A ciência de serviço e algo de um legítimo admirável mundo novo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ricardo Teixeira Veiga
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: André Torres Urdan
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFMG
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1843/49513
Resumo: Complexas demandas de mercado e da sociedade levam empreendedores inovadores a lançar empresas baseadas no conhecimento, que mudam o modo de vida de muita gente. Novos modelos de negócios vão tirando proveito do crescimento das internets e da computação em nuvem, entre tantas possibilidades impulsionadas pela tecnologia. No círculo acadêmico, subjacente a essas transformações, emergiu a Lógica Dominada por Serviço (LDS), uma filosofia de marketing e gestão, fruto da colaboração de professores, pesquisadores, consultores e profissionais. Diante da proliferação de subdisciplinas no Marketing, típica de uma crise de paradigma, Vargo e Lusch (2004) propuseram um arcabouço estruturante da teoria de Marketing, calcada em elegante e parcimonioso conjunto de axiomas, premissas e conceitos. A LDS abriu avenidas de progresso teórico e metodológico, com interessantes implicações práticas. Indo além, a LDS é o esteio da emergente Ciência de Serviço. Nessa órbita, este artigo expõe e reflete sobre a Ciência de Serviços e seu entorno; apresenta as razões, a natureza e os impactos da Ciência de Serviço; sintetiza a LDS; explica a Internet das Coisas e as organizações baseadas em conhecimento; mostra a vanguarda da IBM nessa jornada; realça a pertinência dessa Ciência para o Brasil e estimula a adoção prática dessas perspectivas e da contribuição acadêmica para a evolução delas.
id UFMG_eb520d20e495f8c18061ce8101f86a41
oai_identifier_str oai:repositorio.ufmg.br:1843/49513
network_acronym_str UFMG
network_name_str Repositório Institucional da UFMG
repository_id_str
spelling 2023-02-03T15:36:36Z2023-02-03T15:36:36Z201717418220510.20397/2177-6652/2017.v17i4.127021776652http://hdl.handle.net/1843/49513Complexas demandas de mercado e da sociedade levam empreendedores inovadores a lançar empresas baseadas no conhecimento, que mudam o modo de vida de muita gente. Novos modelos de negócios vão tirando proveito do crescimento das internets e da computação em nuvem, entre tantas possibilidades impulsionadas pela tecnologia. No círculo acadêmico, subjacente a essas transformações, emergiu a Lógica Dominada por Serviço (LDS), uma filosofia de marketing e gestão, fruto da colaboração de professores, pesquisadores, consultores e profissionais. Diante da proliferação de subdisciplinas no Marketing, típica de uma crise de paradigma, Vargo e Lusch (2004) propuseram um arcabouço estruturante da teoria de Marketing, calcada em elegante e parcimonioso conjunto de axiomas, premissas e conceitos. A LDS abriu avenidas de progresso teórico e metodológico, com interessantes implicações práticas. Indo além, a LDS é o esteio da emergente Ciência de Serviço. Nessa órbita, este artigo expõe e reflete sobre a Ciência de Serviços e seu entorno; apresenta as razões, a natureza e os impactos da Ciência de Serviço; sintetiza a LDS; explica a Internet das Coisas e as organizações baseadas em conhecimento; mostra a vanguarda da IBM nessa jornada; realça a pertinência dessa Ciência para o Brasil e estimula a adoção prática dessas perspectivas e da contribuição acadêmica para a evolução delas.Complex market and society demands lead entrepreneurs to launch innovative knowledge-based firms, that change the way of life of many people. New models of business are taking advantage of the growth of the Internets and cloud computing, among so many technology-driven opportunities. In the academic circle, underlying these transformations, emerged the Service Dominant Logic (SDL), a marketing and management philosophy, fruit of the collaboration of teachers, researchers, consultants and professionals. Given the proliferation of sub-disciplines in Marketing, typical of a paradigm crisis, Vargo and Lusch (2004) proposed a structuring framework for Marketing theory, based on a elegant and parsimonious set of axioms, assumptions, and concepts. The SDL opened avenues of theoretical and methodological progress, with interesting practical implications. Going beyond, the LDS is the mainstay of the emerging Science of Service. In this orbit, this article exposes and reflects on the Science of Service and its surroundings. Presents reasons, nature and impacts of Science of Service. Synthesize the SDL. Explains the Internet of Things and the knowledge-based organizations. Shows the forefront of IBM on this journey. Highlights the relevance of this science to Brazil. Stimulates the practical adoption of these perspectives and the academic contribution to the development of them.porUniversidade Federal de Minas GeraisUFMGBrasilFCE - DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS ADMINISTRATIVASMarketingEconomiaCiência de serviçoLógica dominada por serviçoNova economiaSistemas de serviçoA ciência de serviço e algo de um legítimo admirável mundo novoThe science of service and something of a legitimate admirable new worldinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articlehttp://revistagt.fpl.emnuvens.com.br/get/article/view/1270Ricardo Teixeira VeigaAndré Torres Urdaninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGLICENSELicense.txtLicense.txttext/plain; charset=utf-82042https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/49513/1/License.txtfa505098d172de0bc8864fc1287ffe22MD51ORIGINALA ciência de serviço e algo de um legítimo admirável mundo novo.pdfA ciência de serviço e algo de um legítimo admirável mundo novo.pdfapplication/pdf1155175https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/49513/2/A%20ci%c3%aancia%20de%20servi%c3%a7o%20e%20algo%20de%20um%20leg%c3%adtimo%20admir%c3%a1vel%20mundo%20novo.pdf2bd4cab3d9d41a3fb2fc82347cafd2c3MD521843/495132023-02-03 12:36:36.997oai:repositorio.ufmg.br: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Repositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2023-02-03T15:36:36Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv A ciência de serviço e algo de um legítimo admirável mundo novo
dc.title.alternative.pt_BR.fl_str_mv The science of service and something of a legitimate admirable new world
title A ciência de serviço e algo de um legítimo admirável mundo novo
spellingShingle A ciência de serviço e algo de um legítimo admirável mundo novo
Ricardo Teixeira Veiga
Ciência de serviço
Lógica dominada por serviço
Nova economia
Sistemas de serviço
Marketing
Economia
title_short A ciência de serviço e algo de um legítimo admirável mundo novo
title_full A ciência de serviço e algo de um legítimo admirável mundo novo
title_fullStr A ciência de serviço e algo de um legítimo admirável mundo novo
title_full_unstemmed A ciência de serviço e algo de um legítimo admirável mundo novo
title_sort A ciência de serviço e algo de um legítimo admirável mundo novo
author Ricardo Teixeira Veiga
author_facet Ricardo Teixeira Veiga
André Torres Urdan
author_role author
author2 André Torres Urdan
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Ricardo Teixeira Veiga
André Torres Urdan
dc.subject.por.fl_str_mv Ciência de serviço
Lógica dominada por serviço
Nova economia
Sistemas de serviço
topic Ciência de serviço
Lógica dominada por serviço
Nova economia
Sistemas de serviço
Marketing
Economia
dc.subject.other.pt_BR.fl_str_mv Marketing
Economia
description Complexas demandas de mercado e da sociedade levam empreendedores inovadores a lançar empresas baseadas no conhecimento, que mudam o modo de vida de muita gente. Novos modelos de negócios vão tirando proveito do crescimento das internets e da computação em nuvem, entre tantas possibilidades impulsionadas pela tecnologia. No círculo acadêmico, subjacente a essas transformações, emergiu a Lógica Dominada por Serviço (LDS), uma filosofia de marketing e gestão, fruto da colaboração de professores, pesquisadores, consultores e profissionais. Diante da proliferação de subdisciplinas no Marketing, típica de uma crise de paradigma, Vargo e Lusch (2004) propuseram um arcabouço estruturante da teoria de Marketing, calcada em elegante e parcimonioso conjunto de axiomas, premissas e conceitos. A LDS abriu avenidas de progresso teórico e metodológico, com interessantes implicações práticas. Indo além, a LDS é o esteio da emergente Ciência de Serviço. Nessa órbita, este artigo expõe e reflete sobre a Ciência de Serviços e seu entorno; apresenta as razões, a natureza e os impactos da Ciência de Serviço; sintetiza a LDS; explica a Internet das Coisas e as organizações baseadas em conhecimento; mostra a vanguarda da IBM nessa jornada; realça a pertinência dessa Ciência para o Brasil e estimula a adoção prática dessas perspectivas e da contribuição acadêmica para a evolução delas.
publishDate 2017
dc.date.issued.fl_str_mv 2017
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2023-02-03T15:36:36Z
dc.date.available.fl_str_mv 2023-02-03T15:36:36Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1843/49513
dc.identifier.doi.pt_BR.fl_str_mv 10.20397/2177-6652/2017.v17i4.1270
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv 21776652
identifier_str_mv 10.20397/2177-6652/2017.v17i4.1270
21776652
url http://hdl.handle.net/1843/49513
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFMG
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.publisher.department.fl_str_mv FCE - DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS ADMINISTRATIVAS
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFMG
instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron:UFMG
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron_str UFMG
institution UFMG
reponame_str Repositório Institucional da UFMG
collection Repositório Institucional da UFMG
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/49513/1/License.txt
https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/49513/2/A%20ci%c3%aancia%20de%20servi%c3%a7o%20e%20algo%20de%20um%20leg%c3%adtimo%20admir%c3%a1vel%20mundo%20novo.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv fa505098d172de0bc8864fc1287ffe22
2bd4cab3d9d41a3fb2fc82347cafd2c3
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1803589566371725312