A polirritmia aplicada na bateria : práticas e estudos para a performance

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Bruno de Aguiar Ferreira Alves
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFMG
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1843/33324
Resumo: Este trabalho entende em investigar como a polirritmia vem sendo abordada nos âmbitos teóricos, em métodos e na prática instrumental, para enfim relatar sobre este tema de forma abrangente e criar práticas para bateria. A partir das definições de Sara Cohen que caracterizam duas diferentes organizações rítmicas da polirritmia, foi possível encontrar exemplos, como os estudos de Peter Magadini e um solo do baterista Jason Gianni. Com estas referências foi possível criar e sistematizar exercícios práticos com polirritmias aplicadas em frases e estudos de coordenação motora envolvendo sincronização de diferentes métricas simultaneamente. Ademais, os exercícios criados foram aplicados em ritmo de samba no intuito de apresentar exemplos para a aplicação em gênero musical e também para contribuir com a didática de performance para a música brasileira. A polirritmia vem sendo utilizada em diversos instrumentos e gêneros, porém é um campo que possibilita um amplo âmbito de aplicações rítmicas, sendo assim este trabalho pretende prover ferramentas para a performance e conhecimentos gerais sobre esse tema.
id UFMG_ee040407bc1312bfd78eecb343b75a44
oai_identifier_str oai:repositorio.ufmg.br:1843/33324
network_acronym_str UFMG
network_name_str Repositório Institucional da UFMG
repository_id_str
spelling Fernando de Oliveira Rochahttp://lattes.cnpq.br/8405997357339143Bruno Soares SantosFernando Martins de Castro Chaibhttp://lattes.cnpq.br/3472636053578001Bruno de Aguiar Ferreira Alves2020-04-28T16:19:22Z2020-04-28T16:19:22Z2019-09-30http://hdl.handle.net/1843/33324Este trabalho entende em investigar como a polirritmia vem sendo abordada nos âmbitos teóricos, em métodos e na prática instrumental, para enfim relatar sobre este tema de forma abrangente e criar práticas para bateria. A partir das definições de Sara Cohen que caracterizam duas diferentes organizações rítmicas da polirritmia, foi possível encontrar exemplos, como os estudos de Peter Magadini e um solo do baterista Jason Gianni. Com estas referências foi possível criar e sistematizar exercícios práticos com polirritmias aplicadas em frases e estudos de coordenação motora envolvendo sincronização de diferentes métricas simultaneamente. Ademais, os exercícios criados foram aplicados em ritmo de samba no intuito de apresentar exemplos para a aplicação em gênero musical e também para contribuir com a didática de performance para a música brasileira. A polirritmia vem sendo utilizada em diversos instrumentos e gêneros, porém é um campo que possibilita um amplo âmbito de aplicações rítmicas, sendo assim este trabalho pretende prover ferramentas para a performance e conhecimentos gerais sobre esse tema.This paper aims to investigate how polyrhythm has been approached in the theoretical fields, methods and instrumental practice, in order to report on this subject in a comprehensive way and create drums practices. From Sara Cohen's definitions of two different rhythmic polyrhythmic organizations, it was possible to find examples, such as the studies by Peter Magadini and a solo by drummer Jason Gianni. With these references it was possible to create and systematize practical exercises with polyrhythmias applied in phrases and motor coordination studies involving synchronization of different metrics simultaneously. In addition, the exercises created were applied in samba rhythm in order to present examples for the application in musical genre and also to contribute to the didactics of performance for Brazilian music. Polyrhythmia has been used in several instruments and genres, but it is a field that allows a wide range of rhythmic applications, so this work aims to provide tools for performance and general knowledge on this subject.CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível SuperiorporUniversidade Federal de Minas GeraisPrograma de Pós-Graduação em MúsicaUFMGBrasilMUSICA - ESCOLA DE MUSICAPercussão (música)Performance musicalPolirritmiaPolimetriaBateriaPráticas de performance na bateriaA polirritmia aplicada na bateria : práticas e estudos para a performancePolyrhythm applied in drums: practices and studies for performanceinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALBruno A. F. Alves - Dissertação.pdfBruno A. F. Alves - Dissertação.pdfapplication/pdf6544897https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/33324/1/Bruno%20A.%20F.%20Alves%20-%20Disserta%c3%a7%c3%a3o.pdf6cdba06e09493bda916bf03c0ca20730MD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-82119https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/33324/2/license.txt34badce4be7e31e3adb4575ae96af679MD52TEXTBruno A. F. Alves - Dissertação.pdf.txtBruno A. F. Alves - Dissertação.pdf.txtExtracted texttext/plain167709https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/33324/3/Bruno%20A.%20F.%20Alves%20-%20Disserta%c3%a7%c3%a3o.pdf.txt3e821034cedc6e21f19d50d8aea4cd2fMD531843/333242020-04-29 03:28:21.572oai:repositorio.ufmg.br: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Repositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2020-04-29T06:28:21Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv A polirritmia aplicada na bateria : práticas e estudos para a performance
dc.title.alternative.pt_BR.fl_str_mv Polyrhythm applied in drums: practices and studies for performance
title A polirritmia aplicada na bateria : práticas e estudos para a performance
spellingShingle A polirritmia aplicada na bateria : práticas e estudos para a performance
Bruno de Aguiar Ferreira Alves
Polirritmia
Polimetria
Bateria
Práticas de performance na bateria
Percussão (música)
Performance musical
title_short A polirritmia aplicada na bateria : práticas e estudos para a performance
title_full A polirritmia aplicada na bateria : práticas e estudos para a performance
title_fullStr A polirritmia aplicada na bateria : práticas e estudos para a performance
title_full_unstemmed A polirritmia aplicada na bateria : práticas e estudos para a performance
title_sort A polirritmia aplicada na bateria : práticas e estudos para a performance
author Bruno de Aguiar Ferreira Alves
author_facet Bruno de Aguiar Ferreira Alves
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Fernando de Oliveira Rocha
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/8405997357339143
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Bruno Soares Santos
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Fernando Martins de Castro Chaib
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/3472636053578001
dc.contributor.author.fl_str_mv Bruno de Aguiar Ferreira Alves
contributor_str_mv Fernando de Oliveira Rocha
Bruno Soares Santos
Fernando Martins de Castro Chaib
dc.subject.por.fl_str_mv Polirritmia
Polimetria
Bateria
Práticas de performance na bateria
topic Polirritmia
Polimetria
Bateria
Práticas de performance na bateria
Percussão (música)
Performance musical
dc.subject.other.pt_BR.fl_str_mv Percussão (música)
Performance musical
description Este trabalho entende em investigar como a polirritmia vem sendo abordada nos âmbitos teóricos, em métodos e na prática instrumental, para enfim relatar sobre este tema de forma abrangente e criar práticas para bateria. A partir das definições de Sara Cohen que caracterizam duas diferentes organizações rítmicas da polirritmia, foi possível encontrar exemplos, como os estudos de Peter Magadini e um solo do baterista Jason Gianni. Com estas referências foi possível criar e sistematizar exercícios práticos com polirritmias aplicadas em frases e estudos de coordenação motora envolvendo sincronização de diferentes métricas simultaneamente. Ademais, os exercícios criados foram aplicados em ritmo de samba no intuito de apresentar exemplos para a aplicação em gênero musical e também para contribuir com a didática de performance para a música brasileira. A polirritmia vem sendo utilizada em diversos instrumentos e gêneros, porém é um campo que possibilita um amplo âmbito de aplicações rítmicas, sendo assim este trabalho pretende prover ferramentas para a performance e conhecimentos gerais sobre esse tema.
publishDate 2019
dc.date.issued.fl_str_mv 2019-09-30
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2020-04-28T16:19:22Z
dc.date.available.fl_str_mv 2020-04-28T16:19:22Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1843/33324
url http://hdl.handle.net/1843/33324
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Música
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFMG
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.publisher.department.fl_str_mv MUSICA - ESCOLA DE MUSICA
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFMG
instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron:UFMG
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron_str UFMG
institution UFMG
reponame_str Repositório Institucional da UFMG
collection Repositório Institucional da UFMG
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/33324/1/Bruno%20A.%20F.%20Alves%20-%20Disserta%c3%a7%c3%a3o.pdf
https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/33324/2/license.txt
https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/33324/3/Bruno%20A.%20F.%20Alves%20-%20Disserta%c3%a7%c3%a3o.pdf.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv 6cdba06e09493bda916bf03c0ca20730
34badce4be7e31e3adb4575ae96af679
3e821034cedc6e21f19d50d8aea4cd2f
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1803589360644259840