Gestão de processos como instrumento para gerenciamento de IES BPM Acadêmico ECI, um estudo de caso

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Mariana Freitas Canielo de Carvalho
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Elisângela Cristina Aganette, Benildes Coura Moreira Dos Santos Maculan
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFMG
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1843/63238
https://orcid.org/0000-0002-6132-4469
https://orcid.org/0000-0003-4357-8016
https://orcid.org/0000-0003-4303-9071
Resumo: Public higher education institutions are challenged to improve their ad-ministrative performance and overcome institutional knowledge man-agement problems. Based on these questions, this article presents a study that aims to verify how mapping process and how production of infor-mation flows can help in decision-making and elaboration of significant improvement of administrative routine in public higher education institutions. For this, it will be analyzed, as a case study, the work developed at the Science Information School with the implementation and realization ofthe BPM Academic Project.
id UFMG_ee357885e3fc843891740e5379e501d2
oai_identifier_str oai:repositorio.ufmg.br:1843/63238
network_acronym_str UFMG
network_name_str Repositório Institucional da UFMG
repository_id_str
spelling Gestão de processos como instrumento para gerenciamento de IES BPM Acadêmico ECI, um estudo de casoProcess management as an instrument for managing HEIs ECI Academic BPM, a case studyMapeamento de processosFluxos informacionaisProcessos de negócioControle de processoFluxos de informaçãoNegócios - processamento de dadosPublic higher education institutions are challenged to improve their ad-ministrative performance and overcome institutional knowledge man-agement problems. Based on these questions, this article presents a study that aims to verify how mapping process and how production of infor-mation flows can help in decision-making and elaboration of significant improvement of administrative routine in public higher education institutions. For this, it will be analyzed, as a case study, the work developed at the Science Information School with the implementation and realization ofthe BPM Academic Project.As instituições públicas de ensino superior são desafiadas no sentido de melhorar seus desempenhos administrativos e superar problemas de gestão do conhecimento institucional. Partindo dessas questões, este artigo apresenta um estudo que tem por objetivo verificar como o mapeamento de processos e a produção de fluxos informacionais podem auxiliar na tomada de decisão e na elaboração de melhorias significativas na rotina administrativa das instituições públicas de ensino superior. Para isso, será analisado, como estudo de caso, o trabalho desenvolvido na Escola da Ciência da Informação com a implementação e realização do Projeto BPM Acadêmico.CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível SuperiorUniversidade Federal de Minas GeraisBrasilECI - DEPARTAMENTO DE ORGANIZAÇÃO E TRATAMENTO DA INFORMAÇÃOUFMG2024-01-23T16:11:22Z2024-01-23T16:11:22Z2019info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articlepdfapplication/pdf2237-6658http://hdl.handle.net/1843/63238https://orcid.org/0000-0002-6132-4469https://orcid.org/0000-0003-4357-8016https://orcid.org/0000-0003-4303-9071porMúltiplos Olhares em Ciência da InformaçãoMariana Freitas Canielo de CarvalhoElisângela Cristina AganetteBenildes Coura Moreira Dos Santos Maculaninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMG2024-01-23T16:11:23Zoai:repositorio.ufmg.br:1843/63238Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oairepositorio@ufmg.bropendoar:2024-01-23T16:11:23Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
dc.title.none.fl_str_mv Gestão de processos como instrumento para gerenciamento de IES BPM Acadêmico ECI, um estudo de caso
Process management as an instrument for managing HEIs ECI Academic BPM, a case study
title Gestão de processos como instrumento para gerenciamento de IES BPM Acadêmico ECI, um estudo de caso
spellingShingle Gestão de processos como instrumento para gerenciamento de IES BPM Acadêmico ECI, um estudo de caso
Mariana Freitas Canielo de Carvalho
Mapeamento de processos
Fluxos informacionais
Processos de negócio
Controle de processo
Fluxos de informação
Negócios - processamento de dados
title_short Gestão de processos como instrumento para gerenciamento de IES BPM Acadêmico ECI, um estudo de caso
title_full Gestão de processos como instrumento para gerenciamento de IES BPM Acadêmico ECI, um estudo de caso
title_fullStr Gestão de processos como instrumento para gerenciamento de IES BPM Acadêmico ECI, um estudo de caso
title_full_unstemmed Gestão de processos como instrumento para gerenciamento de IES BPM Acadêmico ECI, um estudo de caso
title_sort Gestão de processos como instrumento para gerenciamento de IES BPM Acadêmico ECI, um estudo de caso
author Mariana Freitas Canielo de Carvalho
author_facet Mariana Freitas Canielo de Carvalho
Elisângela Cristina Aganette
Benildes Coura Moreira Dos Santos Maculan
author_role author
author2 Elisângela Cristina Aganette
Benildes Coura Moreira Dos Santos Maculan
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Mariana Freitas Canielo de Carvalho
Elisângela Cristina Aganette
Benildes Coura Moreira Dos Santos Maculan
dc.subject.por.fl_str_mv Mapeamento de processos
Fluxos informacionais
Processos de negócio
Controle de processo
Fluxos de informação
Negócios - processamento de dados
topic Mapeamento de processos
Fluxos informacionais
Processos de negócio
Controle de processo
Fluxos de informação
Negócios - processamento de dados
description Public higher education institutions are challenged to improve their ad-ministrative performance and overcome institutional knowledge man-agement problems. Based on these questions, this article presents a study that aims to verify how mapping process and how production of infor-mation flows can help in decision-making and elaboration of significant improvement of administrative routine in public higher education institutions. For this, it will be analyzed, as a case study, the work developed at the Science Information School with the implementation and realization ofthe BPM Academic Project.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019
2024-01-23T16:11:22Z
2024-01-23T16:11:22Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv 2237-6658
http://hdl.handle.net/1843/63238
https://orcid.org/0000-0002-6132-4469
https://orcid.org/0000-0003-4357-8016
https://orcid.org/0000-0003-4303-9071
identifier_str_mv 2237-6658
url http://hdl.handle.net/1843/63238
https://orcid.org/0000-0002-6132-4469
https://orcid.org/0000-0003-4357-8016
https://orcid.org/0000-0003-4303-9071
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Múltiplos Olhares em Ciência da Informação
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv pdf
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
Brasil
ECI - DEPARTAMENTO DE ORGANIZAÇÃO E TRATAMENTO DA INFORMAÇÃO
UFMG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
Brasil
ECI - DEPARTAMENTO DE ORGANIZAÇÃO E TRATAMENTO DA INFORMAÇÃO
UFMG
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFMG
instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron:UFMG
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron_str UFMG
institution UFMG
reponame_str Repositório Institucional da UFMG
collection Repositório Institucional da UFMG
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@ufmg.br
_version_ 1823247997879713792