Letramento na prática docente: a construção de símbolos por pessoas com deficiência

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silma Leila Braga Motta
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFMG
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1843/VRNS-9NDK46
Resumo: O presente trabalho discorrerá sobre o desenvolvimento de um plano de ação voltado para ações de letramento nas quais as capacidades relacionadas à vida diária do aluno com deficiência intelectual estejam presentes de modo a instrumentalizá-lo para melhor participação e atuação social. O plano de ação foi desenvolvido com um grupo de alunos com deficiência da Escola Municipal de Ensino Especial Frei Leopoldo de Belo Horizonte Minas Gerais. Os estudos do letramento estão na base de sustentação do projeto, pois parte-se do princípio de que, ao desenvolver capacidades relacionadas ao letramento, esses alunos poderão realizar leituras de mundo o que pode favorecer a inserção da pessoa com deficiência nas mais diversas práticas sociais de uso da língua. Para isso foram desenvolvidas atividades focalizando o tema família, enquanto instituição marcante do cotidiano desses alunos. A partir da realização das atividades, ficou evidente que o letramento não se restringe apenas ao desenvolvimento das capacidades de leitura da escrita grafada, mas também a comunicação visual, espacial, auditiva, produtora de efeitos sociais e culturais. Desse modo, o estudo confirma que o fator social permeia todo o processo de construção do conhecimento e, portanto, precisa se revestir de significado se aproximando do cotidiano desses sujeitos.
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