Olivieri na cidade se mostrassem simbolicamente representativas de um tempo. Buscou-se, na tese, a reflexão sobre a forma como se dá o fazer do historiador por meio dos vestígios existentes, como se constrói a história em textos e a história de um homem em um espaço biográfico. Retletiu-se sobre a dupla dimensão temporal do fazer do historiador e do habitante que pensa a urbe e nela age em sua existência temporal: entre expectativa e experiência, os homens agem nos diversos presentes em andamento. A abordagem da vida de Olivieri serviu para essa reflexão de fundo e também para se compreender a existência de um arquiteto, em suas redes de sociabilidade, nas primeiras décadas da capital.Luiz Olivieri came to Belo Horizonte in l895, where he stayed until 1937, the year of his death, as a member of Comissao Construtora da Nova Capital. Graduated in Florence, he worked at Belo Horizonte as an architect, his main professional activity, as well as a designer, sculptor and painter. Traces of his presence remained in central places of the city, his architectural masterpieces are still in key positions. His production is not limited to architectural works, materialized in stone and other materials in the city. There are sculptures of his own in Museu Historico Abilio Barreto, as well as postcards that belonged to him and other objects. There are also copies of the first and second edition of the book O Architecto no Brasil, written by him. In addition to these objects, there are designs of his own that are approved for construction in the city. The existence of his productions in the city was essential to the central problem of the thesis: the analysis of the mark of an inhabitant of the town that, within a certain range of possibilities, acted and contributed to the configuration of Belo Horizonte urban space in its early decades. To approach the individual and the city, a micro historical biography was written considering the relation between the past, the present and the future, at the time of the architect's life and also at the time that his works became heritage of Belo Horizonte. The sensitive shared by Olivieri at the time of its existence, and by the men who later shared the need for permanence of his works in the urban space, shows us that Olivieri left marks in the city that represents a time. We tried to think over the historian work through the existing remains, writing a text about a man in a biographical space. We considered the dual temporal dimension: the making of the historian and the resident of the town that thinks and acts in its temporal existence: between expectation and experience, men act in many ongoing presents. The approach of Olivieris life served as background to this debate and also to understand the existence of an architect in their social networks, in the first decades of the capital.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGBelo Horizonte HistóriaOlivieri, Luiz, 1869-1937HistóriaPatrimônioArquiteturaMicro-históriaPatrimônio materialBelo HorizonteLuiz OlivieriArquiteturaArchitecto moderno na cidade: traços e rastros de Luiz Olivieri em Belo Horizonteinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALd__tese_final_biblioteca_pdf_tese_rita_lages_rodrigues.pdf.pdfapplication/pdf21096710https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUOS-9A3JM6/1/d__tese_final_biblioteca_pdf_tese_rita_lages_rodrigues.pdf.pdfd2d8faa142252132bd0704abfb998386MD51TEXTd__tese_final_biblioteca_pdf_tese_rita_lages_rodrigues.pdf.pdf.txtd__tese_final_biblioteca_pdf_tese_rita_lages_rodrigues.pdf.pdf.txtExtracted texttext/plain425315https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUOS-9A3JM6/2/d__tese_final_biblioteca_pdf_tese_rita_lages_rodrigues.pdf.pdf.txta147b2ba0670ec281c2cce06ccd66100MD521843/BUOS-9A3JM62019-11-14 11:21:37.149oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUOS-9A3JM6Repositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T14:21:37Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Architecto moderno na cidade: traços e rastros de Luiz Olivieri em Belo Horizonte
title Architecto moderno na cidade: traços e rastros de Luiz Olivieri em Belo Horizonte
spellingShingle Architecto moderno na cidade: traços e rastros de Luiz Olivieri em Belo Horizonte
Rita Lages Rodrigues
Micro-história
Patrimônio material
Belo Horizonte
Luiz Olivieri
Arquitetura
Belo Horizonte História
Olivieri, Luiz, 1869-1937
História
Patrimônio
Arquitetura
title_short Architecto moderno na cidade: traços e rastros de Luiz Olivieri em Belo Horizonte
title_full Architecto moderno na cidade: traços e rastros de Luiz Olivieri em Belo Horizonte
title_fullStr Architecto moderno na cidade: traços e rastros de Luiz Olivieri em Belo Horizonte
title_full_unstemmed Architecto moderno na cidade: traços e rastros de Luiz Olivieri em Belo Horizonte
title_sort Architecto moderno na cidade: traços e rastros de Luiz Olivieri em Belo Horizonte
author Rita Lages Rodrigues
author_facet Rita Lages Rodrigues
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Regina Helena Alves da Silva
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Ana Lucia Duarte Lanna
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Andréa Casa Nova Maia
dc.contributor.referee3.fl_str_mv Yacy Ara Froner Goncalves
dc.contributor.referee4.fl_str_mv Luiz Henrique Assis Garcia
dc.contributor.author.fl_str_mv Rita Lages Rodrigues
contributor_str_mv Regina Helena Alves da Silva
Ana Lucia Duarte Lanna
Andréa Casa Nova Maia
Yacy Ara Froner Goncalves
Luiz Henrique Assis Garcia
dc.subject.por.fl_str_mv Micro-história
Patrimônio material
Belo Horizonte
Luiz Olivieri
Arquitetura
topic Micro-história
Patrimônio material
Belo Horizonte
Luiz Olivieri
Arquitetura
Belo Horizonte História
Olivieri, Luiz, 1869-1937
História
Patrimônio
Arquitetura
dc.subject.other.pt_BR.fl_str_mv Belo Horizonte História
Olivieri, Luiz, 1869-1937
História
Patrimônio
Arquitetura
description Luiz Olivieri chegou a Belo Horizonte em 1895, como desenhista da Comissão Construtora da Nova Capital onde viveu até 1937, ano de sua morte. Graduado em Florença, teve uma formação que lhe permitiu atuar como arquiteto, sua principal atividade profissional, e também como desenhista, escultor e pintor. Vestígios de sua presença, suas obras arquitetônicas permaneceram em lugares centrais da cidade. Sua produção não se reduz às obras arquitetônicas, materializadas em pedra e outros materiais no solo da cidade. Existem esculturas de sua autoria no Museu Histórico Abílio Barreto, assim como cartões postais que a ele pertenceram e outros objetos. Há também exemplares da primeira e segunda edição do livro elaborado por ele, O Architecto Moderno no Brasil. Além desses objetos, os projetos de sua autoria aprovados para construção estão no Arquivo Público da Cidade de Belo Horizonte. A existência de suas produções na cidade foi essencial para que o problema central da tese se apresentasse: a análise da marca de um habitante da urbe que, dentro de determinada gama de possibilidades, agiu e contribuiu para a configuração do espaço urbano, para a formação da paisagem urbana de Belo Horizonte em suas primeiras décadas. Para a abordagem do indivíduo e da cidade, construiu se uma biografia micro histórica que relacionou passado presente futuro, tanto no momento de vida do arquiteto como também no momento em que suas obras tornaram se patrimônio da cidade de Belo Horizonte. O sensível partilhado tanto por Olivieri no momento de sua existência quanto pelos homens que posteriormente partilharam a necessidade da permanência de suas obras no espaço urbano fez com que as marcas de Olivieri na cidade se mostrassem simbolicamente representativas de um tempo. Buscou-se, na tese, a reflexão sobre a forma como se dá o fazer do historiador por meio dos vestígios existentes, como se constrói a história em textos e a história de um homem em um espaço biográfico. Retletiu-se sobre a dupla dimensão temporal do fazer do historiador e do habitante que pensa a urbe e nela age em sua existência temporal: entre expectativa e experiência, os homens agem nos diversos presentes em andamento. A abordagem da vida de Olivieri serviu para essa reflexão de fundo e também para se compreender a existência de um arquiteto, em suas redes de sociabilidade, nas primeiras décadas da capital.
publishDate 2012
dc.date.issued.fl_str_mv 2012-12-14
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-08-14T10:54:15Z
dc.date.available.fl_str_mv 2019-08-14T10:54:15Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1843/BUOS-9A3JM6
url http://hdl.handle.net/1843/BUOS-9A3JM6
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFMG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFMG
instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron:UFMG
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron_str UFMG
institution UFMG
reponame_str Repositório Institucional da UFMG
collection Repositório Institucional da UFMG
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUOS-9A3JM6/1/d__tese_final_biblioteca_pdf_tese_rita_lages_rodrigues.pdf.pdf
https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUOS-9A3JM6/2/d__tese_final_biblioteca_pdf_tese_rita_lages_rodrigues.pdf.pdf.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv d2d8faa142252132bd0704abfb998386
a147b2ba0670ec281c2cce06ccd66100
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1803589456382394368