Análise semiótica da publicidade de Oliviero Toscani para Benetton

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gera, Karina Spineli
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Cruzeiro do Sul
Texto Completo: https://repositorio.cruzeirodosul.edu.br/handle/123456789/1007
Resumo: O presente trabalho tem por objetivo encontrar temas e figuras recorrentes em seis diferentes fotografias publicitárias produzidas pelo fotógrafo e publicitário italiano, Oliviero Toscani, para campanhas da marca Benetton. As imagens escolhidas estão inseridas no livro ―A publicidade é um cadáver que nos sorri‖ (TOSCANI, 2003). Para sustentar as análises, recorrer-se-á ao arcabouço teórico da semiótica francesa e seus desdobramentos da semiótica plástica constituídos pelo semi-simbolismo. As imagens escolhidas foram produzidas para a coleção da marca United Colors of Benetton entre 1989 a 1993 e chamam atenção justamente por sair do contexto padrão visual criado pela publicidade, o de mostrar produtos sendo utilizados por pessoas bonitas e seus cenários cinematográficos. Em contramão a esse conceito, as imagens produzidas por Toscani não trazem o produto anunciado de forma explicita, no caso, as roupas da marca Benetton. Nas imagens escolhidas, Toscani embute um discurso social, político e religioso. Sendo assim, iremos descrever a construção de sentidos gerado por estes objetos. Partir-se-á inicialmente pela semiótica plástica e o seu semi-simbolismo. A hipótese é a de que as fotografias em análise, apesar de serem imagens concebidas de forma diferente, produzem discursos simétricos calcados em um mesmo tema onde há recorrência de elementos discursivos (isotopias), discursos estes que se pretendem recuperar e descrever. Palavras-chave: fotografia; publicidade; Oliviero Toscani; semiótica-plástica; e semisimbolismo.
id UNICSUL-1_f4e89061cf5b55f2f28df6a5721eddb6
oai_identifier_str oai:repositorio.cruzeirodosul.edu.br:123456789/1007
network_acronym_str UNICSUL-1
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Cruzeiro do Sul
repository_id_str
spelling 2020-08-31T19:37:41Z2020-08-31T19:37:41Z2014-03-13GERA, Karina Spineli. Análise semiótica da publicidade de Oliviero Toscani para Benetton. Franca, SP, 2014. 87 f. Dissertação (Mestrado) - Universidade de Franca. 2014https://repositorio.cruzeirodosul.edu.br/handle/123456789/1007O presente trabalho tem por objetivo encontrar temas e figuras recorrentes em seis diferentes fotografias publicitárias produzidas pelo fotógrafo e publicitário italiano, Oliviero Toscani, para campanhas da marca Benetton. As imagens escolhidas estão inseridas no livro ―A publicidade é um cadáver que nos sorri‖ (TOSCANI, 2003). Para sustentar as análises, recorrer-se-á ao arcabouço teórico da semiótica francesa e seus desdobramentos da semiótica plástica constituídos pelo semi-simbolismo. As imagens escolhidas foram produzidas para a coleção da marca United Colors of Benetton entre 1989 a 1993 e chamam atenção justamente por sair do contexto padrão visual criado pela publicidade, o de mostrar produtos sendo utilizados por pessoas bonitas e seus cenários cinematográficos. Em contramão a esse conceito, as imagens produzidas por Toscani não trazem o produto anunciado de forma explicita, no caso, as roupas da marca Benetton. Nas imagens escolhidas, Toscani embute um discurso social, político e religioso. Sendo assim, iremos descrever a construção de sentidos gerado por estes objetos. Partir-se-á inicialmente pela semiótica plástica e o seu semi-simbolismo. A hipótese é a de que as fotografias em análise, apesar de serem imagens concebidas de forma diferente, produzem discursos simétricos calcados em um mesmo tema onde há recorrência de elementos discursivos (isotopias), discursos estes que se pretendem recuperar e descrever. Palavras-chave: fotografia; publicidade; Oliviero Toscani; semiótica-plástica; e semisimbolismo.This thesis aims to find recurrent themes and figures in six different advertising photographs produced by Italian photographer and publicist, Oliviero Toscani for Benetton brand campaigns. The selected images are inserted in the book ―Advertising is smiling carrion‖ (TOSCANI, 2003). To support the, recourse will be made to the theoretical framework of French semiotics and its development of plastic made by semi-semiotic symbolism. The selected images were produced for the collection of the brand United Colors of Benetton between 1989 to 1993 and call for attention just leave the default visual context created by advertising, to show products being used by beautiful people and their screenplays. In opposite to this concept, the images produced by Toscani not bring the advertised product explicitly, in case the clothing brand Benetton. In the images chosen Toscani embeds a social, political and religious discourse. Therefore, we will describe the construction of meanings generated by these objects. Will be broken initially by plastic semiotics and its semi-symbolism. The hypothesis is that the photos in question, although images designed differently, producing symmetrical discourse grounded on a theme where there is recurrence of discursive elements (isotopie), these speeches that are intended to recover and describe. Keywords: photography; advertising; Oliviero Toscani; semiotic-plastic; and semisymbolism.porUniversidade de FrancaPrograma de Mestrado em LinguísticaUNIFRANBrasilPós-GraduaçãoCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICAFotografiaPublicidadeOliviero ToscaniSemiótica-plásticaSemisimbolismoAnálise semiótica da publicidade de Oliviero Toscani para BenettonSemiotic analysis of advertising by Oliviero Toscani for Benettoninfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisLudovice, Camila de Araújo Beraldo2484816022138902http://lattes.cnpq.br/2484816022138902Pernambuco, Juscelino1656882776659459http://lattes.cnpq.br/1656882776659459Marchezan, Renata Maria Facuri Coelho8827698477373212http://lattes.cnpq.br/8827698477373212Gera, Karina Spineliinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da Universidade Cruzeiro do Sulinstname:Universidade Cruzeiro do Sul (UNICSUL)instacron:UNICSULORIGINALKARINA SPINELLI GERA.pdfKARINA SPINELLI GERA.pdfapplication/pdf887417http://dev.siteworks.com.br:8080/jspui/bitstream/123456789/1007/1/KARINA%20SPINELLI%20GERA.pdf5ca2ae14a5e021a92ae059122c2f8c88MD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81748http://dev.siteworks.com.br:8080/jspui/bitstream/123456789/1007/2/license.txt8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33MD52123456789/10072020-08-31 16:58:02.078oai:repositorio.cruzeirodosul.edu.br: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Repositório InstitucionalPRIhttps://repositorio.cruzeirodosul.edu.br/oai/requestmary.pela@unicid.edu.bropendoar:2020-08-31T19:58:02Repositório Institucional da Universidade Cruzeiro do Sul - Universidade Cruzeiro do Sul (UNICSUL)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Análise semiótica da publicidade de Oliviero Toscani para Benetton
dc.title.alternative.pt_BR.fl_str_mv Semiotic analysis of advertising by Oliviero Toscani for Benetton
title Análise semiótica da publicidade de Oliviero Toscani para Benetton
spellingShingle Análise semiótica da publicidade de Oliviero Toscani para Benetton
Gera, Karina Spineli
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA
Fotografia
Publicidade
Oliviero Toscani
Semiótica-plástica
Semisimbolismo
title_short Análise semiótica da publicidade de Oliviero Toscani para Benetton
title_full Análise semiótica da publicidade de Oliviero Toscani para Benetton
title_fullStr Análise semiótica da publicidade de Oliviero Toscani para Benetton
title_full_unstemmed Análise semiótica da publicidade de Oliviero Toscani para Benetton
title_sort Análise semiótica da publicidade de Oliviero Toscani para Benetton
author Gera, Karina Spineli
author_facet Gera, Karina Spineli
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Ludovice, Camila de Araújo Beraldo
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv 2484816022138902
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/2484816022138902
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Pernambuco, Juscelino
dc.contributor.referee1ID.fl_str_mv 1656882776659459
dc.contributor.referee1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/1656882776659459
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Marchezan, Renata Maria Facuri Coelho
dc.contributor.referee2ID.fl_str_mv 8827698477373212
dc.contributor.referee2Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/8827698477373212
dc.contributor.author.fl_str_mv Gera, Karina Spineli
contributor_str_mv Ludovice, Camila de Araújo Beraldo
Pernambuco, Juscelino
Marchezan, Renata Maria Facuri Coelho
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA
topic CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA
Fotografia
Publicidade
Oliviero Toscani
Semiótica-plástica
Semisimbolismo
dc.subject.por.fl_str_mv Fotografia
Publicidade
Oliviero Toscani
Semiótica-plástica
Semisimbolismo
description O presente trabalho tem por objetivo encontrar temas e figuras recorrentes em seis diferentes fotografias publicitárias produzidas pelo fotógrafo e publicitário italiano, Oliviero Toscani, para campanhas da marca Benetton. As imagens escolhidas estão inseridas no livro ―A publicidade é um cadáver que nos sorri‖ (TOSCANI, 2003). Para sustentar as análises, recorrer-se-á ao arcabouço teórico da semiótica francesa e seus desdobramentos da semiótica plástica constituídos pelo semi-simbolismo. As imagens escolhidas foram produzidas para a coleção da marca United Colors of Benetton entre 1989 a 1993 e chamam atenção justamente por sair do contexto padrão visual criado pela publicidade, o de mostrar produtos sendo utilizados por pessoas bonitas e seus cenários cinematográficos. Em contramão a esse conceito, as imagens produzidas por Toscani não trazem o produto anunciado de forma explicita, no caso, as roupas da marca Benetton. Nas imagens escolhidas, Toscani embute um discurso social, político e religioso. Sendo assim, iremos descrever a construção de sentidos gerado por estes objetos. Partir-se-á inicialmente pela semiótica plástica e o seu semi-simbolismo. A hipótese é a de que as fotografias em análise, apesar de serem imagens concebidas de forma diferente, produzem discursos simétricos calcados em um mesmo tema onde há recorrência de elementos discursivos (isotopias), discursos estes que se pretendem recuperar e descrever. Palavras-chave: fotografia; publicidade; Oliviero Toscani; semiótica-plástica; e semisimbolismo.
publishDate 2014
dc.date.issued.fl_str_mv 2014-03-13
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2020-08-31T19:37:41Z
dc.date.available.fl_str_mv 2020-08-31T19:37:41Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv GERA, Karina Spineli. Análise semiótica da publicidade de Oliviero Toscani para Benetton. Franca, SP, 2014. 87 f. Dissertação (Mestrado) - Universidade de Franca. 2014
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.cruzeirodosul.edu.br/handle/123456789/1007
identifier_str_mv GERA, Karina Spineli. Análise semiótica da publicidade de Oliviero Toscani para Benetton. Franca, SP, 2014. 87 f. Dissertação (Mestrado) - Universidade de Franca. 2014
url https://repositorio.cruzeirodosul.edu.br/handle/123456789/1007
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de Franca
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Mestrado em Linguística
dc.publisher.initials.fl_str_mv UNIFRAN
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.publisher.department.fl_str_mv Pós-Graduação
publisher.none.fl_str_mv Universidade de Franca
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Cruzeiro do Sul
instname:Universidade Cruzeiro do Sul (UNICSUL)
instacron:UNICSUL
instname_str Universidade Cruzeiro do Sul (UNICSUL)
instacron_str UNICSUL
institution UNICSUL
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Cruzeiro do Sul
collection Repositório Institucional da Universidade Cruzeiro do Sul
bitstream.url.fl_str_mv http://dev.siteworks.com.br:8080/jspui/bitstream/123456789/1007/1/KARINA%20SPINELLI%20GERA.pdf
http://dev.siteworks.com.br:8080/jspui/bitstream/123456789/1007/2/license.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv 5ca2ae14a5e021a92ae059122c2f8c88
8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Cruzeiro do Sul - Universidade Cruzeiro do Sul (UNICSUL)
repository.mail.fl_str_mv mary.pela@unicid.edu.br
_version_ 1801771155719192576