Ensino de Artes Visuais: práticas de intervenção urbana
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFMG |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/1843/BUBD-A9METE |
Resumo: | A arte pública se conceitua como obras de arte produzidas ou expostas em locais públicos. Belo Horizonte se insere no cenário de intervenções urbanas com a participação de grupos e artistas que possuem produção consistente, politizada e crítica. Além disso, existe um potencial pedagógico desse tipo de produção de aproximar o público do universo artístico em geral. No presente trabalho discuto praticas didático-pedagógico que desenvolvo com os educandos da rede pública de ensino envolvendo a arte urbana na cidade de Belo Horizonte - Minas Gerais. Tais práticas incluem estudos sobre as formas verbais e imagéticas de comunicação, assim como aspectos de transferência de informação, conexão entre realidades, com o objetivo de fazer emergir o diálogo crítico dos estudantes com as produções artísticas e com as teorias da arte. A partir deste trabalho foi possível perceber o desenvolvimento de condições da ampliação da compreensão da arte urbana por estudantes da rede pública de ensino. |
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