Impacto econômico-financeiro da pandemia de COVID-19 no sistema de transporte público coletivo por ônibus de Belo Horizonte
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFMG |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/1843/64735 |
Resumo: | Os sistemas de transporte coletivo no Brasil, em especial os sistemas operados por ônibus, vêm sofrendo uma perda da produtividade ao longo dos últimos 30 (trinta) anos. Diversos são os fatores que contribuíram para essa queda de desempenho, dentre os quais podemos destacar o aumento da frota de automóveis particulares, que fez com que boa parte dos usuários cativos migrassem para outros meios. Esse aumento da frota de veículos levou a um aumento dos congestionamentos nas cidades e consequente elevação dos tempos de viagens do transporte público, ocasionando o incremento de custos operacionais com tarifas pagas pelos usuários, criando um círculo vicioso (queda de demanda e aumento de custos e tarifas). Associado a esse cenário operacional, novas formas de contratação dos operadores por parte do Poder Público foram sendo implantadas ao longo das últimas décadas, em especial no município de Belo Horizonte, em que o sistema de transporte público por ônibus já se encontra em seu segundo contrato de concessão. Tal contrato prevê regras de reajuste e revisão contratual caso algum desequilíbrio econômico-financeiro seja constatado. Dessa forma, esta dissertação faz uma análise do impacto da pandemia de Covid-19 na situação econômico-financeira dos contratos atualmente vigentes, além de realizar um comparativo dos principais parâmetros e indicadores de desempenho no município de Belo Horizonte e no Brasil. Para realizar essa análise, foram analisados os dados operacionais de um período anterior à pandemia, mais precisamente os anos de 2018 e 2019 e o período compreendido entre abril de 2020 e março de 2022, perfazendo dois anos completos de pandemia. O modelo de cálculo foi baseado na metodologia proposta pela Associação Nacional dos Transportes Públicos (ANTP), elaborada em 2017. Os resultados encontrados indicaram um desequilíbrio econômico-financeiro já existente no período anterior da pandemia, sendo que a mesma agravou o déficit, que estava em aproximadamente 20% das receitas líquidas e chegou a atingir 75% no primeiro ano da pandemia e 43% no segundo ano. |
id |
UFMG_e9f3b8ce60368eb4b997e91f4c43a817 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufmg.br:1843/64735 |
network_acronym_str |
UFMG |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFMG |
repository_id_str |
|
spelling |
Nilson Tadeu Ramos Nuneshttp://lattes.cnpq.br/9962287474857833Marcelo Franco PortoRonderson Queiroz HilárioRenato Guimarães Ribeirohttp://lattes.cnpq.br/8701441346312644Paulo Eustáquio Torres de Carvalho Júnior2024-02-26T19:05:09Z2024-02-26T19:05:09Z2023-08-23http://hdl.handle.net/1843/64735Os sistemas de transporte coletivo no Brasil, em especial os sistemas operados por ônibus, vêm sofrendo uma perda da produtividade ao longo dos últimos 30 (trinta) anos. Diversos são os fatores que contribuíram para essa queda de desempenho, dentre os quais podemos destacar o aumento da frota de automóveis particulares, que fez com que boa parte dos usuários cativos migrassem para outros meios. Esse aumento da frota de veículos levou a um aumento dos congestionamentos nas cidades e consequente elevação dos tempos de viagens do transporte público, ocasionando o incremento de custos operacionais com tarifas pagas pelos usuários, criando um círculo vicioso (queda de demanda e aumento de custos e tarifas). Associado a esse cenário operacional, novas formas de contratação dos operadores por parte do Poder Público foram sendo implantadas ao longo das últimas décadas, em especial no município de Belo Horizonte, em que o sistema de transporte público por ônibus já se encontra em seu segundo contrato de concessão. Tal contrato prevê regras de reajuste e revisão contratual caso algum desequilíbrio econômico-financeiro seja constatado. Dessa forma, esta dissertação faz uma análise do impacto da pandemia de Covid-19 na situação econômico-financeira dos contratos atualmente vigentes, além de realizar um comparativo dos principais parâmetros e indicadores de desempenho no município de Belo Horizonte e no Brasil. Para realizar essa análise, foram analisados os dados operacionais de um período anterior à pandemia, mais precisamente os anos de 2018 e 2019 e o período compreendido entre abril de 2020 e março de 2022, perfazendo dois anos completos de pandemia. O modelo de cálculo foi baseado na metodologia proposta pela Associação Nacional dos Transportes Públicos (ANTP), elaborada em 2017. Os resultados encontrados indicaram um desequilíbrio econômico-financeiro já existente no período anterior da pandemia, sendo que a mesma agravou o déficit, que estava em aproximadamente 20% das receitas líquidas e chegou a atingir 75% no primeiro ano da pandemia e 43% no segundo ano.Public transport systems in Brazil, especially those operated by buses, have suffered a loss of productivity over the last 30 (thirty) years. There are several factors that contributed to this drop in performance, of which we can highlight the increase in the private car fleet, which made a good part of captive users migrate. This increase in the vehicle fleet led to an increase in congestion in cities and, consequently, to an increase in travel times for public transport, causing an increase in operating costs and the end of the tariffs paid by users, creating a vicious circle (decrease in demand, increase in costs and tariffs). Associated with this operational scenario, new forms of contracting operators by the Government have been implemented over the last few decades. Especially in the city of Belo Horizonte, the public transport system by bus is already in its second concession contract. This second contract provides for readjustment rules and contractual review in case any economic-financial imbalance is found. In this way, this dissertation will analyze the impact of the Covid19 pandemic on the economic and financial situation of the contracts currently in force, in addition to comparing the main parameters and performance indicators in the municipality and in Brazil. To carry out this analysis, operational data from a period prior to the pandemic will be analyzed, more precisely the years 2018 and 2019 and the period between April 2020 and March 2022, making up two full years of the pandemic. The calculation model was based on the methodology proposed by the National Association of Public Transport (ANTP), prepared in 2017. The results found indicated an economic-financial imbalance that already existed in the previous period of the pandemic, which worsened the deficit, which was approximately 20% of net revenues and reached 75% in the first year of the pandemic and 43% in the second year.porUniversidade Federal de Minas GeraisPrograma de Pós-Graduação em Geotecnia e TransportesUFMGBrasilENG - DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA TRANSPORTES E GEOTECNIATransportesEngenharia de transportesTransporte urbanoTransportes coletivosTransportes - Custo operacionalAnálise econômico-financeiraPandemiaCOVID-19 (Doença)Transporte públicoCustos de transporteEquilíbrio econômico-financeiroPandemia COVID-19Impacto econômico-financeiro da pandemia de COVID-19 no sistema de transporte público coletivo por ônibus de Belo HorizonteEconomic-financial impact of the COVID-19 pandemic on the public collective bus transportation system in Belo Horizonteinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALDissertação_Paulo Eustáquio_assinada.pdfDissertação_Paulo Eustáquio_assinada.pdfapplication/pdf1749259https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/64735/1/Disserta%c3%a7%c3%a3o_Paulo%20Eust%c3%a1quio_assinada.pdf5b10d7b41b452c3c4e9e48bb2dd42f91MD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-82118https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/64735/2/license.txtcda590c95a0b51b4d15f60c9642ca272MD521843/647352024-02-26 16:05:09.59oai:repositorio.ufmg.br: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ório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2024-02-26T19:05:09Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Impacto econômico-financeiro da pandemia de COVID-19 no sistema de transporte público coletivo por ônibus de Belo Horizonte |
dc.title.alternative.pt_BR.fl_str_mv |
Economic-financial impact of the COVID-19 pandemic on the public collective bus transportation system in Belo Horizonte |
title |
Impacto econômico-financeiro da pandemia de COVID-19 no sistema de transporte público coletivo por ônibus de Belo Horizonte |
spellingShingle |
Impacto econômico-financeiro da pandemia de COVID-19 no sistema de transporte público coletivo por ônibus de Belo Horizonte Paulo Eustáquio Torres de Carvalho Júnior Transporte público Custos de transporte Equilíbrio econômico-financeiro Pandemia COVID-19 Transportes Engenharia de transportes Transporte urbano Transportes coletivos Transportes - Custo operacional Análise econômico-financeira Pandemia COVID-19 (Doença) |
title_short |
Impacto econômico-financeiro da pandemia de COVID-19 no sistema de transporte público coletivo por ônibus de Belo Horizonte |
title_full |
Impacto econômico-financeiro da pandemia de COVID-19 no sistema de transporte público coletivo por ônibus de Belo Horizonte |
title_fullStr |
Impacto econômico-financeiro da pandemia de COVID-19 no sistema de transporte público coletivo por ônibus de Belo Horizonte |
title_full_unstemmed |
Impacto econômico-financeiro da pandemia de COVID-19 no sistema de transporte público coletivo por ônibus de Belo Horizonte |
title_sort |
Impacto econômico-financeiro da pandemia de COVID-19 no sistema de transporte público coletivo por ônibus de Belo Horizonte |
author |
Paulo Eustáquio Torres de Carvalho Júnior |
author_facet |
Paulo Eustáquio Torres de Carvalho Júnior |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Nilson Tadeu Ramos Nunes |
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/9962287474857833 |
dc.contributor.referee1.fl_str_mv |
Marcelo Franco Porto |
dc.contributor.referee2.fl_str_mv |
Ronderson Queiroz Hilário |
dc.contributor.referee3.fl_str_mv |
Renato Guimarães Ribeiro |
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/8701441346312644 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Paulo Eustáquio Torres de Carvalho Júnior |
contributor_str_mv |
Nilson Tadeu Ramos Nunes Marcelo Franco Porto Ronderson Queiroz Hilário Renato Guimarães Ribeiro |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Transporte público Custos de transporte Equilíbrio econômico-financeiro Pandemia COVID-19 |
topic |
Transporte público Custos de transporte Equilíbrio econômico-financeiro Pandemia COVID-19 Transportes Engenharia de transportes Transporte urbano Transportes coletivos Transportes - Custo operacional Análise econômico-financeira Pandemia COVID-19 (Doença) |
dc.subject.other.pt_BR.fl_str_mv |
Transportes Engenharia de transportes Transporte urbano Transportes coletivos Transportes - Custo operacional Análise econômico-financeira Pandemia COVID-19 (Doença) |
description |
Os sistemas de transporte coletivo no Brasil, em especial os sistemas operados por ônibus, vêm sofrendo uma perda da produtividade ao longo dos últimos 30 (trinta) anos. Diversos são os fatores que contribuíram para essa queda de desempenho, dentre os quais podemos destacar o aumento da frota de automóveis particulares, que fez com que boa parte dos usuários cativos migrassem para outros meios. Esse aumento da frota de veículos levou a um aumento dos congestionamentos nas cidades e consequente elevação dos tempos de viagens do transporte público, ocasionando o incremento de custos operacionais com tarifas pagas pelos usuários, criando um círculo vicioso (queda de demanda e aumento de custos e tarifas). Associado a esse cenário operacional, novas formas de contratação dos operadores por parte do Poder Público foram sendo implantadas ao longo das últimas décadas, em especial no município de Belo Horizonte, em que o sistema de transporte público por ônibus já se encontra em seu segundo contrato de concessão. Tal contrato prevê regras de reajuste e revisão contratual caso algum desequilíbrio econômico-financeiro seja constatado. Dessa forma, esta dissertação faz uma análise do impacto da pandemia de Covid-19 na situação econômico-financeira dos contratos atualmente vigentes, além de realizar um comparativo dos principais parâmetros e indicadores de desempenho no município de Belo Horizonte e no Brasil. Para realizar essa análise, foram analisados os dados operacionais de um período anterior à pandemia, mais precisamente os anos de 2018 e 2019 e o período compreendido entre abril de 2020 e março de 2022, perfazendo dois anos completos de pandemia. O modelo de cálculo foi baseado na metodologia proposta pela Associação Nacional dos Transportes Públicos (ANTP), elaborada em 2017. Os resultados encontrados indicaram um desequilíbrio econômico-financeiro já existente no período anterior da pandemia, sendo que a mesma agravou o déficit, que estava em aproximadamente 20% das receitas líquidas e chegou a atingir 75% no primeiro ano da pandemia e 43% no segundo ano. |
publishDate |
2023 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2023-08-23 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2024-02-26T19:05:09Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2024-02-26T19:05:09Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/1843/64735 |
url |
http://hdl.handle.net/1843/64735 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Minas Gerais |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Programa de Pós-Graduação em Geotecnia e Transportes |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFMG |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
Brasil |
dc.publisher.department.fl_str_mv |
ENG - DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA TRANSPORTES E GEOTECNIA |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Minas Gerais |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFMG instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) instacron:UFMG |
instname_str |
Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
instacron_str |
UFMG |
institution |
UFMG |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFMG |
collection |
Repositório Institucional da UFMG |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/64735/1/Disserta%c3%a7%c3%a3o_Paulo%20Eust%c3%a1quio_assinada.pdf https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/64735/2/license.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
5b10d7b41b452c3c4e9e48bb2dd42f91 cda590c95a0b51b4d15f60c9642ca272 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1803589235284901888 |