Espiralidades: arte, vida e presença na pequena infância

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Marina Marcondes Machado
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFMG
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1843/60703
https://orcid.org/0000-0002-4389-066X
Resumo: Este artigo quer propor novos termos para a Educação Estética na primeira infância: aproximando vida e arte e tendo como ponto de partida a fenomenologia de Maurice Merleau-Ponty (1990a, 1990b), a autora repensa as linguagens artísticas como âmbitos artístico-existenciais: teatralidades, corporalidades, espacialidades e musicalidades. Esta nova visada e vocabulário conversam com a Estética Relacional de Bourriaud (2009), autor que define arte como experimentação estética compartilhada. Os estudos da autora aproximam fenomenologia, infância e arte contemporânea para assim, por meio também de sua experiência com crianças como professora artista, desenhar uma Abordagem Espiral para a iniciação estética nos primeiros anos de vida. Neste caminho, o adulto condutor de processos criativos desprende-se dos conteúdos próprios e específicos de cada linguagem artística para absorver um currículo em artes cujo mote é existencial e híbrido. A autora argumenta que esta maneira de trabalhar é bastante próxima da criança pequena e de suas brincadeiras, produções, narrativas e expressividade: a criança é um ser total e seus modos de ser e estar se apresentam repletos de polimorfismo e onirismo, e sua leitura do mundo é não representacional.
id UFMG_ed58aed1ca56959e1bd16c42630ba419
oai_identifier_str oai:repositorio.ufmg.br:1843/60703
network_acronym_str UFMG
network_name_str Repositório Institucional da UFMG
repository_id_str
spelling 2023-11-09T14:28:28Z2023-11-09T14:28:28Z2020-052023483711645-1384http://hdl.handle.net/1843/60703https://orcid.org/0000-0002-4389-066XEste artigo quer propor novos termos para a Educação Estética na primeira infância: aproximando vida e arte e tendo como ponto de partida a fenomenologia de Maurice Merleau-Ponty (1990a, 1990b), a autora repensa as linguagens artísticas como âmbitos artístico-existenciais: teatralidades, corporalidades, espacialidades e musicalidades. Esta nova visada e vocabulário conversam com a Estética Relacional de Bourriaud (2009), autor que define arte como experimentação estética compartilhada. Os estudos da autora aproximam fenomenologia, infância e arte contemporânea para assim, por meio também de sua experiência com crianças como professora artista, desenhar uma Abordagem Espiral para a iniciação estética nos primeiros anos de vida. Neste caminho, o adulto condutor de processos criativos desprende-se dos conteúdos próprios e específicos de cada linguagem artística para absorver um currículo em artes cujo mote é existencial e híbrido. A autora argumenta que esta maneira de trabalhar é bastante próxima da criança pequena e de suas brincadeiras, produções, narrativas e expressividade: a criança é um ser total e seus modos de ser e estar se apresentam repletos de polimorfismo e onirismo, e sua leitura do mundo é não representacional.This article aims to propose new terms for Aesthetic Education in early childhood: approaching life and art and starting with Maurice Merleau-Ponty’s phenomenology (1990a, 1990b), the author rethinks artistic languages as artistic-existential environments: theatricalities, corporalities, spatialities and musicalities. This new view and vocabulary dialogues with the Relational Aesthetics of Bourriaud (2009), who defines art as shared aesthetic experimentation. The author's studies have approached phenomenology, childhood and contemporary art, and thus, through her experience with children as an artist teacher, draws a Spiral Approach to aesthetic initiation in the early years of life. In this way, the adult driver of creative processes detaches himself from the specific contents of each artistic language to absorb a curriculum in arts whose motto is existential and hybrid. The author argues that this way of working is very close to the small child and his/her games, productions, narratives and expressiveness: the child is a total being and his/her ways of being are full of polymorphism and daydreaming, and his/her conception of the world is non-representational.porUniversidade Federal de Minas GeraisUFMGBrasilEBA - DEPARTAMENTO DE FOTOGRAFIACurrículo sem FronteirasArte - Estudo e ensinoEducação de criançasEducação estéticaPrimeira infânciaEnsino de arteAbordagem espiralEspiralidades: arte, vida e presença na pequena infânciainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articlehttps://www.curriculosemfronteiras.org/vol20iss2articles/machado.htmlMarina Marcondes Machadoapplication/pdfinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGLICENSELicense.txtLicense.txttext/plain; charset=utf-82042https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/60703/1/License.txtfa505098d172de0bc8864fc1287ffe22MD51ORIGINALEspiralidades.pdfEspiralidades.pdfapplication/pdf424987https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/60703/2/Espiralidades.pdf3b16946898cacb2ad746493de4a80c56MD521843/607032023-11-09 18:30:15.048oai:repositorio.ufmg.br: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Repositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2023-11-09T21:30:15Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Espiralidades: arte, vida e presença na pequena infância
title Espiralidades: arte, vida e presença na pequena infância
spellingShingle Espiralidades: arte, vida e presença na pequena infância
Marina Marcondes Machado
Educação estética
Primeira infância
Ensino de arte
Abordagem espiral
Arte - Estudo e ensino
Educação de crianças
title_short Espiralidades: arte, vida e presença na pequena infância
title_full Espiralidades: arte, vida e presença na pequena infância
title_fullStr Espiralidades: arte, vida e presença na pequena infância
title_full_unstemmed Espiralidades: arte, vida e presença na pequena infância
title_sort Espiralidades: arte, vida e presença na pequena infância
author Marina Marcondes Machado
author_facet Marina Marcondes Machado
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Marina Marcondes Machado
dc.subject.por.fl_str_mv Educação estética
Primeira infância
Ensino de arte
Abordagem espiral
topic Educação estética
Primeira infância
Ensino de arte
Abordagem espiral
Arte - Estudo e ensino
Educação de crianças
dc.subject.other.pt_BR.fl_str_mv Arte - Estudo e ensino
Educação de crianças
description Este artigo quer propor novos termos para a Educação Estética na primeira infância: aproximando vida e arte e tendo como ponto de partida a fenomenologia de Maurice Merleau-Ponty (1990a, 1990b), a autora repensa as linguagens artísticas como âmbitos artístico-existenciais: teatralidades, corporalidades, espacialidades e musicalidades. Esta nova visada e vocabulário conversam com a Estética Relacional de Bourriaud (2009), autor que define arte como experimentação estética compartilhada. Os estudos da autora aproximam fenomenologia, infância e arte contemporânea para assim, por meio também de sua experiência com crianças como professora artista, desenhar uma Abordagem Espiral para a iniciação estética nos primeiros anos de vida. Neste caminho, o adulto condutor de processos criativos desprende-se dos conteúdos próprios e específicos de cada linguagem artística para absorver um currículo em artes cujo mote é existencial e híbrido. A autora argumenta que esta maneira de trabalhar é bastante próxima da criança pequena e de suas brincadeiras, produções, narrativas e expressividade: a criança é um ser total e seus modos de ser e estar se apresentam repletos de polimorfismo e onirismo, e sua leitura do mundo é não representacional.
publishDate 2020
dc.date.issued.fl_str_mv 2020-05
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2023-11-09T14:28:28Z
dc.date.available.fl_str_mv 2023-11-09T14:28:28Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1843/60703
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv 1645-1384
dc.identifier.orcid.pt_BR.fl_str_mv https://orcid.org/0000-0002-4389-066X
identifier_str_mv 1645-1384
url http://hdl.handle.net/1843/60703
https://orcid.org/0000-0002-4389-066X
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.ispartof.none.fl_str_mv Currículo sem Fronteiras
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFMG
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.publisher.department.fl_str_mv EBA - DEPARTAMENTO DE FOTOGRAFIA
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFMG
instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron:UFMG
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron_str UFMG
institution UFMG
reponame_str Repositório Institucional da UFMG
collection Repositório Institucional da UFMG
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/60703/1/License.txt
https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/60703/2/Espiralidades.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv fa505098d172de0bc8864fc1287ffe22
3b16946898cacb2ad746493de4a80c56
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1803589353606217728