Impacto econômico-financeiro da pandemia de COVID-19 no sistema de transporte público coletivo por ônibus de Belo Horizonte

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Paulo Eustáquio Torres de Carvalho Júnior
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFMG
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1843/64735
Resumo: Os sistemas de transporte coletivo no Brasil, em especial os sistemas operados por ônibus, vêm sofrendo uma perda da produtividade ao longo dos últimos 30 (trinta) anos. Diversos são os fatores que contribuíram para essa queda de desempenho, dentre os quais podemos destacar o aumento da frota de automóveis particulares, que fez com que boa parte dos usuários cativos migrassem para outros meios. Esse aumento da frota de veículos levou a um aumento dos congestionamentos nas cidades e consequente elevação dos tempos de viagens do transporte público, ocasionando o incremento de custos operacionais com tarifas pagas pelos usuários, criando um círculo vicioso (queda de demanda e aumento de custos e tarifas). Associado a esse cenário operacional, novas formas de contratação dos operadores por parte do Poder Público foram sendo implantadas ao longo das últimas décadas, em especial no município de Belo Horizonte, em que o sistema de transporte público por ônibus já se encontra em seu segundo contrato de concessão. Tal contrato prevê regras de reajuste e revisão contratual caso algum desequilíbrio econômico-financeiro seja constatado. Dessa forma, esta dissertação faz uma análise do impacto da pandemia de Covid-19 na situação econômico-financeira dos contratos atualmente vigentes, além de realizar um comparativo dos principais parâmetros e indicadores de desempenho no município de Belo Horizonte e no Brasil. Para realizar essa análise, foram analisados os dados operacionais de um período anterior à pandemia, mais precisamente os anos de 2018 e 2019 e o período compreendido entre abril de 2020 e março de 2022, perfazendo dois anos completos de pandemia. O modelo de cálculo foi baseado na metodologia proposta pela Associação Nacional dos Transportes Públicos (ANTP), elaborada em 2017. Os resultados encontrados indicaram um desequilíbrio econômico-financeiro já existente no período anterior da pandemia, sendo que a mesma agravou o déficit, que estava em aproximadamente 20% das receitas líquidas e chegou a atingir 75% no primeiro ano da pandemia e 43% no segundo ano.
id UFMG_e9f3b8ce60368eb4b997e91f4c43a817
oai_identifier_str oai:repositorio.ufmg.br:1843/64735
network_acronym_str UFMG
network_name_str Repositório Institucional da UFMG
repository_id_str
spelling Nilson Tadeu Ramos Nuneshttp://lattes.cnpq.br/9962287474857833Marcelo Franco PortoRonderson Queiroz HilárioRenato Guimarães Ribeirohttp://lattes.cnpq.br/8701441346312644Paulo Eustáquio Torres de Carvalho Júnior2024-02-26T19:05:09Z2024-02-26T19:05:09Z2023-08-23http://hdl.handle.net/1843/64735Os sistemas de transporte coletivo no Brasil, em especial os sistemas operados por ônibus, vêm sofrendo uma perda da produtividade ao longo dos últimos 30 (trinta) anos. Diversos são os fatores que contribuíram para essa queda de desempenho, dentre os quais podemos destacar o aumento da frota de automóveis particulares, que fez com que boa parte dos usuários cativos migrassem para outros meios. Esse aumento da frota de veículos levou a um aumento dos congestionamentos nas cidades e consequente elevação dos tempos de viagens do transporte público, ocasionando o incremento de custos operacionais com tarifas pagas pelos usuários, criando um círculo vicioso (queda de demanda e aumento de custos e tarifas). Associado a esse cenário operacional, novas formas de contratação dos operadores por parte do Poder Público foram sendo implantadas ao longo das últimas décadas, em especial no município de Belo Horizonte, em que o sistema de transporte público por ônibus já se encontra em seu segundo contrato de concessão. Tal contrato prevê regras de reajuste e revisão contratual caso algum desequilíbrio econômico-financeiro seja constatado. Dessa forma, esta dissertação faz uma análise do impacto da pandemia de Covid-19 na situação econômico-financeira dos contratos atualmente vigentes, além de realizar um comparativo dos principais parâmetros e indicadores de desempenho no município de Belo Horizonte e no Brasil. Para realizar essa análise, foram analisados os dados operacionais de um período anterior à pandemia, mais precisamente os anos de 2018 e 2019 e o período compreendido entre abril de 2020 e março de 2022, perfazendo dois anos completos de pandemia. O modelo de cálculo foi baseado na metodologia proposta pela Associação Nacional dos Transportes Públicos (ANTP), elaborada em 2017. Os resultados encontrados indicaram um desequilíbrio econômico-financeiro já existente no período anterior da pandemia, sendo que a mesma agravou o déficit, que estava em aproximadamente 20% das receitas líquidas e chegou a atingir 75% no primeiro ano da pandemia e 43% no segundo ano.Public transport systems in Brazil, especially those operated by buses, have suffered a loss of productivity over the last 30 (thirty) years. There are several factors that contributed to this drop in performance, of which we can highlight the increase in the private car fleet, which made a good part of captive users migrate. This increase in the vehicle fleet led to an increase in congestion in cities and, consequently, to an increase in travel times for public transport, causing an increase in operating costs and the end of the tariffs paid by users, creating a vicious circle (decrease in demand, increase in costs and tariffs). Associated with this operational scenario, new forms of contracting operators by the Government have been implemented over the last few decades. Especially in the city of Belo Horizonte, the public transport system by bus is already in its second concession contract. This second contract provides for readjustment rules and contractual review in case any economic-financial imbalance is found. In this way, this dissertation will analyze the impact of the Covid19 pandemic on the economic and financial situation of the contracts currently in force, in addition to comparing the main parameters and performance indicators in the municipality and in Brazil. To carry out this analysis, operational data from a period prior to the pandemic will be analyzed, more precisely the years 2018 and 2019 and the period between April 2020 and March 2022, making up two full years of the pandemic. The calculation model was based on the methodology proposed by the National Association of Public Transport (ANTP), prepared in 2017. The results found indicated an economic-financial imbalance that already existed in the previous period of the pandemic, which worsened the deficit, which was approximately 20% of net revenues and reached 75% in the first year of the pandemic and 43% in the second year.porUniversidade Federal de Minas GeraisPrograma de Pós-Graduação em Geotecnia e TransportesUFMGBrasilENG - DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA TRANSPORTES E GEOTECNIATransportesEngenharia de transportesTransporte urbanoTransportes coletivosTransportes - Custo operacionalAnálise econômico-financeiraPandemiaCOVID-19 (Doença)Transporte públicoCustos de transporteEquilíbrio econômico-financeiroPandemia COVID-19Impacto econômico-financeiro da pandemia de COVID-19 no sistema de transporte público coletivo por ônibus de Belo HorizonteEconomic-financial impact of the COVID-19 pandemic on the public collective bus transportation system in Belo Horizonteinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALDissertação_Paulo Eustáquio_assinada.pdfDissertação_Paulo Eustáquio_assinada.pdfapplication/pdf1749259https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/64735/1/Disserta%c3%a7%c3%a3o_Paulo%20Eust%c3%a1quio_assinada.pdf5b10d7b41b452c3c4e9e48bb2dd42f91MD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-82118https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/64735/2/license.txtcda590c95a0b51b4d15f60c9642ca272MD521843/647352024-02-26 16:05:09.59oai:repositorio.ufmg.br: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ório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2024-02-26T19:05:09Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Impacto econômico-financeiro da pandemia de COVID-19 no sistema de transporte público coletivo por ônibus de Belo Horizonte
dc.title.alternative.pt_BR.fl_str_mv Economic-financial impact of the COVID-19 pandemic on the public collective bus transportation system in Belo Horizonte
title Impacto econômico-financeiro da pandemia de COVID-19 no sistema de transporte público coletivo por ônibus de Belo Horizonte
spellingShingle Impacto econômico-financeiro da pandemia de COVID-19 no sistema de transporte público coletivo por ônibus de Belo Horizonte
Paulo Eustáquio Torres de Carvalho Júnior
Transporte público
Custos de transporte
Equilíbrio econômico-financeiro
Pandemia COVID-19
Transportes
Engenharia de transportes
Transporte urbano
Transportes coletivos
Transportes - Custo operacional
Análise econômico-financeira
Pandemia
COVID-19 (Doença)
title_short Impacto econômico-financeiro da pandemia de COVID-19 no sistema de transporte público coletivo por ônibus de Belo Horizonte
title_full Impacto econômico-financeiro da pandemia de COVID-19 no sistema de transporte público coletivo por ônibus de Belo Horizonte
title_fullStr Impacto econômico-financeiro da pandemia de COVID-19 no sistema de transporte público coletivo por ônibus de Belo Horizonte
title_full_unstemmed Impacto econômico-financeiro da pandemia de COVID-19 no sistema de transporte público coletivo por ônibus de Belo Horizonte
title_sort Impacto econômico-financeiro da pandemia de COVID-19 no sistema de transporte público coletivo por ônibus de Belo Horizonte
author Paulo Eustáquio Torres de Carvalho Júnior
author_facet Paulo Eustáquio Torres de Carvalho Júnior
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Nilson Tadeu Ramos Nunes
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/9962287474857833
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Marcelo Franco Porto
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Ronderson Queiroz Hilário
dc.contributor.referee3.fl_str_mv Renato Guimarães Ribeiro
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/8701441346312644
dc.contributor.author.fl_str_mv Paulo Eustáquio Torres de Carvalho Júnior
contributor_str_mv Nilson Tadeu Ramos Nunes
Marcelo Franco Porto
Ronderson Queiroz Hilário
Renato Guimarães Ribeiro
dc.subject.por.fl_str_mv Transporte público
Custos de transporte
Equilíbrio econômico-financeiro
Pandemia COVID-19
topic Transporte público
Custos de transporte
Equilíbrio econômico-financeiro
Pandemia COVID-19
Transportes
Engenharia de transportes
Transporte urbano
Transportes coletivos
Transportes - Custo operacional
Análise econômico-financeira
Pandemia
COVID-19 (Doença)
dc.subject.other.pt_BR.fl_str_mv Transportes
Engenharia de transportes
Transporte urbano
Transportes coletivos
Transportes - Custo operacional
Análise econômico-financeira
Pandemia
COVID-19 (Doença)
description Os sistemas de transporte coletivo no Brasil, em especial os sistemas operados por ônibus, vêm sofrendo uma perda da produtividade ao longo dos últimos 30 (trinta) anos. Diversos são os fatores que contribuíram para essa queda de desempenho, dentre os quais podemos destacar o aumento da frota de automóveis particulares, que fez com que boa parte dos usuários cativos migrassem para outros meios. Esse aumento da frota de veículos levou a um aumento dos congestionamentos nas cidades e consequente elevação dos tempos de viagens do transporte público, ocasionando o incremento de custos operacionais com tarifas pagas pelos usuários, criando um círculo vicioso (queda de demanda e aumento de custos e tarifas). Associado a esse cenário operacional, novas formas de contratação dos operadores por parte do Poder Público foram sendo implantadas ao longo das últimas décadas, em especial no município de Belo Horizonte, em que o sistema de transporte público por ônibus já se encontra em seu segundo contrato de concessão. Tal contrato prevê regras de reajuste e revisão contratual caso algum desequilíbrio econômico-financeiro seja constatado. Dessa forma, esta dissertação faz uma análise do impacto da pandemia de Covid-19 na situação econômico-financeira dos contratos atualmente vigentes, além de realizar um comparativo dos principais parâmetros e indicadores de desempenho no município de Belo Horizonte e no Brasil. Para realizar essa análise, foram analisados os dados operacionais de um período anterior à pandemia, mais precisamente os anos de 2018 e 2019 e o período compreendido entre abril de 2020 e março de 2022, perfazendo dois anos completos de pandemia. O modelo de cálculo foi baseado na metodologia proposta pela Associação Nacional dos Transportes Públicos (ANTP), elaborada em 2017. Os resultados encontrados indicaram um desequilíbrio econômico-financeiro já existente no período anterior da pandemia, sendo que a mesma agravou o déficit, que estava em aproximadamente 20% das receitas líquidas e chegou a atingir 75% no primeiro ano da pandemia e 43% no segundo ano.
publishDate 2023
dc.date.issued.fl_str_mv 2023-08-23
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2024-02-26T19:05:09Z
dc.date.available.fl_str_mv 2024-02-26T19:05:09Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1843/64735
url http://hdl.handle.net/1843/64735
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Geotecnia e Transportes
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFMG
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.publisher.department.fl_str_mv ENG - DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA TRANSPORTES E GEOTECNIA
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFMG
instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron:UFMG
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron_str UFMG
institution UFMG
reponame_str Repositório Institucional da UFMG
collection Repositório Institucional da UFMG
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/64735/1/Disserta%c3%a7%c3%a3o_Paulo%20Eust%c3%a1quio_assinada.pdf
https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/64735/2/license.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv 5b10d7b41b452c3c4e9e48bb2dd42f91
cda590c95a0b51b4d15f60c9642ca272
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1803589235284901888