Análise quantitativa e qualitativa da carga de treinamento de uma equipe de futebol

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Igor Junio Oliveira Custódio
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFMG
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9EAFFW
Resumo: Este trabalho teve como objetivo analisar quantitativamente e qualitativamente carga de treinamento aplicada a uma equipe de futebol, da categoria sub-17 (juvenil), durante o primeiro (cinco meses) de dois ciclos de treinamento planejados para a temporada. A amostra voluntária deste estudo foi constituída por 21 jogadores de futebol de campo, do sexo masculino, da categoria sub-17 (juvenil), pertencente a um dos principais clubes da cidade de Belo Horizonte - MG, participante de campeonatos em nível estadual, nacional e internacional. Para se registrar a carga de treinamento da categoria em estudo foi utilizado o método de planejamento, registro e análise da sobrecarga do treinamento (PRACTE) proposto por Szmuchrowski (1995). A partir dos dados analisados verificou-se um total de 9219 minutos de carga de treinamento distribuídos através de 132 sessões. Dentro da especificidade dos conteúdos de treinamento (global, direcionado ou específico) verificou-se a predominância do tempo de trabalho dos exercícios de caráter específico (5215 minutos 56,6%) em comparação aos de caráter geral (3356 minutos 36,4%) e direcionado (648 7%). Tal fato se deu à tendência atual, de se trabalhar cada vez mais cedo, e cada vez mais, exercícios de caráter específico que envolva tanto o componente técnico/tático quanto o componente físico subjacente. Dentro do período de quatro mesociclos de 25, 30, 33, 34 dias de duração, respectivamente, pode-se observar do 1º para o 3º mesociclo um aumento dos exercícios de caráter específico (1º = 50%; 2º = 56%; 3º = 64%) e uma diminuição dos exercícios de caráter geral (1º = 44%; 2º = 37%; 3º = 27%). Isso se deve à aproximação dos jogos de competição mais importantes e mais competitivos. Já os exercícios de caráter direcionado permanecem praticamente constantes dentro de cada mesociclo de treinamento (1º = 6%; 2º = 7%; 3º = 8%). Já no último mesociclo de treinamento observa-se um aumento da quantidade de exercícios de caráter geral (3º = 27%; 4º = 37%), uma diminuição dos exercícios de caráter específico (3º = 64%; 4º = 56%) e uma relativa manutenção dos exercícios de caráter direcionado (3º = 8%; 4º = 7%). Os exercícios de caráter específicos não aparecem como prioritários apenas nos dois primeiros e nos dois últimos microciclos. No primeiro por se tratar de um período introdutório, de início de trabalho (geral), já nos dois últimos devido à eliminação precoce da equipe na competição. Em cima disso se vê no segundo microciclo de treinamento um incremento substancial dos meios específicos, o que vem a ser uma tendência a partir deste período (com exceção do sétimo), visto que a competição já se inicia no quinto microciclo de treino e se estende até o 16º. Os meios de caráter direcionado apresentam uma relativa linearidade ao longo da temporada. Por fim, os meios de treinamentos gerais seguem uma ordem comum de acontecimento. Quando se diminui a quantidade de exercícios de caráter específico, logo se lança mão, juntamente com os meios direcionados, dos exercícios de caráter geral.
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A partir dos dados analisados verificou-se um total de 9219 minutos de carga de treinamento distribuídos através de 132 sessões. Dentro da especificidade dos conteúdos de treinamento (global, direcionado ou específico) verificou-se a predominância do tempo de trabalho dos exercícios de caráter específico (5215 minutos 56,6%) em comparação aos de caráter geral (3356 minutos 36,4%) e direcionado (648 7%). Tal fato se deu à tendência atual, de se trabalhar cada vez mais cedo, e cada vez mais, exercícios de caráter específico que envolva tanto o componente técnico/tático quanto o componente físico subjacente. Dentro do período de quatro mesociclos de 25, 30, 33, 34 dias de duração, respectivamente, pode-se observar do 1º para o 3º mesociclo um aumento dos exercícios de caráter específico (1º = 50%; 2º = 56%; 3º = 64%) e uma diminuição dos exercícios de caráter geral (1º = 44%; 2º = 37%; 3º = 27%). Isso se deve à aproximação dos jogos de competição mais importantes e mais competitivos. Já os exercícios de caráter direcionado permanecem praticamente constantes dentro de cada mesociclo de treinamento (1º = 6%; 2º = 7%; 3º = 8%). Já no último mesociclo de treinamento observa-se um aumento da quantidade de exercícios de caráter geral (3º = 27%; 4º = 37%), uma diminuição dos exercícios de caráter específico (3º = 64%; 4º = 56%) e uma relativa manutenção dos exercícios de caráter direcionado (3º = 8%; 4º = 7%). Os exercícios de caráter específicos não aparecem como prioritários apenas nos dois primeiros e nos dois últimos microciclos. No primeiro por se tratar de um período introdutório, de início de trabalho (geral), já nos dois últimos devido à eliminação precoce da equipe na competição. Em cima disso se vê no segundo microciclo de treinamento um incremento substancial dos meios específicos, o que vem a ser uma tendência a partir deste período (com exceção do sétimo), visto que a competição já se inicia no quinto microciclo de treino e se estende até o 16º. Os meios de caráter direcionado apresentam uma relativa linearidade ao longo da temporada. Por fim, os meios de treinamentos gerais seguem uma ordem comum de acontecimento. Quando se diminui a quantidade de exercícios de caráter específico, logo se lança mão, juntamente com os meios direcionados, dos exercícios de caráter geral.The main objective of this work was to analyze quantitatively and qualitatively training load applied to a under-17 soccer team during the first (five months) of two cycles of training planned for the season. The voluntary sample of this study was composed of 21 field soccer players, males, under-17, belonging to one of the greatest soccer clubs from the city of Belo Horizonte-MG, participant of championships at the regional, national and international levels. To register the training load in this study, the method used was the method of the planning, registration and analysis of load training (PRACTE) proposed by Szmuchrowski (1995). From the data analyzed there was a total of 9219 minutes training load distributed through 132 training sessions. Within the nature of training content (global, directed or specific) was verified the predominance of working time of specific exercise (5215 minutes 56,6%) compared to those of a global feature (3356 minutes 36,4%) and directed feature (648 7%). Such a fact was given by the current trend of, increasingly early, work with exercise of specific feature involving both technical/tactical components as the adjacent physical component. Within the four training periods of 25, 30, 33, 34 days long, respectively, can be observed from the 1st to the 3rd training period an increase of specific exercises (1st = 50%; 2nd = 56%; 3rd = 64%) and a decrease of global exercises (1st = 44%; 2nd = 37%; 3rd = 27%). Its happened due the approximation of the most important competition. Exercises of directed feature remain virtually constant within each training period (1st = 6%; 2nd = 7%; 3rd = 8%). Already in the last training period can be observed an increase amount of global exercises (3rd = 27%; 4th = 37%), a decrease of specific exercises (3rd = 64%; 4th = 56%) and a maintenance of directed exercises (3rd = 8%; 4th = 7%). The exercises of specific feature not appear, as priorities, only in the first two and last two weeks. In the first because its an introductory period, initially of general work. Already in the last two weeks due to the early elimination of the team in the championship. On top of that you see in the 2nd training week a substantial increment of specific exercises, which became a trend since this period (with the exception of the 7th), taking into account that the competition already begins in the 5th training week and runs until the 16th. The exercises of directed feature appear relativity linearity throughout the season. Finally, the exercises of global feature follow a common order of event. When the amount of specific exercise decrease, is used, together with the exercises of directed feature, exercises of global feature.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGFutebol Treinamento técnicoJogadores de futebolEsporte Treinamento tecnicoFutebolControle de cargaMétodo PRACTEAnálise quantitativa e qualitativa da carga de treinamento de uma equipe de futebolinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALmonografia___igor___capa.pdfapplication/pdf6678https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-9EAFFW/1/monografia___igor___capa.pdf12c5c6e16310c0f4c13418bfc5c52871MD51monografia___igor___primeira_parte.pdfapplication/pdf162895https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-9EAFFW/2/monografia___igor___primeira_parte.pdf571d184676e89f11cd87bd359bc9c67dMD52monografia___igor___segunda_parte.pdfapplication/pdf1278966https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-9EAFFW/3/monografia___igor___segunda_parte.pdfc626fb0251cb4c0b64bcb0ceb9a5c650MD53TEXTmonografia___igor___capa.pdf.txtmonografia___igor___capa.pdf.txtExtracted texttext/plain354https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-9EAFFW/4/monografia___igor___capa.pdf.txtb82b6dfb45d2e795783d117bee8569a1MD54monografia___igor___primeira_parte.pdf.txtmonografia___igor___primeira_parte.pdf.txtExtracted texttext/plain15276https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-9EAFFW/5/monografia___igor___primeira_parte.pdf.txtf77ac335013c970600bea88f3e866885MD55monografia___igor___segunda_parte.pdf.txtmonografia___igor___segunda_parte.pdf.txtExtracted texttext/plain127797https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-9EAFFW/6/monografia___igor___segunda_parte.pdf.txtc4e67cded4612195843306ce9456ccabMD561843/BUBD-9EAFFW2019-11-14 07:53:36.485oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUBD-9EAFFWRepositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T10:53:36Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
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