A polirritmia aplicada na bateria : práticas e estudos para a performance
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFMG |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/1843/33324 |
Resumo: | Este trabalho entende em investigar como a polirritmia vem sendo abordada nos âmbitos teóricos, em métodos e na prática instrumental, para enfim relatar sobre este tema de forma abrangente e criar práticas para bateria. A partir das definições de Sara Cohen que caracterizam duas diferentes organizações rítmicas da polirritmia, foi possível encontrar exemplos, como os estudos de Peter Magadini e um solo do baterista Jason Gianni. Com estas referências foi possível criar e sistematizar exercícios práticos com polirritmias aplicadas em frases e estudos de coordenação motora envolvendo sincronização de diferentes métricas simultaneamente. Ademais, os exercícios criados foram aplicados em ritmo de samba no intuito de apresentar exemplos para a aplicação em gênero musical e também para contribuir com a didática de performance para a música brasileira. A polirritmia vem sendo utilizada em diversos instrumentos e gêneros, porém é um campo que possibilita um amplo âmbito de aplicações rítmicas, sendo assim este trabalho pretende prover ferramentas para a performance e conhecimentos gerais sobre esse tema. |
id |
UFMG_ee040407bc1312bfd78eecb343b75a44 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufmg.br:1843/33324 |
network_acronym_str |
UFMG |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFMG |
repository_id_str |
|
spelling |
Fernando de Oliveira Rochahttp://lattes.cnpq.br/8405997357339143Bruno Soares SantosFernando Martins de Castro Chaibhttp://lattes.cnpq.br/3472636053578001Bruno de Aguiar Ferreira Alves2020-04-28T16:19:22Z2020-04-28T16:19:22Z2019-09-30http://hdl.handle.net/1843/33324Este trabalho entende em investigar como a polirritmia vem sendo abordada nos âmbitos teóricos, em métodos e na prática instrumental, para enfim relatar sobre este tema de forma abrangente e criar práticas para bateria. A partir das definições de Sara Cohen que caracterizam duas diferentes organizações rítmicas da polirritmia, foi possível encontrar exemplos, como os estudos de Peter Magadini e um solo do baterista Jason Gianni. Com estas referências foi possível criar e sistematizar exercícios práticos com polirritmias aplicadas em frases e estudos de coordenação motora envolvendo sincronização de diferentes métricas simultaneamente. Ademais, os exercícios criados foram aplicados em ritmo de samba no intuito de apresentar exemplos para a aplicação em gênero musical e também para contribuir com a didática de performance para a música brasileira. A polirritmia vem sendo utilizada em diversos instrumentos e gêneros, porém é um campo que possibilita um amplo âmbito de aplicações rítmicas, sendo assim este trabalho pretende prover ferramentas para a performance e conhecimentos gerais sobre esse tema.This paper aims to investigate how polyrhythm has been approached in the theoretical fields, methods and instrumental practice, in order to report on this subject in a comprehensive way and create drums practices. From Sara Cohen's definitions of two different rhythmic polyrhythmic organizations, it was possible to find examples, such as the studies by Peter Magadini and a solo by drummer Jason Gianni. With these references it was possible to create and systematize practical exercises with polyrhythmias applied in phrases and motor coordination studies involving synchronization of different metrics simultaneously. In addition, the exercises created were applied in samba rhythm in order to present examples for the application in musical genre and also to contribute to the didactics of performance for Brazilian music. Polyrhythmia has been used in several instruments and genres, but it is a field that allows a wide range of rhythmic applications, so this work aims to provide tools for performance and general knowledge on this subject.CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível SuperiorporUniversidade Federal de Minas GeraisPrograma de Pós-Graduação em MúsicaUFMGBrasilMUSICA - ESCOLA DE MUSICAPercussão (música)Performance musicalPolirritmiaPolimetriaBateriaPráticas de performance na bateriaA polirritmia aplicada na bateria : práticas e estudos para a performancePolyrhythm applied in drums: practices and studies for performanceinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALBruno A. F. Alves - Dissertação.pdfBruno A. F. Alves - Dissertação.pdfapplication/pdf6544897https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/33324/1/Bruno%20A.%20F.%20Alves%20-%20Disserta%c3%a7%c3%a3o.pdf6cdba06e09493bda916bf03c0ca20730MD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-82119https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/33324/2/license.txt34badce4be7e31e3adb4575ae96af679MD52TEXTBruno A. F. Alves - Dissertação.pdf.txtBruno A. F. Alves - Dissertação.pdf.txtExtracted texttext/plain167709https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/33324/3/Bruno%20A.%20F.%20Alves%20-%20Disserta%c3%a7%c3%a3o.pdf.txt3e821034cedc6e21f19d50d8aea4cd2fMD531843/333242020-04-29 03:28:21.572oai:repositorio.ufmg.br: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Repositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2020-04-29T06:28:21Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
A polirritmia aplicada na bateria : práticas e estudos para a performance |
dc.title.alternative.pt_BR.fl_str_mv |
Polyrhythm applied in drums: practices and studies for performance |
title |
A polirritmia aplicada na bateria : práticas e estudos para a performance |
spellingShingle |
A polirritmia aplicada na bateria : práticas e estudos para a performance Bruno de Aguiar Ferreira Alves Polirritmia Polimetria Bateria Práticas de performance na bateria Percussão (música) Performance musical |
title_short |
A polirritmia aplicada na bateria : práticas e estudos para a performance |
title_full |
A polirritmia aplicada na bateria : práticas e estudos para a performance |
title_fullStr |
A polirritmia aplicada na bateria : práticas e estudos para a performance |
title_full_unstemmed |
A polirritmia aplicada na bateria : práticas e estudos para a performance |
title_sort |
A polirritmia aplicada na bateria : práticas e estudos para a performance |
author |
Bruno de Aguiar Ferreira Alves |
author_facet |
Bruno de Aguiar Ferreira Alves |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Fernando de Oliveira Rocha |
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/8405997357339143 |
dc.contributor.referee1.fl_str_mv |
Bruno Soares Santos |
dc.contributor.referee2.fl_str_mv |
Fernando Martins de Castro Chaib |
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/3472636053578001 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Bruno de Aguiar Ferreira Alves |
contributor_str_mv |
Fernando de Oliveira Rocha Bruno Soares Santos Fernando Martins de Castro Chaib |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Polirritmia Polimetria Bateria Práticas de performance na bateria |
topic |
Polirritmia Polimetria Bateria Práticas de performance na bateria Percussão (música) Performance musical |
dc.subject.other.pt_BR.fl_str_mv |
Percussão (música) Performance musical |
description |
Este trabalho entende em investigar como a polirritmia vem sendo abordada nos âmbitos teóricos, em métodos e na prática instrumental, para enfim relatar sobre este tema de forma abrangente e criar práticas para bateria. A partir das definições de Sara Cohen que caracterizam duas diferentes organizações rítmicas da polirritmia, foi possível encontrar exemplos, como os estudos de Peter Magadini e um solo do baterista Jason Gianni. Com estas referências foi possível criar e sistematizar exercícios práticos com polirritmias aplicadas em frases e estudos de coordenação motora envolvendo sincronização de diferentes métricas simultaneamente. Ademais, os exercícios criados foram aplicados em ritmo de samba no intuito de apresentar exemplos para a aplicação em gênero musical e também para contribuir com a didática de performance para a música brasileira. A polirritmia vem sendo utilizada em diversos instrumentos e gêneros, porém é um campo que possibilita um amplo âmbito de aplicações rítmicas, sendo assim este trabalho pretende prover ferramentas para a performance e conhecimentos gerais sobre esse tema. |
publishDate |
2019 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2019-09-30 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2020-04-28T16:19:22Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2020-04-28T16:19:22Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/1843/33324 |
url |
http://hdl.handle.net/1843/33324 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Minas Gerais |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Programa de Pós-Graduação em Música |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFMG |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
Brasil |
dc.publisher.department.fl_str_mv |
MUSICA - ESCOLA DE MUSICA |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Minas Gerais |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFMG instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) instacron:UFMG |
instname_str |
Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
instacron_str |
UFMG |
institution |
UFMG |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFMG |
collection |
Repositório Institucional da UFMG |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/33324/1/Bruno%20A.%20F.%20Alves%20-%20Disserta%c3%a7%c3%a3o.pdf https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/33324/2/license.txt https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/33324/3/Bruno%20A.%20F.%20Alves%20-%20Disserta%c3%a7%c3%a3o.pdf.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
6cdba06e09493bda916bf03c0ca20730 34badce4be7e31e3adb4575ae96af679 3e821034cedc6e21f19d50d8aea4cd2f |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1803589360644259840 |