Arranjos de três canções do grupo Os Tincoãs: a polirritmia a partir da utilização de elementos rítmicos afro-religiosos no contexto da percussão múltipla solo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Érica Pereira de Sá
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFMG
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1843/44667
Resumo: Modalidade substancial no universo percussivo, a percussão múltipla vem progressivamente ampliando sua relevância no âmbito da música instrumental. Por atuar constantemente com a autonomia dos membros pela recorrente presença de elementos polirrítmicos, o exercício da prática multi-percussiva faz despertar um progresso expressivo técnico, bem como estimula o criativo no encontro de soluções para questões da disposição espacial dos instrumentos e auxilia no desenvolvimento gestual do performer. Com isso, contribui para uma melhor atuação artístico-musical do percussionista. Contudo, na esfera da música percussiva de concerto, a partir de uma pesquisa bibliográfica, notou-se uma carência de repertório no que diz respeito a arranjos de músicas brasileiras de cunho popular para essa formação. Em se tratando de obras solo, a carência é ainda maior. Outro aspecto inquietante que pudemos perceber no repertório solo percussivo, de modo geral, foi o carecimento de músicas e/ou elementos musicais com raízes na cultura afro-religiosa brasileira. Partindo dessas constatações, o presente trabalho busca contribuir para o que consideramos ser uma lacuna no repertório destinado à percussão múltipla solo ao desenvolver dois arranjos das canções populares Cordeiro de Nanã (1977) e Lamento às Águas (1977)/Na beira do Mar (1973) de Mateus Aleluia e Dadinho, integrantes do grupo Os Tincoãs. Grupo vanguarda em se tratando de abordagens do legado sociocultural africano na música brasileira.
id UFMG_ec34889581ef075a270598e48074111e
oai_identifier_str oai:repositorio.ufmg.br:1843/44667
network_acronym_str UFMG
network_name_str Repositório Institucional da UFMG
repository_id_str
spelling Fernando Martins de Castro Chaibhttp://lattes.cnpq.br/2134782236760988Jorge Luis Sacramento de AlmeidaÂngelo Nonato Natale CardosoFernando de Oliveira Rochahttp://lattes.cnpq.br/3319487273487220Érica Pereira de Sá2022-08-29T16:44:54Z2022-08-29T16:44:54Z2019-08-29http://hdl.handle.net/1843/44667Modalidade substancial no universo percussivo, a percussão múltipla vem progressivamente ampliando sua relevância no âmbito da música instrumental. Por atuar constantemente com a autonomia dos membros pela recorrente presença de elementos polirrítmicos, o exercício da prática multi-percussiva faz despertar um progresso expressivo técnico, bem como estimula o criativo no encontro de soluções para questões da disposição espacial dos instrumentos e auxilia no desenvolvimento gestual do performer. Com isso, contribui para uma melhor atuação artístico-musical do percussionista. Contudo, na esfera da música percussiva de concerto, a partir de uma pesquisa bibliográfica, notou-se uma carência de repertório no que diz respeito a arranjos de músicas brasileiras de cunho popular para essa formação. Em se tratando de obras solo, a carência é ainda maior. Outro aspecto inquietante que pudemos perceber no repertório solo percussivo, de modo geral, foi o carecimento de músicas e/ou elementos musicais com raízes na cultura afro-religiosa brasileira. Partindo dessas constatações, o presente trabalho busca contribuir para o que consideramos ser uma lacuna no repertório destinado à percussão múltipla solo ao desenvolver dois arranjos das canções populares Cordeiro de Nanã (1977) e Lamento às Águas (1977)/Na beira do Mar (1973) de Mateus Aleluia e Dadinho, integrantes do grupo Os Tincoãs. Grupo vanguarda em se tratando de abordagens do legado sociocultural africano na música brasileira.Multiple percussion playing is of significant importance in the percussion world and has grown in relevance in the scope of instrumental music. By constantly putting in action the autonomy of the limbs in face of the recurring presence of polyrhythmic elements, the practice of multi percussion performance awakens a significant technical progress, as well as stimulates creativeness in finding solutions to problems regarding the spatial arrangement of instruments and also assists in the performer's gestural development. Consequently, it contributes to a better artistic and musical performance of the percussionist. However, in the sphere of percussive concert music, from a bibliographical research standpoint, a lack of repertoire regarding popular Brazilian music for multiple percussion is identified. When it comes to solo works, the shortage is even greater. Another unsettling aspect that could be perceived in the solo percussion repertoire, in general, is the lack of songs and/or musical elements with roots in Brazilian Afro religious culture. Based on these findings, the present work seeks to contribute to what we consider to be a gap in the multiple percussion solo repertoire by developing two arrangements of the popular songs Cordeiro de Nanã (1977) and Lamento às Águas (1977)/Na Beira do Mar (1973) by Mateus Aleluia and Dadinho, members of a group called Os Tincoãs - which is one of the pioneer groups in dealing with approaches to the African social-cultural legacy in Brazilian music.CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível SuperiorporUniversidade Federal de Minas GeraisPrograma de Pós-Graduação em MúsicaUFMGBrasilMUSICA - ESCOLA DE MUSICAhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/info:eu-repo/semantics/openAccessPercussão (Música)Música popular - BrasilNegros - Canções e músicaPerformance musicalArranjo (Música)Percussão múltipla soloArranjos para percussãoToques afro-religiososPolirritmiaOs TincoãsArranjos de três canções do grupo Os Tincoãs: a polirritmia a partir da utilização de elementos rítmicos afro-religiosos no contexto da percussão múltipla soloinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALÉRICA PEREIRA DE SÁ-Dissertação - 25.08.pdfÉRICA PEREIRA DE SÁ-Dissertação - 25.08.pdfapplication/pdf8888294https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/44667/6/%c3%89RICA%20PEREIRA%20DE%20S%c3%81-Disserta%c3%a7%c3%a3o%20-%2025.08.pdfe400e7452c86367e129a1a6d69148143MD56CC-LICENSElicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; charset=utf-8811https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/44667/7/license_rdfcfd6801dba008cb6adbd9838b81582abMD57LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-82118https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/44667/8/license.txtcda590c95a0b51b4d15f60c9642ca272MD581843/446672022-08-29 13:44:55.145oai:repositorio.ufmg.br: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ório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2022-08-29T16:44:55Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Arranjos de três canções do grupo Os Tincoãs: a polirritmia a partir da utilização de elementos rítmicos afro-religiosos no contexto da percussão múltipla solo
title Arranjos de três canções do grupo Os Tincoãs: a polirritmia a partir da utilização de elementos rítmicos afro-religiosos no contexto da percussão múltipla solo
spellingShingle Arranjos de três canções do grupo Os Tincoãs: a polirritmia a partir da utilização de elementos rítmicos afro-religiosos no contexto da percussão múltipla solo
Érica Pereira de Sá
Percussão múltipla solo
Arranjos para percussão
Toques afro-religiosos
Polirritmia
Os Tincoãs
Percussão (Música)
Música popular - Brasil
Negros - Canções e música
Performance musical
Arranjo (Música)
title_short Arranjos de três canções do grupo Os Tincoãs: a polirritmia a partir da utilização de elementos rítmicos afro-religiosos no contexto da percussão múltipla solo
title_full Arranjos de três canções do grupo Os Tincoãs: a polirritmia a partir da utilização de elementos rítmicos afro-religiosos no contexto da percussão múltipla solo
title_fullStr Arranjos de três canções do grupo Os Tincoãs: a polirritmia a partir da utilização de elementos rítmicos afro-religiosos no contexto da percussão múltipla solo
title_full_unstemmed Arranjos de três canções do grupo Os Tincoãs: a polirritmia a partir da utilização de elementos rítmicos afro-religiosos no contexto da percussão múltipla solo
title_sort Arranjos de três canções do grupo Os Tincoãs: a polirritmia a partir da utilização de elementos rítmicos afro-religiosos no contexto da percussão múltipla solo
author Érica Pereira de Sá
author_facet Érica Pereira de Sá
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Fernando Martins de Castro Chaib
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/2134782236760988
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Jorge Luis Sacramento de Almeida
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Ângelo Nonato Natale Cardoso
dc.contributor.referee3.fl_str_mv Fernando de Oliveira Rocha
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/3319487273487220
dc.contributor.author.fl_str_mv Érica Pereira de Sá
contributor_str_mv Fernando Martins de Castro Chaib
Jorge Luis Sacramento de Almeida
Ângelo Nonato Natale Cardoso
Fernando de Oliveira Rocha
dc.subject.por.fl_str_mv Percussão múltipla solo
Arranjos para percussão
Toques afro-religiosos
Polirritmia
Os Tincoãs
topic Percussão múltipla solo
Arranjos para percussão
Toques afro-religiosos
Polirritmia
Os Tincoãs
Percussão (Música)
Música popular - Brasil
Negros - Canções e música
Performance musical
Arranjo (Música)
dc.subject.other.pt_BR.fl_str_mv Percussão (Música)
Música popular - Brasil
Negros - Canções e música
Performance musical
Arranjo (Música)
description Modalidade substancial no universo percussivo, a percussão múltipla vem progressivamente ampliando sua relevância no âmbito da música instrumental. Por atuar constantemente com a autonomia dos membros pela recorrente presença de elementos polirrítmicos, o exercício da prática multi-percussiva faz despertar um progresso expressivo técnico, bem como estimula o criativo no encontro de soluções para questões da disposição espacial dos instrumentos e auxilia no desenvolvimento gestual do performer. Com isso, contribui para uma melhor atuação artístico-musical do percussionista. Contudo, na esfera da música percussiva de concerto, a partir de uma pesquisa bibliográfica, notou-se uma carência de repertório no que diz respeito a arranjos de músicas brasileiras de cunho popular para essa formação. Em se tratando de obras solo, a carência é ainda maior. Outro aspecto inquietante que pudemos perceber no repertório solo percussivo, de modo geral, foi o carecimento de músicas e/ou elementos musicais com raízes na cultura afro-religiosa brasileira. Partindo dessas constatações, o presente trabalho busca contribuir para o que consideramos ser uma lacuna no repertório destinado à percussão múltipla solo ao desenvolver dois arranjos das canções populares Cordeiro de Nanã (1977) e Lamento às Águas (1977)/Na beira do Mar (1973) de Mateus Aleluia e Dadinho, integrantes do grupo Os Tincoãs. Grupo vanguarda em se tratando de abordagens do legado sociocultural africano na música brasileira.
publishDate 2019
dc.date.issued.fl_str_mv 2019-08-29
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2022-08-29T16:44:54Z
dc.date.available.fl_str_mv 2022-08-29T16:44:54Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1843/44667
url http://hdl.handle.net/1843/44667
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Música
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFMG
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.publisher.department.fl_str_mv MUSICA - ESCOLA DE MUSICA
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFMG
instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron:UFMG
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron_str UFMG
institution UFMG
reponame_str Repositório Institucional da UFMG
collection Repositório Institucional da UFMG
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/44667/6/%c3%89RICA%20PEREIRA%20DE%20S%c3%81-Disserta%c3%a7%c3%a3o%20-%2025.08.pdf
https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/44667/7/license_rdf
https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/44667/8/license.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv e400e7452c86367e129a1a6d69148143
cfd6801dba008cb6adbd9838b81582ab
cda590c95a0b51b4d15f60c9642ca272
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1803589371607121920