Arranjos de três canções do grupo Os Tincoãs: a polirritmia a partir da utilização de elementos rítmicos afro-religiosos no contexto da percussão múltipla solo
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFMG |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/1843/44667 |
Resumo: | Modalidade substancial no universo percussivo, a percussão múltipla vem progressivamente ampliando sua relevância no âmbito da música instrumental. Por atuar constantemente com a autonomia dos membros pela recorrente presença de elementos polirrítmicos, o exercício da prática multi-percussiva faz despertar um progresso expressivo técnico, bem como estimula o criativo no encontro de soluções para questões da disposição espacial dos instrumentos e auxilia no desenvolvimento gestual do performer. Com isso, contribui para uma melhor atuação artístico-musical do percussionista. Contudo, na esfera da música percussiva de concerto, a partir de uma pesquisa bibliográfica, notou-se uma carência de repertório no que diz respeito a arranjos de músicas brasileiras de cunho popular para essa formação. Em se tratando de obras solo, a carência é ainda maior. Outro aspecto inquietante que pudemos perceber no repertório solo percussivo, de modo geral, foi o carecimento de músicas e/ou elementos musicais com raízes na cultura afro-religiosa brasileira. Partindo dessas constatações, o presente trabalho busca contribuir para o que consideramos ser uma lacuna no repertório destinado à percussão múltipla solo ao desenvolver dois arranjos das canções populares Cordeiro de Nanã (1977) e Lamento às Águas (1977)/Na beira do Mar (1973) de Mateus Aleluia e Dadinho, integrantes do grupo Os Tincoãs. Grupo vanguarda em se tratando de abordagens do legado sociocultural africano na música brasileira. |
id |
UFMG_ec34889581ef075a270598e48074111e |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufmg.br:1843/44667 |
network_acronym_str |
UFMG |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFMG |
repository_id_str |
|
spelling |
Fernando Martins de Castro Chaibhttp://lattes.cnpq.br/2134782236760988Jorge Luis Sacramento de AlmeidaÂngelo Nonato Natale CardosoFernando de Oliveira Rochahttp://lattes.cnpq.br/3319487273487220Érica Pereira de Sá2022-08-29T16:44:54Z2022-08-29T16:44:54Z2019-08-29http://hdl.handle.net/1843/44667Modalidade substancial no universo percussivo, a percussão múltipla vem progressivamente ampliando sua relevância no âmbito da música instrumental. Por atuar constantemente com a autonomia dos membros pela recorrente presença de elementos polirrítmicos, o exercício da prática multi-percussiva faz despertar um progresso expressivo técnico, bem como estimula o criativo no encontro de soluções para questões da disposição espacial dos instrumentos e auxilia no desenvolvimento gestual do performer. Com isso, contribui para uma melhor atuação artístico-musical do percussionista. Contudo, na esfera da música percussiva de concerto, a partir de uma pesquisa bibliográfica, notou-se uma carência de repertório no que diz respeito a arranjos de músicas brasileiras de cunho popular para essa formação. Em se tratando de obras solo, a carência é ainda maior. Outro aspecto inquietante que pudemos perceber no repertório solo percussivo, de modo geral, foi o carecimento de músicas e/ou elementos musicais com raízes na cultura afro-religiosa brasileira. Partindo dessas constatações, o presente trabalho busca contribuir para o que consideramos ser uma lacuna no repertório destinado à percussão múltipla solo ao desenvolver dois arranjos das canções populares Cordeiro de Nanã (1977) e Lamento às Águas (1977)/Na beira do Mar (1973) de Mateus Aleluia e Dadinho, integrantes do grupo Os Tincoãs. Grupo vanguarda em se tratando de abordagens do legado sociocultural africano na música brasileira.Multiple percussion playing is of significant importance in the percussion world and has grown in relevance in the scope of instrumental music. By constantly putting in action the autonomy of the limbs in face of the recurring presence of polyrhythmic elements, the practice of multi percussion performance awakens a significant technical progress, as well as stimulates creativeness in finding solutions to problems regarding the spatial arrangement of instruments and also assists in the performer's gestural development. Consequently, it contributes to a better artistic and musical performance of the percussionist. However, in the sphere of percussive concert music, from a bibliographical research standpoint, a lack of repertoire regarding popular Brazilian music for multiple percussion is identified. When it comes to solo works, the shortage is even greater. Another unsettling aspect that could be perceived in the solo percussion repertoire, in general, is the lack of songs and/or musical elements with roots in Brazilian Afro religious culture. Based on these findings, the present work seeks to contribute to what we consider to be a gap in the multiple percussion solo repertoire by developing two arrangements of the popular songs Cordeiro de Nanã (1977) and Lamento às Águas (1977)/Na Beira do Mar (1973) by Mateus Aleluia and Dadinho, members of a group called Os Tincoãs - which is one of the pioneer groups in dealing with approaches to the African social-cultural legacy in Brazilian music.CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível SuperiorporUniversidade Federal de Minas GeraisPrograma de Pós-Graduação em MúsicaUFMGBrasilMUSICA - ESCOLA DE MUSICAhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/info:eu-repo/semantics/openAccessPercussão (Música)Música popular - BrasilNegros - Canções e músicaPerformance musicalArranjo (Música)Percussão múltipla soloArranjos para percussãoToques afro-religiososPolirritmiaOs TincoãsArranjos de três canções do grupo Os Tincoãs: a polirritmia a partir da utilização de elementos rítmicos afro-religiosos no contexto da percussão múltipla soloinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALÉRICA PEREIRA DE SÁ-Dissertação - 25.08.pdfÉRICA PEREIRA DE SÁ-Dissertação - 25.08.pdfapplication/pdf8888294https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/44667/6/%c3%89RICA%20PEREIRA%20DE%20S%c3%81-Disserta%c3%a7%c3%a3o%20-%2025.08.pdfe400e7452c86367e129a1a6d69148143MD56CC-LICENSElicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; charset=utf-8811https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/44667/7/license_rdfcfd6801dba008cb6adbd9838b81582abMD57LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-82118https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/44667/8/license.txtcda590c95a0b51b4d15f60c9642ca272MD581843/446672022-08-29 13:44:55.145oai:repositorio.ufmg.br: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ório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2022-08-29T16:44:55Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Arranjos de três canções do grupo Os Tincoãs: a polirritmia a partir da utilização de elementos rítmicos afro-religiosos no contexto da percussão múltipla solo |
title |
Arranjos de três canções do grupo Os Tincoãs: a polirritmia a partir da utilização de elementos rítmicos afro-religiosos no contexto da percussão múltipla solo |
spellingShingle |
Arranjos de três canções do grupo Os Tincoãs: a polirritmia a partir da utilização de elementos rítmicos afro-religiosos no contexto da percussão múltipla solo Érica Pereira de Sá Percussão múltipla solo Arranjos para percussão Toques afro-religiosos Polirritmia Os Tincoãs Percussão (Música) Música popular - Brasil Negros - Canções e música Performance musical Arranjo (Música) |
title_short |
Arranjos de três canções do grupo Os Tincoãs: a polirritmia a partir da utilização de elementos rítmicos afro-religiosos no contexto da percussão múltipla solo |
title_full |
Arranjos de três canções do grupo Os Tincoãs: a polirritmia a partir da utilização de elementos rítmicos afro-religiosos no contexto da percussão múltipla solo |
title_fullStr |
Arranjos de três canções do grupo Os Tincoãs: a polirritmia a partir da utilização de elementos rítmicos afro-religiosos no contexto da percussão múltipla solo |
title_full_unstemmed |
Arranjos de três canções do grupo Os Tincoãs: a polirritmia a partir da utilização de elementos rítmicos afro-religiosos no contexto da percussão múltipla solo |
title_sort |
Arranjos de três canções do grupo Os Tincoãs: a polirritmia a partir da utilização de elementos rítmicos afro-religiosos no contexto da percussão múltipla solo |
author |
Érica Pereira de Sá |
author_facet |
Érica Pereira de Sá |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Fernando Martins de Castro Chaib |
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/2134782236760988 |
dc.contributor.referee1.fl_str_mv |
Jorge Luis Sacramento de Almeida |
dc.contributor.referee2.fl_str_mv |
Ângelo Nonato Natale Cardoso |
dc.contributor.referee3.fl_str_mv |
Fernando de Oliveira Rocha |
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/3319487273487220 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Érica Pereira de Sá |
contributor_str_mv |
Fernando Martins de Castro Chaib Jorge Luis Sacramento de Almeida Ângelo Nonato Natale Cardoso Fernando de Oliveira Rocha |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Percussão múltipla solo Arranjos para percussão Toques afro-religiosos Polirritmia Os Tincoãs |
topic |
Percussão múltipla solo Arranjos para percussão Toques afro-religiosos Polirritmia Os Tincoãs Percussão (Música) Música popular - Brasil Negros - Canções e música Performance musical Arranjo (Música) |
dc.subject.other.pt_BR.fl_str_mv |
Percussão (Música) Música popular - Brasil Negros - Canções e música Performance musical Arranjo (Música) |
description |
Modalidade substancial no universo percussivo, a percussão múltipla vem progressivamente ampliando sua relevância no âmbito da música instrumental. Por atuar constantemente com a autonomia dos membros pela recorrente presença de elementos polirrítmicos, o exercício da prática multi-percussiva faz despertar um progresso expressivo técnico, bem como estimula o criativo no encontro de soluções para questões da disposição espacial dos instrumentos e auxilia no desenvolvimento gestual do performer. Com isso, contribui para uma melhor atuação artístico-musical do percussionista. Contudo, na esfera da música percussiva de concerto, a partir de uma pesquisa bibliográfica, notou-se uma carência de repertório no que diz respeito a arranjos de músicas brasileiras de cunho popular para essa formação. Em se tratando de obras solo, a carência é ainda maior. Outro aspecto inquietante que pudemos perceber no repertório solo percussivo, de modo geral, foi o carecimento de músicas e/ou elementos musicais com raízes na cultura afro-religiosa brasileira. Partindo dessas constatações, o presente trabalho busca contribuir para o que consideramos ser uma lacuna no repertório destinado à percussão múltipla solo ao desenvolver dois arranjos das canções populares Cordeiro de Nanã (1977) e Lamento às Águas (1977)/Na beira do Mar (1973) de Mateus Aleluia e Dadinho, integrantes do grupo Os Tincoãs. Grupo vanguarda em se tratando de abordagens do legado sociocultural africano na música brasileira. |
publishDate |
2019 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2019-08-29 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2022-08-29T16:44:54Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2022-08-29T16:44:54Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/1843/44667 |
url |
http://hdl.handle.net/1843/44667 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/ info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/ |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Minas Gerais |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Programa de Pós-Graduação em Música |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFMG |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
Brasil |
dc.publisher.department.fl_str_mv |
MUSICA - ESCOLA DE MUSICA |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Minas Gerais |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFMG instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) instacron:UFMG |
instname_str |
Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
instacron_str |
UFMG |
institution |
UFMG |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFMG |
collection |
Repositório Institucional da UFMG |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/44667/6/%c3%89RICA%20PEREIRA%20DE%20S%c3%81-Disserta%c3%a7%c3%a3o%20-%2025.08.pdf https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/44667/7/license_rdf https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/44667/8/license.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
e400e7452c86367e129a1a6d69148143 cfd6801dba008cb6adbd9838b81582ab cda590c95a0b51b4d15f60c9642ca272 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1803589371607121920 |