Gestão de processos como instrumento para gerenciamento de IES BPM Acadêmico ECI, um estudo de caso
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFMG |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/1843/63238 https://orcid.org/0000-0002-6132-4469 https://orcid.org/0000-0003-4357-8016 https://orcid.org/0000-0003-4303-9071 |
Resumo: | Public higher education institutions are challenged to improve their ad-ministrative performance and overcome institutional knowledge man-agement problems. Based on these questions, this article presents a study that aims to verify how mapping process and how production of infor-mation flows can help in decision-making and elaboration of significant improvement of administrative routine in public higher education institutions. For this, it will be analyzed, as a case study, the work developed at the Science Information School with the implementation and realization ofthe BPM Academic Project. |
id |
UFMG_ee357885e3fc843891740e5379e501d2 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufmg.br:1843/63238 |
network_acronym_str |
UFMG |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFMG |
repository_id_str |
|
spelling |
Gestão de processos como instrumento para gerenciamento de IES BPM Acadêmico ECI, um estudo de casoProcess management as an instrument for managing HEIs ECI Academic BPM, a case studyMapeamento de processosFluxos informacionaisProcessos de negócioControle de processoFluxos de informaçãoNegócios - processamento de dadosPublic higher education institutions are challenged to improve their ad-ministrative performance and overcome institutional knowledge man-agement problems. Based on these questions, this article presents a study that aims to verify how mapping process and how production of infor-mation flows can help in decision-making and elaboration of significant improvement of administrative routine in public higher education institutions. For this, it will be analyzed, as a case study, the work developed at the Science Information School with the implementation and realization ofthe BPM Academic Project.As instituições públicas de ensino superior são desafiadas no sentido de melhorar seus desempenhos administrativos e superar problemas de gestão do conhecimento institucional. Partindo dessas questões, este artigo apresenta um estudo que tem por objetivo verificar como o mapeamento de processos e a produção de fluxos informacionais podem auxiliar na tomada de decisão e na elaboração de melhorias significativas na rotina administrativa das instituições públicas de ensino superior. Para isso, será analisado, como estudo de caso, o trabalho desenvolvido na Escola da Ciência da Informação com a implementação e realização do Projeto BPM Acadêmico.CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível SuperiorUniversidade Federal de Minas GeraisBrasilECI - DEPARTAMENTO DE ORGANIZAÇÃO E TRATAMENTO DA INFORMAÇÃOUFMG2024-01-23T16:11:22Z2024-01-23T16:11:22Z2019info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articlepdfapplication/pdf2237-6658http://hdl.handle.net/1843/63238https://orcid.org/0000-0002-6132-4469https://orcid.org/0000-0003-4357-8016https://orcid.org/0000-0003-4303-9071porMúltiplos Olhares em Ciência da InformaçãoMariana Freitas Canielo de CarvalhoElisângela Cristina AganetteBenildes Coura Moreira Dos Santos Maculaninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMG2024-01-23T16:11:23Zoai:repositorio.ufmg.br:1843/63238Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oairepositorio@ufmg.bropendoar:2024-01-23T16:11:23Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Gestão de processos como instrumento para gerenciamento de IES BPM Acadêmico ECI, um estudo de caso Process management as an instrument for managing HEIs ECI Academic BPM, a case study |
title |
Gestão de processos como instrumento para gerenciamento de IES BPM Acadêmico ECI, um estudo de caso |
spellingShingle |
Gestão de processos como instrumento para gerenciamento de IES BPM Acadêmico ECI, um estudo de caso Mariana Freitas Canielo de Carvalho Mapeamento de processos Fluxos informacionais Processos de negócio Controle de processo Fluxos de informação Negócios - processamento de dados |
title_short |
Gestão de processos como instrumento para gerenciamento de IES BPM Acadêmico ECI, um estudo de caso |
title_full |
Gestão de processos como instrumento para gerenciamento de IES BPM Acadêmico ECI, um estudo de caso |
title_fullStr |
Gestão de processos como instrumento para gerenciamento de IES BPM Acadêmico ECI, um estudo de caso |
title_full_unstemmed |
Gestão de processos como instrumento para gerenciamento de IES BPM Acadêmico ECI, um estudo de caso |
title_sort |
Gestão de processos como instrumento para gerenciamento de IES BPM Acadêmico ECI, um estudo de caso |
author |
Mariana Freitas Canielo de Carvalho |
author_facet |
Mariana Freitas Canielo de Carvalho Elisângela Cristina Aganette Benildes Coura Moreira Dos Santos Maculan |
author_role |
author |
author2 |
Elisângela Cristina Aganette Benildes Coura Moreira Dos Santos Maculan |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Mariana Freitas Canielo de Carvalho Elisângela Cristina Aganette Benildes Coura Moreira Dos Santos Maculan |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Mapeamento de processos Fluxos informacionais Processos de negócio Controle de processo Fluxos de informação Negócios - processamento de dados |
topic |
Mapeamento de processos Fluxos informacionais Processos de negócio Controle de processo Fluxos de informação Negócios - processamento de dados |
description |
Public higher education institutions are challenged to improve their ad-ministrative performance and overcome institutional knowledge man-agement problems. Based on these questions, this article presents a study that aims to verify how mapping process and how production of infor-mation flows can help in decision-making and elaboration of significant improvement of administrative routine in public higher education institutions. For this, it will be analyzed, as a case study, the work developed at the Science Information School with the implementation and realization ofthe BPM Academic Project. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019 2024-01-23T16:11:22Z 2024-01-23T16:11:22Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
2237-6658 http://hdl.handle.net/1843/63238 https://orcid.org/0000-0002-6132-4469 https://orcid.org/0000-0003-4357-8016 https://orcid.org/0000-0003-4303-9071 |
identifier_str_mv |
2237-6658 |
url |
http://hdl.handle.net/1843/63238 https://orcid.org/0000-0002-6132-4469 https://orcid.org/0000-0003-4357-8016 https://orcid.org/0000-0003-4303-9071 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Múltiplos Olhares em Ciência da Informação |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
pdf application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Minas Gerais Brasil ECI - DEPARTAMENTO DE ORGANIZAÇÃO E TRATAMENTO DA INFORMAÇÃO UFMG |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Minas Gerais Brasil ECI - DEPARTAMENTO DE ORGANIZAÇÃO E TRATAMENTO DA INFORMAÇÃO UFMG |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFMG instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) instacron:UFMG |
instname_str |
Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
instacron_str |
UFMG |
institution |
UFMG |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFMG |
collection |
Repositório Institucional da UFMG |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
repository.mail.fl_str_mv |
repositorio@ufmg.br |
_version_ |
1823247997879713792 |