Relações de trabalho-desafios e possibilidades de uma gestão democrática
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2011 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFMG |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9FBJ52 |
Resumo: | O presente trabalho tem como principal motivação analisar as relações de trabalho na Escola influenciadas pelas relações interpessoais, a partir da convivência humana e de como elas podem ou não contribuir para relacionamentos mais prazerosos e harmoniosos e um recinto propício ao desenvolvimento de um ensino-aprendizagem de qualidade. Sabemos que a partir delas os embates, conflitos e tensões na Escola são inevitáveis e decorrentes das diferenças individuais oriundas da diversidade de relações empreendidas entre: criança/criança; criança/adulto; adulto/adulto, podendo ou não gerir crescimento e mudança de atitude a partir de como são conduzidos e tratados. Mostra como fazer prevalecer ou não: a autonomia e o respeito à liberdade que a verdadeira democracia nos sugere; os benefícios de se trabalhar em equipe e/ou em grupo para o fortalecimento dessas relações, gerando maior motivação, interação e participação do grupo e relaciona possíveis alternativas capazes de favorecer relações interpessoais no recinto escolar. Tem como principal objetivo analisar como essas relações dificultam e/ou favorecem o desenvolvimento da gestão democrática na Instituição. |
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